Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O goleiro Fábio em discussão: ídolo ou mais um?

Vejam que interessante essa do site Guerreiros dos Gramados; colocou em discussão se o goleiro Fábio é “ídolo ou mais um”, em um debate que promete ser acalorado.

Tenho a minha opinião: claro que é ídolo e um dos melhores da história do Cruzeiro. Dos que já vi jogar é o terceiro, atrás do Raul e Dida, à frente do Gomes, outro excelente goleiro, que fez história na Raposa.

Mas não é infalível e tem o grave defeito de não reconhecer quando erra. Seu índice de falhas é, disparado, muito superior ao de Raul, Dida e até do Gomes, que nunca pecaram nos momentos mais importantes da história do clube, como em finais, tipo Taça Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.

Confira e entre no debate. Até a última vez que acessei o

http://www.guerreirodosgramados.com.br/index.php/colunas-cruzeiro/tiro-livre/5288-dossie-fabio-idolo-ou-mais-um 

o placar era de 11 a 2 a favor do Fábio:

 * “Dossiê Fábio: Ídolo ou mais um?”  

Salve nação celeste. Os colunistas do Guerreiro dos Gramados João Henrique Castro e Stefano Poke Marchesini (também do Geral do Cruzeiro) tem o orgulho de apresentar nesta segunda-feira um projeto que visa colocar em questão um dos pontos que mais divide o torcedor cinco estrelas. A história do goleiro Fábio com a camisa cinco estrelas.

DOSSIEFABIO

Depois de um árduo trabalho de pesquisa que envolveu a busca por imagens do arqueiro desde sua chegada ao clube, além de estudo sobre os jogos e os principais momentos vividos por Fábio desde que retornou ao clube após deixar a Toca da Raposa em 2000 e defender as cores do Vasco.

Informações como os penaltis defendidos por Fábio, títulos individuais e coletivos, desempenho na Bola de Prata, principal premiação do futebol nacional. Tudo isto e muito mais foi elencado pelos autores para embasar a sua argumentação, caríssimo leitor, na hora de discutir o espaço do atual camisa 1 na história do clube.

O trabalho foi feito com muito cuidado e atenção, tentando ainda manter uma certa dose de neutralidade, evitando conduzir os leitores à uma determinada posição acerca do goleiro. Nos próximos dias, você irá conferir, ano a ano (serão lançados dois textos por dia), o balanço da história de Fábio no Cruzeiro. Desde já, porém, fica a pergunta. Para você, Fábio pode ser considerado um ídolo da Raposa?

Em tempo: Ao final de cada texto, a opinião de um jornalista sobre Fábio será também apresentada. Além disso, cabe enfatizar o trabalho de arte do dossiê, realizado por Charles Faria (Guerreiro dos Gramados), bem como a seleção de vídeos, feita por Rodrigo Genta (cinegrafista do Golasô).

* http://www.guerreirodosgramados.com.br/index.php/colunas-cruzeiro/tiro-livre/5288-dossie-fabio-idolo-ou-mais-um


» Comentar

Comentários:
25
  • Douglas Botrel disse:

    Vamos ver a Copa do Brasil este ano e como o mesmo se comportará principalmente nas partidas decisivas. O Dida organizando a zaga com os olhos… É sempre bom lembrar destes detalhes! Pena que saiu brigado por conta de pouca coisa.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    E aí Dudu GALOMAIO, bão ??

    A minha indireta, foi mais pro pessoal do Guerreiro dos Gramados, que ainda tem a capacidade de fazer uma enquete como essa.

    Quanto ao Alisson Sol, por mais que ele não goste do Fábio, não desconfio nem de longe que ele seja Atleticano.

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Clayton, eu mesmo acho o Fabio disparado o jogador mais importante do seu cruzeiro. Vem salvando seu time ha anos, tanto nas boas campanhas como até mesmo evitando a queda pra segunda divisão. Mas, respondendo sua indireta, será q o Alisson Sol (por exemplo) é atleticano se passando por cruzeirense só por criticar tanto o Fábio?

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Engraçado…

    Pior que uma coisa dessas, parte dos próprios Cruzeirenses. ( Será ? )

    Por que não questionam quem deveriam mesmo ??

    Não tô aqui só defendendo o Fábio não. Mas eu fico impressionado como gente que se diz Torcedor, consegue tumultuar mais ainda o ambiente do Clube.

    Já imaginaram se o próprio Fábio se cansa disso tudo ?? De ficar salvando o time quase todo ano e ainda ter aguentar pegação no pé de Torcedor ?? Vai que ele resolva sair do Clube, por insatisfação de ficar só salvando o Time, não conquistando nada que presta e ainda tendo que aguentar Torcedor insatisfeito com ele, aí que a coisa desanda de vez…

    Claro, qualquer Torcedor tem o direito de criticar e até questionar o Fábio, mas daí a quase liderar um “movimento” contra o Fábio, beira o absurdo.

    Por que não fazem isso com “trocentos” jogadores ridículos que tem lá ??

    Por que não fazem isso com essa Diretoria e esse Presidente ??

    Então meus amigos Cruzeirenses, não embarquemos nessa. Aliás, nem sabemos de fato se, quem está por trás disso tudo realmente é Cruzeirense…

    A quem mais interessaria, a saída Fábio do Cruzeiro ?? Garanto-lhes que não seria à maioria da Torcida Cruzeirense…

  • Aurélio Mendes disse:

    Alisson Sol, mas você leva em consideração os comentários da sua sogra? Se ela entendesse de futebol tudo bem, mas pelo visto não. Mas não me espanta o que você disse, se muitos votaram no Collor porque achavam que teriam um presidente bonitão, não dá pra esperar muito quando o assunto é futebol, né!?

  • Johnny disse:

    Fabio é muito, mas muito mais goleiro que o gomes… tremendo peruzeiro aquele. Mas ainda prefiro o Maizena.

  • ANA PAULA disse:

    Bom dia a todos,

    Por favor, mais que enquete sem cabimento gente,o cruzeiro não caiu para Segunda Divisão foi justamente pelo Fábio.Caracas, parem de criticar cruzeirenses, parece que vcs assistem há outros jogos.
    O Fábio não é bom goleiro não, bom deve ser Aranha,Renan Ribeiro,Rodrigo Posso, Maizena o Bosco.
    Gosto do site do Guerreiro dos Gramados, mais acho que estão foprçando a barra e não respeitando o grande profissional que temos.Porque não fazer essa enquete quando o Fabio não estiver aqui? Péssima hora para este tipo de debate.Quanto a ele ser ídolo, pelo que vejo nos jogos eu e 80% da torcida achamos.
    Saudações.
    Ana Paula.

  • bessas13 disse:

    Akexandre Paiva.

    Fábio papa-títulos ? Quais???

  • J.B.CRUZ disse:

    Grande lembrança ANDERSON PALESTRA.
    GERALDO II rivaliza-se com KAFUNGA do ATLÉTICO outro grande ídolo na época..Pessoa simples,pedreiro, ajudou a na reconstrução do estadinho J.K e a igreja de são sebastião… Naquela época não tinha essa mordomia de hoje não, jogador trabalhava durante a semana, 2,3 treinos e no domingo ainda defendia seu clube de coração com amor a camisa, salário era uma espécie de ajuda de custo…

  • J.B.CRUZ disse:

    No novo século, o CRUZEIRO já tem 4 ídolos**
    que já entraram para a história do MAIOR DAS AMÉRICAS NO SÉCULO XX..
    ————————————————————————————————

    1)- ALEX “TALENTO'”..

    2)-FÁBIO..

    3)- SORIN..

    4)- MONTILLO..

    —————————
    OBS: 4 ÍDOLOS, só nos últimos 12 anos, por que ao longo de sua gloriosa história, NO PALESTRA-CRUZEIRO, há mais de 100.

    ———————

  • Marcos-DF disse:

    Fábio, ídolo perdedor.
    Desde que assumiu o gol do Cruzeiro o time não ganhou mais nada.
    Em tempo, o terceiro gol do Galo foi falha dele, mais uma vez ficou plantado igual um pé de alface.

  • audisio disse:

    Grande goleiro! O que me impressiona no futebol é como a familiaridade retira a admiração e o respeito e faz com que as coisas se transformem em rotina. Depois que o jogador vai embora ficam as viuvas chorando pelos cantos.

  • Alexandre Paiva disse:

    Fábio, o papa-títulos.

  • Alisson Sol disse:

    Coisa mais absurda do mundo que eu já escutei foi a minha sogra atleticana dizer que gostava do Fábio “… porque é muito religioso“.

    Ela também gosta muito do Montillo “…porque é muito dedicado, e mesmo com o filho doente continua jogando“. E tem mais: já escutei que ela gostava do Renato Gaúcho “… porque é muito bonito“, e do Autori “…porque tem uma voz boa“. E mesmo quando estava no Atlético-MG, ela não gostava do Levir Culpi “… que é muito mal-educado com os jornalistas“.

    Infelizmente, este é o perfil de 80% dos torcedores de futebol: se você pergunta sobre a formação tática do time, são incapazes de dizer. Já escutei até um que dizia que seu time jogava no esquema 4-4-3 (ou seja, tinha 12 jogadores em campo, pois esquema de futebol nunca inclui o goleiro, que normalmente joga no gol!). Assim sendo, tais “torcedores”, formam sua opinião sobre jogadores baseando em critérios de “simpatia”, ao invés da análise de desempenho.

    Fábio é um goleiro um pouco abaixo da linha de mediano. Não tem bom controle da formação da defesa. Engraçado que o pessoal confunde o goleiro falar muito, com “formar a defesa”. Isto era algo que Dida fazia com olhares, e Fábio grita, grita, e nada. Sai do gol pessimamente. Um dos piores goleiros na saída de gol da História do Cruzeiro, e responsável direto por erros e gols na final da Libertadores 2009. Debaixo do gol, seu único mérito é ser um goleiro grande. Mesmo assim, mal-colocado, faz defesas fáceis parecerem autênticos milagres.

    Fazer o que para ter uma discussão lógica no Brasil. Um país que, no último estudo do instituto da “The Economist” comparando vários índices educacionais de 40 países, ficou na posição 39, mais do que um desvio padrão abaixo da média (link). Dá-lhe “habilidades cognitivas”!

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Falando em Fábio, lembram da sua contusão no Joelho logo após o jogo do gol de costas? Era o maior MIGUEZÃO!
    Inventado pelo antigo presidente e hoje senador biônico, para retirá-lo da mídia e preservar o patrimônio, tamanha repercussão negativa mundial que o gol teve.
    Um colega meu de turma, que fez residência em Ortopedia no Mater Dei e por lá ficou, estava de plantão no dia que levaram o Fábio lá na Ortopedia do Hospital para “fazer exames”. Era só fachada para construir a história, não havia lesão nenhuma!
    Cr9zreir2!
    “27/11/1927 eterno”
    ” Gilvan Eterno”

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Ah!
    Ainda faltou o Ronaldo Roqueiro, o André (que tomou gol de peito do Guilherme) e o MAIZENA (que tomou 5 gols na derrota das NEYMARias para o Palmeiras por 7×3 pela Copa Mercosul).
    Por que falam somente do Fábio DE COSTAS?

    “Gilvan Eterno”
    Cr9zeir2
    “27/11/1927 eterno”

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Que injustiça!
    Como se esquecem do LUIZ ANTÔNIO e do ADEMIR MARIA?

  • bessas13 disse:

    Goleiro mediano.Ganhou o que mesmo na carreira??Tem qual título importante com a camisa do cruzeiro nestes 4 anos de clube ?

  • H.Almeida disse:

    maior responsável pelo crôzeiro ainda não ter caído para a segunda divisão!

  • thales rosa disse:

    Fabio é idolo! O Cruzeiro sempre teve otimos goleiros, Desde que me lembro foram Dida, Andre Doring, Gomes e Fabio.

  • Wadson de Souza disse:

    Se esqueceram de Paulo César Borges.

  • Anderson Palestra disse:

    O Gomes de 1987, né? Porque o de 2003, em que pese ter levantado o Brasileiro, está abaixo do antigo Gomes. E olha que tem o Geraldo II que ajudou a construir o estádio do Barro Preto.

  • Rodrigo disse:

    Bomba!!!!!!!!!! Renan Oliveira acaba de acertar com o Cruzero……… isso significa que Diego Sousa será reserva mais uma vez………. (fonte QUASE segura) kkkkkkkkkkkk

  • Thomaz disse:

    Fábio, se não fosse o Victor, você poderia vir para o Galo. Aqui não tem risco desse tipo de levantamento. Você cai nas graças da torcida e fica lá pra sempre. Basta ter comprometimento, dedicação e amar o Galão da Massa. É muita injustiça. Se não fosse o Fábio, estariam amargando a segundona faz tempo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Não fosse o Fábio o cruzeiro já estaria na segundona, bom goleiro, bom caráter, enfim, bom freguês.