Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Nossos clubes deveriam ter os seus próprios estádios

Ótimo artigo do Henrique Portugal (Skank), no Superesportes, hoje, onde ele aborda a questão dos estádios particulares dos clubes, pegando o Olímpico do Grêmio, como um dos exemplos.

Concordo plenamente com ele e entendo que Atlético e Cruzeiro já deveriam ter os seus próprios há muitos anos.

* “Nosso estádio”

Acabei de ver uma matéria sobre a nova arena do Grêmio, que será inaugurada no início de dezembro, e um livro do jornalista Marcelo Ferla, Memórias do Estádio Olímpico. Essa reportagem me fez pensar sobre a nossa relação com os estádios de Belo Horizonte e também aqueles em que estivemos na nossa peregrinação pelos últimos dois anos. Jogamos durante bom tempo na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, palco de uma partida inesquecível no fim do ano passado, contra o grande rival. Jogamos em Uberlândia, no belo Parque do Sabiá; fomos muito bem recebidos no Melão, nos ótimos jogos recentes em Varginha. Mas ainda fico em dúvida quanto a essa parceria com o Mineirão.

Há 15 dias estive em Porto Alegre. Quando estava pousando na capital gaúcha, vi que o futuro estádio do Grêmio fica perto do aeroporto. O clube fez parceria com uma construtora, pela qual entregou o Olímpico e ganhou o novo. Até que provem o contrário, pareceu-me um grande negócio para o clube.

Há quatro anos tive a oportunidade de visitar o San Siro, em Milão, na companhia do ex-jogador Leonardo, então dirigente do Milan. O estádio é ótimo, mas como a gestão é feita pelo Milan e pela Internazionale, é praticamente um território neutro. Não existe respeito e adoração por ele.

Quero poder sonhar e falar que esse estádio é do meu time. Quero um lugar onde fiquem os troféus dos títulos, fotos e referências históricas. Hoje não há um lugar em que o torcedor do Cruzeiro possa ver a taça da Libertadores, as da Copa do Brasil e tantas outras.

O estádio é um lugar onde os torcedores precisam se sentir em casa para mostrar todo o seu carinho pelo clube. O time, para exercer o seu mando de campo, precisa ser acostumado às dimensões do campo, ao vestiário, ao grito da torcida, e conhecer os atalhos do gramado. Isso faz muita diferença. Já que não vamos ter estádio próprio, que essa parceria seja realmente duradoura e positiva para o nosso clube.

Não quero escutar de outros torcedores que eles podem jogar no Mineirão quando quiserem. É o mesmo que você morar num apartamento alugado e alguém chegar e dizer que vai entrar na sua casa na hora em que quiser. Confesso que fico com inveja dos times que têm o próprio estádio. O da Bombonera, em Buenos Aires, tem os rostos dos principais nomes da história do Boca Juniors gravados na fachada. O Camp Nou tem um museu enorme contando a história do Barcelona. O Coritiba tem um belo memorial no Couto Pereira. No Estádio da Luz, em Lisboa, além de imensa loja do Benfica, é possível conhecer toda a história desse clube português e pode-se ver o famoso voo da águia antes de cada jogo.

Espero que todos esses detalhes que foram comentados sobre o acordo do Cruzeiro com o Mineirão sejam realmente concretizados.

Quanto ao Campeonato Brasileiro deste ano, nosso papel é atrapalhar alguns times na reta final. Já falei e repito: não chegaremos a 50 pontos. Alguém quer apostar comigo?

* http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/colunistas/henrique-portugal/2012/10/30/coluna_henrique_portugal,233058/nosso-estadio.shtml


» Comentar

Comentários:
35
  • Marcus Cesari disse:

    Sem que qualquer dos clubes tenha levantado o assunto, lá vem a questão de estádio. E Dezembro nem chegou ainda!

  • Emilio Figueiredo disse:

    amor bandido, kkkkkkk

  • Newton disse:

    Audísio,
    Matemática agora mudou de nome…
    SDS Alvi-negras.

  • THALES ROSA: Sua falácia tem um pouco de verdade, afinal, estão registrados os placares que vc apontou, infelizmente!

    – Saiba que o Galo não “fechou as portas” em 04/12/2011, e que inúmeros jogos ainda teremos com seu time, e tudo pode acontecer para ambos os lados, e isso é uma das essências do futebol, meu caro!

    – Agora se vc se aprofundar um pouco mais, concluirá que desde o 1º encontro, a estatística é extremamente favorável ao Galo, afinal, vcs são nossos melhores “fregueses”, e os números são mais que claros!

    – Não só os números, mas a roleta, a torcida, a vibração e o verdadeiro amor que nutrimos pelo CAM… mas isso nenhum cruzeirense poderá um dia sentir, pois, amor é um sentimento que somente os atleticanos são os reais possuidores!

    – Felicidades…

  • Pois e seu Portugal nao e tao tragico assim como foi descrito principalmente qdo vc fala o nome dos atletas e diz que nao sao bons?EVERTON so nao jogou de goleiro este ano p ajudar o time parabens ao GPT por renovar seu contrato LUCAS SILVA,ELBER?grandes promessas da base se vc nao sabe o clube tem q subir jogadores da base pergunte ao zzp qto dinheiro ele fez com os mesmos e qual o problema com o FABIO?poderia continuar falando de outros atletas citados q nao merecem serem tratados como ex jogadores

  • marcelo disse:

    As contas não são simples assim.
    Se fizer um estadio próprio o atletico ia ter a renda integral, mas ia gastar muito. A renda integral para pagar este acréscimo de custos talvez, no fluxo de caixa, demoraria mais de 20 anos para retornar.
    A grosso modo, com certeza vale muito mais a pena a parceria pelo indepa, pegando esta “sobra” de dinheiro e aplicando em outra coisa (pagamento de dívida, investimento no CT, etc) que retorna mais rápido que o estádio.

    Outra coisa, o uso compartilhado do estádio reduz o custo efetivo. Construir o estádio todo por conta própria tiraria o américa do rateio (embora pequeno, ajuda a pagar as contas).

    Finanças as vezes não é tao simples quanto parece. Digo que esta jogada do independencia foi a maior cartada nos últimos 30 anos do atletico. O time será uma potencia.

  • Frederico Dantas disse:

    Discordo do Henrique Portugal.

    Muitos clubes importantes não têm estádio próprio (ou só seu).

    O exemplo italiano que ele mesmo citou do Milan e da Inter. Será que seus torcedores imaginam ter outra casa que não o San Siro/Giuseppe Meazza?

    O Bayern jogava no estádio olímpico de Munique e hoje joga na ótima Alianz Arena. Ambos não são sua propriedade e é um dos maiores clubes do mundo.

    Alguém imagina hoje, e sobretudo depois da reforma, Atlético e Cruzeiro não tendo o Mineirão, palco de suas glórias, como sua casa?

    Alguém acha que a casa do Flamengo, o clube de maior torcida do Brasil, não seja o Maracanã?

    Isso é muito relativo.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caro Audisio,

    Sabe me explicar por que muitos Atleticanos adoram fazer esse exercício de “Futurologia” ?? rsrs

    Abraços

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    É nobre Alex,

    Também gosto sempre de procurar o lado bom, mesmo nas tragédias… rs

    Abraços

  • Márcio disse:

    Audisio, Diamond Mall já deve ser do BMG.

  • audisio disse:

    Comenta-se a boca pequena que houve uma avaliação do Diamond Mall em R$ 1.000.000.000,00 (hum bilhão). Dentro de dez anos o Mall retornará ao completo controle do CAM. A Villa Olímpica do Atlético está contida num terreno de 75.000 metros quadrados na região da Pampulha, na Avenida Dom Pedro I.
    Só para se ter uma ideia, o Mineirão com toda sua nova esplanada e seus equipamentos ocupa uma área de 80.000 m2.
    Um dos maiores empecilhos encontrado pelos clubes em geral para construírem seus estádios próprios é a falta do capital para tal investimento. Como não possuem dinheiro para a empreitada ficam na mão de terceiros que querem entrar como “parceiros”, porém se tornam sócios majoritários, abocanhando a maior fatia das receitas, mais do justo, buscando a recompensa do seu negócio, desta maneira, o Cruzeiro ganhará um percentual sobre o estacionamento, bilheteria, produtos licenciados, franquia das lojas e museus, placas e publicidade, porém, como investidor principal, a parte do leão, e não estou me referindo aos Impostos e muito menos a Villa Nova, vai diretamente para as mãos destes investidores sobrando um fragmento minoritário para os geradores de conteúdo esportivo, isto é, para os clubes.
    No caso do Atlético, a sua parte no Estádio Independência corresponde a 45% de todas as arrecadações e mais uma série de privilégios como bilheteria integral e outros itens.
    Com a construção de um estádio com recursos próprios, o retorno financeiro seria integral para o mesmo, obtendo o retorno de investimento num prazo extremamente curto.
    Contratar-se-ia uma administradora que poderia ate ser a BWA para gerir o estádio arrancando o máximo de suas potencialidades em troca de uma taxa módica do seu lucro líquido enquanto que o resto retornaria para ser investido no futebol, como prometeu e vem fazendo o Kalil desde a sua posse.
    Quanto ao Cruzeiro… Que encontre um Diamond Mall!

  • alex disse:

    *desculpe pelos erros de português pois digitei tudo no celular…rs

  • alex disse:

    Clayton,

    Nao fica triste nao. Ano que bem seu bar irá ficar lotado nos jogos
    da libertadores. Vc tem que ver o lado positivo tambem.

    Um time de futebol nao precisa de ter milhoes na conta, mas sim jogadores
    que joguem bem e ganhem titulos.

    O Santos ficou anos sem ganhar nada e investiu na categoria de base. Resultado: ganhou dois paulistas, uma copda do brasil, dois brasileiros (robinho) e uma libertadores. Isso tudo de 2002 até aqui. E ainda revelou
    o Neymar que vale milhoes.

    O que falta no futebol mineiro é retomar suas orignes, revelar um novo tostao, Reinaildos, roanldos, etc. Ficar querendo construir estadio para ganha mais e mais nao resolve o essencial e mais importante pro torcedor: ver seu time ganhar.

    Os torcedores mineiros merecem estadios do nivel do Mineirao. Logo, Galo, Raposa e Coelho nunca terao grana para contruir um estadio desse porte.

    Nao quero chegar ao estadio com meus gilhos pra ver um jogo de libertadores e ter que comprar ingresso na mao de cambista pois o estadio so cabe 20 mil torcedores. Por mim BH tinha que ter estadio é para 100 mil, como é em Barcelona.

    O que falta Senhores dirigentes é revelar talentos e ganhar dinheiro com essas revelações e não ficar contratando jogadores já velhos ou com a vida resolvida querendo mamar dinheiro dos clubes (pago pelos torcedores).

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    É meu amigo Antônio CATÃO Jr.,

    Já tive o desprazer de ler esse absurdo sim…

    O que achei ?? Tô achando que 2012 será o fim do mundo mesmo… rsrs

    A sorte desse Dr. Gilvan, é que eu sou um cara do bem. Porque se eu fosse um marginal, eu mataria esse sujeito e me tornaria um eterno ídolo da Torcida do Cruzeiro !!! rsrs

    Abraços

  • Emilio Figueiredo disse:

    quanto ao estadio.. nao vejo problema nenhum em Cruzeiro e Atletico administrarem o Mineirao!!! se os clubes de MG baterem o pé??? o que vai ser do Mineirao??? elefante branco…

  • Emilio Figueiredo disse:

    Stefano, já pensou um clube com estádio e sem titulo? rsrs…

  • Vinicius disse:

    Olá Chico. Chico a matéria dos estádios é sensacional. Eu como já disse em outras ocasiões, sou Mineiro Atleticano mas resido na região metropolitana de Porto Alegre a 8 anos. Trabalho a aproximadamente 2 km da nova arena do Grêmio. É simplesmente espetacular. Quase todos os dias passo por ela. Está ficando muito Show. Nossos times já deveriam estar pensando em ter seus próprios estádios a muito simplesmente. Este negócio de parceria com empresas, governo, etc. É simplesmente incrível ver uma arena como a do Grêmio para se chamar de casa. Se a torcida do Galo já da um show na arena Independência imagina só se fosse na casa própria. É mais do que hora dos clubes mineiros pensarem nisto.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Para o meu amigo Claytinho “mulambo azul” “gu-gu dá-dá”:

    Enquanto não sai o MARIÃO (essa foi demais Stefano!), veja como já foi iniciado o planejamento do seu time para 2013, nessa notícia do superesportes: “Cruzeiro renova contrato de Everton e atleta ficará no clube até dezembro de 2014
    Vínculo anterior do lateral com o time celeste terminaria no ano que vem.
    O Cruzeiro renovou, nesta segunda-feira, o contrato do lateral-esquerdo Everton. O novo vínculo vai até dezembro de 2014, enquanto o antigo ia até o final de 2013.
    Everton chegou ao Cruzeiro em setembro de 2010, mas nunca firmou no time titular. Volante de origem ele só ganhou espaço entre os 11 principais neste ano, jogando improvisado na lateral esquerda.
    “Chegamos a um acordo com a diretoria, renovei por mais um ano. Estou muito feliz no Cruzeiro, nessa nova adaptação à lateral esquerda. Quero cada vez mais me firmar no clube”, disse Everton, depois da renovação.
    Ao todo, o jogador já disputou 98 partidas com a camisa celeste e marcou quatro gols.”
    E aí Claytinho, o que achou dessa?

  • clauber disse:

    Gente, esses cru cru são uns comédias mesmo. Se o Galo for jogar no mineirão o cru cru nao recebe um centavo, agora se os cru cru jogar no independencia temos um lucro bravo.

    Sobre a multa de 100.000,00 para o galo jogar no mineirão penso ser bem razoavel e digo ate barata para termos um incremento de receita na ordem de 800.000,00 vale a pena. Bom, eu acho ser bom eu faria um negocio desse.

    No futuro saberemos quem esta em vantagem no quesito escolha de estadio, CAM ou cru cru.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Se não houvesse o Mineirão, seria uma boa idéia cada um ter o seu estádio.

    As reformas do Independência deveriam vir mais cedo como forma de suprir a falta de estádio durante as obras do Mineirão.

    Se não fosse por isto, nem haveria a necessidade de ele existir. O ideal seria encontrar uma forma de administrar civilizadamente o uso do Mineirão, como sempre foi feito.

    O Maracanã, desde a Copa de 50, sempre serviu a todos os times do Rio que nunca disputaram o título de “ser dono” dele e nenhum tentou passar os demais para trás
    .
    Esta mentalidade de levar a disputa sadia por títulos aos níveis de “dar rasteira”, passar os outros (adversários? Inimigos?) para trás tem sido prejudicial a todos os times mineiros que não ganham nada com isto.

    Quem terá um estádio moderno, como o Mineirão será, deveria estar pensando em como tirar proveito disto, sem precisar de posar de dono.

    A verdade que não entra na mentalidade “rasteira” de alguns é que NINGUÉM SERÁ DONO.

    São complexos ajustes jurídicos e burocráticos que garantem A VERDADEIRA POSSE e deveriam garantir uma forma civilizada de usar. Nada mais.

  • Alisson Sol disse:

    Quanta bobice. Quer dizer que precisa de um estádio para o torcedor do Cruzeiro poder ver a Libertadores? Isto um clube com sede social em pleno Barro Preto?

    Será que estas pessoas realmente pensam antes de escrever isto? Será que querem mesmo que o poder público viva dando dinheiro para construção de estádios e subsídios depois que estão prontos para estes elefantes brancos?

    Alguém já pensou em visitar a Arena do Jacaré agora que pararam as disputas por lá para ver o resultado de milhões de investimentos que poderiam ir para escolas? Alguém parou para ler o que está ocorrendo na Argentina, onde 40% da população está na “linha de pobreza”, e a populista no governo quebrando o país para dar dinheiro a clubes de futebol? Alguém sabe no Brasil que a província onde fica Barcelona não é a “inveja da Espanha” mas sim a “raiva da Espanha”, pois vivem recebendo subsídios pois senão ameaçam se separar do país?

    Países como o Brasil e Argentina não enfrentam furacões como o Sandy. Mas enfrentam a pequeneza da mente de governantes e da classe média. Com a bolha econômica, o sujeito hoje pode entrar em um avião e ir para Disney, o Louvre ou Wembley. Pena que veja isto, mas não as estradas, o cuidado com a coisa pública, e a infraestrutura de segurança e saúde para a população. Volta mais ignorante do que foi…

  • Luciana disse:

    O atlético poderá jogar no Mineirão desde que pague uma multa no valor de R$100mil/jogo à BWA.

    Isto está no contrato e foi discutido no programa Jogada de Classe que entrevistou o Bruno Balsimelli (presidente da BWA).

    http://jogadadeclasse.com.br/site/wp-content/uploads/2012/06/Bruno-Balsimelli-Segunda-Parte.mp3

    Aos 7 minutos…

    27/11/2005 Eterno.
    04/12/2011 Eterna Choradeira. 😥

  • marcelo disse:

    Outra coisa.
    Qualquer um que estuda ou trabalha com finanças sabe que as contas não são simples assim. O dinheiro vai para onde é mais rentável. Construir o estadio do zero hoje em dia é inviavel. O Gremio construiu na década de 60 e agora negociou a troca, é outra história.

    Neste ponto, a parceria do Galo com o América foi perfeita. É muito mais barato agora ampliar o indepa e colocar um museu e lojas do galo (pagando ao américa) do que fazer a loucura de construir um estádio do zero hoje em dia.

    Sobre ele achar ruim do pessoal dizer que joga no mineirao a hora que quiser, ele tem que entender que o mineirao é do estado, de todos nós, e nao do cruzeiro.
    abs

  • marcelo disse:

    Chico, tem que lembrar ao Henrique, que fez referencia “aos nossos clubes” que o Atletico agora tem estadio.

    O cruzeiro que ficou de fora.

    abs
    Marcelo

  • Empatar com o Vasco e Internacional, ganhar do Corinthians B e da “fortíssima” Portuguesa são considerados (sic) “… nos ótimos jogos recentes em Varginha”? Caro cara pálida, de quem eram os mandos desses “ótimos” jogos?
    – Pensamento pequeno e à altura do cube celeste! ashuahshuahusuausuahushuahusuahsa… os dramáticos e monotetas merecem… e como! hehehe…

  • thales rosa disse:

    O Henrique quer dizer que nosso papel é atrapalhar o atlético. O Cruzeiro detém 6 pontos em cima do atlético, nos jogos contra o Fluminense e contra o próprio atlético. Se chegar na rodada 36° contra o flu e o flu puder ser campeão se ganhar vocês tem duvidas do que vai acontecer? Vamos entregar o jogo e ainda dar a faixa para o flu antes mesmo do jogo. Ai seu time vai vir nervosinho na ultima rodada querendo tirar a diferença do 04/12/2011. Mas não vão tirar nada, nos últimos 5 anos vocês tremem diante do Cruzeiro, nos últimos 30 jogos o Cruzeiro ganhou 19 o atlético ganhou 4 e emparam 7…. Nesses 19 tivemos dois 5×0 e um eterno 6×1…… Precisa falar mais algo?

    O engraçado é q um ano +- bom serve para apagar toda a memoria do atleticano…

  • elio castro disse:

    Chico estao falando numa possivel venda do Bernar. Que tal o galo trazer o tardelli e o Robinho para libertadores? Claro que tem que renovar com o ronaldinho tambem né.

  • Rodrigo Assis disse:

    Pois é … ter estádio é pra poucos

  • Rodrigo disse:

    O meu clube, América Futebol Clube, tem estádio. Agora, tem outros aí que são completamente sem teto. Um não tem onde jogar e outro joga na nossa casa e tira onda de “dono”. Pobre duplinha fuleira, salve o COELHÃO, o único de BH com estádio próprio.

  • FAUSTÃO disse:

    O Galo na visão de um não-atleticano.

    Por Joelmir Beting

    “O melhor lance do Atlético não foi num jogo.
    Foi fora dele. Foi numa derrota.
    Minto, num empate de um time invicto, o supervice-campeão do BR-77.
    Não foi o melhor jogo ou jogada.
    Mas não teve nada mais atleticano que aquilo: depois da derrota nos
    pênaltis para o São Paulo, Mineirão e Brasileirão estupefatos pela
    queda sem derrota de um senhor time de bola, os jogadores baqueados e
    barreados pela chuva e pela lama se abraçaram no gramado e assim foram
    ao vestiário.
    Foi a primeira vez que vi a cena reverente que virou referência.
    Ninguém estava fazendo marketing (nem existia a tal palavra).
    Nenhum jogador estava jogando pra galera.
    Era fato.
    Time e torcida estavam juntos naquele abraço doído e doido.
    Como tantas vezes o atleticano esteve junto com o time. Qualquer time.
    Nada é mais atleticano que aquilo: um time que se comportou como o torcedor.
    Solidário na dor, irmão no gol.
    O atleticano é assim: tem a coragem do galo, mas não a crista.
    Luta e vibra com raça e amor. Mas não se acha o dono do terreiro.
    Sabe que precisa brigar contra quase tudo e contra quase todos. Até
    contra o vento, na célebre imagem de Roberto Drummond.
    Aquela que fala da camisa preta e branca pendurada num varal durante
    uma tempestade. Para o escritor atleticano, ou, melhor, para o
    atleticano escritor, o torcedor do Atlético sopraria e torceria contra
    o vento durante a tormenta.
    Não é metáfora. É meta de quem muitas vezes fica de fora da festa. Não
    porque quer. Mas porque não querem.
    Posso falar como jornalista há 17 anos e torcedor não-atleticano há
    41: não há grande equipe no país mais prejudicada pela arbitragem.
    Os exemplos são tantos e estão guardados nos olhos e no fígado.
    Não por acaso, o atleticano acaba perdendo alguns jogos e títulos
    ganhos porque acumulou nas veias as picadas do apito armado.
    Algumas vezes, é fato, faltou time. Ou só sobrou raça. Mas não faltou
    aquilo que sobra no Mineirão, no Independência, onde o Galo for jogar:
    torcida.
    Pode não ser a maior, pode não ser a melhor, pode até se perder e
    fazer perder por tamanha paixão, cobrando gols do camisa 9 como se
    todos fossem Reinaldo, pedindo técnica e armação no meio-campo como se
    todos fossem Cerezo, exigindo segurança e elegância da zaga como se
    todos fossem Luisinho.
    Mas não se pode cobrar ninguém por amar incondicionalmente.
    O atleticano não exige bola de todo o time. Não cobra inspiração de
    cada jogador. Quer apenas ver um atleticano transpirando em cada
    camisa, em cada posição, em cada jogada.
    Por isso pede para que o time lute.
    É o mínimo para quem dá o máximo na arquibancada.
    A maior vitória atleticana é essa. Mais que o primeiro Brasileirão, em
    1971, mais que o vice mais campeão da história do Brasil, em 1977.
    Os tantos títulos e troféus contam. Mas tamanha paixão, essa não se mede.
    Essa é desmedida. Essa é a essência atleticana.
    Essa é centenária.
    Essa é eterna.”

  • Rodrigo Marques disse:

    Sempre disse aqui. O mais difícil é o local e o Galo tem dois excelentes terrenos, vila olimpica e labareda, e que podem ser constrido um estádio para nosso time. É só procurar um parceiro, estilo do diamond. Não sei prque o Kaliu ainda não teve essa idéia.

  • Reinaldo disse:

    Em primeiro lugar tem que fazer time!!!!!!!!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    O ideal seria mesmo o Cruzeiro ter o seu próprio estádio. Porém, as coisas aqui em MG, estão mais ligadas à política e aos interesses pessoais, do que propriamente ao futebol.

    Ainda mais agora depois da reforma do Independência e do Mineirão. Aí que o Cruzeiro nunca terá um estádio mesmo. Esqueçam !

    Quanto ao Cruzeiro chegar aos 50 pontos nesse Brasileirão, me ajuda aí né Henrique ?? Se o time conseguir chegar aos 46, já será um grande feito, pelo ridículo plantel de jogadores que tem.

    E pra piorar a coisa, logo no meu café da manhã, leio no jornal que o Cruzeiro renovou o contrato daquela baba do Éwerton até Dezembro de 2014 !!! Pelo amor de de Deus !!!!!!!!!!!

    O time precisando de uma limpa total e essa Diretoria renova com esse jogador ??

    Essa Diretoria de tanto insistir, vai acabar conseguindo…

  • André Macedo disse:

    Meu palpite para os próximos 25 anos: Cruzeiro terá problemas para encher o Mineirão gigantesco e caro, enquanto que o Galo levará, cada vez mais, os jogos para o Independência, que deverá ser ampliado para 33 mil torcedores.

    Quando o contrato acabar, acredito que o time possa construir um estádio próprio. Será muito difícil rever o Galo tendo como sede o Mineirão, que estará absolutamente fora da realidade de preço e capacidade do país, já que a média de público de grandes times dificilmente passa de 30 mil.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TNVxTy_TNhg

    Entrevista do Dr. Jarbas na Web Radio Galo que explica muita coisa a respeito dos estádios, bem esclarecedor.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Pois é, mas o cruzeiro fez a parceria de 25 anos no Mineirão. O Galo fez de 10 no Independência, o término coincide com a devolução do Shopping Diamond, com essa grana o Galo faz a sua casa.