Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O interesse pelo Montillo e as circunstâncias que envolvem um possível negócio

No site Guerreiros dos Gramados mais um excelente texto da Viviane Rodrigues, do qual só discordo em um ponto: grandes jogadores interessam a muitos clubes sim, inclusive nesta reta final de brasileiro, porém, o mercado tem ciência das oportunidades de negócio. Um jornal do Rio chegou a garantir, ontem, que Ronaldinho Gaúcho tinha acertado com o Fluminense. Mesmo dia que o Atlético anunciou a renovação.

Bernard interessa a clubes europeus, e infelizmente, creio que vai embora. Mas, diferente de outros tempos, sairá por muito dinheiro e não por preço de banana, que o Atlético negociava em outros tempos, quando vivia na bacia das almas e administrado por quem pensava pequeno.

Além do mais que clube ou empresário do Brasil está  em condições de ao menos tentar tirar jogadores do Fluminense, Grêmio e São Paulo, que assim como o Atlético se prepara visando a Libertadores 2013? Grandes nomes do Fluminense e Grêmio, por exemplo, como Fred e Zé Roberto, na idade que estão e já tendo ficado ricos lá fora, seriam hoje boas oportunidades de negócios? O São Paulo já vendeu o Lucas; haveria mais algum destaque lá para o exterior? Pois no Brasil, ninguém teria condição de contratá-lo.

O presidente do Palmeiras disse que Barcos ficará em 2013, pois tem contrato. Foi peitado publicamente pelo próprio atacante que o desautorizou. Disse que quem sabe da vida dele é ele e mesmo tendo contrato não deverá ficar porque quer ficar na vitrine, por causa da seleção argentina. Que o Palmeiras disputará a Libertadores, porém, se não montar time, sairá na primeira fase e a Segunda Divisão brasileira não interessa como vitrine. Ou seja: a partir de agora os interessados no Barcos vão brotar de todo canto, do Brasil e do exterior.

Por outro lado, além da própria torcida do Cruzeiro estar dividida em relação ao Montillo, ele tem 28 anos de idade, quer fazer seu pé de meia e já foi uma luta segurá-lo no início deste ano. E o Brasil sabe que a Raposa não nada em dinheiro como em outros tempos.

Aberto este debate, vamos ao texto da Viviane, que é ótimo:

* “Reprise chata da novela Montillo”

Viviane Rodrigues

FICAMONTILLO

A novela recomeçou e os primeiros capítulos da reprise já cansam. Acho impressionante como um jogador que vem de duas temporadas irregulares e questionáveis desperta tanto interesse de muitos clubes. Parabéns Montillo, você ganhou o status de Super Craque, mesmo conquistando apenas o Campeonato Mineiro vestindo o manto celeste.

Não vejo o mesmo interesse dos clubes brasileiros em outros jogadores que se destacaram no Campeonato Brasileiro. E a lista desses é de respeito: Fred e Wellington Nem pelo campeão Fluminense; Bernard pelo terceiro colocado CAM e Barcos, o argentino que conseguiu se destacar na campanha pífia do rebaixado Palmeiras, são alguns atletas que, por enquanto, não têm propostas dos times brasileiros ou estrangeiros. Também não ouço especulações sobre os jogadores do provável vice-campeão Grêmio, nem do quarto colocado São Paulo. Por que?

Acredito que o principal neste momento é transparência por parte da diretoria do clube. Nenhum jogador é inegociável, mas time de futebol vive e constrói sua história com títulos e para conquistá-los é necessário ter bons jogadores, como Montillo. Outro ponto importante é saber se o jogador quer ficar em BH, caso contrário, o melhor é fazer dinheiro, mas sem reforçar adversários, né? Já que ele está tão valorizado, o que não falta no mercado é empresário bom para negociá-lo com clubes do exterior.

As opiniões dos torcedores celestes se dividem, alguns acham que o Cruzeiro não deve vendê-lo (me incluo nesta turma) se quer montar um time vencedor em 2013, quando terá de novo sua casa. Outros acham que nenhum jogador é insubstituível (e realmente não é) e que associada a boa proposta especulada à sua idade o argentino deveria ser negociado. Acho que são bons os argumentos da turma que aceita a venda, mas é bom lembrar que Alex, o Talento, saiu do clube em 2004 e a Raposa só conseguiu um outro meia para substituí-lo a altura com a chegada do Hermano em meados de 2010, e mesmo com Montillo há dois anos no clube lá se vão dez anos sem conquistas.

A venda ou manutenção do Montillo no clube indicará qual é o propósito dos dirigentes celestes: montar um time para vencer campeonatos ou contratar jogadores para apenas disputá-los. Acredito que esta decisão interferirá diretamente no apoio do torcedor em 2013, porque dois anos de sofrimento bastam. #FicaMontillo

* http://www.guerreirodosgramados.com.br/index.php/colunas-cruzeiro/guerreiras/5262-reprise-chata-da-novela-montillo


» Comentar

Comentários:
33
  • Dirceu Lençóis Paulista disse:

    Jogo de 1927? A súmula em aramáico e encontrada junto com os manuscritos do Mar Morto?

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Caro Ricardo Lemos,
    Faltou você mencionar o PICAXÚ, lateral-direito do papão da curuzú para resolver a lateral direita do cr9zeir2.
    Abraços

  • Ricardo Lemos disse:

    Prezado Jacinto Ribeiro, num passado não muito distante esta lista poderia ser vista realmente na Vila Olímpica. Mas agora, em tempos de Cidade do Galo, esta lista tem frequentado é a Enseada das Graças.

    Veja seus reforços (praticamente) anunciados até o momento: Egídio, Uelinton, Ananias. Isto porque o Pirão recusou proposta.

    Então não joga aquela lista fora não.

  • Jacinto Ribeiro disse:

    Caro Ricardo Lemos, esses jogadores são de timecos da segundona… Mande a lista para o Kalil… Acrescente o Meio Quilo, Márcio Mexirica e o Cambalhota.

  • Jacinto Ribeiro disse:

    O Kalil quando era diretor de futebol participava dessas negociações que foram feitas na bacia das almas ou ele terceirizava?

  • Felipe Castro disse:

    Uma coisa é certa : Esse tal de Clayton do Nova Vista não entende nada de futebol e fica o dia inteiro fazendo comentários. Amigo você precisa de trabalhar.
    Sds Celestes 4×1

  • ivan junior disse:

    Parabéns pela excelente tirada Audisio!

    Parabéns Cr9zeir2!
    27/11/1927 Eterno!!!!

  • Johnny disse:

    Troca o Montillo no Daniel carvalho + Luan. Resolve o problema do meio e do ataque celeste. Vamo Gilvan, confio em você!

  • Ricardo Lemos disse:

    Já que o Cruzeiro contratou o Diego Souza e está tentando empurrar o Montillo em alguém, segue uma lista de sugestões para o clube se reforçar ano que vem:
    – Daniel Carvalho (fora do Palmeiras);
    – Augusto Recife (vai ter que brigar com Palmeiras para tirá-lo do São Caetano);
    – Thiago Potiguar (Paysandu);
    – Radamés (Boa Esporte. Mulher dele é famosa, quem sabe não repete o sucesso do Roger Surfistinha?);
    – Tiago Azulão e Fernando Karanga (atacantes do Boa Esporte, substitutos para WP9 e AR11).

  • Reinaldo disse:

    Montillo falou que não jogaria no Galo, o time que tem um jogador 2 vezes o melhor do mundo, aceitaria esse perna de pau desse? Cerca eletrica da casa de pobre e caco de vidro… Bica elas Galo

  • Ricardo Lemos disse:

    Já que alguém tocou no assunto Paulo César de Oliveira, a sua escalação mostra como o Galo é fraco nos bastidores.

    Este safado cansou de roubar em clássicos já para o time celeste. Não sei se ele tem algum apego por ter nascido na cidade paulista de Cruzeiro, mas que sempre favorece os celestes no clássico isto é fato.

    Podem ir preparando mais uma expulsão para o Pierre em clássicos (acho que ele foi expulso em todos que disputou: recebe falta do Montillo e é expulso) e uma nova vitória daquelas para o Cruzeiro…

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caríssimo Antônio CATÃO Jr.,

    O Ronaldinho é craque sim. Mas o time do Atlético Mineiro em si neste ano era todo bom.

    É só vc se lembrar da passagem do próprio Ronaldinho pelo Flamengo. Quando a Diretoria de lá achou que ele só resolveria tudo e deu no que deu…

    Abraços e bom fim de semana !

  • Thomaz disse:

    Excelente? Não seria incoerente? Chama o jogador de irregular e não deseja que ele saia por uma boa grana? E ainda sobrou para o Atlético: “Bernard pelo terceiro colocado CAM e Barcos, o argentino que conseguiu se destacar na campanha pífia do rebaixado Palmeiras, são alguns atletas que, por enquanto, não têm propostas dos times brasileiros ou estrangeiros”(???).

  • claudio disse:

    Invicto ha cinco classicos Cruzeiro quer manter a hegemonia,mas com bmg6alo,escalando Paulo 6alo de Oliveira,vai ser dificil,cuidado GREMIO coma maracutaia.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Claytinho, meu grande amigo! Permita-me discordar de você desta vez, mas o R49 levou o time do GALO nas costas. Quando o cara é craque ele carrega os outros dez. Vide Maradona que ganhou sozinho a Copa de ’86.
    Saudações!

  • nelson chagas disse:

    por onde anda o inigualavel luiz otavio pena chico,como ele ainda trabalha se trabalha, aonde? como faço pra conseguir um cd com narrações dele com gols do galo.
    um abraço

    – são paulo sp

  • Emilio Figueiredo disse:

    Esse papo de Montillo ja deu… de novo não…

  • Emilio Figueiredo disse:

    Stefano Venuto Barbosa Mãe Diná da Silvassauro

  • audisio disse:

    Sou contra a venda imediata do Bernard.
    Mais do que o retorno técnico dentro dos gramados, existe um carisma especial com os grandes talentos jovens que influencia demais nos outros jovens e crianças.
    Foi o caso daquela jovem equipe do Cruzeiro de 65 seguido de Reinaldo e companhia que conseguiram angariar multidões de jovens torcedores e mais tarde do Ronaldo Fenômeno que trouxe uma leva de torcedores mirins para o Cruzeiro.
    Praticamente adolescente Bernard transpira sua juventude e cativa a mente de milhares de pré-adolescentes e crianças, dando sua contribuição neste sentido. O melhor caso hoje é do Neymar que consegue a simpatia de jovens torcedores de vários times, se tornando num fenômeno mercadológico, cujo retorno em termos de imagem corporativa já é capaz de ser medido e se transformar em recursos para o Santos.
    No caso de Ronaldinho, o retorno que o clube está recebendo é imenso, sua projeção internacional e acompanhada de suas atuações espetaculares e mais sua história provocaram uma transformação no Atlético levando-o para outro patamar no universo dos clubes de futebol. O Atlético está tendo uma oportunidade rara para o grande sucesso e é bom não desperdiçar!

  • Alisson Sol disse:

    Clayton, meu caro, vamos divergir neste caso.

    Time para ganhar campeonato tem de ter:
    – Uma diretoria de futebol que entenda dos meandros do futebol. Isto vai desde onde e quando se hospedar no local como visitante, até a hora de ir para o estádio, como treinar jogadores jovens para entrevistas, prepará-los para gerenciar dinheiro, como negociar com parceiros, etc.
    – Um técnico de futebol que entenda dos meandros do futebol. Isto vai desde saber contratar e demitir, até a saber estudar os adversários, saber montar o seu time, e fazer substituições durante a partida.

    Todo o resto é detalhe. Os jogadores vão ser contratados pela diretoria, e gerenciados pelo técnico. Toda diretoria de futebol no Brasil hoje sabe que até mesmo meninos de 14 anos que tem algum talento já tem empresário. Portanto, é ilusão este negócio de que um clube pode desagradar parceiros e empresários e mesmo assim vai contratar bem.

    Já o problema do Cruzeiro, desde a saída do Adílson, que acho que foi o último técnico mais para mais do que para menos no clube, é que os técnicos foram muito ruins. A maioria da torcida não entende de futebol. Lembra da enorme multidão que foi ao aeroporto receber Montillo? Não? Pois é: não houve. Lembra quem chegou junto com Montillo, por indicação do entendido “Cuca”, para disputar posição com Gilberto, Roger e Montillo: Jones Carioca (e antes que alguém pense que Cuca também indicou Montillo, lembrem-se que ele já estava contratado e esperando o Universidad de Chile sair da Libertadores).

    Para 2013, o Cruzeiro precisa demitir a atual diretoria de futebol. Já começou bem, não renovando com o técnico. Mas um outro jogador não faz a diferença.

  • J.B.CRUZ disse:

    Antigamente jogadores ficavam 5, 10 e até 15 anos no mesmo clube..Criava raízes,tornava-se ÍDOLOS é até HERÓIS…
    Hoje, basta o farfalhar de cédulas de DÓLAR,EUROS ou REAIS a mais do que recebe em seu clube e la vai o pseudo-craque para as hostes adversárias fazer raiva na gente….Boa sorte em outras PLAGAS MONTILLO….

  • audisio disse:

    No dia que Ronaldinho decide oficialmente ficar no Galo e o Atlético faz o anuncio, o Emmanuel Carneiro consegue “igualar” o feito com a contratação do Diego Souza e dar muito mais ênfase aos cambistas na Turma do Bate Bola do que na sensacional tacada do Kalil.
    Eita Emmanuel… Como o diz o Chico Maia: É duro!!

  • audisio disse:

    Se for verdade o que o jogador Ninão disse, não é de hoje que entram em negociatas…

  • audisio disse:

    Parabéns Cr9zeir2!
    27/11/1927 Eterno!!!!

  • audisio disse:

    Na semana que antecede o próximo superclássico mineiro, a maior goleada já registrada na história dos confrontos entre Atlético e Cruzeiro faz aniversário.

    Há exatos 85 anos, o Galo goleou o seu rival, então nomeado como Palestra Itália, por 9 a 2. Foi em 27 de novembro de 1927.

    O destaque alvinegro era o ataque, conhecido como “Trio Maldito”, composto por Jairo, Mário de Castro e Said.

    O jogador Ninão, do Cruzeiro, afirmou ao Estado de Minas, anos após a goleada, que os jogadores do clube celeste queriam evitar um novo título do América, por isso não se empenharam na partida. Uma vitória da Raposa daria a taça ao Coelho, recentemente coroado com o decampeonato.

    Atlético 9 x 2 Cruzeiro

    Atlético: Perigoso, Chiquinho, Brant, Franco, Ivo, Hugo, Getulinho, Said, Jairo, Mário de Castro e Getúlio

    Cruzeiro: Geraldo, Rizzo, Para-raio, Porfírio, Osti, Nininho, Piorra, Nani, Ninão, Bengala e Armandinho

    Gols: Said (3), Mário de Castro (2) e Jairo (3) e Getúlio; Ninão (2)

    Data: 27/11/1927 Eterno!!!!

    Árbitro: José Avelino
    Público: 4 mil
    Estádio: Campo do América
    Motivo: Campeonato da Cidade

    Resumo: Goleada de 9 x 2 o Galo nunca tomou!!!

  • luiz ibirité disse:

    vai dar pano pra manga, acho que deveria ficar pois o ano pode ser melhor, e visto que o calendário será castigante.

  • Dirceu Lençóis Paulista disse:

    Stefano, dizem que o BMG tem 40% do Montillo. 20% no momento da compra e mais 20% posteriormente. Seria verdade? Sim sim, dificilmente o Cruzeiro terá como segurá-lo em caso de proposta similar a do ano passado. Sds

  • Ricardo Lemos disse:

    Eu até entendo a postura da pessoa. Pelo time que torce, a conclusão que a gente chega é que é um desabafo de desespero.

    Nenhum jogador de destaque dos 4 grandes clubes brasileiros deste campeonato sofreu sequer especulação pelo fato de todos os demais clubes saberem que não teriam condições financeiras nem para começarem uma conversa.

    O Ronaldinho foi assediado porque o caso dele era só de salário, não tendo o clube interessado nele que indenizar o Galo. Mesmo caso seria o do Richarlysson.

    Os jogadores bons (e não mais que isto) de outros clubes, vão sim sofrer assédio porque o custo para tirá-los de lá é mais baixo. E os interessados somente visam completar seus grupos.

    A desesperada lá pode esperar mais notícias de assédio ao Montillo e talvez ao Fábio, que são os dois únicos bons jogadores do clube dela. E o caso do Montillo é ainda pior, pois o pessoal está tentando recuperar o investimento ou pelo menos diminuir o prejuízo, aí ele tem sido oferecido para todos os clubes (até para o Galo).

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Já ouviram aquela expressão que diz que no futebol, sete carregam quatro, mas quatro não carregam sete ?? Pois é, isso se aplica muito bem ao Cruzeiro…

    Tô vendo gente aí reclamando do Montillo, como se ele tivesse a obrigação de ter se destacado em 2011 e 2012, da mesma forma, ou até mais, como foi em sua chegada no segundo semestre de 2010 ( Lembram do time que o Cruzeiro ainda tinha nessa época ?? ).

    Alto lá !!! Que jogador consegue carregar um time praticamente inteiro nas costas ??

    Alguns reclamam que ele se tornou meio “barbantinho”, querendo conduzir a bola demais… Mas tocar pra quem ?? Tabelar com quem ??

    Estão fazendo com ele, mais ou menos o que fizeram com o Celso Roth, debitando na conta dele o fiasco que foi o Cruzeiro esse ano.

    Agora o engraçado, é que quase não vejo revolta, reclamação e clamor pela saída de jogadores como: Charles, Sandro Silva, Léo, Victorino, Éwerton, Fabinho, Mateus, Rafael Donato, Marcelo Oliveira, William Magrão, Wellington Paulista, Souza, Diego Renan… ( Jogadores que nenhum Clube de Série A quer ter em seu elenco, mas que aqui nem são importunados pela Torcida ).

    Os times de ponta do Brasil estão querendo o Montillo, mas pra alguns próprios Cruzeirenses, o cara não vale nada…

    Se o jogador é 60% do Cruzeiro, 40% do BMG e tem contrato até 2015 com o Clube, o Cruzeiro deveria fazer como fez ano passado, já que todos o querem, é 15 milhões de euros e zefiní ! Quer, então paga !

    Se o BMG continuar fazendo beicinho, é problema dele. Isso é o risco do negócio que ninguém melhor que um banqueiro pra saber. Ou então que o Cruzeiro arrume outro investidor que compre os 40% do BMG. O que não poderia de forma alguma, é abrir mão do jogador mais disputado pelo futebol Brasileiro atualmente, só porque o BMG quer. Quando o BMG investiu, ele sabia da margem de risco.

    Mas bom, essa seria a minha opinião né ?? O que a Diretoria vai mesmo fazer, é pegar uma parte em dinheiro e a outra parte com alguns jogadores do São Paulo, cujo salários somados devem dar bem mais do que o Montillo recebe, mas que o retorno em campo, estará bem aquém das expectativas…

    A desculpa de um tempo pra cá, era que o Cruzeiro não tinha “casa” pra jogar, estava tendo prejuízos, blá…blá…blá… Então, será que essa Diretoria acha que, o simples retorno ao Mineirão, vai fazer com que cabeça-de-bagre se transforme dourado da noite pro dia ??

    Dr. Gilvan, a Torcida Cruzeirense vai ter que esperar até quando, pro senhor honrar sua palavra e cumprir o que prometeu em campanha, que era montar um “grande time” ??

  • A autora da matéria está desinformada, talvez por conivência, pois, a mídia brasileira toda sabe que o Bernard interessa à clubes europeus, entre eles o Chelsea, a verdadeira e única “máquina azul”! Talvez nenhum clube brasileiro tem cacife suficiente prá tirar a revelação do brasileirão 2012 do Galo.

    – No tocante à Montillo, sim, é um “bom” atleta, mas não tem nada de excepcional, pois, quando é bem marcado sequer vê a cor da bola, e jogador diferenciado sempre acha uma oportunidade para se destacar numa partida, especialmente clássicos!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Vou me ater ao último parágrafo do belo texto da Viviane:

    “A venda ou manutenção do Montillo no clube indicará qual é o propósito dos dirigentes celestes: montar um time para vencer campeonatos ou contratar jogadores para apenas disputá-los. Acredito que esta decisão interferirá diretamente no apoio do torcedor em 2013, porque dois anos de sofrimento bastam. #FicaMontillo”

    Também acho que agora veremos qual é a dessa Diretoria…

    Eu também sou um dos que gostariam que o Montillo ficasse. Mas infelizmente serei mais um a lamentar. Pois já está decidido lá internamente que o Montillo será negociado agora. Domingo é seu último jogo com a camisa do Cruzeiro.

    O que eu só quero ver, é se vão saber aproveitar que tá todo mundo querendo e saber vender bem, ou se simplesmente vão trocar qualidade por quantidade pra continuar só figurando no Brasileirão…

  • Warley Aguiar disse:

    Olá, realmente as ponderações do Chico, faz muito sentido os clubes que estão hoje nas primeiras colocações são dificéis de tirar um grande jogador, já times que não tem caixa sufuciente geralmente são onde todos os outros atacam, mas vejo que se o Cruzeiro não vender o Montillo que não acho um craque sim um bom jogador(acima da média), porque craque argentino joga em grandes clubes europeus essa é a verdade.estará pedendo um grande oportunidade como diz a moça do texto tem 2 anos que fez algumas boas partidas e lembro que o Atlético em 2 ocasiões deixou de vender e teve um érda imensa, (Guilherme e Reinaldo pagodeiro). Então diante de uma proposta de pegar uma grana e alguns jogadores seria interessante e o cruzeiro já fez isso e deu certo.
    Abraço,

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Esse negócio do Montillo é o seguinte, o BMG esteve presente quando o cruzeiro precisou, investiu no Montillo e ficou com 20% dos direitos do jogador, agora o cruzeiro fica dificultando a negociação, principalmente para fazer média com a torcida, porque nem unanimidade o cara é mais. Isso afasta os investidores, porque eles querem lealdade, daqui a pouco eles somem do cruzeiro e o time fica às moscas e Gilvan morre abraçado com o Montillo, que já deu mostras de não estar feliz aqui, porque tem pouco tempo de carreira pra ganhar dinheiro.