Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Informações e foto importantes sobre visibilidade e segurança no Independência

Muito interessantes as informações e foto enviadas ao blog pelo Bruno Valle, que podem ajudar na minimização dos problemas vividos pelo torcedor no Estádio Independência:

“Chico,
envio abaixo e-mail enviado por mim à SECOPA e Paulo Azeredo: em anexo envio uma foto que tirei no Independência, no jogo Cruzeiro e Grêmio.

INDEPENDENCIA
Sobre aquela luta de fazer o pessoal não ficar nas escadas, de se dirigir ao seu lugar; a BWA insiste em dizer que não poder fazer nada.

Pode, mas não quer.
Nessa foto, repare no centro. Tem um rapaz de colete laranja, funcionário do estádio, e ”assistente do torcedor”, como diz o colete.
Ele passou o jogo todo ali, em pé na escada, ao lado de vários outros torcedores, assistindo ao jogo.

No dia que acontecer uma tragédia, e a BWA se dizer isenta de responsabilidade
está aí a prova.

VÁRIOS, eu repito, VÁRIOS outros ”assistentes” estavam na mesma posição, assistindo ao jogo nas escadas, ao lado de torcedores.

Essa situação compromete a circulação,
a segurança e a visibilidade.
Repare, aquele grupo de pessoas na escada gera pontos cegos muito piores do que as grades.
Note como se destacam acima dos demais. Sai muito, muito mais barato colocar policiais ou monitores
para impedir que pessoas se concentrem em certos pontos do estádio do que a tal troca do guarda-corpo que não vai a lugar algum.
Este e-mail segue em cópia para a SECOPA-MG.
abraços,
Bruno Valle – Belo Horizonte”


» Comentar

Comentários:
20
  • MARCO ANTONIO disse:

    Contra essa pouca vergonha é muito simples:

    Basta ninguém ir a campo!

    Vocês acham que os cartolas estão preocupados com a gente!

    Eu tenho certeza que não…… e vocês?

  • Francisco Barbosa disse:

    Estádio “INCOMPETÊNCIA” , o Elefante desbotado.

  • João Amaro disse:

    Deve ter muita gente com saudades da Arena do Jacaré. Me falem um ponto cego sequer daquele estádio!
    Além disso, o gramado de lá tem 110 x 74, enquanto que o do Independência tem 105 x 68, e ninguém até ontem questionou isso. A Arena recebeu duras críticas tanto por sua estrutura, quanto pelas dimensões do gramado, mas foi construída com 10% do valor do Independência e recebe muito melhor torcedores e jogadores. Não fosse pela distância entre BH e Sete Lagoas, acredito que os clubes, ou pelo menos o Cruzeiro, voltariam a mandar seus jogos na Arena.

  • Marcos 2012 disse:

    E pensar que o sr.Kalil arrendou a parte comercial do estádio para o Atlético, dizendo que o seu clube iria ter muito lucro… torcida da grandeza do Atlético merece ver seu time no Mineirão, mas como o Galo resolveu ficar com o Independência, paciência…
    Estádio cheio de aberrações e o governo dizendo que é estádio de nível europeu. “Taí” mais uma prova de que a acomodada e endinheirada aristocracia de Minas está debochando do povo e das torcidas mineiras.

  • Johnny disse:

    Tem que desmanchar o setor superior todo, os degraus foram construídos num tamanho equivocado. Como isso aconteceu, em 2 anos de obras, ninguem sabe. É MUITA INCOMPETÊNCIA E CORRUPÇÃO.

    Obviamente que a única solução definitiva pro problema (desmanchar todo o anel superior) não será feito. E o torcedor que se ****.

  • Aurélio disse:

    E o Kalil cuspiu pra todo lado que a obra ficou barata pra um estádio de nível europeu. Barato com dinheiro público é algo que não existe. Lá se vão 120 milhões de reais em um projeto mal feito e que não será resolvido. Ou alguém acha que a construtora vai tirar 8 milhões do próprio bolso pra trocar as grades? E me parece que fizeram um estudo em que ficou comprovado que o Estado não conseguirá recuperar o investimento em 20 anos e deverá ser prorrogado por mais alguns anos a concessão com o América.
    Se um estádio de 120 milhoes não vai dar lucro tão cedo, imagina o mineirão custando quase 1 bilhão?
    E o metrô tem mais de 30 anos que não é expandido. Que dureza!!

  • Marcelo (RJ) disse:

    sugiro irem nesse setor antes de falarem algo.
    Quando estive la tive que assistir em pé tb, nao porque goste de ficar duas horas em pé, mas simplesmente porque nao da PRA VER NADA nesse independencia!!! O unico jeito é ficar de pe

  • Bruno Valle disse:

    Chico,
    obrigado pelo respaldo, pelo espaço.
    O pessoal disse acima uma verdade, o problema do guarda-corpo é o pior.Mas sem guarda-corpo e com essa postura inclusive dos funcionários, não adiantaria nada.

    Abraços.

  • Jean disse:

    Se o Kalil assinou um contrato realmente com compromisso de jogar a maioria dos jogos no independência durante os próximos 10 anos, foi o maior fora que alguem já deu. O ano que vem, quando tiver pronto o Mineirão, o indepêndencia vai cair no esquecimento, para a torcida do Cruzeiro é claro, mas pelo que parece estão querendo aumentar a capacidade do estádio. Se é isso realmente a torcida do Atlético que se prepare prá ver jogos de seu time nesse estádio enquanto nós Cruzeirenses vamos desfrutar do conforto e beleza do mais belo estadio do Brasil.

  • MARCO AURELIO ESTEVES disse:

    Uma vergonha. Fui ao independencia pela primeira e ultima vez. Um lixo. E disseram que estavam gastando dinheiro em um estadio moderno. Cadê o presidente do america que sempre dava entrevistas para elogiar as obras. Um lixo. Não se vê toda uma lateral do campo. os bares servem um salgado monstruoso e um refrigerante sem gás a preço de aeroporto, banheiro apertado com fila quilometrica, para passar entre as cadeiras é um sufoco. Um lixo. Mas a imprensa não pode falar, afinal, o galo tem de jogar lá 10 anos. Bem feito.

  • Isabella disse:

    “Eu, sinceramente, tirando a paixão clubística, não vejo benefício nenhum: Dificuldade de transporte/estacionamento, dificuldade para comprar ingressos, impossibilidade de tomar cerveja dentro do estádio, lanches apenas de microondas e com preços dignos de aeroportos, visibilidade prejudicada, impossibilidade de levar faixas e bandeiras e sujeição à truculência da PM.

    Uma pergunta que deixo. Se o torcedor fosse mais racional ele iria o estádio?”

    De fato, colega, se não fosse a paixão pelo Galo não se justificaria ir a um estádio. O pior de tudo pra mim nem está sendo essa guerra pra conseguir os ingressos. Infelizmente o Independência não é pra torcida do Atlético. Perco meu sono só de pensar que vamos ter que aguentar aquele estádio por 10 anos.

    No mais Chico, o Autor do post tirou uma foto e comprovou justamente o que eu disse aqui no seu blog há alguns dias atrás. O maior problema desse setor nem são essas grades, pois elas até que são confortáveis pra gente se apoiar e além do mais, em qualquer outra parte do estádio teremos que assistir ao jogo em pé, o problema são as pessoas em pé nas escadas que, assim sim, geram pontos cegos.

    Reparem em como a menina aqui no alto da foto de bermuda jeans ou o menino de bermuda branca e camisa amarela precisam se apoiar com um pé na cadeira e outro na grade para conseguir assistir o jogo. Eu também fico mais ou menos nessa posição quando a bola vem pra linha lateral. Esse é o um dos grandes problemas que poderiam ser facilmente resolvidos sem qualquer intervenção do MP, Tribunal de Contas ou qualquer outro Órgão. É só a BWA fazer a função dele que é organizar os torcedores no estádio e solicitar que desocupem as escadas.

  • Daniel Lanza disse:

    Daqui a pouco aparece alguém dizendo “assistir jogo na escada é tradição”!

    Só completando o e-mail do Bruno, o fato destes funcionários ou qualquer outro torcedor assistirem os jogos em locais impróprios não elimina outro problema que é a visibilidade no anel superior. Sim, a grades são um grande problema, mas que não será resolvido, infelizmente.

  • Paulo Henrique disse:

    Observações muito pertinentes!

    Infelizmente Bruno, a BWA deve seguir a lógica da FMF e Ademg – cheias de aspones.

  • Márcio Luiz disse:

    Pior que isso tudo é a sensação de impotência que dá em nós torcedores comuns, sem “privilégios” ao ficar duas, 3 horas na fila para conseguir um mísero ingresso nem que seja nesses espaços RIDÍCULOS que se tornaram as arquibancadas superiores, e não conseguir um ingresso sequer.

    Por quê? Porque já no início da venda os ingressos “desaparecem” misteriosamente e aparecem depois em mãos de cambistas.

    É o fim da picada.

  • H.Almeida disse:

    o problema nessa foto aí e ó o tanto de torcedor sentado no colo do outro!

    aposto que no jogo do galo as dificuldades de visibilidade são menores!

  • H.Almeida disse:

    Parabéns Chico

    mais uma vez você estará no redação sportv. É muito bom sermos representados por alguém de credibilidade e alto nível junto ma imprensa do eixo.

    gosto muito também do trabalho do Rizek!dê saudações alvinegras a ele em meu nome rss… e se possível mande um abraço aos amigos que te acompanham aqui no blog!

    mais uma vez parabéns

  • Guilherme Cunha disse:

    Chico,

    Concordo em termos, mas discordo na maioria dos argumentos do autor do email.

    Essa foto apenas demonstra que não condição de se assistir o jogo sentado nas cadeiras superiores. Primeiro por conta do deficit de visibilidade que é mundialmente conhecido. Se eu pago o ingresso para assistir um filme no cinema, quero ver o filme. Quando se chega atrasado no cinema, ninguém quer sentar nas primeiras filas para ficar com pescoço doendo. Então o que as pessoas fazem? Sentam na escada, no alto, para assistir o filme todo. (Na época em que não haviam lugares marcados como existe hoje). Nunca vão conseguir aplicar a regra de sentar no lugar do ingresso porque você não escolhe o lugar que vc quer comprar. O cara entra faltando 10 minutos pro jogo começar e vai assistir o jogo lá em cima? Não vai… isso é inerente do ser humano.

    Outra coisa que a foto nos mostra é que se o torcedor estiver sentado, será que uma pessoa consegue transitar pelas fileiras? É impossível. Repare no torcedor de boné vermelho. Se ele sentar, tem espaço para passar uma pessoa por entre ele e o guarda-corpo? Não dá… Por isso as pessoas estão andando sobre as cadeiras…

    Se obrigarem os torcedores a assistirem o jogo sentado, além de ocorrem brigas no estádio, o mesmo irá esvaziar novamente, pois não dá para pagar um ingresso para não conseguir enxergar faixas do campo, ser incomodado com pessoas toda hora e não ter direito sequer a tomar cerveja.

    Eu, sinceramente, tirando a paixão clubística, não vejo benefício nenhum: Dificuldade de transporte/estacionamento, dificuldade para comprar ingressos, impossibilidade de tomar cerveja dentro do estádio, lanches apenas de microondas e com preços dignos de aeroportos, visibilidade prejudicada, impossibilidade de levar faixas e bandeiras e sujeição à truculência da PM.

    Uma pergunta que deixo. Se o torcedor fosse mais racional ele iria o estádio?

  • Frederico Dantas disse:

    Nossa… ponto cego é fichinha.
    Assistir ao jogo nestas condições deve ser horrível.
    Deve valer pelo clima no estádio mas, pela visibilidade, péssimo.

  • Paulo Torres disse:

    Fui em apenas um jogo no setor “cego” do Independência, e constatei exatamente o que o Bruno Valle diz no post: o único GRANDE problema de visibilidade são as pessoas em pé nas escadarias. É uma grande falta de respeito desses torcedores com todos os demais, e a omissão da BWA é lamentável.

  • Dimas de Souza Godinho disse:

    Prezado Chico,Eu como observador estou preocupado com a forma de jogar do Galo.O Jô isolado na frente não ganha nem uma com os béques e ninguém chega de traz pra tabelar.Está muito previsível.As vitórias estão escondendo os erros?Temos levados sufocos.O Kaili está demorando acertar com o André.Pode fazer falta!Abraço

    – Lavras-Mg