Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A apresentação de Marcelo Oliveira pelo Cruzeiro

Do Globoesporte.com?

* “Rejeitado por parte da torcida, Oliveira chega com ‘gana’ ao Cruzeiro”

Ex-jogador e técnico do maior rival é apresentado como novo comandante

marcelooliveira--marcoantonioastoni-gcomGilvan de Pinho Tavares apresenta Marcelo Oliveira (Foto: Marco Antônio Astoni/Globoesporte.com)

Marcelo Oliveira foi, enfim, anunciado como técnico do Cruzeiro para a temporada 2013. Ex-jogador e treinador do maior rival, o Atlético-MG, o novo comandante terá de superar a rejeição de grande parte da torcida, que chegou a se manifestar contra a contratação do treinador. Ele assume a equipe celeste após a saída de Celso Roth.

 

Desde o início de novembro, quando a saída de Celso Roth já era tida como irreversível, o nome do mineiro passou a ser badalado. O próprio presidente celeste, Gilvan de Pinho Tavares, revelou que o ex-treinador do Vasco e do Coritiba era a primeira opção.

– Cumpri aquela promessa que havia feito. Marcelo Oliveira já havia sido contratado. Nossa imprensa havia divulgado que nosso diretor de futebol e nosso vice-presidente viram o Marcelo almoçando no Rio de Janeiro. Era verdade. Era um sonho nosso. Não podíamos deixar de procurar outros nomes também. O Marcelo é um treinador que gosta de jogar com toque de bola, velocidade, características de todos os grandes times do Cruzeiro. Ele mesmo achou melhor acertar depois que a coisa tivesse definida. Marcamos com o Marcelo hoje, ele veio, está decidido. 

Oliveira disse estar muito feliz com o novo clube.

– Quero manifestar minha felicidade e honra em ser apresentado como técnico do Cruzeiro. Houve, no ano passado, uma sondagem, mas, por questão ética, fiquei no Coritiba. Mas agora posso fazer um grande trabalho aqui. Me estimula trabalhar em um grande clube. Quando saí de Minas há quatro anos, saí para me preparar para trabalhar em grandes clubes. O Cruzeiro tem tradição, conqusitas, estrutura, torcida numerosa, exigente também. Chego com muita gana para fazer muito trabalho conjunto, com a diretoria, a comissão e os jogadores.

O treinador quer deixar para trás o passado relacionado ao Atlético-MG. Agora no Cruzeiro, acredita ter condições de conquistar a confiança da torcida com a força do trabalho. Marcelo prometeu muita dedicação ao novo clube.

– Isso já é um caso superado. Achei que já tinha sido formada a ideia do profissional, que batalhou para construir seu nome. Não estou preocupado com isso. Sou um profissional sério. Vou vestir essa camisa com muita honra.

Marcelo Oliveira também falou sobre o desafio de comandar o Cruzeiro, que vem de duas temporadas de maus resultados.

– Estou bastante feliz, honrado e orgulhoso. Sei que vou ter que trabalhar muito. Não tem outro caminho, senão os resultados. Para mim, é uma combinação de desafio e oportunidade. Poucos têm a oportunidade de trabalhar em grandes clubes, de títulos e tradição.

O novo comandante chega ao Cruzeiro com três pessoas de confiança na comissão técnica: Tico, auxiliar técnico, Juvenílson de Souza, preparador físico, e Ageu, segundo auxiliar, para ver jogos do adversário e observar as categorias de base.  

Ex-Vasco e Coritiba

Marcelo Oliveira foi técnico do Vasco por menos de dois meses. Comandou a equipe em dez partidas, com duas vitórias, dois empates e seis derrotas. Saiu do clube após uma derrota elástica em casa: 3 a 0 para o Sport. As seis derrotas consecutivas no Brasileiro igualaram o número de 2008, ano do rebaixamento. O recorde do Vasco na história da competição é de 1995, quando acumulou sete derrotas seguidas.

Antes, treinou o Coritiba, onde ficou um ano e nove meses e conseguiu boas marcas. Participou do reerguimento do clube, após a queda para a Segunda Divisão, em 2009. O técnico assumiu o clube em janeiro de 2011 e conquistou o bicampeonato paranaense, por duas vezes foi vice-campeão da Copa do Brasil e participou da sequência de 24 vitórias seguidas. Na passagem pelo Alto da Glória, Marcelo conquistou 74 vitórias, 25 empates e 32 derrotas, com um aproveitamento de 62,84%.

* http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2012/12/rejeitado-marcelo-oliveira-chega-com-missao-de-reerguer-o-cruzeiro.html

——————————————–

A Ficha, extraida do site do Cruzeiro:

MARCELO OLIVEIRA
Técnico
Nome: Marcelo de Oliveira Santos
Nascimento: 04/03/1955 (Pedro Leopoldo-MG)
Clubes como jogador: Atlético-MG (1969 a 1971); Botafogo (1971); Atlético-MG (1972 a 1979); Botafogo (1979 a 1982); Nacional-URU (1982 a 1983); Atlético-MG (1983); Desportiva-ES (1984); América-MG (1985)
Clubes como treinador: equipes de base do Atlético-MG (2002 a 2006); CRB (2007); Atlético-MG (2008 e 2008); Ipatinga (2009); Paraná (2010); Coritiba (2011 e 2012); Vasco (2012); Cruzeiro (desde dez/2012)
Principais títulos como jogador: Campeonato Mineiro 1976, 1978, 1979 e 1983 (Atlético-MG); Campeonato Capixaba 1984 (Desportiva-ES)
Principais títulos como treinador: Campeonato Mineiro Módulo II 2009 (Ipatinga); Campeonato Paranaense 2011 e 2012 (Coritiba)

* http://www.cruzeiro.com.br/index.php?section=conteudo&id=1832


» Comentar

Comentários:
27
  • Quem não sabe perder, poderá não aprender à vencer… vide comentários que colocam em dúvida a atual superação e vitória alvinegra!

  • Ricardo Lemos disse:

    Prezado Márcio Luiz, o Marcelo teve boa passagem sim na base do Galo. Dos jogadores que você citou, Renan Oliveira não foi treinado por ele na base.

    Outros jogadores que tiveram passagem com ele na base: goleiros Bruno e Diego Alves; zagueiros Leandro Castán, Leandro Almeida e Lima; lateral Thiago Feltri; volantes Zé Antônio, Márcio Araújo e Serginho; meio campo Renato, Juninho; atacante Eder Luis.

    Não vou falar que eram craques ou que poderiam ou não ter estourado. Vou apenas lembrar que ele foi técnico da base de 2003 a 2007, quando o clube passou talvez pelo seu pior momento administrativo da história.

    O pseudo doutor poderia sim ter feito um contrato maior, pois aí teriam que pagar mais ainda para mandá-lo embora quando ficassem novamente em 4º lugar no campeonato mineiro.

  • Reinaldo disse:

    Quem paga a conta é sim a Globo e a BMG, a globo com R$60.000.000,00 e a BMG com R$15.000.000,00. Srª Sasha não sou desenformado não, esses valores são ditos todos os dia na TV,Rádio e jornal, quem adianta cota de TV, constroi sede administrativa grandiosa, realmente não fecha a conta no final do mês. O secreto é ver administração do Atletico, valorizando o futebol com um negócio, saneando o clube, acabando com cabide de emprego, departamento internacional, marketing e outros, visão enxuta para sobreviver no mercado altamente competitivo. Contra valores não tem argumentos.

  • Uma observação (aliás, duas!): A “torcida” celeste foi à Pça Sete, abraçou literalmente o pirulito exigindo a repatriação do Alex, que preteriu o clube celeste assinou com o grande Coritiba; a mesma “torcida” fez uma manifestação exigindo a não-contratação do alvinegro Marcelo Oliveira. Resumindo: não adianta absolutamente nada a “torcida” celeste pedir algo à sua diretoria, pois, essa só sabe dar-lhe “chute no traseiro”.

    – Os dramáticos monotetas do radicado celeste mutante mais que merecem… e como gostam!

  • Silvio Torres disse:

    Marcelo foi firme em acabar com essa palhaçada de que o passado atleticano iria interferir no trabalho. E arrematou: “prometo á torcida azul que, comigo, o Cruzeiro vai ser forte e vingador”….rs

  • Luciano Nogueira disse:

    E o Gilvan anunciando o Elkeson na entrevista? Teve que ser corrigido pelo Diretor, para dizer que era o Uéliton. GILVA ETERNO!

  • Márcio Luiz disse:

    Eu só acho que o “meu ídolo” Dr. Gilvan errou ao assinar com o Marcelo Oliveira por apenas uma temporada. Treinador com esse perfil tem de assinar por uns CINCO anos de uma vez para ter tempo de revelar jovens valores como ele já fez no Galão. Senão vejamos:

    RENAN OLIVEIRA, TCHÔ, MICHEL, EDSON (goleiro), RAFAEL MIRANDA, CHIQUIN…

  • Paulo disse:

    A melhor ooção para téncio do crucruzinho é o Paçoquinha.
    P.S. Sasha vai fazer beicinho na praça 7!!!

  • mauricio souza disse:

    GRAVEM ESTE COMENTÁRIO
    Não tenho nada com isso, mas como sou atleticano, queria lembrar aos simpatizantes pelo crucru, que a derrocada do Galo começou no inicio dos anos 90. Em 92 contratou o Nelinho como técnico, depois vieram, Eduardo Amorim, Palhinha, Procópio, Carlos Alberto.
    A derrocada do crucru, começa agora, com Marcelo Oliveira, depois podem levar tambem, Vantuir Galdino, Cerezo, Nedo Xavier, Mussula, Humberto Ramos.
    Vamos ver no que vai dar.

  • Ricardo Lemos disse:

    Marcelo Oliveira é um bom técnico de base. Sabe identificar talentos e prepará-los. Ainda não tem história no profissional.

    Acredito que não deve cair de cara perdendo o clássico. Mas não fica se não vencer o Mineiro, ainda mais porque o Galo não deve mandar seu time principal para esta competição.

    Agora, triste mesmo foi ver (só vi hoje) o pseudo-doutor entregando a rapadura. Ele anunciou que entre os reforços estava o Elkeson (meia atacante do Botafogo). Foi imediatamente corrigido, mas aí a vaca já tinha ido para o brejo…

    O Elkeson, na minha opinião, é um bom jogador e seria um interessante reforço para Galo ou Cruzeiro. Mas o pseudo-doutor mostrou seu despreparo. Ou ele tentou a contratação do jogador (como o Botafogo ainda não concretizou o negócio com os chineses, pode ser que ele esteja tentando), ou então ele desconhece os jogadores que estão sendo contratado pelo clube (que por acaso ele é o presidente).

  • Johnny disse:

    Contrato vitalício pro Marcelo, ele merece!

  • Marcos disse:

    Elas sempre dão sorte com atleticanos por lá. Foi assim com Levir Culpi, Cerezo, Luisinho, Clebão e outros. Bacana, é o desespero, torcida e diretoria não se entendem! Se perder pro América de novo, tchau Marcelo!

  • Raws disse:

    Clayton, feliz aniversário!
    Muita saúde, paz e cosequente felicidade.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Claytinho, meu grande amigo!

    Parabéns, saúde e felicidades. Que esta data se repita muitas vezes!
    Que presentes de aniversário hein? Marcelo Oliveira, Uéliton, Egídio, Ananias, PIRÃO, Diego Souza!

    Claytinho, CÊ NUM VAI GUENTÁÁÁÁÁÁÁ!

  • Márcio Luiz disse:

    Salve GILVAN!!!!!!!!!!!!!!!

    Quá, quá, quá!!!!!!!!!!!!!

  • claudio disse:

    Parabens pra voces,nesta data tao sofriiiiiiiiiiida os 6xi eu vi,aquele outro nos tempos da varzea nemhum de voces eram nascidos,mais um pouco fara 85 anos que voces nao ganham nada e viva o Paulo 6alo de oliveira,mais uma vez garfou o melhor de minas bi campeao da libertadores.

  • J.B.CRUZ disse:

    parabéns dr. gilvan; marcelo oliveira já está no patamar dos melhores técnicos brasileiros..agora com uma boa pré-temporada,jogadores de sua confiança e pagamento em dia,já temos encontro marcado:
    data – —- 03/02/13.
    local—– estádio mineirão..(nossa casa)
    hora 17:00 hs.
    motivo:campeonato mineiro/13.
    jogo: cruzeiro esporte clube x clube atlético mineiro.
    palpite:placar- 3 x 1, para nós claro…marcelo em grande estilo.
    ————————————————————————————–
    obs: perspectiva de grandes conquistas…
    ————————————————
    boas festas e feliz ano novo a todos………..
    ————————————————
    valeu !! chico e amigos do blog………..
    viajo para a “terrinha” querida (pádua-itália)”de meus queridos avô francesco cruz(parte pai) e giovanni cruz o famoso tio giggio..
    volto se deus quizer dia 10/01/13….férias nas redes sociais também……
    só vou jogar “buraco”…………………

  • clauber disse:

    Boa opção o Toninho cerezo, ele tem conhecimento em salvar os azuis de um rebaixamento e para isso será muito útil para voces.

    Que venha 2013 com o Galão da massa fazendo outra grande temporada.

  • Ulisses disse:

    Não era minha opção de treinador para o Cruzeiro. Preferia alguém com mais bagagem e porque não dizer, mais estrela. Contudo o Marcelo Oliveira terá a chance que o seu clube do coração nunca lhe deu e como se diz no adágio popular, o cavalo passou arreiado e ele pegou.

    Sabe que é a sua chance de fazer um grande trabalho num clube de tradição em conquistas. E condições para isso ele certamente terá todas. Além de ter um elenco com jogadores experientes, mantida a espinha dorsal desse ano, mais alguns reforços pontuais pra zaga, lateral esquerda e um volante pra assumir a posição. Na frente teremos Montillo, Diego Souza, Borges e Martinuccio, além dos nossos suplentes da hora.

    A missão de encontrar na base, peças que possam ser utilizadas de imediato no time, também caberá ao Marcelo Oliveira e sua comissão técnica. Dizer que não revelaremos ninguém como fez o Celso Roth é uma dureza…Lucas Silva e Elber que o digam.

    Atleticanos já fizeram muito vestindo o manto azul como jogadores: Eder, Luizinho e Toninho Cerezzo são os maiores exemplos. Vieram jogaram e somente depois do vínculo encerrado é que voltaram a exaltar as cores galistas. Souberam e muito respeitar o manto azul e nossa torcida.

    Sendo assim, boa sorte Marcelo e que você brilhe no maior de Minas e reconstrua sua história como treinador.

  • sasha disse:

    Nao reinaldo como bom brasileiro vc e desinformado BMG e GLOBO nao pagariam se nos nao pagassemos p eles e especialmente pedissemos o CAMPEONATO MINEIRO

  • Rodrigo Assis disse:

    Calma azulados, Pirão ta chegando ai e tudo vai mudar

  • tom vital disse:

    Vida longa ao Marcelo no Cruzeiro…
    Chico…Se não me engano amanhã 04 de dezembro é aniversário do Clayton.
    Aproveito para mandar meus votos de felicidades e muita saúde para o nosso amigo Clayton. Grande Clayton parabéns e tudo de bom pra você.
    Abraços

  • lauro disse:

    Quanto ao Marcelo Oliveira tem tudo para dar certo pois é da nova geração, ja mostrou que sabe do trabalho, gosta de trabalhar com a base e com relação ao atletico foi colocado para correr de la pois o Kalil na epoca alegou que ele “fraquinho ” para os interesses do atletico, ( estranho que ninguem se lembra mais disto ) e depois de dispensa-lo contratou o Roth.
    Concluindo motivação para ele vencer no Cruzeiro é o que não falta.

  • Reinaldo disse:

    Quem paga a conta é a Globo e BMG.

  • Alisson Sol disse:

    Agora, dá uma flanelinha para ele lustrar a cadeira e vamos começar a discutir as opções de técnico para o Brasileiro 2013:
    Adílson Batista: no estilo Tiririca, chegando cedo pode levar o time de volta à Libertadores em 2014.
    Levir Culpi: creio que, de todos, é o melhor opção, mas não deve vir pois cumpriu sua missão: o Cerezo Osaka, cujo mascote é um lobo, não caiu, e o Gamba Osaka, cujo mascote parece um menino vestido de galinha, caiu (até no Japão, a segunda divisão sabe escolher sua freguesia!).
    Toninho Cerezo: Por que não? Bem mais experiente agora, de futebol ele certamente entende.

    Discordo de muitos aqui: o time reflete em campo a preparação feita pelo técnico. Técnicos que dedicam tempo fora de campo para ler e ver vídeos sobre os adversários (Telê, Luxemburgo, Muricy) acabam consistentemente tendo bons times, com um azar aqui e ali. Já os técnicos que dedicam seu tempo fora de campo a almoços e jantares coma imprensa podem até ganhar algo de vez em quando, mas não consistentemente.

  • sasha disse:

    Olha Paulo pelas palavras que vc escreveu vc e o proprio nice e de economia eu entendo quem paga a maior parte das contas sao os torcedores sim senhor,vc ja pensou paulo o que sera do clube sem os torcedores?????e aqui ninguem organizou nada a nao ser se vc nao se lembra a morte daquele pobre rapaz esqueceu?ele nao deve ser esquecido nunca pelo povo nao importa o time ninguem deve morrer por gostar de futebol.Hei queria lhe dizer mais nao apoio M.O. mas se o DADA MARAVILHA vier para presidente aceito agora,nao agrida as pessoas pela sua propria incapacidade

  • Paulo disse:

    Parabéns ao Dr. Gilvã que é um homem de bem e não aceitou pressão da bandidagem de torcida organizada que é contra a vinda do marcelo Oliveira. Quem paga as contas é a diretoria e não esses vagabundos que até brigam por ingressos gratuitos!