Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O que é isso, América?

Quem entende esse América?

Deu uma goleada no Criciúma, um dos melhores do Campeonato, na casa do adversário e todos pensamos: agora vai!

Aí toma de cinco do São Caetano em casa, com toda justiça, pelo que os dois times jogaram.

A avaliação dos atores de mais essa peça americana, na ótica do Marco Antônio, da Avacoelhada, no portal do O Tempo:

* “América 2 x 5 São Caetano

América:

Neneca;
Boiadeiro, Gabriel, Everton Luiz e Pará;
Dudu, Leandro Ferreira (Timbó), Agenor e Geovanni (Gilberto);
Alessandro e Fábio Júnior (Adeilson).

Técnico: Mauro Fernandes.

São Caetano

Luiz;
Samuel Xavier (Marcone), Eli Sabiá, Wagner e Fabinho;
Augusto Recife, Éder (Jaime Bustamante), Moradei e Marcelo Costa;
Danielzinho e Leandrão (Somália).

Técnico: Emerson Leão.

Gols: Pará e Alessandro

No primeiro tempo, apesar das falhas de marcação e dificuldade na criação, o América conseguiu equilibrar o jogo contra o São Caetano.

Sofreu o primeiro gol em erro individual do Boiadeiro. Depois desse lance, Boiadeiro sumiu do jogo.

Pará conseguiu empatar. Golaço de pé direito, em jogada iniciada pelo Alessandro.

Logo em seguida, em falha de marcação na entrada da área e qualidade no chute de longa distância do Éder, o São Caetano empatou.

Empurrado pela torcida o Coelhão marcou o segundo gol. Lançamento do Agenor para o Pará que dominou, buscou a linha de fundo e cruzou. Alessandro no lugar certo marcou mais um.

No segundo tempo, após a saída do Geovanni e as mudanças do Leão, o São Caetano sobrou em campo. O adversário jogou melhor taticamente, tecnicamente e fisicamente. Marcou mais três gols. Dois de pênalti.

Em dois deles, falhas na saída de bola do time americano. Gabriel e Boiadeiro. No terceiro, outra falha de marcação da defesa americana.

Destaques para o Pará e o artilheiro Alessandro. Um pouco abaixo o Geovanni.

Neneca: Fez defesas importantes não falhou nos cinco gols. Boiadeiro errou no primeiro. Falha de marcação no segundo. Erro de saída de bola no terceiro e no quarto, que originou pênalti. Flávio ou Matheus ou outro goleiro não fariam milagres. Fábio do Cruzeiro está levando gols por causa da defesa do time azul.

Dudu: Jogou quase de terceiro zagueiro e rendeu menos que rende normalmente na função de volante.

Gabriel: Falhou na saída de bola do terceiro gol.

Everton Luiz: Falhou no quinto gol. Envolvido pelo Somália.

Boiadeiro: Só se destaca quando avança. Depois do primeiro gol, parou de avançar e sumiu do jogo. Deixou a desejar na marcação.

Agenor: Um lançamento para o Pará no segundo gol. Deu espaços para o adversários

Leandro Ferreira: Deu espaços para os adversários e não ajudou na criação.

Geovanni: Faltou alguém para ajudar na criação. Saiu do jogo e o time americano acabou.

Fábio Júnior: Sem sequência nas jogadas, Nenhuma finalização.

Alessandro: Bola na rede.

Timbó: Só entra quando o time está em desvantagem.

Adeílson: Finalizações ineficientes.

Gilberto: Fora de ritmo.

Mauro Fernandes: Não sei se o Geovanni suportaria ter jogado mais tempo. Poderia ter colocado o Marquinhos Paraná no lugar do Agenor ou até mesmo no lugar do Boiadeiro.

Somália demonstrou que um centroavante jogar dentro da área para disputar bolas com os defensores pode ser mais útil do que recuar para tentar armar jogadas.

* http://www.otempo.com.br/blogs/?IdBlog=65


» Comentar

Comentários:
11
  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Nem vou falar do Mauro fernandes pro Chico não fcar chateado pois ele é da terra né?
    Par coroar o nosso centenário, faço uma campanha para adotarmos o uniforme vermelho como sendo o oficial no lugar do verde e preto. Explico: já que a diretoria resolveu no nosso centenário fazer uma homenagem a época do amadorismo, nada mais perfeito do que oficializarmos o amadorismo que impera dentro da instituição América Futebol Clube.
    9 presidentes para pensar, planejar um centenário e nos apresentam isso?
    É muito presidente para pouco serviço.
    E depois vem falar do comparecimento da torcida. Por mais que sejamos fanáticos, como apoiar um time que prima pela falta de tesão em campo, que não demonstra raça nos jogos em casa, que deixa os adversários comandarem o jogo como se estivessem jogando em seus domínios.
    América um time para poucos que já já estarão se acabando.
    Parabens diretoria
    Vergonha, vergonham, vergonha, vergonha.

  • Rafael disse:

    A Serie C ano que vem vai ser para masters? Deve ser por isso que o América está montando esse time com Neneca, Paraná, Agenor, Gilberto, Geovanni, Fábio Jr.

    E ainda acha que Mauro Fernandes é treinador… é um projetinho de Luxemburgo… caramba, tomar baile do time do Leão com Somália é triste!

  • ivan junior disse:

    Completanto a famosa frase alviverde: “Vocês vão ver o América é no ano que vem…NA SÉRIE C!” KKKKKKKKKK

  • Frederico Dantas disse:

    Vocês vão ver o América é no ano que vem!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Prezados amigos Americanos participantes do Blog,

    Vcs perceberam que foi só o Gilberto sair do Vitória/BA, que o time da boa terra começou a subir e já está praticamente garantido na Série A do ano que vem ??

    E da mesma forma, perceberam que foi só o Gilberto chegar no América, que o time começou a cair de produção ??

    Claro que o o Gilberto não é o único culpado disso. No entanto, ele acaba sendo uma referência do estilo de trabalho da Diretoria, que tem sido em apostar em jogadores velhos, sem muita ambição no futebol.

    Então, a meninada boa que o América todo ano revela, acaba ficando desestimulada. Tipo: “Vou me matar de correr aqui, pra não ganhar nem 1/4 do que esses medalhões ganham” ??

  • Silvio Torres disse:

    O América pensou e agiu pequeno na mudança de técnico. O placar correto de ontem é: Leão 5×2 Mauro Fernandes. A diretoria do coelho tem o velho ranço de grande parte do empresariado mineiro: o baratinho em primeiro lugar, se der certo, ótimo, senão a gente vê o que pode fazer ano que vem. Prá quem conseguiu sangrar os cofrer públicos em 150 milhões de reais no Independência, tá na hora de gastar um pouquinho mais na qualificação de elenco e comissão técnica.

  • Lucio Flávio disse:

    Não da pra entender os atleticanos, o Coelho recebeu dinheiro pra ganhar do Atlético-PR! Pior foi o Atlético que recebeu pra perder de goleada para o Cruzeiro!!!

    Quanto ao time não tem jeito, é ruim e velho. O Américano tem que torcer pelos oito pontos e já pensar no ano que vem.

  • Márcio Amorim, bom dia! Também vejo o futebol como não sendo tão “importante” assim: é bom, distrai, mas não é aquela coisa fantástica e indispensável; há incontáveis coisas na vida que estão bem acima do futebol, principalmente o futebol de hoje que já quase “monopolisou-se”, com muito dinheiro e até verbas públicas, o que é uma vergonha, um disparate…
    – E ainda aparecem bandidos disfarçados de torcedores que se agridem, se matam, chegando ao cúmulo de ameaçar árbitros e jogadores adversários, como aconteceu recentemente aí em BH. Também há àqueles que defendem piamente que o futebol brasileiro é honesto, sem manipulação, sem interesses de “terceiros”… faz-me rir, e muito!
    – Dessa vez o eterno deca-campeão foi goleado em casa, mas nenhum clube foge dessa possibilidade, infelizmente… Vida que segue, meu caro!
    – Sábio é quem afirmou (sic): “O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes”, sempre…

  • Paulo Henrique disse:

    ô beleza. Esse timeco aliado do tiemco azul tem cair para C, D e dfechar suas portas.
    Morra melekinha!!!

  • Márcio Amorim disse:

    Falou muita coisa para dizer pouco. Bastava ser mais objetivo, usando alguns adjetivos: o time é ruim, velho, cansado, desinteressado, apático, ineficiente, mal dirigido dentro e fora do campo.

    Deu adeus às tradições e copia o que há de pior no futebol brasileiro: contratar ex-atletas – a peso de ouro, porque qualquer salário para jogar aquilo é altíssimo – que se arrastam em campo, perdidos, enquanto os jovens ficam nas cadeiras (da arquibancada) e nem figuram na lista dos relacionados mais.

    Resumi tudo isto em outra parte deste blog.

    Só não posso dizer que me sinto humilhado porque, ao contrário do que muitos pensam, o futebol não é definitivamente o que há de mais importante na vida.

    Pelo menos na minha, que é repleta de outras alegrias, graças a Deus.

  • ivan junior disse:

    2 x 5??? Tinha caixa, caixa, caixa para muito mais. Este merd*nha depois de ter recebido uns trocados azuis no final do cb 2011 está agora recebendo o que merece: uma caminhada firme para a serie c! (espero que meu comentário não seja censurado à mando dos elitizados destemperados felpudos que não suportam ouvir que torcem para um timeco)