Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Momento de recomeçar e corrigir rumos

A partir dos 30 minutos do segundo tempo a torcida começou pedir a volta do Diego Tardelli. A falta de um finalizador como ele foi um dos fatores que pesaram para que o Galo não chegasse ao título deste ano. Isso ficou mais evidente nesta partida contra o Atlético-GO, onde Jô desperdiçou oportunidades que um jogador com a responsabilidade dele não pode falhar tanto.

 

Diferencial

Equipe que tem um armador de jogadas como o Ronaldinho Gaúcho precisa de um centroavante que aproveite as tantas chances criadas.

Nessas mexidas de virada de ano, além de um finalizador de melhor índice de aproveitamento o Atlético precisa melhorar o seu banco. As peças de reposição falharam no decorrer da disputa, quando o Cuca precisou acioná-las, especialmente quando três titulares ficavam de fora ao mesmo tempo.

 

Valeu pelo Élber

O Cruzeiro jogou contra um festivo Fluminense, mas o gol do Élber valeu o ingresso e gera uma expectativa positiva para ele e para o clube para 2013.

 

Recomeço

As esperanças se renovam para o América cujo treinador Vinícius Eutrópio, de 2013 já estreou no sábado contra o América de Natal. Mesma coisa que o Cruzeiro deveria ter feito há duas rodadas. Se o problema era multa rescisória, poderia ter colocado o Celso Roth para “trabalhar em separado”, até terminar o Campeonato e anunciado o futuro técnico.

Jogador que não é colocado para treinar fora do grupo principal.

 

Motivações

A conquista do Fluminense com três rodadas de antecedência diminuiu a motivação da reta de chegada do Brasileiro. A luta contra o rebaixamento é que interessa mais, já que a definição de todos os degolados deverá ocorrer somente na última rodada. A luta pelo vice-campeonato interessa pelo fato de dar vaga na fase de grupos da Libertadores, mas a garantia de fase preliminar já é um objetivo alcançado.

 

Efeito Tolima

A discussão em torno de fase de grupos e pré-Libertadores toma conta dos noticiários principalmente porque o Corinthians foi eliminado pelo inexpressivo Tolima em fevereiro do ano passado. Mas a competição é difícil do primeiro ao último jogo e qualquer time que consegue vaga para essa disputa tem de estar bem preparado, com qualidade e quantidade de jogadores do grupo.


» Comentar

Comentários:
31
  • tom vital disse:

    Faltou um goleado de ofício…Mas se não for possível a Libertadores direto,que dispute a Pré-Libertadores com garra.Mas é preciso reforços de peso,para disputar todas as competições em 2013.

  • Marcos Almeida disse:

    Começar o jogo em casa levando de 2×0 para um time pequeno e já rebaixado no Brasileirão e suar sangue para empatar foi a gota d’água. O Galo voltou a ganhar uma chance para ser campeão e se borrou de novo. A borração do Atlético dessa vez não foi em jogos decisivos contra grandes rivais e sim em duelos teoricamente desiguais contra adversários fracos e minúsculos. A culpa agora é do Fluminense sr Kalil?
    E por falar em Fluminense, que bicho mordeu o Cruzeiro ontem? O time celeste não temeu o campeão e jogou muito bem, a questionável defesa celeste estava ‘um brinco’ e o golaço do Elber valeu o ingresso. Se tivesse jogando assim o tempo todo o Cruzeiro estaria ao menos no G4.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caro Dudu GALOMAIO,

    A pré-LIBERTADORES vale e muito sim. Quem não gostaria de estar pelo menos lá né ??

    O que o povo tá criticando e alguns zoando, é quanto à expectativa que foi criada em torno da tal “Máquina 2012”, que, pra alguns apressados já era o Campeão antecipado, mas que agora ainda luta por uma vaga direta na fase de Grupos da LIBERTADORES.

    Mas é claro que uma simples vaga na pré-LIBERTADORES, vale e muito sim.

    Agora, deve tá sendo chato e frustrante, é pra quem só aceitava o Título.

    Abraços

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Esse Alisson que entrou ontem no time do Cruzeiro, eu já havia falado sobre ele aqui mesmo no Blog, em Janeiro deste ano, depois de ver alguns jogos do Cruzeiro pela Copa São Paulo de Juniores.

    Aí, os caras esperam o ano acabar, pra dar uma oportunidade pro garoto.

    Ele faz o estilo “baixinho bom de bola”, que, como já comentado aqui mesmo no Blog, parece estar em alta. Vide o próprio Bernard.

    Vamos ver então o que farão com esse garoto. Se darão uma sequência pra ele, ou se o colocarão pra “rodar e ganhar experiência”, como é típico lá no Cruzeiro.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    O melhor time de Minas caiu muito neste segundo turno. Jogos fracos e apáticos.
    Sobre essa conversinha da imprensa azul, acho engraçado: quando o rival azul entra na pré-Libertadores tá tudo bem, conseguiu a vaga e pronto. Quando o classificado é o Galo, pré-Libertadores é quase tão ruim quanto o rebaixamento para a série B. Menos, tumultuadores, menos…

    Se um time não passar na pré, é porque não tem time pra seguir mesmo. Nada deste exagero que vimos por aí…

  • Johnny disse:

    Barca do Galo: Serginho, Richarlisson, Escudero, Berola e Guilherme.

    Que venha mais um meia, pra fazer companhia ao R49 e pelos menos 2 bons atacantes.

  • luiz ibirité disse:

    Bom Dia, o cruzeiro de ontem tem a mesma cara do celso roth, a maioria dos jogadores muito individualista, ótima partida do elber, mas, marcelo o. tinga, charles (até que ontem foi bem) anselmo ramon ( já o defendi aqui) é notável a desunião, a falta de vontade de jogar pelo grupo, no geral ontem foi bem o time, só que o torcedor não é bobo, está cansado, este ano temos que repensar tudo,
    semana que vem começa a expectativa para o clássico, quem sabe um alento.

  • Márcio Luiz disse:

    O lado direito do time do Galo NÃO EXISTE. Essa ameba chamada Marcos Rocha deve ter um empresário muito forte pra poder ir parar na seleção brasileira que já teve, por exemplo, C. alberto Torres, Nelinho, Jorginho e Cafu nessa posição.

    Ô jogardorzinho fraco, sô.

  • audisio disse:

    Caro Chico.
    Não concordo com você quando disse que ficou evidenciado neste jogo contra o Atlético GO que o Jô perde muitos gols. Estava no Independência no dia da estreia do Jô contra o Bahia, e desde o primeiro dia não joga nada! Bernard não sabe finalizar. É um ótimo jogador, mas não é decisivo porque não sabe finalizar.
    Esses caras deveriam estar envergonhasdos de precisar de entre cinco e sete chances para fazerem um gol.

    Não gosto do Lélio Gustavo como comentarista, mas em dois pontos concordo inteiramente com ele: O Guilherme está sendo sacrificado jogado fora da sua posição. É um camisa dez e deveria ser reserva do Ronaldinho e não ponta direita. O Marcos Rocha é uma avenida e um dos grandes responsáveis pela derrocada do Galo. Para que ele possa jogar de ponta, toda ala direita do time está sendo adaptada e este esquema não tem dado certo! Os times descobriram isso e concentraram seus esforços no lado direito da defesa do Atlético onde esse cara não marca ninguém. Fica no mínimo a três metros de qualquer adversário.
    O Neto Berola é um injustiçado no Galo. Entrou sofreu um pênalti claro e tomou vaia da torcida que adora o Jô e o Marcos Rocha. Assim como a torcida adorava o Alcir, Edgar, Rafael Miranda e outros. Vai com certeza fazer sucesso em outro time, até os cruzeirenses admiram seu futebol.
    Neto só entra com o time perdendo na fogueira com a responsabilidade de resolver. Enquanto Guilherme e Jô tem presença garantida em todos os jogos, não fazem nada e depois a torcida vaia o Berola. Quando teve uma sequencia garantida foi um dos protagonistas do campeonato mineiro até a fratura por stress, no jogo contra o Goiás, resolveu contra o Botafogo e voltou para o banco. Porque não deram uma chance desde o início para o Paulo Henrique. Esse Jô nem na reserva merece ficar.
    Lélio Gustavo precisou de 36 rodadas para mencionar no microfone da Itatiaia na 36ª rodada dizer que está começando a concordar com o Afonso Alberto que o Jô está mais para Beque do que para atacante. Só demorou 35 rodadas para o “especialista” descobrir que o ovo não é redondo… Depois o pessoal chia quando falamos do nível intelectual na nossa imprensa esportiva! Acho bom ele voltar para o vôlei!

  • Adalton disse:

    Sugestões para contratações: Gabriel(BAHIA), Cicinho(P.Preta), Barcos, Wagner Love(muito melhor queTardeli), Emerson(Coritiba)., Arouca, Luiz Ricardo(Portuguesa), etc….muitos bons jogadores sem investir tanto.

  • Adalton disse:

    O problema do Atlético é crônico; há 40 anos que acompanho e os mesmos erros de sempre:não sabe disputar os campeonatos; ontem, foi ridículo, precisando vencer e toma dois gols no início da partida, aí fica difícil reverter. O mesmo aconteceu contra Santos, Coritiba, etc. Tem que jogar fechado(como o Corintians e Fluminense), com forte marcaçaõ no meio e sair rápido nos contra-ataques; não adianta, como fez no segundo tempo ontem, colocar uns 10 atacantes que não sabem fazer gols; Tardelli tb não vai resolver; o CAM precisa mudar , não pode ficar preso a passado.
    Incrível, o péssimo segundo turno…precisa analisar e rever o que deu errado, pra consertar pra próximas temporadas. Entretanto, houve coisas boas, precisa fazer mais umas 4 contratações de peso, e dispensar uns outros tantos que ja´tiveram muitas chances e não corresponderam. Está no caminho certo, mas depois da perdado título não podia ter caído tanto de produção. Agora é fazer um time mais forte e com muita marcação para passar pela eliminatória da Libertadores, porq

  • Junior Gam disse:

    O Segundo turno para o Galo está sendo vergonhoso.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico você tem razão, o Jô é um bom reserva, um centro-avante com um pouco mais de inteligência teria feito a festa com Ronaldinho. Esse negócio de pré-libertadores é o seguinte, se não passar por essas babas sul-americanas, não precisa nem entrar pra disputar a libertadores, o futebol de Argentina, Uruguai, Paraguai e México não pode meter medo em ninguém, a coisa é entre os times brasileiros mesmo. Então que o Kalil invista e leve Cuca para um banho de descarrego.

  • Vinicius disse:

    É impressionante como o Atlético tem dificuldades com times como Atlético Goianiense, Ponte Preta, Bahia, Goiás, como estes times dificultam a vida do Atlético é incrível. Quanto ao jogo, não dá para entender como o time entra dormindo em campo e com menos de 20 minutos toma dois gols do lanterna do campeonato já rebaixado. É incrível. Parece que entra todo mundo dormindo. Foi o que eu já disse da última vez aqui no blog, o time perdeu foco pode ser que não todos mas a maioria dos jogadores. Não tem mais o empenho. O que salva é o R49 que continua excepcional, falta de sorte nas cobranças de falta mas todas maravilhosas. Quanto ao ataque o que dizer? É impressionante a quantidade de gols que os atacantes do galo perdem. Será que eles treinam finalizações ou será que estão fazendo somente coletivo? Não dá para entender a quantidade de gols que todos os atacantes sem exceção perdem. Quando leio noticias dizendo que o Cuca quer manter o Guilherme e que ele está nos planos para 2013 é de chorar. Jogador sem nenhuma gana, vontade nem mesmo técnica para ser um pouquinho melhor que o fraco Danilinho ele consegue ter. O cara não aguenta nem mesmo chutar. Chega a ser ridículo. Mais um a de tantas vezes o Galo toma gol pela lateral do senhor Marcos Rocha. Façam um retrospecto e olhem quantos gols o Atlético tomou neste setor. Um time que joga com três atacantes não tem porque deixar o lateral subir tanto e o que é pior não voltar. Acho muito bom o Kalil dar um sacode nesta turma porque senão já to vendo tudo o que vai acontecer no clássico.

  • Thomaz disse:

    O Galo foi bem. Diferença ente pré-Libertadores e Libertadores não faz sentido se o time está preparado para a Libertadores. As deficiências do time são as que você apontou, embora eu tenha uma certa dúvida quanto ao Tardelli, pois ele fez uma boa temporada no Atlético, mas também fez uma má e pelo que sei não está em boa fase lá fora. Pela boa, é uma contratação interessante, mas o clube dever pesar o investimento, pois o time precisa mais do que de Tardelli para ser competitivo em uma Libertadores. Não só o Cuca, mas a maioria dos Atleticanos fizeram algumas apostas que não corresponderam no momento necessário e, para mim, a principal delas foi o Guilherme. Tinha convicção de que ele seria fundamental no brasileiro, mas, infelizmente, foi um jogador que destoou do resto do time. Agora, levando-se em conta as inúmeras circunstâncias que envolvem o campeonato brasileiro, o time do Galo correspondeu, mas ficou na conta do chá. Uma realidade que não apaga o fato de o Fluminense ter tido MUITA SORTE na fase crítica da competição. Times fora do eixo RJ-SP devem ter elencos superiores aos demais se desejam o título, preparados física e psicologicamente para o MUITO AZAR que tradicionalmente costumam ter em momentos-chave da competição.

  • Ricardo Lemos disse:

    Realmente o Tardelli seria um reforço excelente para a próxima temporada. No Galo ele aprendeu a fazer gol como poucos. Principalmente em anos ímpares (como ele mesmo diz).

    Não sendo possível contar com ele, quem sabe o Alecsandro (irmão do Richarlysson) atualmente no cruzmaltino carioca? Também é um finalizador eficiente, principalmente nos jogos importantes. Inclusive me chamou a atenção o fato de ele não ter comemorado o gol que fez contra o Galo. Será que já tem alguma coisa aí?

    Também vejo a necessidade de mais um meia de criação, que saiba jogar do lado direito do campo, para não sobrecarregar o R.G.

  • Alisson Sol disse:

    O pior é ter de aguentar declarações de Celso Roth como “”É difícil formar uma mentalidade vencedora em seis meses, tem que ter persistência. O Cruzeiro foi eliminado por times da Segunda Divisão na Copa do Brasil e no Mineiro e nós chegamos três dias antes do Brasileiro e somos cobrados para fazer milagre“. Deve achar mesmo que o Fluminense entrou em campo com toda a dedicação possível no jogo das faixas…

    Será que ele se lembra que o único título decente que ele tem na carreira foi uma Libertadores em que ele chegou na semi-final, só por birra da diretoria do Internacional com o Jorge Fossati (no Brasil, falam este negócio de “priorizar competição”, e aí quando o técnico o faz, demitem por resultados ruins na competição desprezada!). Ou ele vai dizer que formou uma mentalidade vencedora no Internacional em duas semanas? (depois no Mundial, deu no que deu)

    É um fanfarrão…

  • Diego Leandro disse:

    Chico, no caso do Galo, o erro não foi ter mandado o Andre para o santos não?
    Na minha opinião se ano passado ele fez gol com Berola de companheiro, imagina esse ano ele com Bernard e Ronaldinho nessa fase.

    o Jo seria um reserva para ele, pois é limitado, e limita o time a alçar bolas na area. com andre o time poderia ficar mais veloz e criativo, pois teria ate mais qualidade.

    Na minha opinião o Kallil jogou o titulo fora quando negociou o Andre!

    Abaços e Boa Noite

  • Bruno Silva disse:

    Que mais este tropeço sirva para acabar de vez com esta de Arbitragem. o Galo perdeu o campeonato pq o Flu tem um time melhor, e ponto.

    Jogos como o de hoje mostram pq não chegamos ao título. Enquanto o campeão qdo precisa do banco de reservas tem os bons Wagner e Rafael Sóbis, o Atlético tem que contar com Serginho, Neto Berola, Escudero e por aí vai…

    Qto ao Jô, sem comentários, para fazer um, perde pelo menos 5. Pode até compor o grupo, mas para ser titular de um time que pensa em ser campeão, não dá. É limitado demais. De qualquer forma, acredito em um time competitivo em 2013.

  • Maurício disse:

    Hoje a torcida alvinegra viu porque o Atlético perdeu o título do campeonato brasileiro. Não vi o jogo, mas pelo que ouvi na rádio foram muitas chances perdidas, sem falar nas bolas na trave. Tem que qualificar esse time para 2013 para não passar em branco nas competições. O Cruzeiro depois que se livrou do rebaixamento já poderia ter liberado o Celso Roth e anunciado o novo técnico, como disse o Chico; e uma obs: Se ele tinha um zagueiro a disposição (Victorino), porque continuou a utilizar o Leandro Guerreiro na zaga, sendo que ele é importante no meio? O Élber justificou os frequentes pedidos da torcida, tem muito potencial. Celso Roth não está saindo a toa, suas incoerências implicaram na sua permanência. O América se for bem trabalhado, chega a série A em 2014, mas não pode cometer os mesmos erros desse ano; basta planejar bem a temporada.

  • antonio carlos disse:

    o atletico fez um returno muito ruim, 22 pontos em l7 partidas, se fosse contar somente o returno estariamos brigando pra nao cai, acho que o time nao é ruim por isso. Mas precisa de três jogadores pra chegar e entrar no time. um volante que saiba sai para o jogo, mais um meia para ajudar o ronaldinho e um centroavante artilheiro. O jô mostrou que nao é centroavante para ser titular do galo. Alem disso tem que qualificar os reservas, pode dispensar muitos reservas e trazer outros melhores. nao devem ficar. Luis eduardo, triguinho, rick, serginho, escudeiro, berola, guilherme, juninho. contrata ums quatro reservas bons e sobre o restante da base.

  • Thales rosa disse:

    Sei nao viu mas acho que o atlético nao passa da pre libertadores nao.. Falta tradição… Os atleticanos vão me chamar de profeta e tals mas procurem ai oque falei lá no primeiro turno.a. Falei que o atlético nao seria campeão e que quando os times entrassem serio no segundo turno talvez nem libertadores…. .

  • Thales rosa disse:

    Chico o cruzeiro tem bonsnomes na ase da para mesclar experiência com a base. Até então eu nao colocava tinga na lista de dispensa mas depois do que vi hoje ele deve ser o oprimirão a sair. O cara perde todas as divididas e erra todos os passes. A diretoria ligou mesmo o F.. Para a torcida e vai manter o Roth áte o fim..

  • Vicente Paulo disse:

    É evidente a necessidade de um centroavante definidor no Atlético, tenho minhas dúvidas se no atual momento seria o Tardelli, sou fã dele, entretanto repatriar jogador é cada vez mais complicado, vejamos o caso do Weslei do Palmeiras que o próprio Atlético quase trouxe, se machucou e não conseguiu mostrar seu futebol esse ano, talvez ano que vem consigua por ser um bom jogador, Tardelli está jogando em país onde o futebol não é tão assim profissional, só acompanhar a entrevista dele dada ao globoesporte.com, trazer de volta seria muito bom, mas viria qual Tardelli o de 2009 ou desse ano que treina pouco e por isso até acostumar novamente com a quantidade de jogos do Brasil poderia estar em risco de uma lesão. A contratação de um artilheiro é para o primeiro semestre do ano que vem na Libertadores não da tempo de adaptações. Com o Palmeiras rebaixado, Barcos seria um excelente atacante para o Atlético na minha opinião, resta saber se o Palmeiras libera, talvez, possa incluir alguns jogadores de série B que o Atlético tem aqui, ex. Serginho, Neto Berola, Leonardo…Resolveria o problema dos dois times…kkk…Falando do jogo de hoje, como o Atlético está sem foco nesse campeonato, nesse segundo turno tá visivel, bobeou em não ultrapassar o Flu quando pode e agora tá fazendo o mesmo com o Grêmio é se preparar para a pré-libertadores infelizmente. Abraços

  • claudio disse:

    Caros colegas atleticanos se nao ganhou este ano com o R49jogando tudo e mais um pouquinho podem desistir que nao ganharao mais nada,agora vou reler os comentarios mais antigos porque rir e bom para a saude,uma boa semana a todos.

  • Eduardo BH disse:

    Para agradar a torcida , jô divulgou que vai pedir ao R49 ficar para 2013 no Galo.Atleticano tá calejado, não cai na conversa de pereba e enganador. Jô comprovou no Galo porque ele foi “execrado” no inter. “Seu jorge” é
    Muito ruim, mas bom reserva.

  • J.B.CRUZ disse:

    O tempo passa e a turma não aprende..Não se ganha jogo antes da hora..

    O MAIOR DAS AMÉRICAS deu um presente de grêgo para o flu..2 x 0 com direito a show do menino…

    o américa vai bem, obrigado..

  • Eduardo BH disse:

    O ” doping financeiro” faz bem . Como jogou bem o rebaixado time goiano. Mas uma lição pro kalil. Tem de enjetar animo nos adversarios do gremio. Se depender apenas dos desanimados atleticanos, o segundo lugar nao será conquistado. Jogador gosta de muito dinheiro para brilhar….

  • Emilio Figueiredo disse:

    Olho nesse jovem ALISSON. Bom jogador e das categorias de base do Cruzeiro…

  • Alexandre Luiz disse:

    Acho o Jô bom. Além disso, temos mais 2 jogadores que chegam pra finalizar um é o Bernard e o outro é o Guilherme. Olha, o Atlético vai ter que assumir o prejuízo na operação do Guilherme. Ele simplesmente não rende no Atlético. Será necessário um esquema exclusivo para ele jogar como 2º atacante? Acho melhor passar ele nos cobre.

  • Paulo Ipatinga disse:

    Que esta vitória não mascare o ano horrível do Cruzeiro. O time precisa de muitos nomes. Agora é vencer o Coxa e a Cocota para encerrar os trabalhos.
    04/12/11 Eterno…