Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Imprensa de BH deveria cobrar é da Federação Mineira de Futebol

Emerson Romano, da Itatiaia, twittou:

“Até quando a Federação Mineira vai insistir com campeonatos assim. Atenção para os públicos: http://migre.me/aXYeQ . Pra mim é falência”

Referia-se ao Campeonato Mineiro da 3ª Divisão e indicava o excelente “Blog da Segundona Mineira”, do juizforano Vitor Lima Gualberto, que aliás, é a melhor fonte informativa da competição e dos seus participantes.

O Emerson tem razão, mas a FMF só vai mudar quando toda a imprensa de Belo Horizonte pressionar.

Nos últimos três anos, só eu falo da triste situação desta competição, que já começa errada pelo nome oficial. A Federação a chama de “segunda divisão”, quando na realidade é a terceira.

E, em 2010, eu só gastava tempo e espaço com ela por causa do meu time, o Democrata de Sete Lagoas. Mas graças a isso vi surgir o Bernard.

E como a competição apresenta bons valores, em quase todos os times, em 2011 e 2012 passei a ver com mais interesse; também por me solidarizar com os demais clubes e dirigentes, que sofrem com o descaso da FMF com a competição.

Desorganizada, mal programada e consequentemente desinteressante para o público e deficitária para quem participa.

Coisas da cartolagem brasileira e seus seguidores mineiros. Clubes tradicionais como o Democrata, Valeriodoce e vários outros só a disputam porque sonham voltar à elite do futebol mineiro, e este é o único caminho correto.

Outros, são propriedades de empresas e empresários, que fazem dos times barrigas de aluguel para manter seus jogadores sob contrato ou revelar algum e negociá-lo por uma boa grama.

Caso, por exemplo, do Coimbra, que pertence ao banco BMG.

À Federação interessa que quanto mais participantes, melhor, pois assim faturará mais com inscrições de atletas e outras tantas taxas.

A imprensa da capital nem toma conhecimento que a disputa existe, pois acha que as cidades destes times não lêem jornal, não assistem TV nem ouvem rádio; ou que só se interessam por Atlético, Cruzeiro, clubes cariocas, paulistas, europeus e às vezes o América.

Só quando é para ridicularizar a disputa ou os seus participantes é que os colegas de BH dão espaço. Mas deveriam dar porrada é na Federação para que ela mudasse a sua forma de tratar a terceira divisão.

Agora, por exemplo, o Campeonato está parando há três semanas por causa de briga no TJD entre Nacional de Uberaba e Montes Claros.

A FMF deveria usar os mesmos mecanismos que usa na primeira divisão para evitar que houvesse paralisação na terceirona, mas, não está nem aí.

A primeira fase foi bem interessante, com bons jogos e jovens jogadores se destacando em muitos times. Vi quatro partidas do Democrata.

Aí, na hora de haver motivação maior do público, nas fases decisivas, o campeonato para.

Inacreditável, e mantém este quadro triste reclamado pelo Romano, relatado pelo blog do Vitor Lima.

Vejam aí:

A falta do torcedor nos estádios

 Vitor Lima Gualberto

O Campeonato Mineiro da Segunda Divisão sentiu falta dos torcedores no estádio na primeira fase da competição. A média de público da última divisão mineira é de apenas 125 pagantes.

O destaque de público é o Nacional de Uberaba, que após alguns anos está de volta ao futebol profissional e tem uma média de 415 torcedores por jogo no Uberabão.

Quem também vem fazendo bonito com relação à média de público como mandante é o Valeriodoce, que leva, em média, 351 torcedores por jogo ao Israel Pinheiro. Em terceiro vem a Ituiutabana – outra equipe que está de volta ao profissionalismo -, com 272 torcedores por jogo no Coleto de Paulo. Logo em seguida vem o Montes Claros, com 213 torcedores por jogo. Veja as estatísticas abaixo.

5 maiores públicos
1º) Nacional 1×0 Montes Claros – 512 torcedores
2º) Valeriodoce 1×0 Itaúna – 491 torcedores
3º) Nacional 3×1 CAP Uberlândia – 397 torcedores
4º) Minas Futebol 8×0 Contagem – 396 torcedores
5º) Ituiutabana 1×0 Nacional – 373 torcedores

5 menores públicos
1º) Arsenal 0x1 Itaúna – 3 torcedores
2º) Esportiva Guaxupé 0x1 União Luziense – 3 torcedores
3º) Arsenal 0x6 Coimbra – 5 torcedores
4º) Jacutinga 0x0 Santarritense – 9 torcedores
5º) União Luziense 2×2 Jacutinga – 9 torcedores

Conforme o Blog da Segundona Mineira já havia noticiado, Arsenal, Contagem, Esportiva Guaxupé, Itaúna, Siderúrgica e União Luziense disputaram a primeira fase longe de suas respectivas cidades.

* http://www.segundonamineira.blogspot.com.br/2012/10/a-falta-do-torcedor-nos-estadios.html


» Comentar

Comentários:
7
  • Roger disse:

    Estes publicos mencionados ate parecem com os publicos de um tal time azul da capital…

  • Reinaldo disse:

    Cabide de emprego, somente isso.

  • Excelente, Chico Maia!

    Você foi muito feliz em seu post. Infelizmente a imprensa mineira (de preferência a belorizontina) não cobra nada da Federação Mineira de Futebol (FMF) e a competição continua, cada vez menos atraente.

    OPA, NOTÍCIA BOA NESTE MOMENTO! Pelo menos isso…
    A competição recomeçará no próximo dia 10. Em breve a FMF divulgará a tabela da segunda fase da competição.

    Um grande abraço para você, meu caro amigo, e sorte ao Jacaré setelagoano!

  • Paulo Henrique disse:

    Falou tudo! Assino embaixo!

    A FMF é como uma prefeitura de cidade pequena de tão ineficiente.

  • Alisson Sol disse:

    Vamos supor que a imprensa vá realmente “cobrar” da Federação alguma coisa…

    A Federação vai, em retorno, começar a se profissionalizar.

    Profissionalizando-se, verá que um dos erros do futebol brasileiro é que ainda há rádios, jornais, e TVs que obtém audiência a partir de eventos esportivos sem pagar por isto, principalmente rádios e jornais. Verão que, em outros países, é inadimissível uma rádio narrar uma partida sem pagar por isto, e que os valores pagos aos clubes até mesmo pela terceira divisão do futebol inglês estão no patamar da primeira divisão brasileira por um motivo simples: exclusividade da cobertura para uma rede de cada meio, com os outros fazendo a “recompra” dos direitos, no estilo da Olimpíada.

    Ao vislumbrarem tal cenário, verão que o sistema Globo tem não apenas TVs, mas também rádios e jornais.

    Por pura aplicação da lógica, o melhor meio de parar esta sequência é lá no começo…

  • Márcio Luiz disse:

    Outro dia, na derrota no Independência para o G. Barueri o Mequinha levou menos de 500 pagantes. Jogo pela segundona NACIONAL.

  • alex disse:

    Uma boa idéia é promover sorteios de prêmios para os torcedores.
    Quem banca ? A FMF ou a FIFA!!