Os números mostram: Kalil prova que estava certo. Ou: no fuitebol o que vale é bola na rede. É só montar time.
Quando assumiu a presidência do Atlético, Alexandre Kalil saiu fazendo cortes de despesas e conferindo as contas: a quem o Galo devia e quem devia o Galo.
Constatou que dinheiro era jogado no ralo com gastos desnecessários e certos abusos. E descobriu que tinha muita gente boa devendo fortunas ao clube também. Nessa, pegou o Diego Tardelli, e o Flamengo ainda ficou com um resto de dívida ainda, por causa do goleiro Bruno.
Das despesas cortadas, duas geraram mais reclamações: o time de futsal e o departamento de marketing.
Dizia Kalil que repetiria a fórmula do seu saudoso pai, Elias: “O Atlético é como um trem, cuja locomotiva é o futebol. Se ele vai bem, todo o restante também vai, e à medida que as coisas vão melhorando, vamos acrescentando mais vagões!”
O marketing, deu R$ 2,7 milhões de prejuízo no ano do centenário do Galo.
Diante da chiadeira contra o fim do departamento, Kalil disse: “Departamento de marketing é futebol. Se tivermos um bom time, vai chover na nossa horta; caso contrário, posso ir embora para casa porque serei apenas mais um a passar pela presidência do Atlético”.
Pois é! Acabei de ler o site mais confiável que fala em economia e números do futebol brasileiro, o qual sugiro aos senhores: www.futebolfinance.com – a economia e finanças do futebol.
Vejam se o Kalil tinha ou não tinha razão:
Vendas de Pay-per-View dos clubes Brasileiros
24.09.09 · Estudos e Rankings · 719 Leitores · Comentários 4
De acordo com a última pesquisa realizada pelos institutos Ibope e Datafolha entre os assinantes dos canais pay-per-view brasileiros, já foram comercializados mais de 600.000 pacotes referentes ao Campeonato Brasileiro de futebol de 2009, significando um aumento de 300% em relação à temporada de 2006. Flamengo, Corinthians, Palmeiras e São Paulo encabeçam a lista que serve como base para a distribuição das cotas fixas de televisão pagas entre Julho de 2009 e Junho de 2010 e até lá pelo menos R$ 117,5 milhões (44 milhões de Euros) serão distribuídos pelos clubes.
Na segunda posição o Corinthians é o clube que apresenta o maior crescimento em relação à época anterior. O clube de Ronaldo, aumentou em 22% as vendas de pay-per-view, aproximando-se dos números do Flamengo que desceram cerca de 9%. Os dois clubes que também são os que têm mais adeptos no Brasil, já garantiram pelo menos R$ 15,6 milhões (5,8 milhões de Euros) e R$ 14,7 milhões (5,5 milhões de Euros) respectivamente.
Comercialização de Pay-per-view – Clubes Brasileiros (%)
2009 |
2008 |
|||
Flamengo |
12,6% |
Flamengo |
13,8% |
|
Corinthians |
11,8% |
Corinthians |
9,7% |
|
Palmeiras |
8,9% |
São Paulo |
9,2% |
|
São Paulo |
8,0% |
Palmeiras |
8,2% |
|
Internacional |
8,0% |
Grêmio |
8,1% |
|
Grêmio |
7,7% |
Internacional |
6,8% |
|
Atlético Mineiro |
7,0% |
Cruzeiro |
6,5% |
|
Fluminense |
5,8% |
Vasco da Gama |
6,5% |
|
Cruzeiro |
5,7% |
Atlético Mineiro |
5,9% |
|
Botafogo |
4,9% |
Fluminense |
5,5% |
|
Com no mínimo R$ 11,1 milhões (4,1 milhões de Euros) assegurados, o Palmeiras aumentou as suas vendas em 9%, ultrapassando o tricampeão brasileiro São Paulo, que teve uma queda de 13%, conseguindo arrecadar R$ 9,9 milhões (3,7 milhões de Euros).
Fonte: Globosat / Ibope / Datafolha
Colaboração: Glauber Morais
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