Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Para acabar de espantar o pessimismo

A nota destoante da vitória do Cruzeiro sobre o Flamengo foi a violência praticada por torcidas rivais do próprio clube estrelado.

Os mesmos grupos que já brigaram outras vezes no Independência e pelas ruas de Belo Horizonte. A polícia e a justiça estão tendo muita tolerância com esses baderneiros, que põem em risco a integridade física de quem não tem nada com isso e vai ao estádio apenas para incentivar o Cruzeiro.

O jogo foi equilibrado com boas chances perdidas pelos dois times. Nessa luta do Celso Roth para montar o time durante o Campeonato, o importante é vencer, mesmo que o futebol praticado não seja de encher os olhos.

Ontem o Atlético garantiu a liderança do Brasileiro numa partida brilhante de todo o time, que acordou depois de tomar o gol do Sport. Jogar em Recife é sempre difícil e a goleada não refletiu a dificuldade enfrentada pelo Galo.

O Brasil está descobrindo Bernard agora, mas os adversários já estão de olho nele desde a primeira rodada e vêm reforçando a marcação a cada partida. Porém, a velocidade e o talento do jogador, aliados à liberdade que o técnico Cuca lhe dá para se movimentar em campo, fazem com que ele escape do cerco.

Além de grandes atuações o Atlético está mostrando uma virtude fundamental para quem almeja voos mais altos: união. A solidariedade com o companheiro que perde uma bola; as comemorações dos gols e as entrevistas antes e após os jogos indicam isso.

Jogadores que estavam desacreditados com a torcida estão recuperando o prestígio, como Danilinho e Serginho, valorizados pelo Cuca. Que mudanças! Para quem estava pessimista em relação ao futebol mineiro neste Brasileiro, o quadro hoje é totalmente diferente.

O Atlético lidera, o Cruzeiro briga na zona de classificação para a Libertadores da América.

Inimaginável falar em risco de rebaixamento este ano, apesar de apenas 11 rodadas. Os elencos que têm e o futebol que vêm jogando falam por eles.

Tudo indica que Atlético-GO, Náutico, Portuguesa, Figueirense, Sport e até o Coritiba é que brigarão na parte de baixo da classificação.

E o América dá motivos para otimismo com vistas ao retorno à Série A. O empate com o Guarani em casa não justifica nenhuma preocupação maior. Claro que deixar escapar dois pontos em casa incomoda, mas o Campeonato é difícil mesmo.


» Comentar

Comentários:
21
  • Marcelo (RJ) disse:

    Minha nossa senhora que jogo horrivel foi esse do cruzeiro e flamengo. Pelo amor de deus……
    Nao quero esse Celso Roth nunca mais no Galo…

  • É… a CBF e a Globo estão no RJ, e 3 protegidos cariocas frequentaram a série B, quem está imune de disputá-la? Outras equipes também tradicionais do Brasileirão já disputaram a série B por incompetência, e nem por isso fecharam as portas, tais como: CAM, Palmeiras, Corinthians, Grêmio… Prá isso bastam “somente” má administração e recursos humanos (os famosos “bons jogadores”).

    – E a verdade é nua e crua: tem equipes por aí que ainda não disputaram a série B por manipulação de resultados, só que seus “representantes” preferem ser coniventes pois o resultado lhes favoreceram – e muito! Em países sérios quando há apenas INDÍCIOS de falcatruas, as equipes envolvidas são severamente punidas e rebaixadas prá divisão imediatamente inferior, mas estamos no Brasil, o país do “jeitinho”, né?

    – “Prefiro guardar a boca prá comer minha farinha”, é o que fazem os precavidos, assim como eu!

  • Paulo Ipatinga disse:

    Valeu apenas pelo resultado. Continuaremos no seleto grupo dos incaíveis… Sem mancha.
    04/12/11 Eterno…

  • Rodrigo Couto disse:

    Concordo com o tudo que o Stefano falou ai em cima, o CRUZEIRO arremata a bola pra frente o tempo todo como se fosse um jogo de futebol de salão, todos que recebem a bola parecem fazer o papel de PIVÕ, nao consegue dispersar a bola no meio, ganhamos ontem na bamba, quanto sofrimento, mas Agosto esta chegando mês das agruras para o lado negro da lagoa, vamos ver se o Atretis vai continuar bem!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Gozações à parte, eu ontem estava em Resende Costa-MG e tive que “assistir” o jogo entre Cruzeiro e Flamengo por educação, para agradar um primo anfitrião que assistia atento à partida.

    Confesso que fiquei assustado com a quantidade de erros. Tinha um camisa 8 do Flamengo (acho que Luiz Antônio) que apanhou da bola umas 6 vezes seguidas. Acredito que tenha sido um dia atípico das 2 equipes, porque deu calo nas vistas. Até o Wagner “Love” parecia um dos atacantes da minha pelada de sábado, errando gols bisonhamente.
    Prefiro continuar sem ver jogos do time estrelado… rsrs até porque o mesmo tem sorte, ganha mesmo jogando um péssimo futebol.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Cruzeiro ontem contou com Fábio para salvar, foi dominado pelo Flamengo quase o jogo inteiro, mas os atacantes do rubro negro são péssimos e não conseguiram enfiar a bola pra dentro. Jogo horroroso, sem técnica e dois times espalhados em campo, como uma pelada, não vi nada de positivo como disseram alguns aqui. Me impressiona como esse Anselmo Ramon conseguiu virar profissional, não sabe dominar, parece um boi que caiu do trem. W.Paulista é um caçador de confusão, não para de reclamar e se estranhar com o adversário, isso pra mim não é raça e marketing com a torcida. O Montillo esqueceu o futebol nos milhões do Corinthians e não consegue sair da marcação. De resto o Cruzeiro é um time bem série B.

  • Alberto disse:

    Realmente o momento do Galo é de se empolgar, mas não pode vacilar, tem que ganhar todos os jogos dentro de casa, e não perder fora de jeito nenhum, empates no mínimo. É óbvio que haverão alguns momentos de baixa no rendimento, é normal, por isso temos que fazer uma boa “gordura” enquanto está embalado. Vamo Galo!

  • EDUARDO BH disse:

    o J.B.CRUZ falou tudo…completo dizendo que a “espreita azul” é o combustivel do Galo para manter-se na ponta !!!
    Sds atleticanas.

  • Johnny disse:

    Campeonato está só começando, disputa pelo titulo vai ser duríssima, além de Galo, Vasco e Flu, acho que o Gremio e Inter vão entrar na briga tb. Haja coração.

    O Galo tem que aproveitar o momento excepcional e tentar se descolar do 2º e 3º colocados. Depois do jogo contra o Santos, teremos 2 jogos fundamentais fora de casa (Fla e Flu). 4 pontos no RJ seriam espetaculares.

  • Ricardo disse:

    O Bernard… Este aí merece um comentário a parte. Acho que devemos fazer uma campanha nas redes sociais: #valeuManoPorDeixarBernardNoGalo.

    O Galo só deve vender por 30 milhões de Euros e para o Barcelona. Qualquer outra proposta não precisa nem conversar.

    Graças a Deus o Mano Menezes tem que respeitar compromissos contratuais e o Bernard não foi para as Olimpíadas. Imagino que o Galo no G4 no final do campeonato, as propostas recusadas ano passado não vão servir nem de entrada para o valor de mercado do Bernard.

    Parabéns ao jovem craque pelo talento, simpatia e humildade que demonstra. Continuando assim tem tudo para se tornar um ídolo do esporte brasileiro.

  • PAulo Araujo disse:

    Estou enviando novamente um comentario e acrescento ate quando estes torcedores irão ficar impunes. E a quem interesa a não punição de torcedores do cruzeiro. Isso mesmo do cruzeiro, pela TV, vimos um torcedor do Galo sendo corretamente detido por jogar um radio no campo. Quando é do Cruzeiro nunca são punidos. Para quem não sabe já é o terceiro jogo pos perda de mando que trocidas do cruzeiro causa transtornos nas imediações do independencia e no metrô.
    Vai ai meu antigo comentario.
    O problema é que a torcida do cruzeiro esta acostumada a atos de vandalismo e nunca ser punida. Repito nunca ser punida. Vou dar exemplos. Os torcedores que jogaram foguete no ultimo clássico, o cruzeiro preferiu ser punido e perder mando de campo do que prender essas pessoas. Tinha lá muitos policiais, e diversas câmeras não prenderam por que não quiseram. O torcedor que bateu na mãe do jogador do América (isso mesmo um colega de vocês bateu em uma senhora de 60 anos) ate hoje não foi punido. Sem contar os marginais da Máfia Azul que indo para um jogo no Rio de Janeiro contra o Fla ao verem que membros da Galoucura estavam perto desceram do ônibus para provocar brigas. Os da Galoucuras estão de maneira correta presos, e os da máfia azul nem foram investigados. Só que desta vez o prejuízo pode ser grande, pois alem de mando de campo terão que arcar com as despesas.

  • Ricardo disse:

    Sobre o Cruzeiro, graças a Deus existem 4 cariocas no campeonato. Com os fregueses na disputa, o time celeste tem garantidos 20 pontos na competição. Aí cabe ao Celso Roth brigar por 23 pontos em 90.

    A missão é possível, mas acho que vai além destes 23. O Cruzeiro deve buscar mais entre 30 e 35 pontos. De 50 a 55 pontos normalmente se fica entre 9º e 11º. Bom demais para a realidade deste time.

    Confesso que, depois da partida do Galo sábado, torceria até por um tropeço do Cruzeiro. Mas ao ver os comentários dos jogos, tanto no J.N de sábado quanto no E.E. no domingo, lembrei que meu ódio pelo Flamengo e pelas coisas do Rio é maior.

    A Globo destacou 5 minutos para o empate do curíntias em casa com o lusa (que perdeu para os 2 mineiros) e apenas 1 minuto para o líder. E ainda falou o nome do Bernard só no seu gol, dizendo que “treinou pontaria com R49”. São uns fanfarrões!

  • Ricardo disse:

    Acho que a principal diferença nesta incrível campanha que vem fazendo o Galo é o comportamento da torcida.

    Por maiores que sejam os motivos para nos fazer explodir de alegria, ainda temos cautela. A torcida sabe que ainda faltam quase 3/4 do campeonato pela frente, que muita água ainda vai passar debaixo da ponte e que o importante mesmo não é fazer uma boa campanha e, sim, conquistar um título. Esta postura parece não deixar o time perder o foco.

    Quinta-feira teremos uma pedreira pela frente. Em que pese a classificação atual do Santos (15º), este é um time que disputou todos os títulos recentes, inclusive um mundial, e tem tudo para reagir.

    E no domingo, se o Galo quer realmente brigar pelo título, teremos nossa primeira final de campeonato. Um grande resultado no Rio diante do Fluminense seria um tiro certeiro.

    Esta semana é decisiva no campeonato, pois começará a dividir os grupos de equipe: bloco do Z4, bloco intermediário e bloco do G4.

  • Bruno Silva disse:

    Bom, em 2010, houve uma briga generalizada entre Galoucura e Esquadrão Atleticano em um jogo do Galo em Sete Lagoas. No dia seguinte o MP proibiu qualquer tipo de material destas duas torcidas por quase um ano.

    E já foi a 2ª briga entre estas duas torcidas organizadas do Cruzeiro em que não acontece nada. Gostaria de saber porque a diferença de tratamento e esta omissão do MP e da PM. Será um abdurdo se passar em branco mais uma vez.

  • Leonardo disse:

    Chico,

    faça por gentileza uma análise da estrutura das categorias de base do galo. Sempre escuto histórias de bons meninos aqui de minas, atleticanos de coração, que fazem as peneiras vão bem e são dispensados sem explicações. Depois o clube fica trazendo jogadores do interior de SP para compor a base do clube.

    Meu pai levou um afilhado dele e ele afirmou que na peneira tinha um canhoto muito habilidoso que acabou com o jogo no meio de campo e foi dispensado. Outro dia, vi em um relato em uma rede social, que um senhor tentou colocar o neto dele no galo e depois no cruzeiro, o menino foi dispensado e hj é titular das categorias de base do SP.

    Jogadores da região e que torcem pro clube de coração são mais baratos e fáceis de serem lapidados do que trazer garotos do nordeste ou de SP. Mas o que eu sempre escuto é que as categorias de base são para fazer média com empresários e politicagem dentro do clube. Você com boas fontes de informações poderia fazer uma reportagem para mostrar como funciona e se há justiça ou não.

  • J.B.CRUZ disse:

    A RAPOSA está a espreita!!! CRUZEIRO SEMPRE !!!

    Surgiu o CRAQUE do BRASILEIRÃO !! BERNARD…

    Na série B, não tem ninguém melhor que o AMÉRICA !!

    ————————————————————

    MINAS TRABALHA EM SILÊNCIO !!!!

  • Wagner Ávila disse:

    Com pouco tempo jogado, o Sandro Silva mostrou que vai ser muito útil e tem tudo para se tornar titular. Borges e Ceará também mostraram serviço e ainda vão evoluir mais. Ainda falta um lateral-esquerdo e alguém para dividir a armação do meio-de-campo com Montillo. O Roth deveria escolher um time-base e mantê-lo para ganhar conjunto. Acho que uma boa escalação seria: Fábio, Ceará, Léo, Rafael Donato e Diego Renan; Sandro Silva, Lucas Silva (LG), Souza e Montillo; Anselmo Ramom (WP) e Borges.

    Wagner Ávila / Diamantina

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Mais um jogo do Cruzeiro que valeu só pelos 03 pontos. Mas o time ainda não mostra nenhuma consistência e não passa nenhuma confiança de que, não sofreremos novamente como no ano passado.

    O pior de tudo, é ouvir ainda o Junior Brasil em seu comentário na Itatiaia, destacando a “vontade” do WP9… A “garra” do Charles… E a “raça” do Marcelo Oliveira… Me ajuda aí né Junior Brasil ?? Justamente os piores jogadores do Cruzeiro nos últimos jogos. No “seu nome, seu bairro” a cobrança em cima desses jogadores era praticamente unânime e me vem o comentarista enaltecer justamente esses caras… Tem hora que parece mesmo que a torcida vê um jogo e o comentarista outro. Ou então a gente não sabe o porque disso…

    Tô gostando de ver, é o Celso Roth colocando o dedo na feriada, falando que o Cruzeiro não vai ficar impune pelos erros cometidos desde o início do ano. Tudo isso era esperado mesmo antes da chegada do Roth. Como o Cruzeiro teve a capacidade de fazer tanta mer…

    Esse Dr. Gilvan, coitado, é muito fraquinho e tá perdidinho.

    Faltam 26 pontos !!!

  • Até quando vamos conviver passivamente com a impunidade? até quando nossas “autoridades” darão exemplo negativo aumentando seus “discípulos”, e depois vem à público pousando de santinhos? O grande filósofo e já saudoso Kafunga dizia: “No Brasil o errado é que está certo”!

    – No futebol, parabéns às equipes mineiras, especialmente ao eterno maior clube de futebol de todos os tempos das alterosas: o Galo, é óbvio!

  • fred resende disse:

    Boa noite Chico,

    Concordo plenamente que uniao, entrega e uma formacao tatica bem montada, sao os principais ingredientes desta campanha, que me deixa ainda mais orgulhoso de se Atleticano!

    Grande abraco pra você.

  • cassiano disse:

    Até o presente momento ….. eu, um simples mortal estou queimando a lingua…….. Mas espero torrá-la kkkkkkkkkkkk. Bica Bicudo.