Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

“O América perdeu a sua essência”

A melhor análise que li sobre o atual América foi essa que recebi de um americano que vai a todos os jogos do time.

Confira o que escreveu o Marcelo de Abreu Amorim:

“O América perde mais uma na série B.

Desta vez para a “forte” equipe do Bragantino que, recentemente, havia perdido oito jogos seguidos nesta mesma competição.

Não vamos tapar o sol com a peneira e culpar o Neneca, porque no primeiro tempo, o futebol do América já era péssimo.

O que está acontecendo?

A resposta é mais simples do que parece.

A média de idade do time que começou jogando nessa terça-feira era de exatos 30 anos e dois meses. 

Um Clube com tanta tradição na formação de jovens jogadores não pode dar chance somente a ex-atletas em atividade, em detrimento da prata da casa.

Uma coisa é mesclar juventude e experiência, fórmula consagrada e vitoriosa em outras ocasiões. Outra coisa é trazer uma barca repleta de atletas que já deram o que tinham que dar ou que nunca renderam nada em clube algum, tais como: Boiadeiro, Rodrigo H., Everton Luiz, Vinícius Simon, Dirceu, Pará, Agenor, Marquinhos Paraná, Tiago H., Tiaguinho, Sciriolli, Geovani, Ewerton, Pimpão, Romão, Timbó, Glauber, Gilberto (do Galo) e Adeílson.

Isto é descaso com a pouca receita de que o clube dispõe; negligência de quem contrata.

Neneca, Alessandro, Gilberto, Luciano, Fábio Jr., Alessandro, Gabriel, Dudu, Leandro Ferreira, Rodriguinho eram mais do que suficientes para formar uma espinha dorsal experiente.

Se fosse para apostar, que as apostas fossem feitas nos jovens atletas que aqui estavam – alguns nem aqui estão mais – e que hoje não compõem nem o banco de reservas, como Matheus, Patrick, Rafael S., Bruno Maia, Lula, Otávio, Moisés, Bryan, China, Kaká, Kaio, Soares e outros campeões brasileiros Sub-20.

Falta identificação com a camisa. O descaso é evidente.

O América perdeu a sua essência.

Os chamados times grandes do país lançam jovens promessas a todo instante; no mínimo, se derem certo, formarão equipes fortes e/ou deixarão os cofres cheios no futuro.

O América não entendeu a dinâmica da coisa ainda e prefere pagar salários altos a ex-jogadores, sem compromisso ou identificação com o Clube.

Identificar que algo está errado não é tão difícil assim. Minha esperança acabou com o Milagres, que também preteriu a base.

Se fosse pra perder para Bragantino, Ipatinga, Boa Esporte… que ficasse com os jovens. LUTA NÃO IRIA FALTAR.

Fui a todos os jogos do turno e, com a chegada do Mauro Fernandes, minha saga acabou. A filosofia é igual à dos anteriores. Basta abrir o site do América e ver a notícia principal: Dirceu (nova contratação) à disposição nesta quarta-feira.

Enquanto o pensamento continuar assim, as coisas não vão melhorar.

O América precisa se redescobrir.

Os jovens atletas merecem uma chance, de preferência no mineiro, para, aí sim, descobrir as reais necessidades de contratação e não atender a interesses de empresários; enfim, precisamos buscar a nossa essência.

E os profissionais que no Coelho estão hoje, em algumas esferas, não a representam com dignidade.”

Marcelo de Abreu Amorim


» Comentar

Comentários:
16
  • ivan junior disse:

    america, ameriquinha, meriquinha, miriquinha, mequinha, melequinha, merrequinha, merd*nha, timecozinho pequeno (como dia o grande Roger chinelinho), eterno deca(pitado) campeão mineiro, time para poucos (kkkkkkkkk), eterno consorciado da velha, boa e espaçosa kombi(cabe toda a torcida e ainda sobra espaço…rsrsrsr)…..grande clube este…

  • Luciana - Americana disse:

    Sou americana e digo com tristeza: o América se contenta com pouco.

    Se contentou em eliminar o Cruzeiro no ruralzão mas na final ficou irreconhecível contra o Atlético levantando até suspeitas…

    Basta lembrar do Alessandro prejudicando o nosso time ao ser expulso por despejar as mágoas na hora errada.

  • ALISON NOGUEIRA disse:

    O América nunca pensou em ser grande, e se não fosse a grande ajuda do Governo do Estado, ja teria fechado as portas, torcida não existe.

  • “Pegaram pesado” com o Coelhão ao classificá-lo como (sic) “… melekinha, clube pequeno, sem tradição e sem torcida…” e outras inverdades!

    – O grande América-MG é o eterno e único deca-campeão estadual, e isso com certeza é motivo de inveja e contradição para alguns, que por torcerem para outro clube mineiro, dificilmente verão esse seu clube levantar 10 taças ininterruptas de campeão estadual, e ainda tem a ousadia e insensatez em afirmar que o América-MG “não tem tradição”?

    – Vários craques foram revelados no Coelhão, como Tostão, Éder Aleixo, Euller, Gilberto Silva, Irênio, Evanilson, Palhinha II, Fred, Wagner e tantos outros que passaram e ainda passam (Danilo, lateral) pela Seleção Brasileira. O América-MG pé um celeiro na produção de verdadeiros craques de futebol, talvez até maior que o CAM e time celeste, e vários clubes considerados “grandes” que estão atualmente na série A já passaram por dificuldades souberam se recuperar, e são neles que o Coelhão irá se espelhar pra recuperar seu prestígio nacional, e isso é questão de tempo.

    – Esses clubes que já passaram por dificuldade e souberam se recuperar nem sempre essa “recuperação” foi dentro de campo, na honestidade… recentemente o Brasil todo viu uma manipulação de auxílio à determinado clube que se pousa de “incaível” e a realidade é bem outra, no obscuro… mas isso é Brasil, onde o errado é que está certo!

    – Força, América-MG: raça, raça, raça…

  • j.araujo disse:

    O América é um grande time, da série B. Que adianta subir se não tem torcida e consequentemente dinheiro. Tá de bom tamanho ficar disputando a série B, desconfio até que a diretoria prefere essa situação.

  • ramon cassimiro dos santos disse:

    gostaria de ter uma oportunidade no mundo do esporte jogo futsal desde os 8 anos de idade eu sou goleiro tenho 1.83 fisico bom e estatura so peço uma chance de mostra o meu talento

    – caete-mg

  • Mateus Torres disse:

    Paulo Henrique,

    Quando não se tem o que falar, a melhor opção é ficar calado. Tente praticar isso um pouco mais na sua vida.

  • Emílio Figueiredo disse:

    quem perde essencia é sauna…

    manter o Neneca no gol é a mesma burrice de manter Sandro Silva e Charles como titulares no Cruzeiro…

    incompetencia traz consequencia!!!

  • ivan junior disse:

    Assino embaixo, Paulo Henrique.

  • Paulo Henrique disse:

    Chico,
    acho você um grande profissional. Mas discordo de você. O melekinha nunca teve essência.
    É um clube pequeno, sem tradição e sem torcida. Já deveria ter fechado suas portas.
    Sempre está manchando o nosso futebol mineiro.
    Não esqueçamos que esse clubeco gosta ajudar a sua aliada raposa.

  • Tomáz Almeida disse:

    Já manifestei aqui e em outras colunas da imprensa. Até no próprio site do América, mas vamos continuar engolindo Agenores pela “guela” abaixo. E sem falar no “orgasmo” que o Glauber teve ontem em nos enfiar uma derrota acachapante. MUDANÇA JÁ, prá 2013 haver esperança.

  • vinicio damasio simoes santos disse:

    e meu sonho estou na luta deus vai me abençoa

    – belo horizonte

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Eu havia comentado aqui no Blog ha um tempo, que mesmo de fora, o que eu estava sentindo no América, é que ele estava renegando a sua própria tradição, que sempre foi de revelar bons valores. Apostando em jogadores velhos, bananeiras que já deram cacho e jogadores em fim de carreira já sem praticamente nenhuma ambição no mundo do futebol. Em detrimento aos jovens garotos, que querem mostrar serviço e têm bem mais ambição.

    Não quero crer que o América também já foi “contaminado” pelo velho esquema dos Empresários, que são experts em negociatas que, empurram güela abaixo alguns bondes que em condições normais de uma negociação, não passariam nem num teste para profissional.

  • Observador Atento disse:

    Chico,

    Você até fez campanha para a Foxconn vir para MG… porem, com este governozinho que nós temos aqui no estado de MG…tá difícil !?!?

    http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/09/19/internas_economia,318297/foxconn-fica-mais-distante-de-minas.shtml

  • Carlo Alberto Oliveira disse:

    A administração do mequinha e do cru em 2011 e 2012 são vergonhosas, e muito parecidas. Milagres fez bem em pular fora e não queimar a base. Acho que a base tem que entrar, mas com cautela. O América, grande formador de talentos, prefere investir em medalhões como foi falado. Então não vale a pena botar a base na fogueira!

  • Daniela disse:

    Belíssima análise!