Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ainda sonho

* Se já não me iludo com a fragilidade das nossas autoridades políticas, ainda sonho ver um dia o América aproveitando ou ao menos testando os seus ótimos jogadores da base.

Vejam o time Sub-20, por exemplo, que se classificou para semifinal do Brasileiro, vencendo Palmeiras, Flamengo e Fluminense, neste jogo, com um gol antológico do Vitinho.

 

Potencial

Este Vitinho era titular, fez gols em outros jogos deste mesmo torneio Sub-20 e estava na reserva até alguns minutos antes de fazer aquele golaço, embora o ataque estivesse inoperante.

Alguns mistérios que envolvem as categorias de base do América e o não  aproveitamento dos jogadores são difíceis de entender.

 

Freguês

O Fluminense ultimamente não quer ouvir falar em América. Sofreu uma derrota na última Copa BH; uma na última Copa São Paulo; duas (uma na fase de grupo e outra na final) no Brasileiro Sub-20 e mais essa de domingo, e de quebra foi o único time a perder os dois jogos para o Coelho, na Série A 2011.

O Flu é, hoje, o grande freguês de luxo que Coelhão tem!

* Essas e outras notas estarão em minha coluna no Super Notícia de amanhã, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
24
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    O São Paulo estava praticamente fechado com o Ricardo Goulart. Os preços aumentaram, o clube paulista recuou e o meia quase fechou com o cruzeiro, aí entrou o Galo na jogada… quase tudo certo com o alvinegro, Kalil praticamente anunciou sua contratação eis que o empresário do jogador apresenta uma nova proposta do cruzeiro.
    Está bem claro o leilão feito pelo empresário do jogador. Seria hora do cruzeiro aproveitar e diminuir sua oferta, já que SP e Galo pularam foram e fecharem com o jogador por um valor menor, pra ferrar com o empresário metido a espertinho.

  • Ricardo Lemos disse:

    Cada um interpreta as coisas como quiser. O Cruzeiro está oferecendo R$ 1.500.000,00 reais de luvas ao Ricardo Goulart. E vai pagar um alto salário, além de comprar parte do passe do jogador.

    Quem aprova um alto investimento destes em uma promessa? Jogador de 21 anos que teve passagem em alguns clubes grandes sem destaque e fez uma boa campanha com um time médio, como disse o Kalil, é uma aposta.

    Se um prefere destinar seu orçamento para um aposta e outro não, não quer dizer que esteja faltando dinheiro. É só uma questão de decisão administrativa.

  • Ricardo Lemos disse:

    Estava lendo sobre o Ricardo Goulart. Parece que o empresário está fazendo leilão em BH, único lugar que conseguiu achar interessados no jogador.

    Esta história me fez lembrar de uma outra que envolveu os dois grandes clubes da capital brigando por uma revelação alviverde. Na época era o Claudinei, volante do América, o alvo da disputa.

    O Cruzeiro levou a “melhor” na época. Ele foi parar na Toca da Raposa, só que era jogador problemático. Voltou ao Coelho no ano seguinte e acabou assassinado depois de uma confusão em uma casa noturna na Via Expressa.

    Será que este Ricardo Goulart vale uma briga?

  • Pedro Henrique disse:

    O atlético está sem cacife para disputar jogador com o Cruzeiro? O que será que foi feito com o super orçamento?

  • Márcio Luiz disse:

    * Onde foi parar AQUELE “novo Messi”?????

  • Márcio Luiz disse:

    Falando das “revelações” do Cuêi:

    e o tal de KALEB, “uma revelação e tanto” do Coelho/2010/11 sei lá que a raposa “espertamente” desviou para os seus lados? não se tratava de um cracaço??????

    Onde foi parar esse “novo Messi”?????

  • Marcelo disse:

    Chico, é por essas e outras que falo que tem algo errado no América.
    Presidentes (que são vários), Diretor e Gerente de Futebol têm que se explicar. Ao longo da série B deste ano, especificamente após uma derrota para o Bragantino, escrevi para o seu blog (“o América perdeu a sua essência”), questionando a filosofia de trabalho dos responsáveis pelo futebol do clube, principalmente com relação ao inchaço do plantel e com o choramingo dos dirigentes da pequena e má utilizada receita do clube. Naquela data, a média de idade da equipe titular superava os trinta anos.
    Com o fim da série B, a limpa começou a ser feita e as esperanças se renovaram. O problema é o capítulo seguinte: a diretoria vive reclamando de que o América não tem a grande receita dos outros clubes. Aí manda uma barca de jogadores embora, que diga-se de passagem não deveria nem ter vindo, e, em vez de observar o Brasileiro Sub-20 e aproveitar algumas promessas no Campeonato Mineiro, já traz outra barca repleta de desconhecidos , em uma parceria com um empresário (daqui a pouco mudam o clube de cidade…).
    Eu pergunto: para que? O dinheiro não tá curto? O óbvio não seria trazer um ou outro jogador a pedido do técnico, integrar alguns da base e usar o Mineiro como laboratório?
    A resposta é não. Mandaram 11 embora, alegando que o plantel estava inchado e a grana pouca, e já trouxeram outros nove, sendo que o ciclo de contratações não se encerrou (notícia de hoje dá conta de que ainda podem vir mais dois). Que conta é essa Chico? E não me venham falar que o salário dos que aqui estavam era muito maior, porque com o andar da carruagem e com o “apetite” da diretoria em “reforçar” o plantel, rapidinho vai atrasar salário novamente.
    Não sou vidente, mas vou adiantar o que vai acontecer: Matheus, China, Soares (cadê ele?), Lula, Vitinho e tantos outros vão continuar sem chances reais no profissional. Por que? Porque um grande reforço do Ituano e outro do Duque de Caxias já foram contratados para a cabeça da área, um reserva da base do Santos para o ataque e assim por diante…sem falar no reforço do Ipatinga e outros mais…
    Chega dessa hipocrisia! O América precisa mudar o seu comando. Todos os que contrataram os jogadores para a disputa da série B deste ano são responsáveis.
    E a história está se repetindo Chico. Alguns jogadores dessa recém-chegada barca já tiveram parte dos direitos econômicos adquiridos. Ao final de 2013, provavelmente serão dispensados, e nenhum diretor será responsabilizado, assim como pode ocorrer com o Boiadeiro, que teve parte dos direitos adquiridos no início do ano e agora deve ser mandado embora, com razão, porque descobriram que o Patrick dá conta do recado. Mas e a conta do Boiadeiro? Quem paga?
    A base!
    … a base que se dane… a hora que der tudo errado nós nos lembraremos dela e prometeremos: “vocês vão ver o América no ano que vem”, com um projeto de integração das jovens promessas e mais uma baboseira danada…
    E aproveitamos e mandamos o técnico do profissional para “dar uma força aos jogadores no Brasileiro Sub-20”.
    Apenas para inglês ver!

  • Martens disse:

    Estao querendo forcar o Kalil a assinar um contrato para pagar o aluguel do mineirao com este papo de torcida unica , ta certo o Kalil as Neymarzetes decidem onde e o jogo delas e o GALO deicde onde e o dele.No independencia e so lucro.

  • Luiz Cláudio de Assis disse:

    PÔ, este post esta falando das categorias de base. Tem gente que mistura tudo.

    O Fluminense é campeão brasileiro da 1ª divisão. Calma lá pessoal. pelo numeros, a base do flu é fregues da base do America e ponto final.

    Agora se CT ganhasse titulo, o galo seria campeão nacional. O que vale é time. Garganta nunca ganhou.

    Saudações Villanovenses.

  • Márcio Amorim disse:

    Corrigindo uma possível dupla e falsa interpretação.
    … porque alguns disputaram e ganharam o Brasileiro sub-20 e disputaram uma Libertadores (ficando invictos e eliminados nos pênaltes).

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Murilo!
    O que a torcida do Flu pensa não é problema nosso. É freguês e pronto! Não se pode esquecer de que é o legítimo campeão brasileiro merecidamente e com muitas rodadas de antecipação. Freguês de luxo.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Rodrigo César!
    O comentário do Chico é pertinente.

    Esses jogadores que você citou passaram o ano de 2012 nas arquibancadas do Independência, à exceção do Bryan.

    E o que é pior: batendo palmas(?) para Agenor, Thiaguinho, Tiago Humberto, Geovani, entre outros.

    Há, sim, algo misterioso que impediu a escalação desses jovens. Certamente não é a inexperiência porque alguns disputaram e ganharam o Brasileiro sub-20 e uma Libertadores. Esperar mais o quê?

    Quer dois exemplos mais contundentes? Por onde anda o Kaleb? E o que Moisés foi negociado porque não estava nos planos, depois das contratações equivocadas dos cidadãos citados acima.

    É complicado! Alguém tem e deve uma explicação.

  • Marcos 2012 disse:

    Fluminense, campeão brasileiro de 2012, freguês do América nos juniores e no profissional! Força Coelho!

  • Jacqueline Costa disse:

    correção:reinaugurado

  • Jacqueline Costa disse:

    Olá Chico.
    O Mineirão prestes a ser reinagurado e o risco dum vexame nacional. O Clássico pode ter torcida única. A questão é uma só, provicianismo dos dirigentes mineiros, que mostram-se incapazes de conversar e chegar um acordo. Puxa vida, se é mando de campo de Cruzeiro, de Atlético, tanto faz, o correto é ter as duas torcidas no estádio. Estão acabando com o Clássico por puro egocêntrismo. Quem está feliz com mais essa picuinha é a PM, que terá mais uma oportunidade para não trabalhar. Que o Gilvan e o Kalil ajam como adultos e parem de pirraça. Quem está perdendo com isso é o futebol mineiro. É uma vergonha um estado como Minas Gerais não ter competência para administrar um jogo de futebol com duas torcidas diferentes. É para isso que gastaram tanto dinheiro com Copa do Mundo?!!. Imaginem uma situação entre Ingleses X Holandeses, por exemplo, vão fazer o quê, colocar uma turma na Praça Sete; outra na Pampulha e fazer um cordão de isolamento? Chega de provincianismo! Francamente, justo um Estado que sempre primou pela sua capacidade política, de intermediar… vai “ficar feio demais”, clássico com torcida única por briguinha de dirigente.

  • Rodrigo César disse:

    Chico Maia, vc está completamente equivocado em suas palavras. O América é o maior revelador de jogadores de Minas e do Brasil, e é o único de MG que revela jogadores de alto nível. Temos hoje no profissional, Lula, Bryan, China, Kaio, Kaká, Matheus e Patrick, todos da base americana.E aí, você quer mais o quê? Não adianta promover o jogador da base para o profissional se ele não tiver condição de assumir determinada responsabilidade, e isso o Milagres sabe fazer e esta fazendo. Não adianta subir, o jogador da base tem que tá preparado para subir. Muitos que estão disputando o brasileiro sub 20, vão subir para o profissional no ano que vem, pode apostar!!!
    Agora, em uma coisa vc tem razão, o Fluminense é o nosso maior freguês, depois do Cruzeiro, é claro!!! Abraços e saudações americanas… #AcreditaAmérica
    ———————

    Uai Rodrigo,
    você deveria ler de novo o que escrevi nesta nota e nos últimos 15 anos, pelo menos.
    Vou repetir: o América precisa aproveitar melhor a sua prata da casa, que misteriosamente, não é utilizada como deveria no profissional.

    Se não entendeu, escrevo de novo.
    Com prazer.
    Abraço,
    Chico Maia

  • Murilo disse:

    Que beleza…a torcida do Flu deve estar muito chateada com isso rsrs
    Não vai nem comemorar o Carioca e o Brasileirão deste ano,afinal de contas o America MG ( de novo na segundona ) ganhou as ultimas partidas…

  • Vicente Paulo disse:

    Chico sou prof. de Educação Física e conheço o Vitinho. Em 2011 fui professor dele, mas já o conhecia nos campeonatos que organizava lá na escola em 2010. Joga muito fácil, habilidoso, tem bom drible, velocidade, muita raça e vontade de vencer no futebol. Não gostei da posição dele no primeiro jogo, mais centralizado, mesmo assim quando caiu pela direita quase fez outro golaço dando um lençol e chutando na trave, ele é jogador de ponta e provou isso no seu lindo gol nesse último jogo pela esquerda. Legal a consciência que ele tem do futebol a se espelhar no Messi que não fica caindo atoa. O Vitinho é um batalhador treinava todos os dias e chegava a escola na divisa de Ribeirão das Neves com BH, cansado porém sempre tinha uma energia para brincar com os amigos de turma, que o admirava pelo seu futebol. Ele comentou comigo ano passado que tinha assinado um contrato com o ex. zagueiro Denis do América para o representar, espero que este seja iluminado para guiar a carreira dele e possa orientar nesse meio. Engraçado, admiro muito o Vitinho, porém digo com toda sinceridade que lá nesta mesma escola uns 5 garotos do mesmo nível do Vitinho e um na minha opinião até melhor que ele, infelizmente não conseguiu passar nas peneiras dos clubes aqui de BH. Ribeirão das Neves tem muitos meninos bons de bola, que falta é oportunidade.

  • Alisson Sol disse:

    Só que… O Fluminense é Campeão Brasileiro, enquanto o América-MG decidiu estabelecer raízes na segunda divisão. O Fluminense praticamente não tem categorias de base e, se bem me lembro do famoso “ranking de CTs”, o Fluminense ficou na posição 14, logo após o Corinthians, e pouco à frente do Avaí. Como o irrepetível ranking de CTs foi feito em 2010 com os clubes da Série A, o América-MG nem foi avaliado, pois seus passeios na Série A são rápidos e esporádicos. Duvido que ficasse atrás do Fluminense. E o grande jogador do Fluminense este ano, que fez os gols quando o clube precisava deles foi Fred, revelado no… América-MG.

    O América-MG precisa então é decidir se vai reveler jogadores para “clubes grandes”, ou se vai se tornar um clube grande.

  • Silvio Torres disse:

    Chico, me disseram que Rosinei está em BH para assinar com o Atlético! Que time é esse que estão montando para 2013??!! Berola, Richarlysson, Serginho, Escudero… Depois vão reclamar dos juízes e do azar…tsk tsk

  • Rodrigo Assis disse:

    O que acontece na base do AMF é o que acontece na base de todo time grande e pequeno tb, panelas, filhinhos de papai, apadrinhados, garotos de empresários, roubando as vagas de quem realmente sabe jogar….. E isso eu imagino acontece desde sempre.

  • Julio Cesar disse:

    O time de base do America venceu Flu, Fla e Palmeiras ! E nem por isso deve levar uma enxurrada de adolecentes para o time de cima. O America venceu foi o time da base destes clubes. Quem do Flamengo, Corintias, Palmeiras etc.. apresentou uma revelação. A ultima foi Neymar, Oscar, Lucas e agora Bernard. O America teve grande fase com revelações (a ultima Frede) e nunca se aproveitou financeiramente. Nunca ! Moises, que dinheiro o America fez ???

  • Julio Cesar disse:

    Chico, boa tarde ! Os animos estão ja, por demais acirrados no que se refere a rivalidade entre torcidas. Leio quo o cantor (?) thiaguinho (pelo qual particularmente não tenho nenhum apreço artistico, provocou a torcida do Palmeiras. Sou terminantemente contra que jogadores ou qualquer outra pessoa que esta sempre na midia, façam este tipo de coisa. Jogador tem que comemorar conquista com o torcedor do time e não sair provocando torcida adversaria. Deveriam dar exemplo mas, sabemos, a cultura da maioria deles não ajuda em nada. Se a infancia foi de carencia, deveriam aproveitar agora que ganham dinheiro. Mas sempre tem um (ou muito mais que 10) que “sempre fui favelado e não tem medo de nada…”

  • sergio drummond disse:

    Concordo com vc, Chico. É bem capaz mesmo que o Vitinho nao seja aproveitado no time profissional. Enquanto isso, a diretoria contrata um jogador do Santos, que se fosse bom mesmo nao seria liberado, para ser reserva do próprio Vitinho no Brasileiro sub-20! E depois vem a diretoria com o papinho de que é dificil montar time sem dinheiro. Ora, nao dá força para a molecada da base e ainda torra o pouco dinheiro do clube contratando “barcas”!!