Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atlético e o futebol, de luto pela morte do goleiro Mazurkiewicz, aos 67 anos

Lamentável essa notícia da morte do “Mazurka”, um mito!

Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente.

Do portal Terra:

MAZURKALONDNa Copa de 1966 contra a Inglaterra

* “Morreu na madrugada desta quarta-feira o ex-goleiro uruguaio Ladislao Mazurkiewicz, aos 67 anos, em Montevidéu. O ex-atleta foi internado há cerca de uma semana por problemas respiratórios, e sua condição foi se deteriorando com o passar dos dias. A morte foi confirmada às 4h15 pelo ex-goleiro Fernando Álvez, que acompanhava o colega no hospital.

Considerado uma lenda do futebol uruguaio, Mazurkiewicz defendeu a seleção de seu país em três Copas do Mundo (1966, 1970 e 1974) e é famoso por sua participação em um lance da semifinal do Mundial de 70, em que Pelé executou sobre ele um drible de corpo, sem tocar na bola, e quase marcou um gol épico.

A maior parte de sua carreira foi passada no Peñarol, onde conquistou a Copa Libertadores de 1966, mas o goleiro defendeu também o Atlético entre 1971 e 1974. Pela seleção, foram 36 partidas disputadas entre 1965 e 1974. Mazurkiewicz foi considerado o melhor goleiro do mundo pela lenda russa Lev Yashin, que o elegeu como seu sucessor quando se aposentou em 1971.

MAZURKACAMNo Galo, em 1971, em foto do Superesportes

O ex-jogador será velado a partir das 13h (horário local) na casa Road Hermanos, em Montevidéu. O enterro acontece às 16h no cemitério Parque del Recuerdo.”

MAZURKAPELENo famoso lance do “quase gol” do Pelé, na Copa de 1970

* http://esportes.terra.com.br/futebol/internacional/,7f812f26b8afb310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html


» Comentar

Comentários:
8
  • Djalma Rodrigues Cordeiro disse:

    desde 1971 até os dias de hoje, a cada goleiro que o GALO contrata sempre será comparado ao eterno Mazurkiewicz, nosso ( Mazurka)

  • audisio disse:

    Talvez o maior goleiro que vi jogar! Olha que já vi um monte!

  • J.B.CRUZ disse:

    ladislao mazurkiewisck…bom goleiro,descanse em paz..

  • tom vital disse:

    Vi ele jogar pelo Galo…Mas são memórias remotas…Uma perda para os Atleticanos!Um dia de tristeza,para os amantes do futebol!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Um grande nome do Galo, do Uruguai e do futebol mundial.
    Que Deus o tenha!

  • Thomaz disse:

    Que Deus o tenha. Teve a honra de jogar no Galão da Massa.

  • Carlos Brito disse:

    Mazurka, por duas vezes tive a oportunidade de ser carregado por este mito.
    Mazurka, ao ser perguntado por mim, se ele era o maior goleiro do mundo, foi atencioso, me ergueu acima de sua cabeça, dizendo com seu portunhol: “você é maior que eu”.
    Não satisfeito, fui aos treinos do Galo, lá em Montes Claros -no campo Cassimiro de Abreu – e mais uma vez ele foi atencioso, deu uma flâmula e venceu o jogo contra o time do Cassimiro.
    Mazurka nunca mais sumiu de minhas lembranças e passei a querer ser “maior” que ele, sendo goleiro.
    Sim!
    Ei poderia ser, também, um grande goleiro, mas, os detalhes são outros!

    Vá Mazurka, vestido como manto atleticano, brincar de deus entre as traves lua e sol, não deixando nada passar, muitos menos os meteoros, moço.

    @cabrito2606

  • Ricardo Lemos disse:

    Notícia triste. Apesar de não ter tido a oportunidade de tê-lo visto em campo, sei que foi um grande nome do futebol mundial e que vestiu o Manto alvinegro.

    A Massa fica de luto também.