Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Os clubes itinerantes pipocam país afora, e em Minas também!

Vejam essas notas da coluna do Fernando Rocha, no Diário do Aço de Ipatinga:

* “Na reunião do Conselho Arbitral da 1ª Divisão para definir questões relativas ao Campeonato Estadual/2013, um dos assuntos mais comentados entre os dirigentes, foi a troca de cidades-sedes por alguns clubes do interior. O Nacional, presidido por Amarildo Ribeiro, ex-vice-presidente do Ipatinga, está de malas prontas para deixar Nova Serrana e se transferir para Pouso Alegre no sul de Minas.

 

  • · Se o Ipatinga, que vai disputar a 2ª Divisão mineira e Série C nacional em 2013, for mesmo embora para Betim, o Ipatingão não ficará sem receber jogos. Além do Social, que deve jogar os “clássicos regionais” em que for o mandante, contra o próprio Ipatinga ou Betim Esporte Clube, além do Democrata de Valadares,m no gigante do Parque Ipanema, a Tombense, da cidade de Tombos na Zona da Mata, que vai disputar a 1ª Divisão estadual, sinalizou que pretende fazer seus jogos de maior expressão contra os times da capital, Atlético ou Cruzeiro e América, no Ipatingão.”

—————————————————————

Mostram um pouco a zona que está virando essa história de clubes itinerantes, como bem batizou o Emerson Romano, da Itatiaia.

Em São Paulo é Grêmio Prudente, Barueri ou qualquer cidade que tope abrir os cofres da prefeitura; ou Guaratinguetá alguma coisa.

Num belo dia, acaba e ninguém sente falta, muito pelo contrário. 

Quando a política local muda e o prefeito eleito não é da mesma linhagem, a tendência é o itinerante buscar outra freguesia. 

É o caso do Nacional de Nova Serrana, por exemplo. O Boa também ficou em situação delicada em Varginha e a cidade de Frutal é uma das opções, caso Varginha fique inviável.

Me disseram que Frutal tem um estádio com capacidade para 20 pessoas! Que beleza, hein!?

Quase todo dia sai em algum veículo de comunicação que o “itinerante tal deverá mandar seus jogos na Arena do Jacaré”.

Tomara que nenhum papo desses seja verdade, pois nenhum itinerante desses seria bem recebido em Sete Lagoas, assim como não é em nenhuma cidade que não tenha nenhum tipo de ligação com o time. Nem geográfica, nem de pessoas e por aí vai.

A realidade nua e crua é que todos os itinerantes pertencem a empresários e ou políticos que

têm interesses localizados, com data de validade determinada.


» Comentar

Comentários:
14
  • MARCOS ROBERTO MARTINS DA SILVA disse:

    Acho isso uma palhaçada de os clubes (na verdade os empresários) ficarem trocando de cidade, pois isso acaba com a paixão pelo clube local, transformando os que gostam de futebol em torcedores de sofá, do jeito que as grandes transmissoras querem.

  • Humberto disse:

    Boato é muito grande, mas neste domingo 02/12 haverá uma reunião na câmara de vereadores, para ouvir a população se é de interesse a vinda do BOA para Frutal. Vou falar de antemão, pois se depender da população o campeonato mineiro de 2013 será em Frutal. Quanto ao estádio com capacidade de 20 mil pessoas, precisa ser reformado, colocar ilunimação, bilheterias nos portões laterais e arrumar a entrada dos jogadores para o vestiários, 4,5 milhões já estão depositados. Existe ainda espaço para ampliação. Fato é que o triângulo é carente de futebol, mas tem uma posição geográfica e será cohecida no mundo devido ser a cidade das águas apoiada pela Unesco. Para quem não sabe Frutal já teve 2 times de futebol rivais que mexia com o sentimento da população Arsenal X Treze, inclusive participou da primeira divisão do campeonato mineiro de 1976. Motivo este que o BOA tem que vir para Frutal para ressurgir os belos momentos que a cidade já teve no passado e infraestrutura Frutal tem.

  • Pedro disse:

    Para conhecimento geral… Frutal tem um estádio que cumpre com as medidas oficiais, só está precisando de uma boa reforma; é uma cidade que está se desenvolvendo em grandes proporções, com bons padrinhos políticos, e que tem surpreendido. Pena que o BOA não vai para lá

  • jader disse:

    a noticia que o BOA ESPORTE CLUBE iria para Frutal e verdade estava tudo acertado mas Varginha cobriu a oferta e vai ficar em varginha , mas Frutal tem sim o campo de com esse porte um campo e medidas oficiais que poutos tem um campo municipal com esse ,ta precisando de reformas com certeza mas qual campo de brasil nao precisa mas seria algo muito interessante pois a cidade de frutal e bem localizada no tringulo mineiro , o boa fica em varginha mesmo

  • No rol dos “clubes itinerantes” também está incluso o time celeste? Afinal, nem brasileiro ele é… e está aqui radicado, emprestado, entranhado, enraizado…

  • Mauro (Cons. Lafaiete) disse:

    Caro Chico,

    Parei de ler seu blog por alguns motivos, o principal deles foi essa insistência em “bater” naqueles que mudam seus times de cidade. Questão de ponto de vista. Mas respeito sua opinião.

    No entanto, hoje voltei aqui e dei de cara com essa notícia sobre BOA e a cidade de Frutal.

    Caso você ainda não saiba, o BOA ESPORTE CLUBE assinou novo contrato com a Prefeitura de Varginha e continuará na cidade por, pelo menos, mais quatro anos, ok?

    Abraço e bom trabalho.

  • Daniel Carolino disse:

    Boa noite Chico! Como fundador da Torcida organizada Orkutigre da cidade de Ipatinga MG estou muito triste. È uma vergonha muito grande o que o Itair esta fazendo com a cidade e seu nome. Tinha que ter uma lei caso o nome do time fosse igual da cidade. Não podemos ficar dependendo de empresarios e politica para saber qual time torce.
    Imagina o Cruzeiro ou Atletico fosse embora para outro estado???
    Só porque a torcida é pequena nao estamos fazendo tanto barulho. É UMA VERGONHA!! ACABOU O FUTEBOL E SUA PAIXÃO.

    Abraçoo

  • Reinaldo disse:

    Estamos no Brasil, tudo pode!!!!!!!!!!

  • chico, deveria existir uma lei, que atrelasse o nome do time, no caso o ipatinga à cidade. Ex. poderia mudar os jogadores, uniformes tudo, para outra cidade, mas o ipatinga futebol clube continuaria na serie b do mineiro e na serie c do brasileiro. O Itair fundaria o betim e começaria do zero, outro assumiria o ipatinga.

  • Alisson Sol disse:

    Não estou entendendo este caipirismo. Quer dizer que empresas podem mudar de cidade. Pessoas podem mudar de cidade. Mas clubes de futebol tem de ficar presos?

    As empresas vão para o lugar que lhes oferece as melhores condições. As pessoas vão para o lugar que lhes oferece as melhores condições. Agora, no futebol, ficam cobrando “profissionalismo” e quando o clube toma uma atitude profissional é criticado?

    Quero ver é se alguém que fala isto e está, como os clubes brasileiros, mal conseguindo pagar as contas, vai ficar onde está caso tenha uma proposta para ir para outra cidade, com salário 5 vezes maior, bônus para mudança e despesas pagas. Depois a gente conversa…

  • Francisco Barbosa disse:

    Por isso o meu respeito pela Associação Atlética Caldense, cuja História se confunde com a História de Poços de Caldas.

    Entendo e compreendo que a mudança do Boa p/ Varginha é que em Ituiutaba não possui Estádio p/ disputa de série B.

    A cidade de Ipatinga devia apoiar o Ideal FC.

    Nova Serrana não reclamou quando o Fabriciano FC mudou de nome e se mandou p/ terra do calçado.

  • audisio disse:

    Mercenários do futebol.
    Como ficam agora os torcedores do Ipatinga que costuraram suas bandeiras, gritaram o nome do clube no Ipatingão.
    Deveria alterar o estatudo dos clubes permitindo que estes tivessem donos como na Europa! O problema é que na mão de um dono ele pode simplesmente fazer como o Itaí Machado fêz, desmancha o clube porque não é mais lucrativo e vai embora deixando os torcedores da cidade a ver navios e vai explorar outro mercado.
    Um modelo misto deveria ser assumido pela estado brasileiro mantendo as tradições esportivas da instituição, sua importantância comunitária mas ao mesmo tempo dando o tempêro profissional para que seja competitivo no mercado. Parodiando um modelo Keynesiano da econômia. É um saco ver esses mercenários do futebol pipocando e atrabalhando a vida dos clubes que realmente carregam a tradição secular e a paixão de milhões de torcedores. São verdadeiros currais de jogadores onde estes “donos” mudam de cidade como se muda de sala e comercializam jogadores transformando esses clubes de “aluguel” como fazendas produtoras de jogadores para comercializa-los no mercado local para os grandes clubes ou para o exterior.
    Chega desses malas!!!

  • Paulo Santos disse:

    Olá Chico,

    Mas o Itair Machado vai jogar em Sete Lagoas na “Arena do jacaré” pois Betim não tem estádio. Dá prá imaginar qual será o público médio dos jogos desta equipe lá na “Arena”?

  • Francisco de Assis lopes disse:

    Boa noite Xará. Onde posso encontrar esse novo livro do Eduardo Murta, “Os 10 Mais do Atlético Mineiro” para comprar. Um abraço. Obrigado. Chico Atleticano, Diamantina/MG

    – Diamantina