Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Eduardo Lima, por quem o conhecia pessoalmente, ou não!

Amigos,

dói começar o ano falando de morte, ainda mais de alguém como o Eduardo Lima, uma figura humana diferente, dessas que conseguem ficar acima de questões menores, e por isso, queridas por todos os companheiros de profissão.

Menos de um mês atrás, num intervalo do programa Rádio Vivo, o José Lino Souza Barros, grande amigo dele, nos deu a informação que ele não estava bem de saúde e que fora internado.

Ontem, ele se foi, e seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Falar da morte de qualquer radialista me emociona de forma especial, porque conheço a nossa luta, que é muito semelhamte, especialmente quando estamos no começo da nossa trajetória profissional.

Eduardo apoiava a todo mundo, com atenção especial àqueles que estavam dando os seus primeiros passos na profissão.

O Kleyton Borges, amigo de longa data, com quem tive o prazer de começar trabalhando em Beagá, na Rádio Capital, postou fotos e homenagens ao Eduardo Lima, inclusive uma de suas fotos mais recentes, que está junto do texto dele neste post.

Também recorri ao face para colher depoimentos importantes de profissionais de várias áreas da comunicação, e de várias gerações, para mostrar um pouco quem era e como era o Eduardo Lima.

O carisma dele era tanto, que faço questão de postar o primeiro depoimento, de quem nem o conheceu pessoalmente: o jornalista da novíssima geração Daniel Ottoni, do jornal O Tempo.

Confira: 

Daniel De Aguiar Ottoni

Com tantas mensagens de apoio, carinho e admiração, deu vontade de ter conhecido o Eduardo Lima, jornalista, cronista e radialista, que morreu hoje em Belo Horizonte.

Muita gente falando de como ele os ajudou em momentos importantes. Dele, esse pessoal nunca se esquecerá.

Que ele vire uma estrela e continue brilhando.” 

——————————————-

EDUARDOLIMA

“A morte do jornalista Eduardo Lima, com quem trabalhei durante muitos anos na Itatiaia, é a perda de vários homens em um só. O maior patrimônio de uma pessoa é o exemplo que ela deixa. É o caso do Eduardo Lima, cidadão do bem, amigo, paizão e profissional sem igual. Lamentável sua partida…”

Eustáquio Ramos

————————————————— 

“ZYC 690, do ponto mais alto da cidade…..assim comecei minha carreira no rádio, ouvindo a voz grave de um poeta, locutor, apresentador, jornalista e grande amigo. Eu ainda era pré-adolescente e Eduardo Lima foi meu primeiro professor na rádio Mineira. Poxa mestre, que vontade de nunca ler notícias assim. Tudo bem que todos nós morreremos, mas pessoas como você amigo, deveriam ser eternas.”

Márcia Barroso 

—————————————- 

Kleyton Lima Borges

“Muitos tiveram a alegria de conviver de perto com o Eduardo Lima, e eu tive esta sorte, além de todas as qualidades do profissional de primeira linha como muitos já postaram por aqui, suas qualidades e virtudes iam muito além do jornalista, escritor e poeta, dedico estas poucas palavras ao amigo “Tche”, sincero e solidário, e mais um milhão de virtudes que ele tinha.
Morro um pouquinho com vc Eduardo.”

EDUARDOLIMA1Pat e Dú Lima no Don Klebinho, onde ele prestigiava muito… 

————————————————

Aloísio Morais

“Que fique registrada a primeira baixa do ano entre os meus amigos do Face. EDUARDO LIMA, radialista e colunista no jornal Hoje em Dia, passou pro andar de cima após ser internado no Hospital Maria Tereza por problemas renais.” 

——————————————————————- 

Carlos Felipe Horta

“Vou desligar o computador neste momento. Amanhã, se Deus quiser, vou prestar a última homenagem ao amigo Eduardo Lima. Quer dizer, a pública. Porque a pessoal vai ser agora. Coloquei no pick-up disco do grupo Raizes, liderado pelo Charles e com Tino Gomes comandando muito, peguei uma velha cachaça itabirana, misturei com o licor de pequi Corby e vou fazer a última saudação ao velho companheiro. Tenho certeza, Eduardo, que você viveu tempos lindos com pessoas como Hermes de Paula, Téo Azevedo, João Vale Maurício, Zezé Collares, Adélia Miranda, Josefina de Abreu Paula , João Chaves, Hermegildo Chaves, Darcy Ribeiro, Terezinha Jardim, Clarice Sarmento, Gilberto Câmara, Nivaldo Maciel, Lola Chaves, João Leopoldo França. Luiz Procópio Andrade. entre muitos outros. Outros, o senhor Deus está permitindo que fiquem conosco. Mas aí nas alturas deve estar bonito. Alguém chegou para marcar a seresta com Hermes de Paula. Ninguém melhor que você. Como a vida é a vida, a gente só pode dizer: até logo, Eduardo Lima.”

——————————————– 

Carla Alves

“Que pena Eduardo Lima. Triste. Muito triste.” 

————————————————————————————– 

Sérgio Lacerda e outros 2 amigos compartilharam a foto de Geraldo Prates Maia

EDUARDOLIMA2

Até qualquer dia, caro Dudu!


» Comentar

Comentários:
38
  • Raimundo Soaes Machado disse:

    Sempre tive um grande sonho de conhecer pessoalmente o radialista Eduardo Lima. Como seu fã, na medida do possível, escutava o programa apresentado por ele nas tardes dos dias de semana. E, atento às suas crônicas, me teletransportava para a situação das mesmas as quais ele recitava com muito entusiasmo… Fica aqui o meu abraço à família do saudoso Eduardo Lima e eternas saudades deste grandioso homem que me fez pensar muito diante dos seus belíssimos escritos.
    Fica nos braços do Pai, Eduardo Lima.

  • elmo alves disse:

    GRANDE TREMENDO JORNALISTA CRONISTA POLITICO PESSOA DE UMA SIMPATIA ERA FOCADO NO QUE FAZIA FAZIA COM ARTE FAZIA COM AMOR DE UMAPERSONALIDADE INCOMPARAVEL ERA UM GRANDE ADMIRADOR ALIAS SOU DE SUAS CRONICAS ES ETERNITE AMIGO

  • Ronald Boaventura disse:

    Atrasadíssimo, mas com imenso pesar, leio esta coluna sua Chico… me emocionei com essa triste notícia, se foi sim uma estrela das Gerais, adorava começar o dia ouvindo as diversas cronicas do nosso Eduardo Lima. Que essa estrela brilhe nos céus de minas e em nossos corações pra sempre… Adeus Eduardo….

  • CARLOS FERNANDES DE SOUZA disse:

    ME LEMBRO DAS BOAS TARDES OUVINDO O EDUARDO LIMA NA ITATIAIA,EM 2005,EU EM CASA COM O BRAÇO QUEBRADO NO GESSO E DESEMPREGADO,NAO PERDIA UMA DE SUAS CRONICAS.ME CONFORTAVA A MENTE.SEMPRE COMENTO ALGUMAS DE SUAS CRONICAS COM AMIGOS.PERDEMOS UM GRANDE HOMEM E DEUS GANHOU OUTRO.

  • edigar disse:

    fiquei sabendo da noticia somente hoje sem duvida a cultura mineira perde um dos personagens mais inportante da radio, eduardo lima. meus sinceros sentimentoss…

  • Antonio paulino miranda disse:

    alô chico maia você que e um jornalista com larga experiencia deve saber em que ano morreu o radialista Aldair pinto e de que morreu? se puder me informar. agradeço

  • NILO FELIPE disse:

    ESSE sim era um radialista de verdade eu ainda criança ouvia na Itatiaia e ele falava ASSIM ME empresta o seu coraçao me empresta

  • paulo sergio disse:

    vi o eduardo pela primeira vez no programa tv verdade da alterosa,ele fez uma cronica para a menina sem rosto,foi a mprimeira vez que vi o seu rosto,um rosto que transbordava emoçao assim como as palavras que saiam de sua boca,chorei devido a situaçao da criança,e tambem pela maneira como foi exposto para todos nos nas palavras de eduardo,a realidade em que vivemos,apos isso me tornei um fâ e logo apos busquei na internet alguns de seus maravilhosos trabalhos. fiquei muito triste com a noticia de sua morte,mas como montesclarense como ele tenho o orgulho de dizer que sou seu conterraneo,que deus abençoe a familia e montes claros que com certeza esta mais brilhante com mais uma estrela de primeira grandeza no seu cèu.

  • Maxwell Sergio Pereira disse:

    Fiquei sabendo da noticia somente hoje,sem duvidas a cultura Mineira perde um dos mais importantes personagens.Suas crônicas, poesias e historias eram fantásticas ,
    Sem duvidas fará falta!

  • vinicios de castro disse:

    Caro Amigo conterrâneo;E muito triste , a saudade já bate .

  • antônio washington santos disse:

    Eu recebi a notícia da morte do Eduardo Lima com muita tristeza, como se fosse alguém da minha família. Eu sempre o admirei muito. Que Deus o acolha no céu !

  • Paulo disse:

    Uma das pesoas mais doces que passou pela nossas vidas. Falo isso na condição de ouvinte, fã e, admirador de pessoa tão boa. Valeu Eduardo Lima, descanse em paz!

  • alex disse:

    Chico li hoje a ultima coluna dele no jornal Hoje em em Dia e incrivelmente ele falava de numeros e o seu temor por eles. Otimo texto. Parece q ele ja previa algo…
    Grande Eduardo Lima.

  • Jose Luiz disse:

    Minas e o Brasil perdeu um grande Homem.
    Boas lembranças ficaram.
    Descanse em paz, grande Eduardo

  • wilson menezes disse:

    Com a ida do Eduardo Lima para outra dimensão o rádio mineiro fica mais empobrecido. Para quem ouviu profissionais como Vilibaldo Alves, Paulo Roberto Pinto Coelho, Gil Costa, Afonso Alberto, Chico Maia, Paulo Rodrigues, Klayton Borges, Luiz Carlos Alves, Osvaldo Faria, Carlos César Pinguim e hoje tem que ficar ouvindo vai q tô t vendo é de cortar o coração.

    Foi-se aquele que dava voz à poesia. Aquele que acreditava na brevidade da vida, por isto, a vivia com intensidade. Foi-se o corpo, fica a obra.

  • cleide bregunce disse:

    È amigos, la se foi a voz mais poética do nosso rádio. S uas cronicas, poesias, e tudo de mais belo dito por um homem que alegrou a tantos. Descance em paz!

  • ricardo sergio nogueira disse:

    Liguei o PC e ao entrar no facebook, que noticia vejo, o falecimento do meu amigo Eduardo Lima, tudos já disseram tudo a seu respeito, só deixo meus sentimentos a sua esposa, e filhos, e amigos, vai com DEUS.

  • Valtemir José de Souza disse:

    Eduardo Lima, por muitos e muitos anos foi a mais bela vóz que ecoava por toda Minas Gerais, por todo o pais, pelo mundo. Hoje amanheci muito triste pois fui informado que o Eduardo Lima tinha partido, não acreditei pois para mim Eduardo Lima era Deus. A mais linda vóz se cala sem pedir permissão deixando não 13 mais milhões de orfãos pelo mundo…
    Que saudede, saudade que doi, doi e fere por dentro. Adeus Deus da mais linda vóz!!!

  • Rubens A. Rodrigues disse:

    Partir faz parte do ciclo da vida. infelizmente sabemos disso, mas nunca aceitamos, principalmente de uma pessoa como Eduardo Lima, profissional de extrema competencia e calor humano incalculável, Morávamos na concórdia, e iamos com frequencia a tv itacolomi, com o programa Alvaro alvim e estrela Dalva, mais tarde seu saber é pra valer com Fernando sasso, onde mais tarde E .L . fez carreira, com uma belíssima voz de deixar as meninas loucas, já naquela época ele sabia o quanto as meninas ficavam loucas ,como diz o Faustão “aquela voz de locutor de rádio fm”. como o assédio das fãz eram como alimento para a alma, se fez cada vez mais impolgado com a carreira, com sua cronicas, seus livros e tudo que só ele soube fazer ” esse é o cara “.Todos já disseram tudo, mas que ainda é pouco como a pessoa de Eduardo Lima, fica aqui nossos sentimentos aos familiares , amigos, fãz, nesta hora e muita força, para este momento de transição , obrigado chico maia por este espaço.

  • roberto disse:

    va com deus dudu valeu

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Vai o homem, ficam suas palavras, sua capacidade de emocionar os leitores, seu talento, companheirismo e amizade.
    Vá com Deus Eduardo.

    E duardo, era a voz que alegrava a todos
    D iariamente nos papos ao cair da tarde
    U m papo de cultura, de saber, de emoção
    A legrando a todos com alegria e emoção
    Ricas eram suas histórias, seus casos
    Doces palavras que irradiavam calma
    O mais verdadeiro sentimento d’alma

    Luz, que continuará brilhando em nossa saudade
    I deais, respeito, compromisso, um grande legado
    M arcas que ficam em nossa mente e coração, bem guardado
    A força e o poder das palavras e a sinceridade da sua amizade

  • NILTON disse:

    Lembro-me que nos anos 80 ele apresentava o programa ‘NOS TEMPOS DA CUBRA LIBRE’, só não me recordo se era na rádio cultura ou na mineira. Alguém lembra qual emissora ? muita saudade.. !! Que Jesus Cristo o receba no reino dos céus. Amém !

  • Hideraldo Ponciano da Silva disse:

    Boa Tarde!

    Sei que é atleticano, mas seu profissionalismo está muito além de qualquer coisa, como te conheço, existe uma cronica do Eduardo Lima em homenagem ao Cruzeiro, não me lembro se foi quando ganhamos o Brasileiro, ou foi em algum desses aniversário do Clube, mas como de praxe, como era do feitio dele, me emocionei, existe como eu conseguir esta cronica, não sei se conhece.

    Obrigado.

  • Marco Antonio (Marquinho) disse:

    Lembro muito do Eduardo nos bons tempos da minha juventude quando residia na Concórdia e para minha sorte, justamente na minha rua moravam uns primos dele e a partir daí jogamos muitas peladas de futebol de salão na quadra do Bertoldo na rua jacuí e lembro até hoje quando ele me dizia com aquele vozeirão: “Pô Marquinho! Deixa eu fazer o gol….” Simplesmente uma pessoa espetacular.

  • Quem é de Montes Claros, nascido ou criado, é fã de Eduardo Lima não pelo simples fato de ele ser daqui…

    É por orgulho…

    Impossível potencializar o talento de Goya…

    De conquistador inveterado, de pai épico, de comunicador nato (não necessariamente nessa ordem)… De cronista então nem se fala…

    Era capaz de narrar um simples gesto de fritar de ovo como a mais bela das histórias, com uma paixão de dar inveja a Romeu (e de encantar a Julieta)…

    A hipotética crônica do ovo (talvez ela tenha existido, né?) te deixaria com fome, sede e desejo de ovo frito por dias, mesmo para quem não gosta!

    Não conheci o Goiabão dos tempos do Catibum de Peré e Marcinha Sá, na virada dos 60 para o 70, ainda meninos virando homens pelas ruas/praças de Montes Claros…

    Vim algumas gerações depois e fui conhecê-lo primeiro de nome, histórias e feitos… Finalmente, pessoalmente…

    Por muitos anos, a Rádio Terra brindou os montes-clarenses com a divulgação das crônicas de Eduardo Lima, logo pela manhã, as mesmas que ele apresentava em seu “Viva à Tarde”, da Itatiaia…

    Lembro-me especialmente de três momentos do Eduardo…

    – A crônica em pleno Dia dos Pais dedicada ao amigo/irmão José Nardel Alves de Almeida, que havia falecido 24 horas antes, em Montes Claros… (façam o que for possível para ouvi-la. Renato Lopes pode ajudar…)

    – O encontro no bar da Tia Dalva, no Mercado Central de Montes Claros, quando o premiado jornalista Luiz Ribeiro (amigo de sempre e agora “cumpadi”) me chamou para receber o ilustre visitante Arnaldo Viana, jornalista na acepção da palavra de magnitude brilhante tão quanto Luizinho… Zé Maria, o homem com sobrenome “Repórter”, talento que Guaraciama nos empresta, também estava lá matando saudade do amigo Viana…
    O quarteto Zé/Eduardo Lima/Arnaldo Viana/Luiz Ribeiro falava por si só…
    Estive por algumas horas numa Catedral, com aulas de todos os tipos… Apenas ouvi, ouvi e ouvi… Sequer me levantei…

    – Na última vez que me encontrei com Eduardo foi na sala de embarque do aeroporto da Pampulha, justamente nos primeiros dias de 2012… Vínhamos para Montes Claros… A chuva atrasou o voo por uma hora e pouco. Trocamos ideias sobre tudo… Ele se lembrou do encontrão no Mercado e disse que estava em busca de tudo quanto é tipo de ajuda para implantar em BH a “Casa de Montes Claros”, uma “embaixada cultural” de nossa cidade na Capital dos Mineiros, com direito a uma sucursal da Prefeitura, ACI, Fiemg e outras entidades de classe, todas juntas, para reuniões com empresários e investidores, expor arte, lançar livros, fazer pequi, que fosse… O cartão de visitas do coração robusto do sertão mineiro…
    Acho que ele queria mais… Queria o cheiro de sua terra por perto…

    Fica a ideia…

    E o Eduardo para a prosperidade…

  • Lilian Nunes disse:

    Outro dia encontrei uma pessoa simpática no elevador do meu prédio. Ele veio me cumprimentar com sua voz grave e profunda e contou sorridente que “também” era radialista. Meu novo vizinho era Eduardo Lima. A partir daí, nos encontros pelo hall e no sobe e desce do dia-a-dia, ouvi várias e ricas histórias – sempre cheias de paixão e poesia. Que bom que pude conviver com um ser humano tão apaixonado pela profissão e pela vida.

  • joao dias disse:

    desejamos a todo familiares, os nossos sentimento, pela perda do enti querido, e que deus abensoe. que ja, ja jesus estara recebendo de braços aberto e ganhara uma estrela, n o ceu. que e EDUARDO COSTA.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Esse sabia se expressar como poucos que eu já vi até hoje.

    Que Deus possa amparar sua família e seus amigos !

  • joao dias disse:

    desejamos a todo familiares, os nossos sentimento , pela perda.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Que Deus ampare a família e os amigos.

  • J.B.CRUZ disse:

    Poeta de primeira linha…Uma oração,um minuto de silêncio……DESCANSE EM PAZ!!…………

  • reinaldo disse:

    Não o conheci, mas era um belisssimo profissional. Vai com Deus!!!!!!!

  • Ildeu Lucas pereira disse:

    Eduardo Lima foi e será sempre uma Grande Alma, certamente os anjos cantarão com ele, pois sua voz não calará.

  • Márcio Luiz disse:

    Em meio a tanta “taquara rachada” que a gente tem de ouvir hoje em dia a voz do Eduardo Lima era uma raridade. Não vou falar da pessoa, pois não o conhecia pessoalmente, mas como profissional de comunicação ele era ótimo, desde os tempos do “Povo na TV”, da extinta Itacolomi, depois Alterosa.

  • Carlos Cunha disse:

    Fiquei pensando na finitude e brevidade da vida ao receber a noticia da passagem de Eduardo Lima. Amigos do Poeta disseram que o convivio com ele era uma festa. Certas pessoas tem a arte de entrar em nossos lares pela porta sublime de cima. As ondas do radio e o que ela ensina. Vendo e revendo o filme Lula um filho do Brasil perco o sono. O Brasil tem tantos filhos queridos. No dia que o Cruzeiro completa 92 anos de vida Eduardo pede passagem e segue viagem. Da minha Janela observo o Céu Azul. Reinações de um Rio de águas cristalinas. O Rio das Palavras, dos versos e das canções. Movo o controle na busca de uma Esquina virtual. Lá esta o Clube da Esquina e o fascinio de Milton e cia a cantar. O Clube das outras Esquinas nos convida a pensar. Amigo é coisa para se guardar. Eduardo esta presente nas muitas cronicas que escreveu. No sonoro timbre vocal que Deus lhe Deus e jamais alguém o esqueceu. Escritores e Poetas movem dentro de nós..vivem dentro de nós..Eduardo agora é um ponto de luz no Céu Azul das Lembranças

  • Kátia Pereira disse:

    Adeus, meu mestre Eduardo Lima. Minha eterna gratidão a vc. Tive o privilégio de começar na rádio Itatiaia há dez anos como estagiária na produção do seu programa – o Viva a Tarde. Com a sua partida, cala-se uma das mais belas e poéticas vozes do nosso rádio. Que Deus lhe acolha e conforte seus familiares e a nós – seus admiradores.

  • PAULO ROBERTO BRUNO disse:

    Bom dia Chico,

    A torcida mineira vai ter uma frustração muito grande, se o clássico em Atlético e Cruzeiro, for disputado com uma torcida única, logo na reinauguração do nosso Mineirão. Acho que imprensa mineira e os torcedores devem fazer uma mobilização, repudiando essa decisão dos dirigentes de Atlético e Cruzeiro. O Mineirão é da torcida mineira.

    Um Grande Abraço,

    Paulo Bruno
    Juatuba-MG

    – BELO HORIZONTE