Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O tipo de gente que nos governa

Como foi durante do feriadão essa notícia foi pouco comentada pela mídia, mas mostra bem como são as “autoridades” brasileiras.

Em todos os Estados do país há governantes como este do Ceará:

* “Cid Gomes põe voos em risco na BA”

Governador do Ceará atravessa pista de pouso a pé e obriga avião a arremeter

O governador do Ceará, Cid Gomes, pôs o sistema de controle de voo no aeroporto de Salvador em polvorosa. Na última sexta-feira, ele atravessou a pé a pista, obrigando um avião da Avianca, procedente de Guarulhos, a arremeter. E o voo 1697 da Gol, que vinha de Recife, teve que abortar procedimento de pouso no aeroporto.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), às 13h17m, a aeronave que trazia Cid Gomes, um Cessna (prefixo PR-JAP) pousou no aeroporto da capital baiana. Sem esperar o taxiamento da aeronave e sua parada em local apropriado, Gomes e um outro ocupante abriram a porta e atravessaram a pista a pé, em direção à Base Aérea – onde estavam a presidente Dilma Rousseff e o governador da Bahia, Jaques Wagner.

O ocorrido levou a interdição da pista por cinco minutos por questões de segurança, até que o governador e o acompanhante fizessem a travessia. Diante do fato inusitado, do risco e do impacto operacional, a Anac abriu processo investigativo. O governador feriu as regras de segurança. Piloto e ocupantes de aeronaves só devem desembarcar após o taxiamento da aeronave e parada em local seguro. As autoridades do setor estão receosas de que o ato possa gerar precedentes. Elas destacam que a presença de um animal na pista obriga o seu fechamento para evitar acidentes.

O incidente foi notificado à Anac. A assessoria do governador foi procurada, mas não quis se manifestar. No dia 29 do mês passado, outro incidente foi registrado pela Infraero. Um avião da TAM, que fazia a rota de Aracaju para Guarulhos, fez uma rota diferente da autorizada pela Aeronáutica e ficou cinquenta minutos sem falar com o centro de controle de tráfego aéreo. O ato obrigou a Força Aérea a acionar caças para escoltar o avião, diante da suspeita de sequestro.

*  http://www.senado.gov.br/noticias/opiniaopublica/inc/senamidia/notSenamidia.asp?ud=20121114&datNoticia=20121114&codNoticia=777837&nomeOrgao=&nomeJornal=O+Globo&codOrgao=2729&tipPagina=1


» Comentar

Comentários:
2
  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Pôxa…

    Bem que poderiam ter avisado ao comandante do avião da Avianca, que aquele “animal” na pista, se tratava de um político e que ele poderia proceder com o pouso normalmente. Assim, ele faria um enorme bem pra população com a “varredura” que ele faria na pista…

  • Raws disse:

    Então deveriam prender o animal.