Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O “furo” da VEJA!

O jornalista Aloiso Morais deu a dica e fui lá conferir, mais uma da VEJA.

Notícia publicada no dia 5 de junho:* “Futebol”Por que Ronaldinho Gaúcho não deve emplacar no Atlético

A missão do jogador em Belo Horizonte é duríssima. E ele precisará de todo o talento que já mostrou no passado para contrariar as expectativas negativas

Ele chegou de surpresa, num avião fretado. Almoçou com os novos colegas e provocou espanto ao participar de um treino antes mesmo de ser anunciado oficialmente como o novo reforço do Atlético-MG. Ausente de boa parte dos compromissos profissionais no Flamengo, Ronaldinho Gaúcho quis mostrar que a passagem pelo clube mineiro – com o qual assinou um contrato de apenas seis meses de duração – será diferente da decepção vivida no Rio de Janeiro. Mas há muitos percalços no caminho para o sucesso de Ronaldinho em Belo Horizonte. Muitos acreditam que ele deveria ter optado por um futuro longe do Brasil, para fugir do desgaste com os torcedores do país. Também surgem dúvidas sobre sua capacidade de resistir às tentações da noite e treinar firme para conseguir recuperar seu melhor futebol. Eleito duas vezes o melhor jogador do mundo, Ronaldinho vem sendo apenas uma sombra do craque que levou o Barcelona a grandes conquistas e do jogador brilhante e criativo que ajudou o Brasil a conquistar o penta, dez anos atrás. Se depender dos fatores negativos que encontrará em Minas Gerais (confira no quadro abaixo), não será com a camisa do Atlético-MG que Ronaldinho voltará a ser um jogador respeitado pela torcida e temido pelos adversários.

ronaldinho-estreia-torcida-20110203-size-620Ronaldinho chegou ao Flamengo feliz por jogar no clube com a maior torcida do Brasil, mas meses depois sentiu o peso das vaias durante os jogos no Rio. Ao desembarcar em Belo Horizonte, disse que um dos motivos para ter escolhido o Atlético foi justamente o fato de o clube ter uma torcida de massa. Ela é, de fato, uma das mais fanáticas do país – e certamente vai cobrar boas atuações do jogador, que nos últimos tempos não soube lidar bem com a pressão dos torcedores. 

* http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/por-que-ronaldinho-gaucho-nao-deve-emplacar-no-atletico-mg


» Comentar

Comentários:
40
  • Thomaz disse:

    Célio, o que você relatou são fatos. Cada um que assuma sua responsabilidade. Corrupção é doença crônica em qualquer Estado, portanto, a vigilância dever ser constante. Se uma revista com perfil de esquerda denuncia, ótimo. Se uma revista com perfil conservador denuncia, ótimo. Como exercer a democracia sem uma imprensa livre, sem o contraditório?

  • aos petralhas que desembarcaram em massa no blog:não culpem o mensageiro pela dureza da mensagem!o pt montou uma quadrilha e queriam o que?veja faz hoje o que já fazia na época do collor!a diferença é que naquele período o pt gostava e utilizava a revista para passar informações em primeira mão!vocês querem uma imprensa submissa e acovardada,pois não vão ter!conformem-se:genoíno,dirceu,joão paulo cunha são bandidos condenados pelo stf!tão bandidos quanto o valério!lulla,aquele pelego medíocre e ignorante que se tornou presidente,pode se achar acima das leis,mas se engana!a lei é para todos!contamos com mais homens de valor como o ilustre mineiro de paracatu joaquim barbosa!sem medo,com a certeza do cumprimento do dever cívico!e que veja sirva de exemplo para muitos que sentem intimidados pelos que se acham donos do poder e das nossas consciências!não conseguirão enganar à todos para sempre!

  • Emilio Figueiredo disse:

    Vixe.. doeu lá em Varginha! os comedias…

  • Emilio Figueiredo disse:

    Pra mim.. libertadores = realidade. Mundial = sonho…

    Agora para os monotitulos… se contentem com a Conmebol…

  • veja fez uma aposta e,felizmente,perdeu!agora que fique claro que se trata da única publicação brasileira que tem a coragem de desnudar em toda a sua podridão,a ladroagem de lulla e seus cupinchas!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Lembrando que só existe o FANTÁSTICO MUNDO DE BOBBY AZUL! RSRSRS
    São muito iludidos…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Hahaha… não Emílio!
    No mundo REAL, TIMES DA COPA CONMEBOL SÃO OS MESMOS DA COPA LIBERTADORES 1997.
    FATOS, MEU AMIGO!
    FATOS! FATOS! rsrsrs
    INDISCUTÍVEL!

  • Thomaz disse:

    Essa coisa de relinchar me lembra a Revolução dos Bichos, George Orwell. O cavalo era o coitado que se matava de trabalhar para o bem-bão dos porquinhos. Pois é. Particularmente, relinchei quando por duas vezes votei no coronel. O que vi: manutenção da política econômica anterior, o que foi ajuizado para controle da inflação, uma certa política social, que também considero importante, mas o pior: o novo coronelismo. Vejam a prosperidade na qual se encontra o time do coronel: estádio novo, patrocínio nunca antes visto neste país. A fazenda é rica, cheia de recursos naturais, os chineses que o digam. E aí? Aí estou sempre a relinchar. E daí? Daí que a coisa não vai e a fazenda não recebe as reformas das quais precisa. Mas aprendi uma coisa na democracia e vou dizê-la através do bom luxemburguês: Político, a gente “quitica, quitica quitica e quitica” e deixa que “quitiquem”. A gente “coba, coba,  coba”, deixa que “cobem” e ainda joga a “coba” viva em cima dos políticos. Alguém já viu um mangusto diante de uma cobra? Bichinho lerdo perto da esperteza política. Leio sim. Leio qualquer coisa que critique qualquer governo. Vai que uma hora eu acerto no relincho.

  • Precisa tentar desviar o foco não.. entendi… BI LIBERTADORES = É MAIS QUE BI MUNDIAL NA SUA FANTÁSTICA FÁBRICA DE BRINQUEDOS E ILUSÃO!!!

  • Paulo Villa disse:

    Sobre a Veja: Não compre
    Se comprar: Não leia
    Se ler: Não acredite
    Se acreditar: relinche…

    Foi o tempo que não só a Veja, mas a grande imprensa de um modo geral perderam a credibilidade no Brasil. Um dado que prova isso e é preocupante apurado na pesquisa CNI/ Ibope é a de que dentre as instituições brasileiras, a imprensa é desacreditada por 28% dos brasileiros. Daqui a pouco vai concorrer em pé de igualdade com o Congresso..

  • Emilio Figueiredo disse:

    Precisa desenhar não.. entendi… CONMENBOL = LIBERTADORES NO SEU MUNDO FANTÁSTICO DE BOBBY!!!

  • Thomaz disse:

    Que dó. A Veja persegue quem está no poder, essa cruz. Justamente quem está no poder, esse suplício. “Tadim” deles. Sacrificam-se tanto no poder, esse trabalho quase escravo, e ainda são perseguidos pela imprensa golpista. Ô dó. Tenho tanto dó de quem está no poder, essa hemorroida sem cura, seja PT, PSDB e qualquer outra coisa! Não faça isso Veja! Não persiga os políticos! Ô coisa feia!

  • Paulo Henrique disse:

    É bem verdade que muitos apostaram no fracasso do R49, inclusive parte da torcida do Galo.

    Mas nem por isso dá para engolir a mediocridade que se apoderou da Revista Veja do fim do século passado para cá.

    Matéria oportunista!

    Jornalismo extremamente parcial, mentiroso, alienante e movido por interesses obscuros.

    Irrita-me profundamente as matérias estilo “receita de bolo” para temas complexos como educação e segurança pública.

    E a divulgação de remédio que não funcionam como se fossem a “revolução da saúde”?

    E as capas de novelas (futilidade) quando a PF descobriu ligações da Veja com o crime?

    E a tal lista de livros mais vendidos? Meu Deus! Que piada!

    E a falta de coerência? Trata o mensalão petista como o maior crime da história, mas esconde e até participa de crimes envolvendo a oposição.

    Eu não tenho dúvidas que o Lula foi corrupto e aceitou corrupção dos amigos. Mas a Veja também foi corrupta quando recebeu dinheiro de Daniel Dantas para publicar dossiê falso sobre o mesmo Lula.

    Não sou petista e achei ótima a condenação dos mensaleiros. Mas nem por isso preciso aceitar qualquer merda que a revista publica, só por ela ser anti-PT.

  • audisio disse:

    Nada diferente do que os próprios jornais e muitos comentaristas disseram em Belo Horizonte. Não que concorde com a Veja em seus pontos de vista, mas que em Minas Gerais, principalmente aqueles que torcem contra o Atlético e muitos cronistas atleticanos foram da mesma opinião. Na verdade o que surpreendeu neste caso foi o próprio Ronaldo, se entusiasmando e respirando outra atmosfera reencontrando o seu melhor futebol. A grande maioria do SportTV não acreditava. O Juca Kfoury, que é um baita chato e se acha o deus entre os cronistas esportivos, execrou Ronaldinho no ESPN. O Globo com seu cronista Renato Rios Prado ridicularizaram a vinda do Gaúcho e dezenas e Repórteres esportivos fizeram a mesma coisa. Agora, fica muito fácil mostrar tamanha contradição diante dos fatos ocorridos. Trata-se de uma análise diante da condição e do futebol do Ronaldo até esta época. Nada diferente de milhares de opiniões dos cronistas esportivos fazem todo o tempo!

  • Klang disse:

    Muito cômodo fazer uma matéria dessas e não assinar. Quem é o jornalista por trás? Mais uma de veja.

  • Mário Cesar disse:

    Chico, jornalisticamente, a Veja faz um desserviço ao Brasil.

    Perdeu totalmente a credibilidade justamente numa importante etapa da história brasileira: a democratização.

    Ela tinha sido muito importante na transição da volta da Democracia, como uma ardorosa defensora da liberdade de expressão, fazendo uma relevante interlocução no processo de Diretas Já. Foi um porta voz do retorno da Democracia.

    Só que a volta da Democracia é somente a etapa inicial. O processo de Democratização, aonde as instituições, bem como a cultura em geral, vai se adaptando e se adequando à nova realidade passa por fases distintas e é muito mais penoso e complexo. Dois baluartes desse processo passam pela educação e a ação da imprensa.

    Essa parcialidade torpe e cega que eles tentam impor a ferro e fogo contra o PT por exemplo, é uma ofensa à nossa inteligência.

    Não sou petista, e posso dizer com neutralidade. É um absurdo, tentam fazer uma lavagem cerebral como se tudo que tivesse publicado por eles fosse sacralizado na cultura de informação brasileira.

    Essa nota sobre o Ronaldinho é só mais um triste exemplo. Mesmo o atleta sendo de um grande rival meu aqui em BH, pois sou um apaixonado americano, nada me impede em dizer que ele foi brilhante e deu retorno tanto dentro dos gramados quanto fora, na questão comercial.

    E que o Ronaldinho, com essas atuações brilhantes, só fez, o que para aqueles que tem o mínimo de senso crítico já achamos previsível, expor a mediocridade dessa revista.

    Abraço e feliz 2013. Boa sorte para nós mineiros nos campeonatos do ano que se aproxima.

  • Raws disse:

    O Ronaldinho me surpreendeu em quase tudo, mas confesso que tenho certo receio, agora que o mesmo recuperou tudo que tinha perdido, tomara que não relaxe.

  • thales rosa disse:

    Chico veja a noticia:
    http://www.otempo.com.br/esportes/ultimas/?IdNoticia=69318

    Mais um que ja vai tarde, se nao quer ficar que suma. Ele acha que no SP vai ter menos pressao que no Cruzeiro.. Ele esquece q foi o Cruzeiro quem deu a ele a oportunidade de aparecer para o Brasil, que o Cruzeiro que teve paciencia com ele em sua primeira temporada.. ele que suma do Cruzeiro e se foda no SP.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Emilio, seja menos doente e mais maldoso. Meu comentário foi 100% provocador. Não tive resposta da ala dos “gênios” azuis, quando desprezam uma competição e endeusam outra, SENDO QUE OS TIMES QUE AS DISPUTARAM SÃO EXATAMENTE OS MESMOS. Entendeu ou quer que desenhe? Rsrs

  • Emilio Figueiredo disse:

    Nem em um post que seria para falar do seu “idolo”, o Dudu ( e a maioria dos monotítulos são assim) consegue deixar de mostrar o seu tom de inveja pelos títulos conquistados pelo Cruzeiro!

    Mais uma vez ele fala da Libertadores de 1997… corre atrás, vence uma pelo menos, depois volte no assunto…

    Os comédias, “a historia não mente e jamais vai mudar!!!”

  • Rodrigo Assis disse:

    Me espanta saber que pessoas ainda lêem a Veja.

  • Marcos 2012 disse:

    Não adianta Galo ou Cruzeiro ter no elenco Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Montillo, Diego Souza, Gilberto Silva, Beckham, Messi etc, se a presença dessas celebridades não resultarem em troféus. Não basta ter uma grande torcida e um bom elenco, time grande também vive de conquista de títulos! Aki em Minas tanto Cruzeiro como Atlético não festejam títulos importantes há mais de 10 anos, e o eixo Rio-SP, que no futuro tende a ser eixo Santos-SP, vai fazendo festa todos os anos.
    A torcida do Corinthians, que enfim passou a ganhar títulos internacionais e que sempre atraiu toda a mídia para si, já é bem grande em algumas regiões de Minas. Hora de Atlético e Cruzeiro superar dificuldades e voltarem a pensar grande, do contrário os corintianos serão maioria também em BH.

  • O cara errou redondamente.
    Kalil foi muito feliz ao pegar um jatinho aqui e sentar na frente do cara e não fazer rodeios.
    A gente tem que reconhecer quando o adversário faz as coisas conforme o momento requer.
    KALIL simplesmente pegou um time de bons valores e adicionou ao mesmo a cereja do bolo.
    Sempre falei isto para os dirigentes do Cruzeiro.
    Talvez algum dia me ouçam…

  • Thomaz disse:

    A Veja errou. Muitos fizeram a mesma aposta e erraram. E daí? A expressão “mais uma da Veja” é muito forçada. Afinal, dentro dos princípios de uma democracia no qual se pressupõe uma imprensa livre, o que a Veja faz de tão errado? Pega no pé de determinados políticos? E daí? Políticos ganham muito bem, estão sentados no poder e sempre devem dar explicações dos seus atos. Sempre. Ah, mas ela parece escolher a dedo. E daí? Os políticos eleitos que façam o favor de dar as explicações. Jornais e revistas andam penando para sobreviver e com frequência submetem-se ao poder econômico da publicidade governamental, razão pela qual tem diminuído a imprensa crítica. Toda crítica a qualquer governo é sempre bem-vinda, pois os governos têm um pressuposto muito perigoso: a detenção do poder.

  • J.B.CRUZ disse:

    Em todos os setores da vida, há bons e maus profissionais..O sucesso de Ronaldinho Gaúcho no galo se deve a duas pessoas: ALEXANDRE KALIL e o próprio jogador..KALIL porque viu naquele momento uma jogada de marketing de trazer um jogador famoso para o galo, e RONALDINHO que viu naquele convite a chance de dar a volta por cima..

  • Frederico Dantas disse:

    Tirando o fato de que a revista Veja se tornou um reduto de antijornalismo, não foi só ela que apostou num eventual fracasso do Gaúcho. A grande maioria da imprensa pensou da mesma forma. Era o mais provável. Como bem destacou acima o Felipe, não seria nenhuma surpresa se fracassasse.

    Surpresa foi o que aconteceu. O próprio presidente atleticano tratou, na época, a contratação como de risco. Risco calculado, segundo ele, mas de risco. E, de fato, era.

  • Fred Reis disse:

    Caro Chico Maia, agradeço-lhe pela divulgação em sua coluna no prestigioso jornal Sete Dias, do lançamento do meu cd. Um grande abraço e boas festas! Att. Fred Reis.

    – Sete Lagoas

  • tom vital disse:

    A Veja jó foi boa…Hoje nem perco tempo em comprá-la!

  • Alisson Sol disse:

    O Felipe Sousa provou que, quem quer ler o texto primeiro e criticar depois, verá que não há nada demais no texto. Alias, é muito melhor do que o sabonete que é o jornalismo esportivo em MG, que mais parece uma convenção de profetas do acontecido. Depois do jogo, o que tem de gente que “já sabia”, é impressionante.

    O Presidente do Cruzeiro apenas disse que quer um documento afirmando que, se o Cruzeiro jogar com portões abertos a todas as torcidas, deverá ter reciprocidade quando não for o mandante. Nada mais simples e justo. Ou sera que isto também vai gerar reclamação dos juízes e “placar real’?!

  • Johnny disse:

    E a abertura do Mineirão em Chico? Torcedor não pode ir vestido com camisa de clube de futebol. INACREDITÁVEL. Transformaram o estádio em “arena” e o traje permitido daqui em diante é passeio completo. Se antes já nao podiam entrar com fogos, sinalizadores, papel picado, imagina agora com esse padrão de mer** da FIFA. É a morte do futebol como programa cultural brasileiro.

  • Thomaz disse:

    Para mim, o segredo da química entre Ronaldinho e o Galo e a grande necessidade que um tinha do outro. O Galo achou o jogador de toque refinado de que tanto precisava, um exemplo de categoria para os mais jovens, um ídolo para a torcida. Já Ronaldinho recebeu uma proposta de paz e de responsabilidade: você será o dono da bola. E assim ele foi gastando a bola e a paz foi-lhe sendo concedida pela alegria dos torcedores alvinegros. Sabem o que é paz? Uma satisfação de espírito que nos permite trabalhar melhor, relacionarmos melhor, dormir melhor, enfim, viver com uma leve alegria. Ô trem bão sô!

  • Rodrigo Rocha disse:

    Jogador profissional de futebol, assim como qualquer outro PROFISSIONAL, vai sempre procurar o que é melhor para sua carreira e suas finaças.
    Alguém poderia ser sincero e dizer que se o concorrente de sua empresa lhe oferece o dobro do salário, alguém iria negar?
    O Gugu trocou o SBT pela RECORD por um bom salário, a Hebe a mesma coisa, no mundo dos negócios a mesma coisa. Com o Ronaldinho não é diferente, pagou mais vai embora.
    Ele não precisa mostrar que é craque, toda sua carreira e a Copa de 2002 já mostram isso claramente.
    E outra coisa a ele não deu certo no Flamengo, não tinha compromisso porque nunca recebeu, parem de pagar seus funcionários 1 mes e veja se eles vão se dedicar a sua empresa!!!!

    ABAIXO HIPOCRISIA!!!!

  • Jaci Cardoso disse:

    Esperar o que dessa revista? Uma revista que é associada ao Carlinhos Cachoeira, que não conhece ética nem os limites da lei pode ter alguma credibilidade.
    Parabéns, até que enfim um jornalista mineiro dá mostras de lucidez e coragem.

    Um abraço
    Jaci

  • Carlos da Mata disse:

    Chico,

    A incompetência dos Dirigente Mineiros beira aos limites do ridiculo. Veja a reportagem hoje da Folha de São Paulo.

    É por conta disso que Minas sempre figurará como coadjuvante no cenário futebolistico Brasileiro. O Eixo Rio-SP agradece!

    “Presidente do Cruzeiro sugere torcida única em clássico da reabertura do Mineirão”

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1202490-presidente-do-cruzeiro-sugere-torcida-unica-em-classico-da-reabertura-do-mineirao.shtml

  • Filipe Sousa disse:

    Boa Tarde Chico,

    Vamos ser sinceros, eles estavam errados?

    Eu sou atleticano e se naquele momento tivesse que apostar em algo, apostaria que não daria certo.

    Porem como bom Atleticano que e ja torceu para Mexirica, Catanha, MEio kilo, prq não iria torcer para Ronaldinho?

    A Veja mesmo diz: “E ele precisará de todo o talento que já mostrou no passado para contrariar as expectativas negativas” e ele msotrou, com apoio da torcida…

  • Paulo disse:

    Quero acreditar que se trata de mais um oportunista (como em vários campos profissionais) que quer “ganhar sozinho na Mega-sena”. Tipo: se o Gaúcho não for bem no Galo, eu, e SOMENTE EU, havia profetizado isto.

    Pra falar a verdade, ao ler a chamada da reportagem e o link do quadro, pensei que o conteúdo fosse “pior” (mais bairrista, mais preguiçoso com o Ronaldo e o Galo).

    Gostei do comentário do Marcelo (acima): não há, no sentido que conhecemos, rivalidade no RJ. Lá, a rivalidade se resume a torcida organizada (como em todo o Brasil). E já disse em outros fóruns neste blog e repito: lá no RJ tem o fenômeno “vou torcer para o Rio” (principalmente quando náo envolve Flamengo x Vasco).

    A solução é o torcedor mineiro esquecer a rivalidade e torcer por MG? Seria o mundo ideal, porém irreal e impossível. Basta que copiemos as boas práticas dos times do sul (rivalidade MAIOR que a nossa) e nos concentremos em sermos administrativamente bons. O resto vem a reboque.

  • Ricardo Lemos disse:

    Não li na época, mas ainda bem viu?! Porque lendo agora consigo ter uma clareza maior do objetivo da edição: defender a posição totalmente equivocada de um clube e denegrir a imagem de um ídolo do futebol.

    É simples assim. Na verdade, Dudu GALOMAIO BH, a matéria é tipicamente carioca. Não existe nada de azul, somente existe uma defesa do “eixo”.

    Ronaldinho mostrou aqui que continua sendo um craque e que jamais deixou de ser ídolo. Todo jogo do Galo era cercado de expectativa das pessoas por vê-lo em campo, além da repercussão internacional.

    Por isto precisamos ter cuidado com tudo que vemos por aí. Principalmente, precisamos saber avaliar quais são os interesses de quem está publicando algo, para sabermos dar o “desconto” no que estão dizendo.

    Este tipo de matéria é o exemplo de como o Brasil é bem representado na figura dos “ixpertalhõexxx”.

    Resgatar esta matéria neste momento foi muito bom para ajudar na formação de opinião. Parabéns, Chico!

  • Paulo Henrique disse:

    Esse é o Padrão Veja de Qualidade!

  • marcelo disse:

    Essa força “obscura” da imprensa me assustou muito esse ano, talvez por eu não ser do “meio”.
    Pela primeira vez estou tendo a oportunidade de acompanhar o futebol mineiro morando em outra cidade, e é mto interessante. Tenho a impressão que a rivalidade aqui no RJ não chega nem perto de BH. Talvez pelos times serem menos polarizados.
    Entre a imprensa, parece não ter rivalidade, eles se unem pela causa estadual. Acho que nós mineiros devemos aprender muito com isso.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Chico,
    curiosamente eu já iria lhe enviar este link e ao abrir a página já estava postado.
    Curiosa essa matéria, pela total falta de fé de quem a escreveu na recuperação do R49.
    Será que quem a escreveu faz parte do grupo de torcedores que acha GRêMIO, EL NACIONAL(EQU), ALIANZA LIMA(PERU), SPORTING CRISTAL(PERU), COLO-COLO(CHI) grandes times na Libertadores mas times horrorosos quando disputavam a Copa Conmebol na mesma época?

    Ou será do grupo que acha um lixo enfrentar os primeiros colocados dos campeonatos sulamericanos mas acha o máximo enfrentar vice-campeões do Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá e Rondônia?

    Hahahahaha…. rir é o melhor remédio!