Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O América está passando da hora de recomeçar

O futebol do América continua o mesmo, mas o discurso do treinador mudou para pior. Venceu a Caldense, em outro jogo sofrível, que não dá nenhuma perspectiva de futuro promissor aos torcedores. O nível dos concorrentes, do interior, é muito baixo e mesmo assim a dificuldade para conseguir uma das quatro vagas na final será gigante.

Leandro Ferreira foi infeliz demais ao apelar com a torcida, e dizer que “se for pra vaiar que fique em casa”. Deve, no mínimo, um pedido de desculpas.

 

Descrédito

Vinícius Eutrópio começou dizer que é impossível concorrer com Atlético e Cruzeiro por causa da diferença dos valores em investimentos em jogadores de qualidade. Inacreditável essa fala para um técnico de futebol, que demonstra não acreditar minimamente em seus jogadores e nem no próprio trabalho, que poderia fazer alguma diferença na luta contra os concorrentes mais poderosos financeiramente. Conversa de quem já jogou a toalha!

O Coelho começou trabalhar para a atual temporada, ainda em 2012, mas o resultado até agora é o pior possível. A diretoria tem ainda algum tempo para salvar a disputa da Série B nacional. Neste ritmo, correrá sério risco de rebaixamento.

 

Esse é fera!

Zico chegará aos 60 anos de idade, dia 3, e as homenagens já começaram; muito justas por sinal. Que figura humana, que jogador!

A Rádio CBN fez uma ótima entrevista com ele, ontem, com 1h30 de duração, no programa comandado pelo Carlos Eduardo Éboli, todos domingos, de 9 às 12 horas. Falou da vida, profissional e pessoal, numa aula de humildade e seriedade que deveria ser ouvida por jogadores, treinadores e dirigentes. Zico é dessas pessoas raras no futebol que sabem reconhecer erros e virtudes, dele, dos companheiros e dos adversários.

A entrevista pode ser ouvida e vista no site da Rádio CBN. Vale a pena conferir.

 

Vergonha

Caso essa história da gang corintiana cole, o crime organizado estará implantado também no futebol, bem na cara de todos nós. Apresentar um menor de idade como o responsável pelo foguete que matou o garoto boliviano tem sintoma de jogada manjada, de marginais que aprontam e põem um menor para assumir, já que a punição a eles é quase zero; tem toda a proteção do estado.

Enquanto não houver punição rigorosa, exemplar, a essas gangs, o futebol seguirá perdendo famílias nos estádios. Não é qualquer pai ou mãe que tem coragem de levar seus filhos a um estádio.

 

Exageros

 

Por outro lado o Ministério Público do Trabalho está intervindo de forma que poderá ser nociva ao futebol e grande parte da população brasileira será prejudicada. Justamente a parte que vê neste esporte a esperança de dias melhores, sonhando ter um bom jogador dentro de casa.

As exigências que o MP está fazendo aos clubes formadores são exageradas e vão provocar efeitos terríveis. A Lei Pelé favoreceu aos empresários e matou a maior fonte de arrecadação de muitos clubes que era a formação de jogadores.

Com essas novas exigências, agora do Ministério Público, os que ainda insistiam nas categorias de base ficarão em situação mais difícil ainda, principalmente os do interior.

A estrutura para garotos em teste terá que ser semelhante à do time profissional, e todos terão que receber uma “bolsa” nunca inferior a R$ 678,00.


» Comentar

Comentários:
19
  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    América? ISso existe ainda? rsrs

  • Francamente eu não entendo a teimosia e o orgulho de alguns dirigentes do futebol mineiro,vou citar como exemplo 4 times da região metropolitano que insistem em disputarem campeonato mineiro,VILA NOVA,VALERIO,DEMOCRATASL e AMERICA,os 4 juntos não conseguem levar 30.000 torcedores nos estádios durante todo o campeonato e aposto que tb terminam o ano devendo salários a jogadores e funcionários.
    Ai eu pergunto pq não juntam os 4 e fazem uma fusão e formam um time só,se fizessem isto teriam 2 estádio o ARENA DO JACARÉ e o INDEPENDÊNCIA .

  • Richard disse:

    A gente tenta gostar do América mas tá difícil. Tirando o Fábio Jr, Neneca, Leandro Ferreira, o resto é uma merda só! O lateral Gedeílson tentou cruzar umas quatro vezes, todas com força para a linha de fundo. Quê que é ilson Gedeilson? No final, de raiva, restou torcer para a Caldense empatar mas ela é ruim também.

    Contariando o saudoso Kafunga, eu acho que o problema não é o nome não, é a merda de time mesmo. Agora tentar jogar no sacrifício para duas kombis de torcedores….

  • Paulo disse:

    Não entendo como esse melekinha não fechou as portas. Clube pequeno sem expressão. Não acrescenta em nada!

  • Márcio Luiz disse:

    Por que não acabam com este arremedo de clube de futebol chamado de américa, fundem com Villa Nova e tentam fazer uma espécie de “Paraná Clube” mineiro.

    Ou então sumam com isso de vez. Faz igual o tal de Poços de Caldas.

    VAZA.

  • Paulo disse:

    Chicão, democrata convicto, permita-me discordar: esse Zico é um mala sem alça, um xarope de marca maior. Sei que ele é quase uma unanimidade, quase uma divindade para os Flamenguitas e outros torcedores.

    Mas tenho uma visão (assumidamente parcial e tendenciosa – afinal, sou Galo) sobre ele: cansei de ver ele dar entrevistas sobre Serra Dourada/81 e Maracanã/80 a respeito da rivaldade Galo x Flamengo. Sempre atruibuiu uma certa catimba aos confrontos, partindo, pasme!, do Galo. Tenho muita preguiça (tendenciosa, eu sei..) dele, viu? Mas sei que sou minoria.

    Grande abraço.

  • Marcus Viniciu B de Montenegro disse:

    Caro Chico Maia,

    Normalmente não me preocupo com os torcedores do time de vespasiano, mas como eles gostam de malhar o Coelhão, parabenizo as palavras do Marinho. De que adianta ter uma torcida enorme, ter um orçamento de 200.000,00 e ter no currículo somente um título brasileiro em 101 anos de existência. Isso sim é mediocridade. Nós americanos sabemos das nossas limitações e sabemos onde poderemos chegar. estamos trabalhando duro, contra tudo e contra todos, temos os pés no chão. Não somos ILUDIDOS.
    Agora falar do meu time nem está valendo a pena. O jeito é torcer para mais 2 vitórias e nos livrarmos do módulo II. Com esse pensamento tacanho da nossa diretoria no que se refere a futebol, continuarmos na primeira divisão do mineiro já é lucro.
    Aproveitem a declaração do Leandro Ferreira, junto com a do jogador Doriva e mandem esse dois para a tonga da mironga do cabuletê ou algum mis longe do América.
    Quanto ao famoso inventor Vinicius Eutrópio nem vale a pena comentar.
    Meu Deus, da-nos força para encarar o que vier pela frente porque vai ser duro de aguentar.
    Mas como americano, não desisto nunca, mas que o sofrimento tá grande, isso tá.

  • Mário Cesar disse:

    Rogério Perdigão, o mesmo eu pergunto para o conceito Atlético.

    Vocês conhecem algum Atlético que deu certo? Tem muito mais atlético no Brasil e no mundo.

    E nenhum é de ponta.

    Um time que tem a torcida que tem e ainda a verba MIILIONÁRIA e ainda viver de um mísero título de 71 em mais de 100 anos de existência, falar que deu certo é rir da própria mediocridade.

    O Cruzeiro tá no lucro porque mudou de nome várias vezes e ainda pode se salvar.

    Mas antes de falar do América, tem time com DINHEIRO e massa que se ferra do mesmo jeito e ninguém fala nada, afinal, é mimado aqui em MG.

  • Márcio Amorim disse:

    Caro Chico!
    Lamentável sob todos os aspectos a atitude do Leandro Ferreira. Fui ao estádio para aplaudir e vibrar com uma vitória. A possibilidade de ficar em casa só existe para os omissos, o que não sou. Ou para quem tem a certeza da derrota.

    Acontece que, antes de sair de casa, não se pode adivinhar que pessoas como ele (LF) vão dar um espetáculo deprimente como aquele. Logo, a culpa das vaias é do time e, principalmente dele.

    Parece que esta figura surgiu no América no momento em que ele disputava torneios sem expressão e humilhantes do tipo de Módulo II, Série C, etc.

    Foi muito útil, enquanto os torneios estavam à altura do limitado futebol dele e de outros. Valeu, Leandro Ferreira! Obrigado e passar bem! “Fique em casa” quando quiser jogar aquela bolinha e ser aplaudido.

    Aliás, fique em casa! Já é uma grande ajuda.

    Sou contra vaias em momentos difíceis, mas a vaia na vitória deixa bem claro que ninguém quer tumultuar o trabalho de ninguém.

    Mostra apenas que enxergamos um pouco mais do que esta DIRETORIA, DO QUE ESTE TÉCNICO(?) – coloca três pessoas, na bola na hora de uma falta, claro que só um vai bater, e os três olham para a área e há só um atacante em meio a uma multidão de defensores, coisa mais ridícula – e DO QUE ESTES JOGADORES, pouquíssimas exceções.

    Não somos de ameaçar pessoas, a idiotice das idiotices, nem de invadir sede, coisa de insanos, mas somos, sim, capazes de cobrar, educadamente, civilizadamente, agradando ou não a Leandros ou a Eutrópios.

    Queremos saber por onde andam as nossas revelações: CHINA, KAIO, KAKÁ, SOARES, LEO, VITINHO e outros. Se existe alguma sujeira que impede a escalação deles, que venham a público esclarecer.

    Mais uma vez: valeu, Leandro Ferreira! Desapareça! Valeu, Eutrópio, suma e leve esta barca, esta leva de pernas-de-pau, que você trouxe!

  • Junior Gam disse:

    Essa historia iventada pela torcida marginal do corintians atribuindo a culpa a um menor, evidencia ainda mais que a vida neste pais não tem valor algum e que essa maioridade penal é uma vergonha neste pais da corrupção.

  • Marcos Almeida disse:

    Houve uma grosseira decadência técnica no América desde o segundo turno da série B de 2012 pra cá. Se essa série B tivesse ‘terceiro turno’ o América suaria sangue pra não ser rebaixado.
    No campeonato mineiro não vem rendendo o esperado. Cair de novo pro módulo 2 seria demais pra torcida americana.

  • Marcelo disse:

    Bom dia Chico!

    O mais interessante é que apresentaram um menor (no Brasil) para assumir a culpa. Na Bolívia, que agente gosta tanto de difamar, a menoridade penal é de 16 anos. Se agente assistir qualquer partida de times juvenis no mundo inteiro, veremos que uma pessoa de 16 anos pode ser chamada de tudo, menos de menor.
    Outra coisa é que a polícia boliviana mantém os 12 presos. Se fosse no Brasil já estariam todos soltos e participando de reuniões com a cúpula da Polícia Militar.
    Que as pessoas de bem possam ter o direito de frequentar os jogos do seu time, no meu caso o Galo. Isso poderia ter acontecido com qualquer equipe brasileira, não só o Corinthians. Muito culpa dos nossos dirigentes que adoram ficar de boa com as organizadas.
    A intolerância está muito grande. Tenho poucos mas muito bons amigos, dentre eles alguns Cruzeirenses. O mais legal são as brincadeiras que acontecem entre nós. Precisamos dar um basta nisso.
    E quem diria que podemos aprender muito com a Bolívia.

    Um abraço!

  • Ramiz disse:

    Só na Rede Globo é normal um marginal de 17 anos desempregado comprar um sinalizador marítimo, uma passagem de avião pra Bolívia (que custa cerca de R$5.000,00), passar por 2 aeroportos internacionais e chegar num estádio de futebol sem maiores problemas.

  • Paulo Henrique disse:

    Muito sem graça passar um fim de semana sem o Galo (para torcer) e sem o Cruzeiro (para secar).

    Tentei assistir América x Boa na semana passada, mas dormi no sofá!

  • O jogador LEANDRO FERRERA em vez de mandar a torcida do AMERICA ficar em casa ,deveria era sugerir a diretoria do clube,que desse uma caixa de bombom ou outro brinde qualquer para os torcedores que estão comparecendo aos jogos do time,pois nunca vão mais de 1.000 mesmo.
    Aliás eu não entendo como abrem um estádio como o INDEPENDENCIA,em pleno domingo a tarde, para receber 900 torcedores,até os organizadores da COPA ITATIAIA morreriam de vergonha se acontecesse isto em qualquer um de seus jogos, mesmo eles sendo realizados em período chuvoso.

  • Igor Marques disse:

    Concordo com a situação do América. Os valores de orçamento não importaram quando o time chegou na final do mineiro no ano passado superando o Cruzeiro e não estão fazendo diferença este ano contra clubes do interior que tem um orçamento infímo.

    O treinador tem de ser o primeiro a acreditar no próprio trabalho assim como foi dito. Se eu achar que não sou capaz de fazer alguma coisa aí é que eu não vou conseguir mesmo!

    Acho que o América tem menos time que no ano passado, mas mesmo assim deveria ter uma campanha bem superior a atual…

  • Rogério Perdigão disse:

    O saudoso Kafunga costumava perguntar: “Vocês conhecem algum time chamado América, que deu certo?”
    Há muito o interior perdeu o respeito por esse clube, que como já disse, não acrescenta nada…

  • Thales rosa disse:

    Pra domeçar quem é Vinicius estropio? Isso é o melhor técnico que o America consegue pagar??? Se for é melhor fechar as portas. Adilson Batista esta treinando o figueirense, como figueirense pode pagar e o America nao??
    De nada vai adiantar ter um estadio se nao monta times no mínimo decentes..,

  • como apaixonado que sou pelo América, novamente estava no Gigante do Horto e apenas confirmei o que os torcedores já sabem o que nos espera em 2013: MAIS DECEPÇÕES! Como explicar um treinador que trás alguns jogadores por indicação sua e estes jogadores, tem um nível técnico péssimo, jogador de várzea e estes são escalados deixando os garotos da base de fora, novamente dando o espaço que é deles a jogadores que todos sabem que não vão continuar aqui porque SÃO PÉSSIMOS DOS PÉSSIMOS! a competição estadual, pela Enésima vez volto a dizer que é o MOMENTO ímpar para dar oportunidades aos jovens formados em casa para se adaptarem à vida de jogador profissional e aqueles que demonstrarem condições e mostrarem-se prontos para o embate e serem aproveitados. Eles são a redenção financeira do clube, suam a camisa, respeitam a torcida, nos dá o prazer de continuar acompanhando o nosso time de coração. MAIS UMA VEZ A DIRETORIA ESTÁ ERRANDO E PERMITINDO QUE OS ERROS OCORRAM E NÃO É POR FALTA DE AVISO, TODOS OS DIAS FALAMOS SOBRE ISTO. SÓ PODE SER INTERESSE DE EMPRESÁRIOS DE JOGADORES! A TORCIDA ESTÁ NO LIMITE E NÃO VAI AGUENTAR MAIS UM ANO DE FRACASSOS. Sobre o Leandro Ferreira só tenho a dizer: FORA DO AMÉRICA, SUMA DO AMÉRICA, NAO PRECISAMOS DE VOCÊ! SE A DIRETORIA AMERICANA NÃO TOMAR UMA ATITUDE CONTRA O LEANDRO FERREIRA, A TORCIDA VAI PASSAR O JOGO TODO XINGANDO PALAVRAS DE ORDEM CONTRA ELE…..RESPEITEM O AMÉRICA, NOSSO DECACAMPEÃO MINEIRO!
    PS: hoje um garoto da base que era pra estar em campo pelo Coelhão, foi emprestado E FEZ OS GOLS DA VITÓRIA DO TUPI. A TORCIDA AMERICANA NÃO MERECE ISTO!