Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A recepção ao Gilberto Silva e a exata dimensão da importância dessa aquisição

O Flávio Anselmo escreveu no blog dele e na coluna que é publicada em vários jornais do interior do Estado.

Concordo com ele. A assessoria de imprensa do Gilberto Silva é da melhor qualidade e está no papel dela, mas ninguém pode se iludir quanto à exata dimensão dessa contratação.

Entendo que foi muito boa porque o Atlético terá muitas competições em 2013, com jogos às quartas-feiras e nos fins de semana.

O elenco precisará de quantidade e qualidade, de jovens e veteranos, para uma mescla que possa dar ao Cuca as condições ideais para escalar 11 titulares e peças de reposição de qualidade para as substituições nos casos de contusões, suspensões e acidentes de percurso, como foi o caso do Danilinho este ano.

Gilberto Silva tem vasta experiência internacional que será muito útil na Libertadores da América. Joga na zaga e o no meio, um futebol refinado e ainda de boa condição física, já que sempre foi atleta responsável.

Não o vejo como titular na zaga nem no meio, mas jogará tanto quanto qualquer titular nessas posições, em função de tantos jogos em poucas datas e tantos problemas.

Veja o que escreveu o Flávio Anselmo: 

* “Modéstia às favas, Gilberto Silva convoca massa pra recebê-lo em Confins!”

Quando conheci Gilberto Silva, nos meus tempos de Minas Esportes na Band, era moço bem humilde. Ganhou mais cancha quando trocou o Coelho pelo Atlético. Chegou à Seleção e ganhou status no clube até de capitão. Campeão do mundo, Gilberto foi negociado pro futebol inglês e lá fez sucesso.

De volta ao Brasil, aos 36 anos, optou pelo Grêmio entre vir jogar em Minas e no Galo; encerrar a carreira perto de sua cidade natal, a pequena e bucólica Lagoa da Prata. Acertou seu retorno às Geraes, com apoio de Cuca, fã de seu futebol clássico, que não envelhece nunca, e a admiração do Urso Bravo.

Nada contra a Assessoria de Imprensa do veterano craque, que faz o seu papel, ao enviar release aos principais órgãos de imprensa, inclusive este locutor que vos fala, convidando a Massa pra ir ao aeroporto recepcionar o jogador. Ainda que a convocação não esteja na primeira pessoa, o cartaz despachado pela internet valoriza demais uma contratação normal do Atlético. 

O peso atual de Gilberto Silva num elenco de Réver, Léo Silva, Ronaldinho Gaúcho e Bernard não tem mais a dimensão de Gilberto Silva em plena forma de pentacampeão. Hoje caminha gloriosamente pra ser ex-jogador, cheio de títulos, milionário e que merece os agradecimentos dos torcedores em geral por sua bela participação nas seleções do país.

Na época foi o representante do Atlético no último título mundial do Brasil, em 2002, merecia ser buscado no aeroporto, na linguagem popular que classifica a importância do craque contratado pelo clube.

No caso de Gilberto agora, é um guerreiro cansado, que tá de volta. Pensa ter ainda gás o suficiente pra liderar a equipe na campanha de 2013. Não, não tem não. Sem qualquer desmerecimento, Gilberto Silva será outro experiente à disposição de Cuca. 

Pode ser que Cuca chegue até a mudar o perfil tático ano que vem pra arrumar uma vaga onde Gilberto Silva desfile o que lhe resta de seu outrora enorme talento, porém duvido que isso passe pela perda de posição de Réver, Léo, Marcos Rocha, Pierre, Leandro Donizete, ou qualquer outro figurão do sistema de defesa.

Gilberto Silva defendeu o Atlético entre 2000 e 2002, com 95 jogos disputados e oito gols marcados. Um senhor craque: ótimo como volante, excelente como zagueiro. Acabou titular da Seleção de Felipão em 2002, campeão do mundo.
Cuca já deu o seu aval à contratação. “É um cara que já passou por aqui. É um baita jogador, é atleticano”.


» Comentar

Comentários:
16
  • Ramon disse:

    Alisson,

    hehehe…

    Os cruzeirenses também comemoraram o vice… do Galo!
    Fazer o quê, né não?

    Mas acredito que o Cuca evoluiu desde sua saída do Cruzeiro (ele tinha um bom time nas mãos). Ainda comete erros, mas dentro do limite do aceitável. Acho que ele faz alterações erradas demais, insiste com jogadores que deveriam estar encostados, mas na maioria das vezes acaba acertando, mesmo errando.
    Todo técnico é burro por natureza. E não conseguem agradar a todos.
    Mais uma vez lhe pergunto… quem poderia ser a bola da vez? Não tem nenhum outro. Melhor deixar o Cuca dar sequência no seu ciclo pelo Galo, que tomara, seja vitoriosa.
    abçs
    Ramon

  • luiz ibirité disse:

    o galo ta arrotando dinheiro, então ta justificado, depois vcs irão ver que este é só para fazer numero.

  • Rodrigo AR disse:

    Homem de confiança do presidente e do Cuca. Seu papel deve ser maior no grupo e de bastidores do que em campo.
    Mas a mesma assessoria vacilou ao permitir ele chegar em Confins de azul. Dureza, viu?

  • Alexandre disse:

    A assessoria de imprensa do Gilberto Silva foi muito meia boca na verdade e com o próprio Gilberto Silva. Tudo bem que jogador de futebol não tem um gosto apurado com relação à vestimenta mas, como é que um jogador profissional que vai jogar num clube com uma rivalidade tão grande, em relação ao Cruzeiro, me chega vestindo uma camisa AZUL para ser carregado nos ombros de atleticanos fanáticos! Total falta de bom senso(Fail!!!). Gosto do Gilberto Silva, agora se ele vai ser útil ou não ao Atlético só o tempo dirá, espero que sim, para acabar com essa mística de que jogador na faixa dos 35 para cima já estão acabados para o futebol de alto rendimento

  • Alisson Sol disse:

    Ramon,

    Vide o que eu escrevi na época das “profecias” em Dezembro de 2010, quando Cuca ainda era técnico do Cruzeiro (link). Teve cruzeirense que já comemorava a Libertadores 2011 quando o Cruzeiro teve a histórica campanha na primeira fase. Depois, é só lembrar o que ocorreu…

    Pior é que na época eu ainda citei o mal-exemplo do Celso Roth, que havia acabado de dar vexame com o Inter no Mundial de Clubes. Ele acabou vindo para o Cruzeiro. Mantenham o Cuca. Afinal, tem até time querendo mudar-se para Minas Gerais, onde há muita gente que comemora vice-campeonato (link). Bom humor…

  • Ramon disse:

    Plantando a sementinha da discórdia, heim Alisson. Hehehehe
    Mas a torcida do Galo está cansada de saber que ficar trocando de técnico e jogadores, na maioria das vezes não leva a lugar nenhum. E já estamos acostumados com treinadores de renome que chegam aqui e fazem o barco afundar. Quem seria a bola da vez? Muricy? Abelãow Tite? (Deus nos livre!). Talvez o único que resolvesse seria o Levir.
    Mas melhor não arriscar. Mantém o Cuca que as chances serão maiores.
    Mas eu entendo esse seu desejo de cruzeirense. rs
    abçs

  • Rodrigo Assis disse:

    Joga fácil na vaga do Leandro Donizete

  • marcio caratinga disse:

    Concordo quanto a recepção, e discordo do quanto pode jogar, porque o Gilberto Silva pode jogar de volante, pra dar mais qualidade na saída de bola, pois o Leandro Donizete não joga essa bola toda.
    Não gosto quando o time faz aquelas ligações diretas pro Jô disputar bola com os zagueiros, pois ele joga bem com a bola nos pés.

  • – Sim, infelizmente faltou humildade à assessoria do Gilberto Silva (ou à ele próprio?), ao convocar torcida para buscá-lo no aeroporto!

    – Quanto ao já Sr. Flávio Anselmo, esse deixou de lado a imparcialidade e o profissionalismo, usando palavras de torcedor celeste que é e carregadas com uma sensação desagradável ou penosa, causada por um estado anômalo do organismo ou parte dele, precisamente localizado em um dos antebraços, ou ambos, e é conhecido vulgarmente por “dor de cotovelo”!

    – Quanto à contratação do Gilberto Silva, esse ainda vestiria a camisa titular de muitos clubes da série A, e idade atualmente não é obstáculo prá nenhum atleta, basta se cuidar… vide Zé Roberto, Juninho Pernambucano, Seedorf, etc…

  • André Corrêa disse:

    Eu concordo com Flávio Anselmo quando ele diz que soou exagerada essa conversa da assessoria de ir buscar Gilberto no aeroporto. É um cara de bom caráter, bom atleta, muito bom tecnicamente e atleticano. A idade e o aspecto físico é que pesam contra, mas para compor o elenco deve ser bom. Gilberto Silva e Rafael Marques no banco é uma zaga melhor que as titulares de muitos clubes por aí (que o diga quem têm Rafael Donato e Mateus como suplentes…).

    Lembrar que, quando o homem estava saindo do América houve um brigão entre o Perrela e a diretoria do Atlético pra ver quem ia levá-lo. Doze anos depois é uma vitória que dá gosto até hoje.

    Ademais, 2012 mostrou o quanto é importante essa identificação entre a torcida e o grupo de jogadores. Gera-se uma sinergia muito positiva, e isso faz com que o fator casa seja determinante em favor da equipe. Sabendo disso, me parece que o Kalil tem procurado nomes que se identifiquem com a nossa camisa. Eu acho que é por aí mesmo: aqui na empresa, na hora de contratar, nós observamos mais a pessoa do que o profissional; afinal o aspecto técnico o cara pode aprender, mas as características humanas o cara carrega consigo e dificilmente muda.

    Só não pode ficar arrastando negociação a vida inteira. Se fechar o grupo na primeira semana de janeiro estará ótimo.

  • Alisson Sol disse:

    Sou insuspeito para dizer: ótima contratação pelo Atlético-MG. Ao contrário de campeonatos, onde o que vale é a regularidade e os “3 pontos”, copas são diferentes, e Libertadores mais diferente ainda. Quem reclama de arbitragem no Brasileiro, não deve nem assistir…

    O que o Gilberto Silva traz é aquele jogador para entrar aos 20 minutos do segundo tempo numa partida em que o empate leva à próxima fase ou ao título. Ele faz o juiz pensar duas vezes por respeito ao jogador, e também intimida o adversário. Agora, não adianta nada disto com um técnico ruim de substituições ou cabeça dura. O Cruzeiro teve Sorín no banco na final da Libertadores 2009, e Adílson se recusou a colocá-lo em campo. Não vejo Cuca amadurecido para saber usar o jogador, e acho que se o Atlético-MG quer vencer a Libertadores, vai ter de trocar de técnico.

  • Ricardo Lemos disse:

    Completando, concordo com o Chico. Trata-se de uma boa contratação, pois agora temos 2 zagueiros reserva de excelente nível. Como eu disse, uma zaga reserva que é melhor do que praticamente todas as titulares do Brasil.

    Falta acertar o matador e o outro meia agora. E 2013 será muito melhor do que 2012!

  • Ricardo Lemos disse:

    Uma coluna carrega de “azul celestismo”. Basta ver um fato simples: em todas as votações de zagueiro da temporada 201, entre os 5 primeiros estavam Réver, Leonardo Silva e Gilberto Silva. Na maioria das premiações, Réver e Leonardo Silva ficaram na zaga titular enquanto Gilberto Silva ficou em 3º ou 4º.

    Então, os 3 melhores zagueiros de 2012 vão disputar a temporada de 2013 pelo Galo. Lembrando que o Rafael Marques já foi um grande reserva este ano. Ou seja, a nossa zaga RESERVA de 2013 será melhor do que praticamente todas as zagas titulares do Brasil.

    Acho que o Flávio Anselmo está soprando a sua farinha por aí. E o seu amigo Chico Maia dando uma “moral” para ele. Ou será que ele quer ver torcida indo buscar Ananias e Pirão no aeroporto?

  • Reinaldo disse:

    Gilberto Silva veio para somar.

  • marcelo disse:

    Chico, inicialmente achei que era ruim, mas pensei melhor depois.

    GSilva é um cara experiente, disciplinado, atleticano e pode jogar muito.

    Vejo que o Kalil está buscando peças que teem identificacao com a camisa do Atletico. Daí a importancia do Tardelli.

    G Silva impoe respeito em jogos de pressão e isso conta demais.
    abs

  • Luiz Antonio Miranda disse:

    Prezado Chico,

    Acompanho suas crônicas há anos..
    Por isso, tomei a liberdade de criar uum Blog, e inserir como Link, sua coluna diária, bem como, a do Flavio Anselmo, pois acho que ambas enriquecem meu conteúdo informativo.
    Gostaria que vc o conhecesse e emitisse sua opinião….
    http://bhsports2014.blogspot.com.br.

    Com todo respeito, meu agradecimento.
    Luiz Antonio
    Blog GALO 13.

    – Coronel Fabriciano