Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Tardelli tem, no Atlético, média de gols semelhante a de Fred no Fluminense e Luís Fabiano no São Paulo

O jornalista Marcelo Bechler, mineiro radicado em São Paulo, das rádios Globo/CBN, sempre muito bem informado, avaliou a volta do Tardelli ao Atlético e como ele será utilizado taticamente:
* “Diego Tardelli volta ao Atlético para mudar o patamar da equipe. Em 2012 faltou alguém que marcasse muitos gols, que aproveitasse as tantas chances criadas por Ronaldinho e Bernard principalmente. Jô fazia pivô, mas não fazia gols – foram 10 no Brasileiro. Bernard foi o artilheiro do time com 11.

Desde a saída de Danilinho, Cuca procura alguém para jogar pela direita pelo 4-2-3-1. Guilherme não foi bem. Araújo e Rosinei aparecem como candidatos no início da temporada. Araújo faria o papel que desempenhou por boa parte da carreira, jogando pelo lado. A diferença é que, aos 35 anos, o tempo passou para ele e não possui mais velocidade e resistência o suficiente para fazer funções ofensivas e defensivas que a posição exige. Rosinei sempre foi um volante-meia e talvez possa ajudar mais taticamente, dando suporte às subidas de Marcos Rocha.

E Tardelli com isso?

Caso Cuca não queira mudar a forma do time jogar, há justamente essa posição vaga. Jô poderia continuar segurando os zagueiros e servindo de referência para a ligação longa, muitas vezes utilizadas em 2012. Tardelli ficaria mais longe da área e, destro, teria mais facilidade de conduzir em direção à linha de fundo e não em diagonal em direção ao gol. Não necessariamente o atacante perderia seu poder de fogo, mas obrigatoriamente teria de se adaptar a uma condição diferente.

Há ainda a possibilidade de Cuca mudar a forma do time jogar. Com Tardelli na vaga de centroavante, o time teria mais movimentação na frente e poderia ser ainda mais rápido, perdendo, no entanto, quem prende a bola na frente.

Em 2009, Tardelli foi o centroavante ao lado de Éder Luís. Foram 42 gols naquele ano. Terminou como o goleador máximo do futebol brasileiro. Em 2010, em um time mais fraco e com Obina muitas vezes como companheiro, o que o obrigava a jogar mais longe do gol, marcou 25 vezes. Antes de se transferir em 2011 ainda fez seis em sete jogos. No total, 73 gols em 114 jogos. Média de 0,64 por partida.

Barcos teve um desempenho considerado muito bom em 2012. Marcou 28 gols em 55 partidas, média de 0,5. Fred, considerado o melhor centroavante do futebol brasileiro, tem média de 0,68 desde que chegou ao Fluminense em 2009 (são 105 gols em 155 jogos), praticamente empatado com Tardelli. Luís Fabiano, que tem uma das melhores médias da história do São Paulo (0,72) tem 158 gols em 218jogos pelo clube.

O Atlético precisa de jogador que seja eficiente pela direita. E de um pivô que faça mais gols. Caso Tardelli mantenha a média de gols que construiu, será porque se adaptou bem ao lado do campo ou porque o time passou a depender menos do pivô. Caso contrário, continuará faltando alguma coisa.”

* http://colunas.radioglobo.globoradio.globo.com/platb/marcelobechler/2013/02/02/tardelli-peca-tecnica-de-um-quebra-cabeca-tatico/


» Comentar

Comentários:
19
  • reinaldo disse:

    Seja bem vindo caçador de raposa!!!!!!! Bica elas Galo.

  • alex disse:

    Pedro, o Ricardo Bueno, por exemplo, foi artilheiro soh do Paulista. Fala besteira nao. Artilheiro de verdade faz gol em qualquer lugar. Tardelli fez muitos gols em vários campeonatos.

  • Ricardo Lemos disse:

    Espero que o Cuca saiba escalar o time com ele.

    Pelo que vi do jogo ontem, faltou o cara que tenho cobrado aqui para ajudar na armação das jogadas.

    Talvez o jeito seja escalar R10 pela esquerda e Bernard pela direita, com Tardelli sendo a referência. Esta não foi a maneira como o Tardelli se tornou artilheiro no Galo, o ideal seria ele jogar com o Bernard ou Berola no ataque. Mas já que não vem outro meia, talvez este seja o melhor esquema.

    Completando o time, 3 volantes, 2 laterais e 2 zagueiros, além do goleiro.

  • reinaldo disse:

    Fora marcos b…a!!!!!!!!!!!!!

  • audisio disse:

    Caro Pedro Henrique, um desses timecos foi o cruzeiro que levou três numa só partida! Outro detalhe é que ele foi artilheiro do campeonato brasileiro cheio de timecos como Corinthians, Inter, Grêmio, Flamengo e outros. Me ajuda aí cara!

    Poderia ter evitado esse comentário, mostraria bom senso.

  • audisio disse:

    Thales tá comemorando um campeonato???!!!!

  • audisio disse:

    Tardelli está de volta. Uma ótima. Uma pena é que Serginho continua, Gilberto Silva parece uma lesma e o Jo continua o mesmo, Perdendo um gol atrás do outro. Muito chutão, pouco futebol.
    Esse Marcos Rocha é uma ilusão de ótica. Parece que é bom, de vez enquanto acerta um cruzamento, mas erra passes na frente, cria contra ataques mortais e não corre nada além de fazer um monte de bobagens em campo. É inacreditável que o Atlético continue tomando gols a cada jogo pela sua lateral direita, uma avenida aberta com um jogador em campo que não marca e não ataca. Não me lembro do tal Marcos Rocha jogar uma boa partida! Sempre se tem que escalar um jogador para proteger a suas costas e isso não funciona! Todo técnico que vai enfrentar o Atlético sabe desta deficiência e nada é feito. Senhores, o São Paulo esta chegando aí! Se não se tomar nenhuma providencia a decepção será grande.

  • Alexandre Luiz disse:

    O certo mesmo é Tardelli no lugar do Jô. Só acho que o Jô no banco pode criar uma grande “instabilidade” na equipe. Se é que vcs me entendem.. Então, temos que manter Jô e Tardelli no time.

  • J.B.CRUZ disse:

    Com a chegada de tardelli, SELEGALO fechada…

  • UM CLÁSSICO DE APRENDIZADOS

    Apesar de ser apenas o primeiro jogo das duas equipes no Campeonato Mineiro e da evidente falta de ritmo de ambos os times, foi um bom jogo. O Cruzeiro venceu por ter mais paciência e melhor organização dentro das quatro linhas. O Galo mostrou os mesmos problemas da temporada passada, com uma extrema dependência do Ronaldinho Gaúcho. Já o América fez jus ao que foi falado anteriormente nesta coluna: é uma incógnita.
    O América não jogou bem, na tarde/ noite de Sábado, e perdeu para o Araxá, que voltou à primeira divisão, após mais de 20 anos. Fábio Júnior marcou o único gol do time alviverde, mas é claro que o time precisa de mais ritmo de jogo e, principalmente, de maior entrosamento. Foram muitas as modificações na equipe e, logicamente, o técnico Vinícius Eutrópio precisará de tempo, e paciência da torcida, para que o time possa se acertar.
    O Atlético não jogou bem o Clássico. De início, o time se mostrou bastante nervoso e sem ritmo de jogo e, logo viu a Raposa abrir o placar, num gol contra de Marcos Rocha, que não esteve bem na partida. O Galo ainda empatou com o esforçado Araújo, mas, no segundo tempo, levou o segundo gol, numa boa jogada de Anselmo Ramon e Dagoberto. Não há dúvidas de que a equipe alvinegra tem um bom elenco, no entanto, é preciso que o time deixe de ser tão dependente do Ronaldinho, como aconteceu neste Clássico. Sendo assim, faz-se mister que o técnico Cuca trabalhe o psicológico e o jogo coletivo da equipe, afinal, a Libertadores será bem mais complicada.
    O Cruzeiro começou bem a temporada e, à la Marcelo oliveira, venceu o primeiro Clássico do ano. Foram muitas as mudanças na equipe, mas, rapidamente, os jogadores conseguiram assimilar o pensamento do técnico e conseguiram neutralizar as principais jogadas do Galo, criando as condições necessárias para que, mesmo com um jogador a menos, após a expulsão do Leandro Guerreiro, pudesse vencer a partida por 2 a 1. Assim como eu vinha afirmando nos textos anteriores, o time cruzeirense é bom e, caso consiga se entrosar, pode conseguir bons resultados em 2013.
    Estes foram apenas os primeiros jogos dos três grandes de Minas e não podem servir de parâmetros definitivos para o restante da temporada. O América é um time ainda em formação; o Galo ainda tenta se reencontrar e o Cruzeiro precisa mostrar que tem mesmo uma boa equipe, coletivamente falando. Não obstante, estes resultados foram bons para os três, afinal, o Coelho viu que precisa se esmerar um pouco mais; o Atlético descobriu que não é imbatível, como muitos torcedores pensavam e a Raposa entendeu que pode chegar ao longe. E, assim, este ano promete muitas e fortes emoções.

  • thales rosa disse:

    O atletico inaugurou o independência fazendo o de sempre, sendo eliminado da copa do Brasil pelo goias..
    O Cruzeiro inaugurou o mineirao fazendo o de sempre, detonando as frangas..

  • Pedro Henrique disse:

    Essa média não indica nada. Minas Gerais tem 2 times apenas. Fazer gols nos timecos de minas não significa nada!

  • Thales rosa disse:

    Cereja do bolo mofado… No clássico de hoje nao vi nada do entrosamento profanado pelos atleticanos… Parece q o bolo mofou…

  • Raws disse:

    Longe de ser pessimista, que tardelli é diferenciado, não discuto, porém o suposto valor especulado se não for adquirido retorno no campo, fora dele, já era. Três jogadores de nível, para mesma posição é administrável? Com o mesmo valor, não supriria as duas supostas carências em alto nível, o lado direito e o segundo volante?
    Deixa pra lá! R10 e Tardelli no ataque fazendo um dois, vão me trazer de volta a lembrança no maraca em jogo da seleção, Reinaldo e Zico, logicamente guardadas as devidas proporções.
    Se é com honestidade, se é com trabalho, se é com objetivo para o bem, deve dar certo, tem que dar certo e dará certo.

  • Mário Lúcio disse:

    Por volta de 12 h 30 minutos, um grupo de bandidos integrantes da Máfia AZUL assassina chegaram do nada a estação do metrô no Eldorado dando socos chutos em todos( velhos,senhoras, senhores, crianças… que usam camisa do Atlético. Foi uma tremenda covardia. E por onde andava a Polícia???
    Até quando a justiça vai fazer vistas grossas a criminalidade praticas por esses bandiodos???

  • Eduardo BH disse:

    A reabertura do mineirao tá mexendo com a nossa cidade. Bares, restaurantes e supermercados lotados pelo publico ávido de cervejas e tira gosto. Clima de alegria e muita espectativa. Mas, novo mineirao e velhos problemas. Já se pode ver deste cedo muitos torcedores nos arredores do estadio(onde moro) chegando para o classico. Com eles muito vandalismo , gritos de guerra e muita sujeira pelas ruas. Os velhos tomadores de conta de carro acharcando motoristas e o pouco policiamento que se limita apenas a observar. Pq eles não abordam as pessoas para fins de verificação? Pq permitem a atuação destes marginais que intimidam motoristas?
    Ruas com transito alterado sem comunicação previa aos moradores da região que se sentem perdidos alem de inseguros. Isto tudo tbém precisa ser resolvido e melhorado, senao nao justifica o uso de dinheiro publico em reforma de estadio.

  • Paulo Ipatinga disse:

    Só faltou ele falar que agora o atletico mineiro voltará a trilhar o caminho de títulos, semelhante quando da primeira passagem do crack…
    04/12/11 Eterno…

  • Chico e Marcelo

    Tô aqui na cozinha naquela tradicional resenha mineira aos domingos, acompanhando a mãe na feitura do almoço.
    Com meu mano de rua, João Racine, lemos o poste e concordamos em gênero, número e grau.
    Ainda observamos outro ponto: no ano passado, com o pivô, o Galo teve o melhor ataque do Brasileiro, com 3 gols a mais que os campeões.
    Tardelli é um atirador de elite, daqueles que a SWAT chama para resolver qualquer bronca… Sabe atirar com qualquer arma. Ou seja, seja qual for o esquema tático, vai ser diferencial nesse pra lá de eficiente time atleticano…
    (PS: hoje, não tem nem brahma nem carne de sol no cardápio)

  • Joel Diego disse:

    Infelizmente Marcelo Bechler agora virou paulista, até na forma de comentar. Quando ele era da Rádio Globo Minas, ele comentava pra minas, ele uma vez quando foi perguntado qual time torcida, ele não titubeou e falou ” Atlético”. Só que agora não estou gostando da maneira como ele trata o Galo, desde que foi pra São Paulo ele trata o Galo como ” Atlético Mineiro”, será q todos os comentaristas mineiros q vão pra São Paulo tem de se enquadrar no bairrismo deles? Mas sobre a competência do Marcelo, é indiscutível, o cara acompanha até futebol da terceira divisão da espanha kk é muito bem informado.