Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Com a palavra, atleticano, cruzeirense, americano e democratenses!

Alguns comentários interessantes, de atleticano, cruzeirense, americano e um democratense de Sete Lagoas, que me chegaram através de e-mail e pelo próprio blog, sobre os quais faço observações.

O primeiro é do Dr. Gerardo Figueiredo Junior, advogado que mora em São Paulo e manda ótimos comentários sobre todos os jogos do Atlético.

Uma visão realista das coisas, texto agradável, que constantemente me ajuda a prestar a atenção em situações que muitas vezes quem é jornalista do dia a dia não se atenta.

Ele envia seus textos para os amigos e para algumas pessoas da imprensa, e aproveito para agradecê-lo a gentileza.

Acredito que terá prazer em enviar para quem solicitá-lo, através do e-mail gerardo@zmb.adv.br

* “Retomamos o caminho das vitórias e no momento certo! A disputa com o Fluminense está acirradíssima e nunca houve um campeonato como este.Bastaria a qualquer desses clubes, em anos anteriores, vencer mais seis jogos para garantir o título, mas isso não será suficiente agora.

Embora alguns estejam incomodados com a vice-liderança provisória, penso um pouco diferente.Pressionar o Flu passou a ser outro fator de motivação para o Atlético.E mais uma vez aquela aura de campeão voltou a rondar a Cidade do Galo…O Galo só depende de si para conquistar o título. Temos um jogo a menos, e embora isso não represente uma garantia de vitória, o fato é que o flamengo voltou a jogar aquele futebol medíocre que os fez recorrer à CBF na tentativa de salvar o ano, ou seja, podemos vencer a urubuzada no Rio de Janeiro, em Pequim ou em Volta Redonda! Além disso, a disputa direta contra Flu e Grêmio será no Independência.

Ou seja, olhando adiante, o Galo tem este campeonato nas mãos, ou nas garras, como queiram.

Se o destino ajudar e os adversários começarem a vacilar, melhor ainda, mas prefiro o Galo focado nos próprios objetivos, sem olhar para os lados.

Grande abraço a todos!

Gerardo”

———————————-

Em seguida vem um texto curto e direto, quase um bilhete, do cruzeirense Clério Teixeira de Siqueira, de Governador Valadares, que pede a cabeça do Celso Roth e do Tinga, imediatamente, e que nunca viu defesa tão ruim como essa atual, na história do Cruzeiro.

* “Sr. redator.           

Está na hora do Cruzeiro dispensar o técnico Celso Roth, Tinga e todos os atletas de sua defesa (se é que podemos chamar zagueiros de defesa).

Sou cruzeirense desde 1965 e nunca ví, até então, um time tão desorganizado como o Cruzeiro de hoje.

Não dá para entender.

Um abraço.

Clério Teixeira de Siqueira -Gov. ‘ . Valadares.”

——————————————

Reitero o que escrevi quando o Roth foi contratado: para a situação financeira vivida pelo clube no momento, e com o fim da estrutura do time que jogou junto os últimos quatro anos, não havia treinador melhor.

O Objetivo era evitar risco de rebaixamento este ano, e isso, acredito que o Celso Roth já conseguiu para o Cruzeiro. Caso continue no cargo, creio que o time fica entre os 10 primeiros, o que seria uma colocação honrosa, em função das finanças arrombadas, herdadas pelo atual presidente.

Mas é claro que o torcedor estrelado, acostumado com filet durante tantos anos seguidos, não aceita um “caol” agora, não é!?

Mas, não tem outro jeito, pelo menos este ano, até que os cofres voltem a engordar, já que o Dr. Gilvan não é político partidário e o faturamento do clube, que é alto, está sendo investido apenas no clube. No momento, pagando contas.

Agora o texto do americano Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro, dos mais apaixonados que conheço, presente até em treinos do time e jogos das categorias de base.

Ele começa fazendo uma ironia comigo, dizendo que não descerá o bambu no Mauro Fernandes, porque trata-se de um conterrâneo meu.

Ora, ora! Nem de brincadeira caro Marcus, eu misturo esse tipo de coisa.

Profissão é profissão e não se pode misturar.

* “Nem vou falar do Mauro Fernandes pro Chico não fcar chateado pois ele é da terra né?
Para coroar o nosso centenário, faço uma campanha para adotarmos o uniforme vermelho como sendo o oficial no lugar do verde e preto. Explico: já que a diretoria resolveu no nosso centenário fazer uma homenagem a época do amadorismo, nada mais perfeito do que oficializarmos o amadorismo que impera dentro da instituição América Futebol Clube.
9 presidentes para pensar, planejar um centenário e nos apresentam isso?
É muito presidente para pouco serviço.
E depois vem falar do comparecimento da torcida. Por mais que sejamos fanáticos, como apoiar um time que prima pela falta de tesão em campo, que não demonstra raça nos jogos em casa, que deixa os adversários comandarem o jogo como se estivessem jogando em seus domínios.
América um time para poucos que já já estarão se acabando.
Parabens diretoria
Vergonha, vergonham, vergonha, vergonha.” 

—————————–

O outro, se refere ao nosso Democrata e veio do Arisio Junior, conterrâneo e grande companheiro do grupo que montamos para salvar o Jacaré.

Ele enviou essa foto, que mostra jogadores, comissão técnica e diretoria se confraternizando e agradecendo, ainda no gramado, o empate na raça, contra o Minas.

* “Satisfação: foto da corrente de oração após a partida de ontem contra o Minas. Diretores, jogadores, colaboradores e comissão técnica.”

DFCDEPOISDOJOGO

Tenho muito orgulho de participar desse mutirão que está conseguindo manter vivo o clube, com fortes indícios que o tiraremos do atoleiro, dentro de menos tempo que imaginávamos.

Este ano, além do Atlético, que vem ajudando há dois anos; o América e o Cruzeiro também estão participando desse processo de soerguimento do Democrata, numa história muito interessante que futuramente terei o prazer de contar em detalhes para os senhores.

Dá um livro da melhor qualidade!

Jogo duro, contra um time mais experiente, montado recentemente na própria Sete Lagoas, com jogadores conhecidos, como Marinho e Gedeon (ex-Galo) e outros bons jogadores.

O Democrata usa a base do seu junior que fez ótima campanha no pré-Mineiro da categoria este ano, reforçado por alguns ex-juniores do Galo, América e Cruzeiro, além do Paulinho Guará, ex-Galo, setelagoano que se deu bem na Suécia, voltou recentemente e está nos ajudando dentro e fora de campo.

Além de marcar belos gols em quase todo jogo, tem um carinho pelo Democrata impressionante.

Ontem, com o ótimo goleiro Gonçalves (ex-Tupi), expulso, e as substituições já queimadas, ele foi pro gol e ajudou a garantir o resultado. O time já estava jogando com 10, já que o volante Paulinho tinha sido expulso antes.

E nada a reclamar da arbitragem do senhor Josué Otaciano dos Santos, que apitou bem e foi elogiado pelos dois times.

Este Paulinho, volante, merece ser melhor observado pelo Atlético. Fôlego impressionante, raça que faz lembrar a tradição de grandes exemplos do Galo e desarma bem demais.

Outros destaques emprestados são o zagueirão Ciro, do América, que faz lembrar o Kleber nos bons tempos de Atlético e Palmeiras; o lateral direito Fabrício, do Cruzeiro, filho do Paulo Isidoro; e o atacante Muller, também do Cruzeiro, que, bem trabalhado, pode chegar lá.

Do próprio Democrata, todos entre 18 e 20 anos, destaque para o Galego, camisa 10, que faz lembrar o Bernard (faz lembrar, viu gente; calma, de potencial enorme), o zagueiro Jackson; o segundo volante Pedro, que também é artilheiro; Douglas, volante; o meia Mauricio, que chuta bem de fora da área, e o centroavante Patrick, desses que entra e faz gols.

O grupo conta também com a experiência do Adriano, ex-América, Atlético, que estava no exterior, filho da cidade.

O técnico também é da casa, uma promessa: João Paulo, ex-jogador do próprio Democrata, com passagem pela base do Atlético, 31 anos, estudante de Educação Física.

Motivador, estudioso de estratégias; veste a camisa do clube verdadeiramente. Guardem esse nome!

Agora a pouco o presidente Flávio Reis enviou mensagem comunicando que acabara de acertar a contratação do Dinei, do Atlético, que estava no Ipatinga. Um bom meia que chega para reforçar o time na fase decisiva da terceirona.

Se vamos subir, é outra história, porque há outros concorrentes igualmente muito fortes e a disputa é difícil, mas o trabalho está sendo bem feito e a determinação de todos é muito grande.

Convido a você a assistir aos jogos do time e ajudar a ver se poderemos ter novas alegrias no Atlético, Cruzeiro e América, como estamos tendo de assistir o Bernard, que quase suou sangue por essa bonita camisa democratense.

Na época eu pensava comigo: se esse menino se mata em campo desse jeito pelo Democrata, imagine o quanto não se dedicaria com a camisa do Atlético, dono dele!

Pois é!

Domingo, 10 horas, o Democrata recebe o Siderúrgica, na Arena.

Apareça!

DEMOCRATA

Essa foto mostra a importância do Democrata no futebol mineiro e brasileiro em seus 98 anos de história.

Bernard e Marcos Rocha, convocados para a seleção brasileira já honraram essa camisa, assim como outros dois importantes jogadores que começaram no Jacaré: Vaguinho, ponta direita, que depois foi para Atlético e Corinthians, nos anos 1970; e o zagueiro João Carlos, ex-Cruzeiro, Corinthians e futebol japonês.

E o Paulo Henrique escreveu ao blog, lembrando do Gomes, grande goleiro, que começou no Democrata, depois fez sucesso no Cruzeiro, na Holanda, Inglaterra e foi um dos três da seleção brasileira na Copa da África do Sul, conforme mostra essa foto abaixo, publicada aqui mesmo neste blog, em 2010.

gomes-no-Demo

Foto do site da Associação Amigos do Democrata


» Comentar

Comentários:
19
  • “Caol” ficou de bom tamanho, afinal, de linguiça os Perrellas entendem… e muito! Assim como os demais celestes… rsrsrsrs…

  • Alisson Sol disse:

    Faço minhas as palavras do Cesar de Freitas. O outro que é também assim, mas nem Libertadores tem, é o tal Cuca.

    Há técnicos que não tem jeito: podem ganhar 50 mundiais, e a imprensa ainda está criticando que “não fez mais gols”. É ridículo ver agora a idolatria a Telê Santana, lembrando o quanto ele foi criticado quando levou o São Paulo à última final da Libertadores, se me lembro contra o Velez, e perdeu. Enquanto isto, o retranqueiro Celso Roth e o distribuidor de camisas Cuca recebem perguntas em entrevistas como: “A que você atribui o bom rendimento do time hoje?“. Incrível…

  • Cesar de Freitas disse:

    Chico Maia,

    Essa defesa que vocês fazem do Celso Roth está ficando esquisita.
    Esse Treinador foi demitido de todos os times da prateleira de cima, como vocês dizem, inclusive pelo menos duas vezes do Grêmio. Só para lembrar os dois últimos anos que ele dirigiu o Grêmio ele não conseguiu em nenhum dos dois anos classificar para final do gaúcho. Só não foi demitido do Vasco na ultima vez porque o Inter foi busca-lo, mas não durava mais do que uma rodada. Se fizerem uma pesquisa séria com todas as torcidas, todas reprovarão sua volta. O time dele não agrada nem nas vitórias, ele entra em campo para não perder se ganhar é lucro. Ele está criticando os jogadores do Cruzeiro em público, quando disse em uma entrevista recente que muda o time toda hora porque não tem resposta técnica dos jogadores. Portanto já queimou o elenco, garanto que já estão tentando para derruba-lo.
    Só um exemplo de sua mediocridade em quatro jogos do Atlético em 2009: 1) O Time perdia por 1 a 0 para o Corinthians em São Paulo, jogo estava equilibrado, poderia acontecer qualquer coisa, o Atlético jogava com 03 zagueiros, ele sacou um meia e colocou mais um zagueiro, final 2 a 0,
    2) Atlético e Internacional no Beira Rio em 2009, Jogo equilibrado no primeiro tempo, desandou no segundo e o Galo levou 03 gols, nesse jogo o único atacante do Galo que estava jogando bem era o Reinteria, ai ele tira o Reinteria e coloca um zagueiro, para segurar os 3 a 0,
    3) Flamengo e Atlético, só a vitória garantia ao Galo continuar brigando pelo título, ai ele tira um atacante que vinha jogando para entrar em campo com mais um volante, final vitória do Flamengo,
    4) Palmeiras e Atlético em São Paulo, a única chance do Atlético ficar no grupo da libertadores era com a vitória, ele fez a mesma coisa do jogo com o Flamengo, final vitória do Palmeiras.
    Eu não quero ter o desprazer de vê-lo comandando a Atlético nunca mais. Tem gente que ainda não acredita que aquela libertadores do Inter caiu no colo dele, dali pra frente todos conhecem a sua História no Inter, vexame no mundial e demitido, coitado do Fossat sofreu para classificar o Inter e foi demitido na hora de colher os frutos do seu trabalho.
    Chico com sinceridade você precisa mudar seus conceitos. O dia em que o Atlético contratar um técnico com a finalidade de não cair para 2ª divisão eu desisto do Futebol. Não vai demorar muito o Celso Roth vai cair para 2ª com algum clube ai vocês vão enxergar certas situações.

  • H.Almeida disse:

    chico!

    onde consigo comprar uma camisa do democrata?

    mais uma pra coleção!

  • Esse “… temos um jogo à menos…” é um tanto quanto ilusório: acredito que o CAM deve procurar “esquecer” esse “detalhe, e aumentar a quantidade de pontos nos atuais já assegurados. Força, Galo…

  • dale robertson disse:

    Rotina do Cruzeiro neste Brasileirão:Requentar as desculpas com um “caminhão cheio de ‘se’ “!

  • Paulo Henrique disse:

    Comparar Cruzeiro atual com CAOL é sacanagem!

    Sacanagem com esta iguaria da culinária mineira. Couve, Arroz, Ovo e Linguiça. Deu água na boca e saudades do Maleta!

  • ivan junior disse:

    Perfeito seu comentário, Adolfo Soares. A campanha do Galo é muito boa e temos grandes chances de levantar este título. Contudo sou obrigado a concordar com o Renato Silva quando ele diz: “E, para completar, a próxima Copa do Mundo será no Brasil. Alguém pensa que, no momento em que o mundo vira os olhos para o Brasil, vão deixar um time de fora do eixo vencer um campeonato nacional?” . Espero que a diretoria e jogadores atleticanos estejam alertas para ao final do ano conquistarmos este título que terá, por tudo isto que rola nos bastidores sujos da CBF, um gostinho muito especial.

  • Renato Silva disse:

    Ainda um comentário geral, o Felipão caiu ontem no Palmeiras. E a torcida celeste está fazendo pressão para cima do Celso Roth. Não precisa sonhar com isto não porque não tem a menor chance.

    Se o Felipão voltar a um clube brasileiro neste ano, aposto todas as minhas fichas que será o Internacional.

    Mas uma coisa a gente tem que falar: o Celso Roth não muda! Time com sequência de derrotas e ele não volta para casa com o grupo. Igualzinho fez no Galo. Depois reclama que a pressão aumenta…

  • Renato Silva disse:

    Quanto ao Galo, teoricamente, dentro de campo o time é favorito. Tem o melhor conjunto, um elenco muito forte, grupo fechado com o treinador, torcida jogando junto, sem problemas políticos no clube e notícias de salários em dia. Só que futebol, principalmente em se tratando de Brasil, não se ganha exclusivamente dentro de campo.

    Vamos fazer dois jogos contra um fraquíssimo Flamengo, um jogo contra um Santos que investe forte no marketing em cima do calopsita e vão alegar que agora ele está de volta da seleção, teremos também jogos contra os indigestos Botafogo e Internacional fora de casa.

    E, para completar, a próxima Copa do Mundo será no Brasil. Alguém pensa que, no momento em que o mundo vira os olhos para o Brasil, vão deixar um time de fora do eixo vencer um campeonato nacional? Vejamos os últimos campeões:
    – Copa do Brasil: Palmeiras (2012), Vasco (2011), Santos (2010), Corinthians (2009);
    – Campeonato Brasileiro: Corinthians (2011), Fluminense (2010), Flamengo (2009).

    No final das contas, sou obrigado a acreditar que na verdade o Fluminense é que tem o título nas mãos.

  • Renato Silva disse:

    Discordo da colocação: “o torcedor estrelado, acostumado com filet durante tantos anos seguidos, não aceita um “caol” agora, não é!?”. A revolta da torcida cruzeirense não tem nada a ver com isto. O torcedor está revoltado mesmo é com o fato do Galo estar disputando o título.

    Não fosse este o motivo, em 2006 o torcedor teria feito barulho muito maior já que o time na última rodada correu o risco de terminar em 14º e acabou ficando em 10º.

    Hoje a equipe celeste ocupa a 8ª colocação e tem grandes chances de terminar entre os 10 novamente. Fato que todos de bom senso, como o próprio Chico Maia, já apontavam como o máximo que se podia tirar deste elenco quando da contratação do Celso Roth.

  • Chico ,vc falando da vontade do Bernard me vem uma coisa na cabeça…
    Imagina se o Guilherme tivesse metade dessa vontade? Com o futebol q ele tem,seria o melhor do mundo….

    Enfim…

    Bernard enche os olhos e o Kalil fez certo demais da conta em renovar o contrato,na verdade ele deveria renovar com o time todo,fazer um contrato pra estes jogadores ficar aqui ate a aposentadoria,nunca vi o Galo jogar um futebol tão fantástico!!!!!

    Abraços!!!!

  • Alexandre Luiz disse:

    Não estou tão otimista em relação ao jogo contra o Flamengo. Todos se lembram da Libertadores de 1981. Será que as coisas mudaram de lá pra cá? Será que a CBF vai deixar o “livre” campeonato regular a situação do Flamengo?

  • Bernardo disse:

    Sou atleticano, mas não sou xiita, gostaria de ver atlético e cruzeiro bem.

    O Celso Roth foi boa escolha para o cruzeiro, com o time mediocre que tem este ano. Talvez esteja na hora certa de demití-lo e pensar na formação de uma nova base. Cair não cai, só precisa de 3 vitórias em 14 jogos, elas vão acontecer de qq jeito. Libertadores é impossível, pois este ano a pontuação vai ser alta demais (com Vasco e Grêmio tb em boa toada).

    Tem que contratar um técnico bom de construir times da base. O Marcelo Oliveira seria uma boa, mas perderam a chance. O Levir é outro. Mas o mais importante é utilizar este periodo para subir o máximo possível de jogadores da base, ver os que aguentam o tranco e pressão destr campeonato. Conseguir assim uns 4, 5 jogadores da base com bom futuro no Cruzeiro 2013, mais Fábio, Montillo e Borges, mais umas 4 contratações razoáveis. Aí o mineiro já é um bom teste para este novo time, livre de toda carniça cujos nomes os cruzeirenses mal aguentam ouvir (Charles, WP), etc

  • Paulo Henrique disse:

    Muito legal o texto sobre nosso Jacaré!

    O trabalho sério ainda vai gerar bons frutos. A base construída é forte.

    Faltou o goleiro Gomes na relação de selecionáveis que começaram no Democrata.
    ————————-
    Vixe!
    Bem lembrado Paulo, me esqueci e vou corrigir essa falha lamentável.
    Gomes inclusive foi homenageado pelo Democrata e pela cidade pouco antes de viajar para a Copa da África do Sul em 2010.
    Abraço,
    obrigado,
    Chico Maia

  • Marcos 2012 disse:

    O Galo é o vice-lider… mas tem maiores chances de ser campeão pois enfrenta Fluminense e Grêmio AQUI! Isso sem contar o jogo a menos que fará contra o Flamengo.
    Repito: se o Atlético não for campeão esse ano não será mais…

  • Adolfo Soares disse:

    Vejo o pessoal aqui um pouco apreensivo em relaçao a campanha do atletico no segundo turno. acho que nao é para tanto .
    ate agora os resultados que fugiram do planejado foi o empate com a ponte dentro de casa e talves o empate com o bahia fora .
    1 turno : vitoria ponte
    : vitoria corintiahans
    : empate bahia
    : vitoria palmeiras
    : derrota sao paulo sao 10 pontos em 5 jogos

    2 turno : empate ponte
    : derrota corinthians
    : empate bahia
    : vitoria palmeiras
    : vitoria sao paulo sao 8 pontos em 5 jogos

    todos , afirmamos que a campanha do atletico no primeiro turno foi fantastica . e no segundo turno chegou a ser falado em queda de rendimento !
    nao vejo dessa forma . a campanha do segundo turno é muito boa , assim como foi no primeiro turno . ( pelo menos ate agora ).

    O grande obstaculo do galo é a fantastica campanha que o fluminense tambem esta fazendo !

    o flu tem mostrado um futebol mais feio , pragmatico , mas esta ganhando , apesar das dificuldades e dos desfalques!
    o banco do flu principalmente no ataque esta fazendo a diferença !

    ja o galo joga um futebol vistoso, solidario , ofensivo , ala Telê Santana .
    mas o ronaldinho tem sido o coraçao da equipe , com ele em campo , as chances de vitoria aumenta muito !
    as peças de reposiçao para a defesa e meio esta resolvendo , mas o ataque , na falta do jo , o time fica meio sem rumo. e com o jo em campo ele precisa aumentar o percentual de acertos !

    Entao , a meu ver esta esta sendo a historia ate aqui.

    porem o fluminense tem o elenco mais envelhecido , a tendencia é o flu sentir mais a sequencia de jogos , ja o galo vem voando com essa garotada.( inclui ai o Ronaldinho tambem , excelente preparo fisico).
    e o outro ponto é que o galo tera 1 classico no segundo turno; ja o flu tera 3 classicos !
    por fim o galo tem o confronto direto contra flu e gremio dentro de casa , pode ser um grande diferencial .

    O galo ,na minha opiniao , tem que manter o foco , vencer os jogos em casa e beliscar umas 3 vitorias como visitante ! o resto os adverssarios farao por nos .( tirando uns pontinhos contra gremio e flu).

    estamos muito bem posicionados para brigar pelo titulo , depende muito do nosso proprio elenco!

  • Marcos 2012 disse:

    Talvez o Cruzeiro não caia pra série B, ainda mais que apareceu dois grandes concorrentes: Palmeiras e Flamengo. O palestra paulistano e o rubronegro carioca tem muitas coisas em comum com o palestra mineiro: times que possuem apenas um ou dois jogadores ‘melhorzinhos’, treinadores trapalhões e diretorias inconsequentes.
    Hoje o Palmeiras demitiu o Felipão. Se o negócio lá no Verdão já estava ruim com ele, pior ainda sem ele: o rebaixamento, que era hipotético, passou a ser inevitável.

  • Paulo Araujo disse:

    Chico já tem 10 anos que eles estão no Caol sera que ate hoje ainda estão com gosto de Filet na Boca. Ou sera que sempre comeram chuchu e arrotaram este tao filet.