Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“Bola Inteligente” será usada a partir de 2014

Dia 5 de julho a FIFA vai tornar oficial a informação que o uso dos recursos tecnológicos finalmente entrará em ação no futebol, e que o Brasil será o palco dessa novidade, em 2014.

O anúncio extra-oficial foi feito pelo assessor de imprensa da FIFA, Alex Stone, que aproveitou a polêmica e injusta anulação do gol da Ucrânia contra a Inglaterra, pelo árbitro húngaro Viktor Kassai.

Bola inteligente

Os equipamentos estão em fase final de testes e a tecnologia será a dos “olhos de águia”, a mesma usada, já há bastante tempo, no circuito internacional de tênis.

O assunto divide opiniões e a resistência da FIFA sempre foi grande, até que o atual Joseph Blatter se convenceu que, para o bem do futebol, essa mudança é inevitável. São muitos interesses envolvidos; milhões investidos na preparação de uma seleção ou um time, para que um erro, em fração de segundos, ponha tudo a perder. Blatter é dessa corrente; contrária a de Michel Platini, seu provável sucessor, que gosta mais da idéia do quinto árbitro, posta em prática na Eurocopa, que é comandada por ele.

Mas o erro de Viktor Kassai contra a Ucrânia fez até Platini dar o braço a torcer; um pouco.

Só uma, por enquanto

Na África do Sul, em 2010, Joseph Blatter, já falava da possibilidade da experiência ser testada, visando 2104. Porém, ele agora está decidido e a Copa patrocinada pelo Brasil entrará para a histórica marcada por essa quebra de resistência, que já dura décadas.

Por enquanto, a mudança anunciada contempla penas a linha fatal; se a bola entrou ou não, o que garante a continuidade das polêmicas envolvendo o que mais dá trabalho aos árbitros: o impedimento.

Quer mudar

Certamente o uso da tecnologia envolverá muito brevemente os outros lances polêmicos do futebol. O mais difícil era dar o primeiro passo e convencer a cúpula da FIFA a aceitar pelo menos a experiência, em algum lance. Blatter está em seu último mandato e quer entrar para a história marcado por essa mudança, que vai mexer muito com o futebol.

Já convenceu à maioria dos seus pares no comando do futebol mundial.

Guinada

Com a tecnologia as polêmicas não vão acabar, mas diminuirão bastante. Quando chegar aos lances de impedimento, treinadores terão a oportunidade de inovar e repensar as questões táticas. Os árbitros perderão um pouco dessa força ditatorial que têm hoje, e as injustiças diminuirão. Mas o “imponderável” ou o “Sobrenatural de Almeida”, criados pelo Nélson Rodrigues, continuarão existindo, porque que provoca esse tipo de situação é o craque.

Passeio

A Alemanha passeou em campo na goleada sobre a Grécia e reafirmou a sua condição de favorita, junto com a Espanha. Agora vai aguardar o vencedor de Itália x Inglaterra, domingo. Portugal fica ligado em França x Espanha, já que vai pegar o vencedor na semifinal. A exemplo da Copa de 2010 os jogadores franceses não se entendem entre eles, e caso não passem à próxima fase, hoje, haverá muita onda.

Diferenças

TYSON1

Em Lviv, várias crianças, com idade até 12 anos trabalham como voluntárias; tradutoras. Oportunidade para testar seus conhecimentos.

Em toda a Polônia, Mike Tyson é garoto programa em campanhas de TV e out-door, usando a sua condição de negro.

TYSON2

Fico imaginando situações como essas, aos olhos do MP mineiro, por exemplo.


» Comentar

Comentários:
1
  • Demorou, aliás, continua demorando a capacidade de raciocínio de alguns dirigentes que ousam resistir ao uso da tecnologia no futebol. Se isso realmente começar na Copa 2014, será uma glória, embora já ardia!
    – Se a tecnologia já estivesse “operando” no esporte bretão, quantos campeonatos estariam em melhores mãos, além de ser mais uma oportunidade para tentar “reparar” o passado, que em tantas decisões “alguém” foi erroneamente prejudicado! Parafraseando nossa bandeira, “Justiça antes que tardia”…