Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O dilema de Itair Machado que seria um bom nome para Grêmio ou Flamengo

Vejam a reportagem do Superesportes sobre a situação do Itair Machado, de mudança para Betim.

Quer transferir o Ipatinga F. Clube para lá e jogar em Sete Lagoas.

Antes, mudará o nome do clube. Qual a empatia que um time desses terá com algum torcedor?

Em Sete Lagoas não será!

E a razão de ser do futebol não é o torcedor?

Deveria ser, mas hoje, não é.

É um grande comércio e em muitos casos, oportunidade de lavagem de dinheiro.

A CBF permite que um clube deixe de existir e mude de cidade, sem ter que começar do zero, o que seria o normal, disputando acessos e etecetera e tal.

Tenho bom relacionamento com o Itair, que conheço desde os tempos em que ele jogava no juvenil do Atlético, no início dos anos 1980. É empreendedor e competente; errou muito ao não conter a vaidade e falar mais do que devia quando conseguiu a façanha de ser campeão mineiro e colocar o Ipatinga na mídia nacional com uma ótima campanha na Copa do Brasil.

Por causa da língua nervosa ganhou a antipatia gratuira de americanos, atleticanos e depois incomodou até o seu padrinho Zezé Perrella, quando achou que poderia se desgrudar dele.

Itair não assume que investe em futebol como negócio; assim como muitos empresários investem em cavalos, gado ou porcos, ele investe em jogadores de futebol.

Uma atividade empresarial a mais; nada de errado, como bem definiu o Geraldo Magela, que recentemente montou o Minas Brasil em Sete Lagoas e começou pelo caminho correto, disputando a terceira divisão mineira.

Como negócio, o Ipatinga deixou de ser interessante por uma série de motivos, e o Itair deveria assumir isso e pronto. Pelo que dfiz nessa entrevista, está mudando de freguesia sem perespectivas de sucesso , pois simplesmente não há apelo para isso.

Há muitos clubes grandes precisando de um bom diretor de futebol. O Grêmio andou falando em levar Eduardo Maluf; o novo presidente do Flamengo, já está sondando o atual dirigente atleticano também, que não sairá da Cidade do Galo.

O Itair deveria se habilitar para uma missão dessas. Não tenho dúvidas que seria um ótimo diretor e seria muitíssimo bem remunerado para tal.

* “Betim, o novo Ipatinga, busca parcerias com Atlético e Cruzeiro para crescer”

Clube manterá cores, terá mudança discreta no escudo e promete vida longa em Betim

Thiago Madureira – Superesportes

ITAIR

As ideias fervilham na cabeça do presidente do Betim, Itair Machado. Embora ainda falte aprovação da CBF para ratificar a troca de nome e de sede do Ipatinga para a cidade da Grande Belo Horizonte, o presidente já planeja montar, a médio prazo, uma equipe forte.

Para isso, parcerias com Cruzeiro e Atlético seriam fundamentais: “Já tive conversas com o Gilvan e o Kalil. Os dois se colocaram à disposição. Vamos ver se conseguimos alguns jogadores para nos ajudar”, disse Itair ao Superesportes.

A falta de apoio financeiro no Vale do Aço foi o fator preponderante para o clube deixar a cidade. “Sabe qual era a nossa arrecadação com publicidade em Ipatinga? R$ 2 mil. Não dá para fazer futebol assim”, reclama.

Confira a entrevista na integra:

Superesportes – Por que o clube mudou de sede e de nome?

Itair Machado –
Vocês (imprensa) têm que entender que fazer futebol no interior é muito complicado. Qual é o grande clube do interior que está sempre brigando na ponta? Não tem. Infelizmente, muita gente dá uma abordagem negativa a essa troca de sede, mas não é assim. A gente já não tinha mais condições de fazer futebol em Ipatinga. Tivemos que ir para Betim por causa do potencial da cidade, que tem grandes indústrias.

Quais as maiores dificuldades em Ipatinga?

A financeira. Sabe qual era a nossa arrecadação com publicidade? R$ 2 mil. Não dá para fazer futebol assim. A prefeitura ajudava, mas cancelou. A Usiminas também, mas a crise internacional afetou e muito.

O clube ainda deve salários?

Nosso grupo tinha 26 atletas. Treze deles eram pagos com parceria. Estamos devendo alguns jogadores sim, mas propomos formas de parcelamento e devemos resolver isso em pouco tempo.

Quais eram os clubes parceiros que cediam os jogadores?

Tínhamos cinco jogadores do Corinthians.

Onde o Betim jogará?

Inicialmente, será na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. A Ademg já autorizou. Em um segundo momento, o clube pensa em fazer uma parceria com a prefeitura para reformar o Estádio Capelão. Vamos ter uma reunião nesta sexta-feira. A intenção é de jogar em Betim o mais rápido possível.

E o centro de treinamentos?

Tem o próprio campo do Capelão, tem o Sesi. Vamos decidir o melhor local para os treinamentos. Temos reuniões nos próximos dias para decidir isso.

Quem serão os parceiros financeiros do clube em Betim?

Betim tem uma indústria muito grande. Estamos conversando com várias indústrias da cidade. Já temos algumas coisas em mente.

E a prefeitura?

Vamos conversar com o prefeito (Carleile Pedrosa). Acredito que vamos fazer sim uma boa parceria para o clube crescer.

Cruzeiro e Atlético podem ajudar?

Já tive conversas com o Gilvan (Cruzeiro) e o Kalil (Atlético). Os dois se colocaram à disposição. Vamos ver se conseguimos alguns jogadores para nos ajudar. Mas o problema é que estamos no Módulo II do Mineiro e na Série C. A visibilidade é mínima. Por isso, temos que ver se os jogadores se interessam.

Quais serão as novas cores do clube?

Por enquanto vão continuar as mesmas. O fornecedor de material esportivo será a Ditz.

E como será o novo escudo?

A novidade será uma engrenagem para representar o poder da indústria da cidade.

Quantos jogadores do ano passado devem ser usados na próxima temporada?

Acho que podemos ficar com 40% do elenco. Temos reuniões para definir isso.

Se o clube não tiver sucesso na cidade, pode trocar de sede novamente?

Não. Estamos firmando um compromisso com a população de Betim. Escolhemos a cidade pelo gosto do público com o esporte. Já fui a várias partidas da várzea e vi como o povo gosta. Fora o poder econômico que o município tem.

Vai ficar à frente do clube por mais quantos anos?

Penso em fazer um sucessor em Betim. Vamos montar nossa comissão com pessoas da terra. Acredito que lá tenham pessoas interessadas e preparadas. Esse era um dos problemas de Ipatinga.

* http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/ipatinga/2012/12/04/noticia_ipatinga,236376/betim-o-novo-ipatinga-busca-parcerias-com-atletico-e-cruzeiro-para-crescer.shtml


» Comentar

Comentários:
20
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Itair = fracasso.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    kkkk Calma nobre Ivan Junior…

    Foi só uma brincadeira que eu fiz com o nosso colega de Blog, H. Almeida…

    Um presente de grego daquele, não se dá nem pra rival… rsrs

    Abraços e bom fim de semana !

  • ivan junior disse:

    Ô Clayton, peraí sô! Se quer mandar esta pereba de graça para o Galão? Sê ta doido? Se já imaginou se eu te falasse que te arrumaria um freguês tipo Seu Madruga para o seu negócio? Se ia gostar? Me ajuda amigo!

  • Junior Gam disse:

    Sujeitinho antipatico.

  • Paulo disse:

    Mais uma vez entrou em cena o ditado: “toda arrogância será castigada”
    Não podemos esquecer as mazelas desse maluco:

    Proibiu a entrada dos mascotes mirins do Galo no gramado do Ipatingão!!!

    Disse por várias vezes que o Ipatinga estava caminhando para ser a segunda força de Minas. Primeiro o Crucruzinho e em segundo o Ipatinga

    Disse o Galo sempre venceu seus jogos com ajuda das arbitragens!!!

    Acusou o repórter Roberto Abras de receber dinheiro de todas as diretorias do Atlético, para falar somente assuntos que engrandece o Clube e o time!!!
    E agora bate na portqa do maior de Minas pedindo ajuda?
    Há…vai fazer beicinho na praça sete!

  • Marco Antonio disse:

    Sugestão do novo nome para o Ipatinga:

    “BETIMMARIA”

  • Henrique Ipatinga disse:

    Itair Machado é gente da pior qualidade. Sugou o dinheiro da prefeitura daqui. O Ministério Público está na cola dele. Agora achou outra mina em Berim. Vai sugar dinheiro público e ir atrás de outra cidade.
    A verdade é que os cidadãos Ipatinguenses abandonaram esse time depois de tomar conhecimento das picaretagens deste senhor.

  • Marcos 2012 disse:

    O Ipatinga mudou pra Betim, mas que isso sirva de alerta para Itair Machado: o time de vôlei Sada foi expulso de Betim e mandado para BH, onde o Cruzeiro o acolheu. Caso o PT volte à prefeitura de Betim depois do Carlaile, o Ipatinga correrá riscos de ser banido da cidade também.
    Time pequeno que se acha igual a Cruzeiro e superior a Atlético e América merece mesmo se danar…

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    $#%¨&%¨$ caráter esse Itair Machado.
    Fundou o Ipatinga, juntamente com o hoje senador biônico, para ‘!@R%$#r dinheiro dos ¨&¨%$#os do Perrela. Tendo o fim que merece.
    Enquanto isso, o verdadeiro time de Ipatinga, o glorioso IDEAL, continua firme e forte. Será que o Ideal tem alguma fórmula mágica para fazer futebol em Ipatinga?
    P.S. Somente o judiciário não consegue encontrá-lo para citá-lo.
    Avisem ao Roberto Abras que ele está em Betim!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caro H. Almeida,

    Fala lá com o Kalil, que se ele quiser, a gente manda de graça sim !!! rsrs

    Abraços

  • Isael Ferreira de Souza disse:

    Como você gosta de citar Chico, “Toda arrogância será castigada” tai o castigo, ele merece, ainda não esqueci, do que ele fez com quase dois mil torcedores do America de T. Otoni em uma decisão da segunda divisão, não deixando a torcida americana entrar no estadio, alegando que só 90 torcedores poderiam entrar.

  • H.Almeida disse:

    caro Clayton

    é claro que esta notícia do canela de vidro walysson nada mais é que uma tentativa de renovar com o time azul!

    bom jogador mas cansou de falar bobagem do Galo sem a menor necessidade.

    se vier de graça pode até ser!

  • Eder Mello Jr. disse:

    É um ABSURDO este cidadão Itair Machado abrir a sua boca maldita, deteriorada e corrompida, e citar o nome do Kalil (leia-se Atlético)
    A justiça divina tarda, mas não falha! Em face das mazelas cometidas por este desprezível inescrupuloso!
    Não passa de um &*¨%$#(*&? metido a dirigente, ARROGANTE, (_*&¨%$, BURRO, !@#$%$#, !@#$@$# E SEM EDUCAÇÃO.
    Entrou no futebol pela porta dos fundos, e do mesmo modo que entrou está saindo!
    E que o Ipatinga siga o caminho dos seus iguais, OS TIMES DE ALUGUEL, e DESAPAREÇA!
    Uma grande pena para o cidadão de Ipatinga, cidade maravilhosa e próspera mas um “”clube” na direção deste @#!%$#, ¨+_*¨%$# e “!#@$%¨$ NEFASTO tende a fechar p/ balanço eterno!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Esse aí quis ser um mini-Perrela e se deu mal, conquistou a antipatia do estado, que ficou associada ao clube, muito chato e arrogante.

  • Luciano Nogueira disse:

    Esse merece a frase: “Toda arrogância será castigada!”. Não me esqueço de duas passagens: a venda do Gerson Magrão e a pré temporada do Galo em Ipatinga. Este senhor tentou menosprezar a potência Atlético Mineiro, e veja no que deu. Está de pires na mão.
    E não deixo de me lembrar do Perrella também no primeiro caso. E a pergunta permanece: quem vai levar o Ricardo Goulart, o “Barcelona” ou o Atlético?

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Ué…

    Estão falando em Robinho, Juninho Pernambucano, Pato, etc… etc…

    E ficam tentando o Wallyson ?? rsrs

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/atletico-mg/2012/12/05/noticia_atletico_mg,236441/wallyson-recebe-convite-de-cuca-conversa-com-guilherme-e-descarta-atletico.shtml

    Eu hein… rsrs

  • Francisco Barbosa disse:

    Um dia escrevi por aqui que o Ipatinga teria o mesmo fim do Siderúrgica, ( terceirona de MG ) ERREI, nem Copa Itatiaia vai disputar.

    Caro Chico Maia, tempos atrás voçê postou que a Prefeitura de Betim iria construir um moderno Estádio, como anda o tal projeto ?

  • Rodrigo Assis disse:

    É um bobo alegre na minha opinião, conversou fiado com o nome do Atlético e agora ta com o pires na mão batendo na porta do Kalil, pedindo arrego. Se sou o Kalil jogo ele na rua.

  • Ricardo Lemos disse:

    Tenho falado sobre a importância de um meia canhoto para dividir a responsabilidade da bola parada com o Ronaldinho. Será que não é hora de apostar no Nikão?

    Ele não teve a oportunidade no clube com o time organizado. Mas agora o Galo tem uma estrutura adequada, um bom técnico, um grupo forte, enfim, tudo para poder revelar jogadores e não somente buscar jogadores prontos.

    A base do time está montada. O Nikão fazendo a pré temporada com o acompanhamento adequado, pode chegar com o melhor preparo físico e com a vantagem de ter apenas 20 anos. Eu comecei a pensar que pode ser uma boa.