Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Verdades, dúvidas e boa dica de bebida para o Carnaval

O futebol não é ciência exata e opinião cada um tem a sua.

O Audísio, sempre presente no blog, diz que comentarista esportivo é a profissão “mais fácil do mundo”, pois tudo depende do resultado. Vale para quem não assume erros de avaliação, o que não é o meu caso. Quando erro, peço desculpas; seguidor que sol da teoria de Leonel Brizola: “mudar de opinião faz parte dos direitos humanos”. Ou de JK: “não tenho compromisso com o erro”.

 Sobre este tema, continua o Audísio continua: “Se ganhar do São Paulo a manchete pode vir a ser: “Parada Providencial”.

Com a parada para o carnaval as equipes puderam se preparar melhor, com mais tempo de recuperação e menos exposição às contusões. Sábia decisão dos cartolas. Se perder: “Parada desnecessária e prejudicial.”

 E conclui: “Desculpe Chico, estou treinado para repórter esportivo! Aí entra o comentarista: ‘Eu avisei…’

Se perder: Esta parada foi fruto da desorganização do futebol mineiro que não acompanhou os outros estaduais deixando a equipe sem competitividade.
Se ganhar:
Ótima parada que deu tempo de treinar e adaptar os jogadores ao esquema preparando tática e fisicamente a equipe para a maratona de jogos. E assim vai…”

—————————————–

É, ele tem razão é muitos casos; talvez até maioria.

—————————————-

A propósito, que vale para o Carnaval, vejam essa reportagem que li do O Globo desta semana:

* “Vinho tinto e chá verde contra o mal de Alzheimer”

VINHO

  • Substâncias das duas bebidas foram capazes de anular, em laboratório, efeito da proteína causadora da doença
  • Efeitos dos extratos pesquisados pela Universidade de Leeds ainda precisam de comprovação clínica
  • RIO- Substâncias químicas naturais encontradas no chá verde e no vinho tinto são capazes de quebrar efeito de proteína causadora do mal de Alzheimer, de acordo com testes de laboratório feitos na Universidade de Leeds, no Reino Unido.

Os autores da pesquisa explicam que a doença capaz de degenerar o cérebro começa quando os neurônios são intoxicados por uma proteína produzida pelo próprio corpo, a beta-amiloide. Todos nós temos esse peptídeo no organismo. Mas, de 15 anos para cá, passou a ser consenso na comunidade científica que pessoas com mal de Alzheimer têm a beta-amiloide dissolvida no sistema nervoso em forma de aglomerados, chamados de oligômeros. É a proteína neste formato que danifica os neurônios, impedindo a comunicação entre eles, num primeiro instante, para matar a célula tempos depois.

Desta vez, por meio de testes em laboratório, os pesquisadores britânicos descobriram que o resveratrol — substância encontrada na semente das uvas e no vinho tinto — teve capacidade de modificar o formato dos aglomerados de beta-amiloide de modo que não mais grudassem nas paredes das células. No chá verde, a substância que conseguiu remodelar os oligômeros foi o galato de epigalocatequina (EGCG, na sigla em inglês).

— Este é um importante passo para aumentar o entendimento da causa e progressão da doença de Alzheimer — disse o líder da pesquisa, Nigel Hooper, em anúncio feito pela universidade. — É um engano que o Alzheimer seja uma parte natural do envelhecimento; é uma doença que acreditamos que pode ser curada ao encontrar novas oportunidades farmacêuticas, como esta.

O mal de Alzheimer é a principal causa de demência em idosos, leva à morte e atinge duas vezes mais as mulheres que homens. A neurologista Valéria Bahia, integrante da Sociedade Brasileira de Neurologia, explica que 0,2% das pessoas acima de 60 anos têm a doença. A partir dessa idade, a cada cinco anos, a incidência do mal de Alzheimer é dobrada.

A neurologista diz que se há a predisposição genética para o desenvolvimento do mal de Alzheimer, não há como evitar a doença, mas hábitos saudáveis podem retardar a degeneração. Levar uma rotina de boa atividade intelectual, dieta mediterrânea — rica em peixes, óleos vegetais e, veja só, vinho — manter atividades físicas e controlar a hipertensão e a diabetes são as melhores recomendações.

Os neurocientistas de Leeds testaram, em tubos de ensaio, os extratos do chá verde e do vinho tinto em neurônios de humanos e de outros animais com a beta-amiloide na sua forma tóxica. E notaram que a a parede das células carregam uma proteína, a príon, que, quando defeituosa, funciona como uma antena para captar a beta-amiloide ruim. Quando as substâncias do vinho e do chá agem modificando o formato da toxina, elas deixam de se encaixar nos príons.

— As duas substâncias testadas na pesquisa britânica vêm somar ao arsenal de compostos que conseguem, em testes de laboratório, modificar os oligômeros. A passagem do sucesso no teste de laboratório para o teste clínico não é trivial, mesmo assim, o estudo é uma boa notícia para a evolução ao tratamento — avalia Sergio Ferreira, bioquímico e chefe do Laboratório de Doenças Neurodegenerativas da UFRJ.

Ferreira acrescenta o exemplo da curcumina — substância encontrada no açafrão-da-índia, também chamado de tumérico, ingrediente de algumas receitas de molho curry — também conseguiu anular o efeito da proteína nociva em testes de laboratório.

* http://oglobo.globo.com/saude/vinho-tinto-cha-verde-contra-mal-de-alzheimer-7510347


» Comentar

Comentários:
10
  • Raws disse:

    Adalton, boa noite!
    Torço para estarmos errados, pois concordo com você, o Cuca desde o ano passado tem deixado a defesa exposta e os cabeças de área sobre carregados, agora com essa possível escalação, temo pelo suicídio.

  • E dá-lhe falsidade ao extremo!

  • claudio disse:

    ( Relembre como foi as participacoes do 6alo na libertadores)vou dizer, todas um fracasso,acompanhei todas e esse ano vai ser mais um vexame,o CRUZEIRO fez so quatro finais e so ganhou duas querem mais? aguarde.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Grande Raws !

    Valeu meu nobre ! Obrigado !

    Abraços

  • Adalton disse:

    1)-mas existem situações no esporte que podemos antecipar com certo grau de acerto; mas logicamente pode dar tudo na parte que não estava no “certo grau de acerto”..ex: se o Atlético entrar contra o S.Paulo com o time que está se delineando(com 4 atacantes praticamente) , tem grandes chances de ser derrotado porque o S.Paulo tem um ataque muito veloz e competente; o CAM precisa colocar forte marcação no meio, com pelo menos 3 jogadores; o Atlético precisa aprender (e pode já começar agora) a disputar campeonatos de mata-mata ou curtos como essa fase de classificação da Libertadores: não se pode perder em casa de jeito nenhum…então precisa tentar ganhar do S.Paulo mas sem correr o risco de perder, pois o empate, em último caso, não seria um resultado desastroso.
    2)parabéns Chico pela notícia do Vinho e do Chá verde; sinceramente, eu desconhecia essas propriedades e vou passar a tomar chá verde.

  • Martens disse:

    Chico,
    Vc citou Brizola acima, lembra daquela ” passa a mao, tem rabo de jacare, corpo de jacare, cabeca de jacare e vao querer dizer que nao e jacare ? ” acho que assim esta o contrato das neymazets com a minas arena, agora o estado de minas ta escondendo quanto elas teriam que pagar , 7 mil ou 10 mil entradas num jogo de 14 mil pagantes.
    Quanto ao vinho tinto me fez lembrar do link que te enviei para Hunter Valley onde se faz o melhor vinho tinto do mundo..

  • Daniel disse:

    Eu costumo chamar esses casos de “comentário esportivo” de profetas do acontecido.

    Situação idêntica acontece quando um jogador bate um pênalti forte, no canto do gol, mas o goleiro adivinha o canto por sorte. O comentário será sempre o covarde: “bateu mal”. Se chuta grama, esbarra na bola, ela vai lentamente no meio do gol, e entra: “bateu muito bem, verdadeiro gênio”.

  • Thales rosa disse:

    Duas verdades verdadeiras..

  • Raws disse:

    Eu sempre achei o vinho tinto seco a bebida mais saborosa que existe, com esse negocio de virar remédio aí danou-se, vou beber demaaaais.

  • Raws disse:

    Crande Clayton, meus parabéns!
    Se inventaram presente melhor do que filho, eu desconheço.
    Que essa boa nova, alegre ainda mais o seu lar e que o mesmo seja carregado de bençãos. Abraços.