Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Está ruim; mas vai piorar!

Depois de 20 dias retornei a Belo Horizonte.

Por volta das 15h30, ao sair de uma loja no Bairro São Lucas, esquina da Avenida do Contorno com Rio Doce, dois pivetões “vistoriavam” meu carro.

Um tentava ver o que havia dentro, enquanto o outro conferia a melhor forma de abri-lo.

Estava começando a chover e eles deviam estar imaginando que não apareceria ninguém. Apareci, segurando um pacote e com uma sacola plástica de supermercado na cabeça para me proteger da chuva. Os marginais se assustaram, possivelmente porque eu devia estar parecendo um fantasma ou um bandido, como eles.

Parei e fiquei pensando o que fazer. Um vagabundo saiu fora; o outro gritou comigo: “vai encarar?”.  

Mexi na sacola e antes que eu respondesse, o vagabundo também saiu correndo.

Mas poderia ter agido diferente e aí eu estaria ferrado; talvez estivesse hoje integrando a mais uma estatística da violência no Brasil, onde a cada 9 minutos morre alguém: assassinado ou em acidente de trânsito.

É possível também que não figurasse nas estatísticas, já que os governos costumam omitir números que não lhes interessam.

Ou, talvez não, porque possivelmente sairia uma nota em algum jornal ou em alguma rádio, já que sou jornalista.

E como dizia João Saldanha: “jornalista é defunto caro”; para bandidos e governos.

Passada a raiva, procurei chegar rápido em casa, antes que a chuva aumentasse, porque como se sabe, placas da própria prefeitura da capital de todos os mineiros, alertam para o perigo de se andar na cidade quando chove.

Principalmente em determinadas regiões; na Avenida Silva Lobo, por exemplo.

E moro a dois quartões dela. Teria que atravessá-la. Mas, dei “sorte” e ela ainda não estava alagada, nem havia nenhum carro boiando, quando a atravessei.

Nas TVs e nas rádios imagens, choro, e lamentos de vítimas de mais uma enchente na região do Prado. Por enquanto, situação bem menos ruim que a do ano passado. Mas já já, deve se igualar ou superar.

E não adianta reclamar só dos governantes atuais, porque o problema vem de anos atrás; quando autorizaram o desmatamento e construção de bairros nas partes mais altas da cidade e em encostas centrais.

Muita gente ficou e fica rica quando os vereadores e deputados (esses, principalmente) votam e aprovam mudanças na legislação que permitem que construtoras e imobiliárias lancem novos e milionários empreendimentos.

E ainda ouço estes dias, vereadores e até a prefeitura de Beagá falando em acabar com o que resta de área verde para a construção de “moradias populares”.

No rádio, ouço que mais um caixa eletrônico foi pelos ares, e ninguém foi preso.

Na TV, vejo bandidos matando vigias de bancos, espalhando o terror, levando o dinheiro das agências e clientes. Em Sergipe, igual acontece diariamente na região Sudeste.

E imaginar que os banqueiros foram os principais financiadores da Operação Bandeirantes e outras entidades que se organizaram para ajudar as polícias a matarem oposicionistas ao golpe de 1964 e à ditadura militar.

Agora, deveriam equipar as suas agências e as mesmas polícias para acabar com essa farra dos bandidos.

Mas no Brasil, realmente tudo é muito difícil. Afinal, muitos daqueles que lutaram contra a ditadura e enfrentaram as polícias, são os mesmos que se aproveitaram do dinheiro público, através do mensalão, e foram condenados pelo Supremo.

Mas continuam soltos; um dos mais famosos deles, inclusive, assumiu mandato de deputado federal, segurando a Constituição Federal, esse estranho livrinho, que deveria ter melhorado o país, quando foi promulgado em 1988.

Êta Brasil!

Mas um dia chegaremos lá!


» Comentar

Comentários:
23
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    É Chico, ainda bem que não lhe ocorreu nada de mal.

    Jose Ribeiro, vocÊ é o mesmo que comenta centenas de vezes as notícias do Galo na página do SuperEsportes?

  • Marcos 2013 disse:

    O Brasil é igual rico com pinta de pobretão: tem muito dinheiro, mas a casa e o carro que possui estão caindo de tão velhos, e o dinheiro sempre some do cofre. O nosso país supera muitos países europeus no PIB, mas no quesito necessidades básicas da população é rival de peso de países como Haiti e Somália.
    Do que adianta o Brasil não ter hecatombes naturais se tem no poder pessoas que conseguem ser piores do que a própria fúria da natureza?

  • Raws disse:

    O que mais doi, é ter a certeza de que somos os coadjuvantes desta realidade, eu sempre faço a comparação de como um homicída culpado por 20 crimes é “santo” perto de certos políticos. Vou citar só um que me revira o estômago, o ex governador N.C., seu patrimonio estimado e adquirido como todos nós sabemos, causou indiretamente a morte de quantas pessoas? Quantas vezes o mesmo foi eleito? Quem votou nele?
    Quem aprovou suas contas? Como ele consegue provar que adquiriu honestamente sua fortuna? Por que ele ainda está solto? Por que gente como ele se prolifera igual rato nesse país e consegue nos governar?
    E para piorar, ele ainda é cheio de fãs, até meu falecido pai o admirava pelo asfalto em São João Evangelista. O presidente da nossa cãmara de veradores foi reeleito, e as coxinhas? Aliás eu acho que somos eleitores feito nas coxinhas, só pode. E o zé Dirceu e o Genuíno? Somos genuianamente otários, deitados eternamente em berço esplêndido…

  • paulo roberto disse:

    Meu amigo chico, moro em governador valadares e assistindo os noticiários, vi a Belo horizonte da copa do mundo debaixo dágua, sinceramente gostaria que acontecesse tal coisa durante a copa do mundo, para que o mundo assistisse nossas capitais debaixo dágua. É um absurdo. aparece dinheiro de tudo quanto é lado para a copa. e a saúde pública como está. hospitais sem médico, professor mal remunerado e etc. aqui em gov. valadares a ex vereadora cida pereira que não se reelegeu, ganhou a secretaria municipal de meio ambiente. Ela é minha amiga mais acho outro absurdo, ela não é do ramo profissional e para dizer mais não gosta de plantas e ganha uma secretaria de meio ambiente, só porque é do partido da prefeita. Onde está a ética na política.

  • alex disse:

    *corrigindo: violência, vagabundos

  • alex disse:

    E eu ingênuo acreditando que o baixo indice de desemprego no Brasil
    diminuiria a viollência no Brasil.

    Sempre pensei que muitos empregos diminuiriam os roubos ja que muitos
    estariam ocupados e com uma renda pelo menos.

    Mas pelo que vi esses vagabungos as vezes até trabalham e roubam ou
    não trabalham pq o crime é mais fácil e rende mais (grana).

    O problema é cultural mesmo, o bandido infelizmente aprende roubar e
    fazer coisas erradas já em casa, com a omissão ou indiferença dos pais e do Governo.

  • Ronaldo Totoli disse:

    Ahh Chico… que bom que nada de mais grave aconteceu com vc. A coisa tá preta mesmo. O muro que caiu no Gutierrez, durante a chuva de ontem, e que passou no Jornal Nacional, é no edifício onde minha sogra mora. Um susto imenso, disse ela, que presenciou a queda durante a chuva. Eu compartilho com tudo que vc disse. Vou de 3 a 4 vezes pra BH / 7Lagoas por ano. É ótimo rever família e amigos. Mas não nutro nenhuma vontade em voltar a morar aí. O descaso, a violência, os desmandos, a falta de civilidade e educação da população, a corrupção, e todas as outras más coisas já estão suplantando (ou já suplantaram há muito tempo), as várias boas coisas que temos/tivemos. Uma pena…

  • Emílio Figueiredo disse:

    Complicado! Porém como são segundos para a nossa reação, nem sempre ela irá nos ajudar…

    Brasil. Há tempos venho tentando deixar o carro sempre na garagem e usar a minha bike. Porém aqui em Sete Lagoas e acreditop que no Brasil inteiro, como podemos deixar uma bicicleta “trancada” na porta de um banco ou outro estabelecimento? Nem no CNSL – Clube Náutico de Sete Lagoas, em que pago R$ 130,00 mensais de manutenção, tenho coragem de guardar a bike.

    O negócio é acostumar e se conformar!

  • José Ribeiro disse:

    O Morais é aposentado pelo INSS ou possui previdência privada? Jogador pode acumular salário com aposentadoria? O twitter do Kalil quebrou?

  • Emerson disse:

    é por essas e outras, que eu ainda acho, que o Fim do Mundo não seria uma má idéia, conceito válido apenas para quem tem uma crença espiritualista, muito válido por sinal.

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    É Chico, Deus é contigo !

    Porque, como o Marcelo falou acima, o simples fato de vc ter mexido na sacola, se esse marginal estivesse armado, no reflexo seria capaz dele ter te dado um tiro.

    Temos que ficar super atentos mesmo, porque a coisa tá feia !

    Que Deus nos proteja !

  • Paulo disse:

    Se o sujeito está armado numa hora destas e TEM CHANCE, fuzila um vagabundo destes. Depois, ainda precisa responder um processo…

  • J.B.CRUZ disse:

    O certo é que as novas gerações pós-computador, encontraram as facilidades da vida moderna porporcionadas pelas máquinas e robôs..Sucumbiram definitivamente ás drogas(o mal de todos os tempos) e ainda tiveram a desventura neste novo século nos seus primeiros anos, uma ideologia canhestra,dúbia,pusilâme a nos governar..RESULTADO: O ser humano perdeu a CRIATIVIDADE E A CURIOSIDADE (os “velhos quadrados” de outras épocas já inventaram e descobriram tudo)..O GOVERNO intrometeu na INSTITUIÇÃO FAMÍLIA e transferiu responsabilidades do ESTADO para a população..Fazem LEIS e inventam PROJETOS que não saem do PAPEL aos borbotões, fuçaram na CULTURA,RELIGIÃO E FOLCLORE seculares, sempre com a desculpa de defender a CIDADANIA..E recentemente até o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, aprovou a aberração das aberrações que são as COTAS RACIAIS nas UNIVERSIDADES..É claro que uma imposição de ESTADO RACIALIZADO, tráz consequências PERVERSAS para a formação da IDENTIDADE de uma NAÇÃO..Qualquer RACISMO É PERVERSO..Não existe RACISMO BOM e não existe RACISMO POLITICAMENTE CORRETO..Todo RACISMO precisa ser evitado..Não existe: RAÇAS NEGRA,BRANCA,AMARELA,VERMELHA,etc,etc,etc,, e sim A RAÇA HUMANA…Cada um nasce com uma VOCAÇÃO ou DOM para tocar a sua vida..Todos tem seu DESTINO,SEU CARMA,SUA SORTE..O LIVRE-ARBÍTREO tem que ser respeitado para uma boa convivência..Todos sabem intimamente o que é CERTO ou ERRADO..Podemos nos ENGANAR algumas vezes, mas errar deliberadamente nunca..Dizem que DEUS É BRASILEIRO..Ainda bem, vez que temos o D.N.A de todas as NAÇÕES ..(agradecimentos a DOM JOÃO VI)…….

  • Luciano Nogueira disse:

    O problema da violência é sem dúvida o maior desafio do Brasil hoje.
    E o que é pior, quem deveria estar resolvendo está na contra-mão da sociedade. Nossos governantes compram o discurso fácil de que são os problemas sociais que estimulam a violência. Pelo simples fato de os presos custarem muito caro, e sobrar menos dinheiro para obras que ganham eleição e custeiam a campanha. Os secretários de segurança fazem este lobby no congresso que analisa o novo código penal.
    Veja o que o colega escreve no texto acima deste. Que os problemas sociais persistem e com eles a violência.
    Na verdade, a violência hoje decorre de dois fatores principais. Do crack, que suprime o livre arbítrio da pessoa e a aprisiona, e da impunidade.
    Para uma pessoa criada em ambiente sem limites, a forma mais fácil de ascender socialmente é no crime. Traficando ou roubando ganha-se dinheiro fácil e se a casa cair o indivíduo é solto no dia seguinte.
    Dentro de seu microcosmo, ele se torna admirado e temido, tudo que procura.
    Enquanto não aparelharmos as polícias, exigirmos que os juízes e promotores criminais trabalhem de verdade e endurecermos as leis, só vai piorar. O pior é que não se vê nenhuma liderança com este discurso.
    Estamos caminhando firmemente para uma convulsão social, somos o país mais violento do mundo e ninguém fala nada.

  • Paulo Henrique disse:

    Lamentável!

    Já passei por situação parecida. Inclusive em relação ao comentário do Stefano. Duas semanas atrás em Sete Lagoas fui abordado por um usuário de crack, morador de rua, perto da praça da Estação. Ele já chegou pedindo dinheiro por “vigiar meu carro” e já arranhou o mesmo, antes de qualquer negativa, para intimidar.

  • Wallison disse:

    Lamentável. Enquanto isso despejamos rios de dinheiro nas construções dos estádios. E a nossa segurança pública vai de mal a pior. Ontem vi uma reportagem onde menores infratores ( Ou seria bandidos?) tomaram vários carros de assalto no rodo-anel em SP. Fizeram vários reféns. Familias que iriam passar férias no litoral paulistano. Várias crianças foram utilizadas com barreiras humanas, na pista, gerando pânico nos familiares que presenciavam tudo e não podiam fazer nada, pois estavam sob a mira de um revólver.

  • Thomaz disse:

    Amigo, você teve sorte. No Brasil de hoje. temos que ter isto: sorte, pois a vida não vale nada.O setor de emergência do único hospital público de Ceilândia, ali, grudada no Poder, parou por falta de médicos. E vejam o que é o novo estádio de Brasília para a Copa. A posse de um condenado por corrupção em um parlamento, casa onde nascem as leis que disciplinam nossas vidas, é uma afronta, um oportunismo, um descaramento dos “eternamente éticos” – no discurso, pelo menos. Peito para expor a redução da maioridade penal a um plebiscito popular, governo nenhum tem.

  • thales rosa disse:

    Enquanto o voto for obrigatorio no Brasil vai continuar assim. O cara se ve obrigado a deixar a cerveja dele em casa domingao para ir votar ai ele faz o mesmo que ele faz na privada da casa dele.. Os politicos sao o retrato de nossa sociedade, no caso do Brasil é a lei de Gerson todos sao espertos e querem so ganhar o seu. Como diz Eduardo Costa da itatiaia a Camara de BH é a casa do espanto. Por essas e outras me mudei para Curitiba que tem uma qualidade de vida espetacular, um transporte que funciona e quase nenhuma violencia. O problema aqui sao os Curitibanos, grossos e frios no tratamento pessoal.

  • Marcelo disse:

    Chico,

    Caraca! qnd vc mexeu na sacola se ele estivesse armado no reflexo ia te dar um tiro!
    Que bom q não estava e que sirva de exemplo para todos nós nos matermos imóveis nesta situação.

    ps: pode confessar que “perdeu uma cueca”. Se fosse eu teria perdido. rs Seria cômico se não fosse trágico.

    Abraços

  • Renato Silva disse:

    Eu já passei por uma situação semelhante: dois marginais abordaram um cara no Elevado Castelo Branco quando eu passa por eles.

    Quando percebi que se tratava de um assalto, olhei para eles e vi que os dois bandidos estavam com pedaços de vergalhão de construção nas mãos. Aí eu voltei para ajudar o cara que estava sendo assaltado. Um dos bandidos correu. E o cara que estava sendo assaltado correu também (até antes dos bandidos) me deixando sozinho lá, kkkkkk. Eu fui para cima do bandido que ficou e ele correu também.

    Mas foi uma situação atípica. Eram dois usuários de droga desarmados querendo um celular para trocar por uma pedra de crack.

    Sobre a chuva, ontem foi dia de trabalho pesado para as babás, como sugeriu nosso digníssimo Prefeito. Pelo menos a Copa das Confederações e a Copa do Mundo vão acontecer no meio do ano, quando não chove em BH. Imagina se além da excelente rede hoteleira, do excelente trânsito, do excelente transporte público, da excelente conservação da cidade (vias públicas, calçadas, casas, prédios, lojas, Lagoa da Pampulha, aeroportos, estradas, etc) e os turistas também conhecessem nosso excelente preparo para qualquer chuva mais forte um pouco?

    Espero que eles não conheçam também esta receptividade do povo mineiro, que o Chico quase conheceu melhor ontem.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Outra coisa, até mesmo para o Sete Dias levantar, ouvi falar que o sistema “Olho Vivo” aqui em Sete Lagoas está sem funcionar tem meses.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,

    estou bastante assustado com a violência em Sete Lagoas, principalmente com o aumento dos usuários de crack. Conversei com um detetive da civil outro dia e ele disse, que 90% dos crimes, ou mais, estão relacionado com o tráfico e consumo de drogas. De pequenos furtos a homicídios. Esse mesmo detetive disse, que é impressionante a evolução do usuário de crack, começa roubando na casa de parentes, depois no comércio, depois consegue uma arma, até mesmo dos traficantes e por fim ou mata ou morre em consequência dos crimes, para obter drogas. E tem um outro problema, como a maioria das usuárias está em idade fértil, está surgindo aqui a tão falada geração de “filhos do crack”, crianças que já nascem viciadas e com graves problemas de saúde. Taí uma questão pro novo prefeito se preocupar.

  • Roger disse:

    Oi Chico! Qual é o seu carro? Pergunto porque a gente sabe que tem determinados modelos que são muito visados pelos pivetes e ladrões e devem ser evitados de comprar.

    Uno, Palio, Gol, Stilo, Polo e Golf costumam ser bastante visados, alguns por serem muitos comuns e outros por simples gosto mesmo.

    Um carro um pouco mais completo (mesmo que seja usado), com um bom sistema anti-furto não assegura 100%, mas te torna menos seletivo nesses casos.