Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Omissão e incompetência fazem Minas perder novamente

O leitor Magno Marcilio enviou um texto muito interessante que vale a pena ser lido, e na sequência, publico reportagem do Uol, de hoje, que mostra o resultado dessa lamentável história dos royalties do petróleo.

Antes, importante frisar: nada contra o Rio de Janeiro e demais estados em questão, mas tudo contra a omissão dos políticos mineiros que deixam os fatos ocorrerem sem dar um pio sequer.

* “Chico não tem nada haver com futebol ,mais achei muito bem escrito nos mineiros temos que espalhar pra todo mundo ler.”

Resposta de um mineiro ao pedido de cariocas no “veta Dilma” sobre os royalties do petróleo

Minas Gerais carregou o Brasil e a Europa nas costas durante 150 anos, nos ciclos do ouro e diamante! Ficaram para os mineiros os buracos e a degradação ambiental! Depois veio o ciclo do minério de ferro, até hoje principal item da pauta de exportações brasileiras, que rendeu ao Rio de Janeiro uma das maiores indústrias siderúrgicas do Brasil, a CSN, e a sede da VALE.

Curioso é que o Rio de Janeiro não produz um único grama de minério de ferro, mas recebeu a siderúrgica rendendo impostos e gerando empregos e a sede da mineradora recebendo royalties de exploração de minério. Mais uma vez Minas Gerais carregando o Brasil nas costas e, de vinte anos para cá, ajudada pelo Pará em razão das reservas de minério de ferro descobertas nesse Estado. Outra vez ficam para os mineiros e paraenses os buracos e a devastação ambiental. Isso sem falar da
água; quem estudou geografia sabe que Minas Gerais é a “caixa d’água do Brasil”, aqui nascem praticamente todos os rios responsáveis pela geração de energia hidráulica e, embora a usina de FURNAS seja em MG, a sede é no Rio.

Me causa estranheza essa posição de alguns cariocas/fluminenses, pois toda riqueza do subsolo, inclusive marítimo, pertence a UNIÃO. Ao contrário do ouro, do diamante e do minério de ferro que estão sob o território mineiro, as jazidas do pré-sal estão a 400 quilômetros do litoral do Rio do Janeiro e nenhum Estado Brasileiro, inclusive o RJ, tem recursos aplicados na pesquisa, exploração e refino de petróleo, pois todo dinheiro é da UNIÃO que é a principal acionista da PETROBRAS. Acho piada de mau gosto quando esses políticos fluminenses falam em “Estados produtores de petróleo” sabendo dessas características da exploração do petróleo e dos eternos benefícios que o RJ recebe, tais como jogos Pan-Americanos, Olimpíadas, etc. Acho um absurdo ver crianças de outras regiões mais pobres do Brasil estudando em salas de aula sem luz, sentadas duas ou três numa mesma cadeira, quando há cadeira, enquanto que a prefeitura de Macaé/RJ gasta, torra, esbanja, joga fora dinheiro pintando de cores berrantes passeios públicos!

Proponho que todos os brasileiros dos outros Estados façam o protesto VOTA DILMA e mandem e-mails para seus deputados e senadores para acompanhar de perto essa questão do pré-sal.

É como disse certa vez um compositor, cujo nome me esqueci,” o Rio de Janeiro é um Estado de frente para o mar e de costas para o Brasil”.

Sérgio Cabral, vá te catar! VOTA DILMA. Se você concordou: espalhe essa mensagem.”

—————————–

Notícia do Uol:

100% dos royalties das novas concessões do petróleo vão para a educação, diz Mercadante”.

Ao anunciar a nova divisão dos royalties do petróleo nesta sexta-feira (30), o ministro Aloizio Mercadante (Educação) afirmou que a presidente Dilma Rousseff editou uma medida provisória que garante a destinação dos recursos dos royalties de novas áreas de petróleo no país para a educação.

“Todos os royalties, a partir das futuras concessões, irão para a educação. Isso envolve todas as prefeituras do Brasil, os Estados e a União, porque só a educação vai fazer o Brasil ser uma nação efetivamente desenvolvida”, disse o ministro. “100% dos royalties futuros irão para a educação, e 50% de todo o rendimento do fundo social irá para a educação.”

Hoje era o último dia do prazo para Dilma sancionar o projeto de lei que trata da distribuição dos royalties. Em entrevista coletiva, ministros anunciaram que a presidente vetou o artigo que muda as regras de distribuição referentes a campos já explorados.

O que são royalties?

São um valor cobrado pelo proprietário de uma patente ou, ainda, por uma pessoa ou empresa que detém o direito exclusivo sobre determinado produto ou serviço.

No caso do petróleo, os royalties são cobrados das concessionárias que o exploram, e o valor arrecadado fica com o poder público.

Hoje era o último dia do prazo para Dilma sancionar o projeto de lei que trata da distribuição dos royalties. Em entrevista coletiva, ministros anunciaram que a presidente vetou o artigo que muda as regras de distribuição referentes a campos já explorados.

Como fica a divisão dos royalties nos campos já explorados

União 30%
Estados produtores 26,25%
Municípios produtores 26,25%
Municípios afetados pela exploração 8,75%
Estados e municípios não produtores 8,75%

* http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/11/30/100-dos-royalties-das-novas-concessoes-do-petroleo-vao-para-a-educacao-diz-mercadante.htm


» Comentar

Comentários:
23
  • vera azevedo disse:

    3 erros numa só frase?

  • vera azevedo disse:

    * “Chico não tem nada HAVER com futebol, MAIS achei muito bem escrito NOSmineiros temos que espalhar pra todo mundo ler.”

  • Eduardo disse:

    Pablo, vou te arrumar um teclado com “ponto final” e “vírgula”.
    Esses royalties estão dando briga demais. Os cariocas, se deixar, chamam a costa da África de Rio. Tem que passar uma faixa zebrada lá pra delimitar Rio de Brasil.
    Pega isso e manda tudo, tuuudo pra educação. Daqui uns 20 anos veremos os reflexos disto.
    Temos que preocupar também com os títulos podres que os lindões do senado estão deixando entrar no mercado brasileiro. Isso sim é motivo para preocupar bastante.
    Maas, se não passar na globo, ninguém se interessa.

  • Stela disse:

    Vamos dar os créditos? O texto que inicia esta reportagem foi publicado pelo Jornal “O Estado de São Paulo”,hj, domingo.Foi muito bem escrito pela leitora:

    Débora Diniz RESPOSTA DE UM MINEIRO AO PEDIDO DE CARIOCAS NO “VETA DILMA” SOBRE OS ROYALTIES DO PETRÓLEO. E o Aécio,hein? Não sabia dessa mudança de ares, deem a resposta nas urnas.

  • paulo disse:

    minas tem(e muito) minério de ferro…..por que não brigar pelos royalties do minério,ao invés de ficar choramingando e esperando migalhas de royalties do petróleo que RJ e ES vão produzir????

  • bessas13 disse:

    É o começo do fim desse partido afeito a corrupções.

    Não aprenderam ainda não PTralhas??? BH já vem dando respostas nas urnas nas duas ultimas eleições. 2014 está aí e o 2º maior colégio eleitoral do país dará a reposta.

    Ps; Ainda tem ampliação da fábrica Fiat em PE, anel rodoviário de BH que não sai Verba Federal nunca,o metrô que tem 20 anos que não amplia sequer 50 cm. Como dizem- “E por aí vai…”

  • Eduardo BH disse:

    No senado somos representados por aecio e perrela. Isto explica muito a perda de espaço no cenario brasileiro . Oh minas gerais…

  • celso gomes disse:

    Bem lembrado caro Raws, sem mais!!!!!!

  • Marcos 2012 disse:

    É por essas e outras que Minas não anda para frente e sim para trás.
    Os políticos mineiros não pensam mais nos interessam no seu povo e si nos seus próprios interesses.
    Não demora muito para que Minas Gerais não fique apenas atrás do Rio e de São Paulo em PIB e infraestrutura. Caso ainda sofra com o descaso dos seus representantes o estado de MG será passado fácil pra trás pelo R.G. do Sul, pelo Paraná, por Santa Catarina, por Goiás e até mesmo pelos estados do Nordeste.
    Acorda Minas!

  • Raws disse:

    Aproveitando o texto eu quero relembrar uma frase lida em Brasília, e que eu achei de extrema criatividade e que deveria ser estampada nas camisas de todos nós brasileiros:
    Agora vou votar é nas P…, pois cansei de votar nos filhos…

  • Carlos da Mata disse:

    O que dizer de um Estado onde o seu mais ilustre representante na Politica, o Senador Aecio Neves, vive muito mais nas noites Cariocas do que Mineira.

  • Ivison Torres disse:

    Tudo que é produzido nos estados, o ICMS e recolhido na fonte, porem, na constituinte de 88, o entao ex-deputado federal Jose Serra de SP (ele mesmo, que perdeu as eleicoes de 2010 e de 2012), conseguiu que o ICMS do petroleo fosse recolhido no destino e nao na fonte, para beneficiar São Paulo, ou seja, os royalties foram criados como uma compensação pela perda do ICMS (o RJ perde 8 BI por ano) e tambem pelos encargos ambientais.
    .
    7 dos 11 minitros do STF ja falaram que todo e qualquer divisão dos royalties e inconstituicional .
    .
    O Rio de Janeiro envia todo ano, R$ 120 BI para o governo federal em impostos federais e em troca recebe do governo federal somente R$ 14 BI (incluindo os royalties), ou seja , o seu estado é mantido com o dinheiro que vem do RJ, isso e um grande disparate (na verdade, dos 27 estados brasileiros, apenas 9 e que sustentam o Brasil, procure a respeito no site do MRSP, Movimento Republica de São Paulo)
    .
    Acredito que isso nao avance muito, afinal, o Rio de Janeiro e o terceiro maior colegial eleitoral do pais e isso e muito importante pro PT, ja que os 2 maiores colegios eleitorais do pais (SP e MG) sao governados pelo PSDB.
    .
    Resumo da historia, estamos vendo uma união bem estranha entre os coroneis nordestinos com ze povinho do sul do Brasil (que são super racistas, preconceituosos, acham que são os europeus do hemisferio sul e consideram os nordestinos como lixo) tentando fazer populismo com o chapeu alheio. E tudo isso apoiado pelo PT

  • Píndaro disse:

    Ah! Em tempo, há pouco tempo o Rio queria exportar lixo químico e presidiários para o Norte de Minas…Mandaram o Fernandinho beira mar pra outros Estados – Devolveram o Ronald Biggs para a Inglaterra… Obrigado cariocada!

  • Píndaro disse:

    Quando começou esta polêmica pensei nisso e fiquei indignado, mas não escrevi, por que no Brasil tudo fica do mesmo jeito e vai permanecer assim. O Rio é o Estado mais corrupto do Brasil e eles brigam por “verbas”. As maiores obras, a maior parte do orçamento, os maiores eventos, vão para lá. Nem parece que é Brasília a nossa capital!
    Quanto a Minas, nosso maior político, que a imprensa mineira não se cansa de babar em seus ovos, mora no Rio de Janeiro. E gosta de tudo que se produz lá…

  • Aldemario Filho disse:

    O pior é que o famoso senador presidenciável votado por Minas é carioca de coração. Não temos políticos que gostem de verdade do estado.

  • Marcelo disse:

    Marcelo olivera anunciado,
    Cruzeiro vai disputar quarto terceiro lugar do mineiro c vila nova, kkkk

  • ALISON NOGUEIRA disse:

    Nossos representantes em Brasília são a cara do eleitor mineiro que votou em Marcio Lacerda, parece piada de mal gosto!

  • Frederico Dantas disse:

    O Rio de Janeiro herdou dos portugueses a filosofia de que o interior sustenta a capital assim como a colônia mantinha a metrópole.

    Já se vão mais de 50 anos que o Rio não é mais a capital do país, mas não perderam, até hoje, o sentimento que o país deve trabalhar para que o Rio de Janeiro continue lindo.

    Historicamente, como bem destacado no texto, nós, mineiros, sempre fomos provedores, nunca providos.

    E não se trata de bairrismo e, sim, de história. O Planalto ainda fica na rua do Catete.

  • J.B.CRUZ disse:

    Quem diria, hein! MINAS GERAIS que já comandou a política brasileira por décadas e décadas, hoje não é mais do que um arremêdo de seus direitos e suas riquezas..Senadores e deputados federais medrosos que se curvam diante de um governo central totalmente ineficiente..

  • FELIPE CASTRO disse:

    Uma coisa é certa : Esse tal de Clayton do Nova Vista não entende nada de futebol e fica o dia inteiro fazendo comentários. Amigo você precisa de trabalhar.
    Sds Celestes 4×1

  • pablo ricardo alencar rosa disse:

    caro chico maia pergunto e peço que por favor tente me esclarecer se puder por que sera que o cristovao ex tecnico do vasco que fez um belissimo trabalho no time carioca nao e cogitado para ser tecnico do cruzeiro nao o conheço mas parece um cara serio trabalhador educado e competente nao seria um bom nome e por tudo que fez no vasco cogitado ate por outros times grandes do brasil mas nao veijo o nome dele falado por niguem nao quero acreditar mas sera que existe um rascismo em que um negro nao pode comandar um time brasileiro espero que seja so fantazia da minha cabeça mas assim como ele andrade foi campeao brasileiro pelo flamengo e nunca mais trabalhou se puder me passar outa visao agradeço um abraço seu fa pablo

    – bh

  • tom vital disse:

    Vamos vetar a Dilma na próxima eleição…

  • tom vital disse:

    Não temos mais a representatividade politica de outros tempos.Nossos políticos são fracos.Minas já não é mais a mesma.O que resta a nós mineiros é a luta pelo aumento dos royalties sobre a exploração mineral,que hoje é muito baixo.