Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parada desnecessária e prejudicial

Atlético, Cruzeiro e América dão as cartas na fórmula de disputa do Campeonato Mineiro. Comandam as reuniões do Conselho Arbitral e de forma discreta, impõem o que é melhor para eles aos nove demais participantes, coadjuvantes.

Sendo assim, entendo que erraram ao não programar rodada para este sábado de carnaval, diferentemente dos principais centros do futebol do país.

Estão precisando jogar, entrosar seus times, visando o que vem de mais importante por aí.

O Atlético foi muito mal contra o Cruzeiro, fez mais um jogo, contra o Tombense, e mesmo assim, desfalcado de peças importantes, e na quarta-feira de cinzas já tem o São Paulo, pela Libertadores.

Enquanto isso os paulistas já fizeram dois jogos pela competição continental e vem cumprindo rodadas do campeonato estadual, usando time misto ou reserva, como hoje. Mas, escalando cobras que precisam ganhar ritmo, como o Ganso, que está escalado pelo Ney Franco para entrar em campo nesta tarde.

Empolgado pela vitória no clássico, o Cruzeiro até liberou seus jogadores no período de Carnaval. Treinaram ontem cedo e só voltam na terça-feira.

O América estreou com derrota em Araxá e só volta a jogar dia 16. Se tivesse jogo oficial hoje, o técnico Vinícius Eutrópio teria oportunidade de corrigir erros, dele e do time, além de manter o grupo ligado nestes dias de festa.

Ouvi críticas à Federação Mineira de Futebol por causa desse hiato na tabela. Nessa ela não tem culpa! Ela apenas homologa o que os clubes definem.


» Comentar

Comentários:
22
  • Márcio S. disse:

    E o Leonardo Silva vai ser punido pelo soco?

    O Roger foi mas o Leonardo tem imunidade?

    E depois vem os defensores da (in)justiça, Marcão, Dudu falarem de UFC. Que piada.

  • Marcos 2013 disse:

    Nunca o futebol brasileiro foi tão favorito à conquista da Libertadores como está sendo em 2013. Ainda mais que os três últimos campeões foram brasileiros(se o Cruzeiro não tivesse ‘se borrado’ em 2009, seriam quatro). Os times brasileiros que irão disputar Libertadores estão bem à frente dos rivais argentinos e uruguaios e com a proximidade da Copa, tá pipocando estádio novo pra tudo que é lado.
    São Paulo e Fluminense são os favoritos ao título da Libertadores. O Corinthians tem time suficiente para repetir a dose. Mas não posso descartar o Galo como favorito também, pois conta com nada menos que Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli no seu setor ofensivo, isso sem contar que o alvinegro mineiro é vice-campeão nacional. Já Palmeiras e Grêmio, “eu acho que não vão aguentarrr”!

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Caro Bruno Silva,

    Não sou nenhum entendido no assunto e muito menos tive acesso ao contrato Cruzeiro x Minas Arena. No entanto, pelo menos até agora, está claro que para o Cruzeiro foi um grande negócio. Em apenas dois jogos, já vimos dinheiro entrar, que não entraria de jeito nenhum, se o time ainda estivesse jogando na Arena do Jacaré, Independência, antigo Mineirão, ou seja lá onde fosse…

    E cuidado… Porque, muito do que vc está “ouvindo e lendo”, é opinião pessoal de muita gente que nunca leu uma única cláusula do contrato e fica comentando na base da raiva, do “achismo” e do “chutômetro”…

    Abraços

  • Dirceu Lençóis Paulista disse:

    Que cardápio hein Thiago, nota 10! Corre sério risco de o jogo ficar em segundo plano.

  • Paulo Henrique disse:

    Falou e disse! Concordo 100%.

    Para salvar o futebol mineiro no feriado, nosso Jacaré sapecou 3×1 no Social de Fabriciano! Bom resultado!

  • Thiago disse:

    Sugestão para o cardápio do Mineirão até a copa:

    1- Cachacinha mineira de Salinas (na minha preferência) vendida em garrafinhas de 120 ml.
    2- Sanduiche de pão francês com pernil de porco bem acebolado.
    3- Porção de figado acebolado com farofinha de jiló e bacon (porções de 200 gr)
    4- Feijão tropeiro original (feijão, toucinho, paio ou calabresa, linguiça de pernil de porco, farinha de mandioca e uma couvinha por cima).
    5- Kit pão de queijo e cafezinho.
    6- kit doce de leite e queijo canastra.
    7- Pra beber, aquela limonada gelada feita com limãozinho galego.

    Desse jeito pode chamar o povo pra ir ao estádio que eu duvido que não vai encher. Quem não gostar deste cardápio não é mineiro de carteinha ou foi criado em apartamento pela vovó e desmamado em danoninho.

  • Thiago disse:

    Serão os clubes os primeiros a reclamar da tabela depois, aguardem!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    O que preocupa, é que o time do Galo tá parecendo que foi montado agora. Tá tão sem ritmo que parece ter desaprendido a jogar junto. Não mudou quase nada na formação e ninguém se entende. Cuca podia olhar pra base. Não lança ninguém, parece o Levir. Não acredito no Araújo. Jogador vaga-lume. Não se pode contar com Serginho, Richarlyson, Carlos César e outros, porque são muito instáveis. Morais é uma incógnita, Guilherme está no DM pra variar. Luan é uma boa esperança, Berola pode ser negociado. Tá faltando um volante pra substituir o Pierre. Entre os reforços, em geral, quem chegou é melhor do que quem saiu. Entrosa o time, Cuca!!!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Se tivesse jogo do Galo contra o Araxá, no Independência, neste sábado, seria melhor que um jogo treino. Serviria para estrear e dar um pouco de ritmo e entrosamento pro Tardelli.

    Enquanto isso, o São Paulo já jogou mais e deu ritmo para titulares e reservas.

    Tem gente que acha bom o período de preparação dos times daqui, tem gente que acha uma lenga-lenga. Eu não sei o que é melhor, mas acho que o número de contusões é mais ou menos igual,entre os clubes com pré-temporada “curta” e “longa”.

    Não há dúvida que, caso o time faça mais jogos pelo estadual, e, um importante jogador se machuca e fica fora por um tempo, vai ser aquela falação… Seria ideal que o time fizesse uma preparação de um mês e jogasse 10 partidas pelo estadual, para depois estrear pela Libertadores.

  • Bruno Silva disse:

    Gostaria de ouvir uma opinião dos “mais entendidos” sobre o contrato do Cruzeiro no Mineirão.

    Ouvi e vi vários comentários dizendo que seria necessário um público superior a 30 mil para o clube obter lucro, o que na verdade neste primeiro momento, não se confirmou.

    O fato é que este próximo jogo por exemplo, entre Atlético e São Paulo, teríamos facilmente um público superior a 40 mil pessoas, e a renda passando de 2 milhões no Mineirão.

  • Alexandre Luiz disse:

    Estou receoso com o Bernard na direita. Será que vai dar certo? Pensei que o Cuca teria uma grande sacada para escalar todo mundo junto, mas ele seguiu o óbvio. Poxa, o óbvio eu também faço!

  • J.B.CRUZ disse:

    Viram o borderô de CRUZEIRO X AMÉRICA TCHÓ-TCHÓ.???

    mais de 300 mil reais limpinhos (fora bares e estacionamento) nos cofres azuis.. As perspectivas de só vitórias ao longo do ano, vão se tornando realidade….PENTA-COPA-BRASIL-TRI-BRASILEIRO E MAIS UMA VEZ NA LIBERTADÔRES,PREVISÕES CERTAS….MINEIRO DEIXA PARA O AMÉRICA…GALÃO?? TÁ BOM FIO!!!

  • Verdade, parece aquela mesma baboseira e realidade que sempre falamos,o calendario brasileiro deve se adequar ao europeu e o mineiro ao do resto do país … Libertadores ta ai e o Galo não jogou ainda com o mesmo time que pegará o São Paulo,por exemplo…

  • HUMBERTO LUIS disse:

    chico, concordo plenamente com vc. o galo fez dois jogos horrosos, o senhor cuca acha que entrosamento só basta, está enganado, sem ritmo de jogo como o time mostrou, não adianta nada. Deveria ter jogado no sábado de carnaval, mas a inexperiência da diretoria e comissão técnica, parace latente. Com isso vamos sofrer pra caramba, contra os bambis, não é um time de colocar medo, mas esta com mais ritmo de jogo. Mesmo assim acredito na vitória.

  • thales rosa disse:

    A federação mineira so homologa e leva 10% da renda bruta de todas as partidas… A verdade é que as federações de futebol dos estados viraram instituições para acolher os antigos generais do regime militar…

  • Carlos da Mata disse:

    No caso do Galo nao vejo o que um jogo no sábado de carnaval poderia melhorar no time. Estou vendo neste momento que escrevo o Jogo do Garani X São Paulo e afirmo: uma pelada! Se for para dar ritmo a jogadores como Ganso, um treinamento nao seria diferente. Além de um jogo oficial colocar em risco a integridade física de algum jogador.

    O Atlético tem que por em mente que a Libertadores é a prioridade. Mineiro já temos muitos e mais um nao vai fazer diferença nenhuma.

    Portanto, no caso do Galo, afirmo que a parada do Mineiro foi acertada e providencial.

  • audisio disse:

    Brincadeiras à parte o calendário é somente mais um das centenas de parâmetros que se agrupam para formar a conjuntura completa do desempenho de uma equipe.
    Exemplo:
    Qualidade dos jogadores, entrosamento, disposição dos jogadores, condição física, psicológica, condições e equipamentos de treinamentos, ânimo, unidade do grupo, consciência tática, intensidade e qualidade dos treinos, alimentação, tranquilidade, isolamento mental e foco no objetivo e também o calendário e por aí vai.
    Muitas vezes alguns sendo ajustados positivamente conspiram para vitórias e quando a maioria está positiva o resultado pode ser o título.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Concordo, mais pelo Galo, que precisa resolver uma série de problemas antes de pegar o São Paulo. Principalmente nas duas laterais, cujos titulares voltaram muito mal das férias. Outro problema que eu vejo e grande parte da torcida, mas não Cuca, é o Leandro Donizetti, muito afobado, fazendo falta desnecessárias e quando fica pendurado some da partida, porque não sabe jogar de outra forma que não seja com excesso de virilidade. Contra um time veloz e habilidoso como o São Paulo isso é mortal. Um alívio é ver que a torcida do São Paulo vem comentando da fragilidade da defesa do seu time.

  • audisio disse:

    Quando o Wagner Mancinni foi perguntado sobre o calendário do futebol mineiro respondeu:
    “Acho ótimo pois teremos tempo para prepararmos bem com uma boa pre temporada. Deu no que deu”…

  • audisio disse:

    Se ganhar do São Paulo a manchete pode vir a ser:
    PARADA PROVIDENCIAL

    Com a parada para o carnaval as equipes puderam se preparar melhor, com mais tempo de recuperação e menos exposição às contusões. Sábia decisão dos cartolas.

    Se perder:

    PARADA DESNECESSÁRIA E PREJUDICIAL

    Com uma para desnecessária que resultou numa falta de ritmo para a equipe e como consequência sucumbindo diante do São Paulo, a parada mostrou se extremamente prejudicial ao Atlético, fazendo-o demorar ainda mais a obter o tão importante ritmo de jogo.

    Desculpe Chico, estou treinado para repórter esportivo!

    Aí entra o comentarista: Eu avisei…

    Se perder: Esta parada foi fruto da desorganização do futebol mineiro que não acompanhou os outros estaduais deixando a equipe sem competitividade.
    Se ganhar:
    Ótima parada que deu tempo de treinar e adaptar os jogadores ao esquema preparando tática e fisicamente a equipe para a maratona de jogos.
    e assim vai…

  • Bernardo Aragao disse:

    Grande Maia!

    Sempre bom passar por aqui e me informar sobre o esporte mineiro, com a conhecida qualidade do seu trabalho!

    Para nao perder a viagem, segue reportagem com otima noticia!

    http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2013/02/de-volta-mas-com-ressalvas-minas-arena-cobra-o-tradicional-tropeirao.html

    Forte abraco meu amigo!

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Bom, eu já acho e quero crer, que isso possa fazer parte do planejamento do Marcelo Oliveira e da Diretoria do Cruzeiro. Afinal, o Cruzeiro só volta a jogar no dia 17/02.

    E de mais a mais, o grupo já vem treinando em tempo praticamente integral há quase um mês. E nada melhor pro jogador, do que uns diazinhos de folga com a família.

    Só espero que os jogadores saibam aproveitar e valorizar esse voto de confiança do Marcelo Oliveira e da Diretoria do Cruzeiro.