Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A gratidão do Ronaldinho Gaúcho

Declarações de amor de jogador de futebol a qualquer clube são sempre suspeitas e merecem pé atrás.

Beijo em escudo da camisa depois que marca gol, então!, nem se fala!

Mas há casos insuspeitos de devoção: Zico ao Flamengo; Piazza ao Cruzeiro; Roberto Dinamite ao Vasco e outros que a história registra.

No Atlético, pelo que já li e conversei com atleticanos da velha guarda, Mário de Castro é o exemplo maior a ser citado.

Ronaldinho Gaúcho manifestou ontem a sua gratidão e agora devoção à torcida do Atlético. Não duvido das suas palavras, pois ele não tem nenhum motivo para fazer média com a massa alvinegra.

Além do mais, dentre os motivos citados por ele, estão questões maiores: a saúde da mãe dele e as demonstrações de apoio manifestadas pelos atleticanos nos momentos de sofrimento pelos quais ele passou em função dos problemas da mãe e da saída tumultuada do Flamengo.

Outro sintoma de sinceridade do Ronaldinho está nessa foto (detalhe do escudo do Galo no ombro direito) que correu o mundo durante as férias dele, em dezembro do ano passado, quando o craque foi à Índia para o lançamento de filme “R10 – The Movie”, com uma produtora indiana, que o tem como protagonista.

R49

Ele poderia ter aparecido com uma mochila de um dos tantos patrocinadores que tem, porém, prestigiou o Atlético. 

A reportagem da Gazetanet sobre a gratidão dele aos atleticanos:

 * “Ronaldinho revela que torcida do Galo o ajudou a continuar jogando”

Do correspondente Wanderson Lima Belo Horizonte (MG)

RONALDIM

O armador Ronaldinho Gaúcho pensou em abandonar o futebol no ano passado, e só mudou de ideia por causa da torcida do Atlético-MG. A mãe do jogador, dona Miguelina, lutava contra um câncer, e R10 tinha a intenção de se dedicar inteiramente a recuperação da mãe, mas as manifestações de apoio dos atleticanos fizeram o craque repensar.

“Quando minha mãe adoeceu, falei que não teria mais porque continuar. Achei que era a hora de parar e cuidar da minha mãe. Todo mundo me deu força. Agora, eu vou até o fim com o Galo. Mas minha mãe fez o último exame, está livre do câncer, de tudo. Recebi um monte de carta de atleticanos, todos disseram que estavam orando muito. A força que me deram serviu para eu continuar jogando”, disse Ronaldinho em entrevista à TV Globo.

Ronaldinho garante que o apoio da torcida do Galo jamais será esquecido. “A torcida do Galo veio preencher minha vida, completar o que eu precisava. É uma coisa que jamais vou esquecer em minha vida”, afirmou o jogador, que seguiu rasgando elogios a torcida atleticana, que segundo ele, é a mais fanática que conheceu.

“A torcida do Galo é a mais fanática que tem. Quem joga aqui, jogou aqui, se arrepia. É uma torcida que sofre, que está há 13 anos sem jogar uma Libertadores, há 41 sem ganhar um Campeonato Brasileiro, e, todo fim de semana, está presente. Meu Deus do céu, tem que ser atleticano mesmo. Imagine ganhar uma Libertadores com o Galo. Não sei o que seria. O que sei é que teria feriado de uma semana em BH”, declarou.

* http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2013/02/atletico-mg/ronaldinho-revela-que-torcida-do-galo-o-ajudou-a-continuar-jogando.html


» Comentar

Comentários:
36
  • Marcos Almeida disse:

    Foi o Atlético que indicou o caminho da recuperação para Ronaldinho Gaúcho. E foi por causa do Ronaldinho que o Atlético está na Libertadores e que nesse momento vai fazendo 3 x 2 no Arsenal lá na Argentina. Atleticanos agradeçam ao Kalil pois o único time do Brasil que tem craque de verdade é o seu! Neymar, mesmo sendo diferenciado , ainda não chegou aonde o Ronaldinho chegou. Agora só falta um grande título de expressão para alegrar ainda mais a torcida atleticana.

  • cassiano disse:

    Meus coments estã oindo para a quarentena? Que fase!!!

  • Newton disse:

    Antônio Catão,
    Não posso revelar, mas vai ser um dos melhores times do Galo da história!

  • J. Pereira disse:

    Chico,

    Acessei há pouco o site do Olé (www.ole.com.ar) para tomar conhecimento de alguma notícia veiculada pela imprensa argentina sobre a partida de amanhã entre Galo e Arsenal de Sarandí.

    Não havia nenhuma notícia na primeira página sobre o Arsenal, mas, para minha surpresa, havia uma manchete (com o subtítulo “Brasil”) que dizia: “Dueño de las fotos”, justamente sobre a atenção que Ronaldinho Gaúcho atrai, e ainda o chamam de “crack brasileño”.

    Se não bastasse o reconhecimento da imprensa do nosso maior rival futebolístico, ainda me chamou maior atenção os comentários postados pelos argentinos, dos quais cito alguns:

    “Un orgullo que Dinho venga a demostrar su fútbol en Sarandí…”

    “mañana va estar llena la cancha y la mitad van a ser de cualquier equipo solo para verlo a dinho!!!”

    “Que grande Ronaldinho un maestro!!!”

    Ainda há gozações dos rivais do Arsenal, sobre o fato do Ronaldinho estar indo jogar em um estádio acanhado ou ainda que ele estaria confundindo o Arsenal de Sarandi com o homônimo inglês.

    Segue o link da reportagem: http://www.ole.com.ar/futbol-internacional/libertadores/llevo-todas-fotos_0_872313097.html

    É impressionante como os nosso craques são questionados no Brasil, quando deveriam ser mais valorizados. Jogadores como Kaká e Ronaldinho são diferenciados, são craques e deveriam ser valorizados.

    Mas, ultimamente, até Neymar está sendo questionado: pelo público, pela imprensa e até mesmo por Pelé.

    Um abraço.

  • Antônio CATÃO Jr. disse:

    Newton,
    Que contratação é essa que falaste?

  • Rodrigo Araújo disse:

    Como todo trabalhador, R10 gosta de receber em dia e é obrigação do patrão. Receber mais que os outros se justifica pela qualidade do trabalhador. Claro que se o Galo pagasse salário de América ele não teria nem vindo, muito menos renovado. Mas ele não ficou aqui só por dinheiro. O Flu ofereceu mais. Ele ficou por tudo o que viveu por aqui. O apoio foi irrestrito e isso pesou, além da qualidade do time, classificação pra Libertadores e ambiente de trabalho. Gostaria até que ele troxesse a sua mãe para assistir um jogo no Independência. A torcida homenagearia e faria uma grande festa pra ela. Com certeza Dona Miguelina se tornaria torcedora Galo Na Veia!!! O resto é choro de maria. Aliás, a lágrima é azul, então pde chorar mariada…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Quanta inveja!
    Quanto despeito!
    Quanta probreza de espírito… rs

    Pobres amigos azuis, tão dominados por sentimentos negativistas que mal entendem o que lêm.
    Ronaldinho não ama o Atlético e sua torcida.
    Ronaldinho demonstra CARINHO e GRATIDÃO ao Atlético e sua torcida.
    Quanta dificuldade em entender singelas palavras…

    Existe, no nosso mundo, uma relação de trabalho onde você trabalha e uma empresa te paga. Mas para alguns, isso parece ser uma coisa anormal… vai entender.

    Incomoda GALO!!! hahaha

  • Flávio M. disse:

    Ele gosta tanto do Atlético que no final de 2012 estava pensando em comprar uma casa no litoral, crente de que iria para o Flu ou para o Santos.

  • HUMBERTO LUIS disse:

    Bacana mesmo é ver a mariada mordendo até os cotovelos de inveja.kkkkkkkk. Eu acho que elas não vão guentaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

  • Newton disse:

    Com a ampliação do Indepa e a nova contratação confirmadas(vai deixar muita gente de queixo caído), ninguém vai segurar o Galão 2013 no ano2000eGalo!!!!!!!!!!

  • Ricardo Lemos disse:

    Outra coisa que o pessoal não entende é que é preciso ter opinião e ver as coisas como elas são e não como a Rede Bobo quer que elas sejam.

    O Assis andou fazendo algumas bobagens na carreira do Ronaldinho. Mas o R10 não tem culpa. Tanto que ele não desrespeita e nem nunca desrespeitou seus ex-clubes.

    Ele sempre é muito educado com torcedores dos seus ex-clubes, mesmo quando é agredido verbalmente por eles.

  • audisio disse:

    A chegada do Atlético à Buenos Aires com comoção e o assédio dos torcedores portenhos ao Ronaldinho, inclusive com a história de um garoto argentinho, torcedor do San Lorenzo del Magro, que insistiu até o final para ganhar um autógrafo do R10, juntamente com a alegria dos milhares, sim eu disse milhares, estima-se cerca de 2000, torcedores atleticanos com suas camisas e cachecóis por toda a Buenos Aires, nos restaurantes, curtindo a viagem e fazendo amigos, faz a gente lembrar do que deveria ser o lado bonito do esporte. Essa troca de amizades, conhecimento, verdadeiro divertimento e confraternização. E de que importa se as equipes se defrontarão no campo, fora dele deveria ser uma grande festa. Isso tudo é bom para contrastar com aparatos pirotécnicos e morteiros levados para o campo com intuito de se ferir alguém. Como pais, vemos na figura do adolescente Kevin a figura dos nossos próprios filhos, alegres e irreverentes, loucos para contarem aos colegas do colégio que assistira ao vivo à partida do clube de coração. Espero que este crime sirva pedagogicamente de exemplo negativo para se dar um basta definitivo a esta violência. Alguns já aparecem com a tradicional maneira brasileira de justificar o injustificável. O mundo está observando atentamente como reagirá o país do mundial. Os turistas e torcedores que buscam a diversão e aproveitarem suas férias para conhecerem novas terras e fazerem novas amizades não estarão dispostos a arriscarem suas vidas diante de sinalizadores navais! Muito disso é resultante de um tipo de mídia que completamente desvaloriza tudo do adversário, inclusive a si próprio. Quando retiramos qualquer valor do adversário não temos tanto mérito nas nossas vitórias. Por isso, devemos começar uma nova era onde o espírito esportivo predomine sobre a cegueira do fanatismo..

  • Márcio Luiz disse:

    Nó!

    Tem umas marias aí que tão com uma dor de cu-
    tovelo danada.

    Passa Gelol que passa. Quá, quá, quá!!!

  • Anderson Palestra disse:

    É Ricardo Lemos, a Maíra realmente é muito bonita e boa repórter, mas joga no nosso time, se é que me entende.

  • Ricardo Lemos disse:

    Aparece cada comédia por aqui… Quando o Galo desistiu de Robinho, o Kalil disse que era porque ele havia pedido um milhão por mês, mas o Galo não pagaria a NINGUÉM mais do que paga ao Ronaldinho Gaúcho.

    Vem uns mais entendidos do Galo do que qualquer um do próprio Atlético para dizer que Ronaldinho ganha o dobro. É brincadeira?

    É claro que pagar bem e em dia ajuda a manter por um bom tempo qualquer profissional em qualquer empresa que seja. Mas para construir uma admiração precisa de algo mais, que pode ser a equipe de trabalho, cultura da empresa, condições de trabalho, etc.

    No caso do futebol, a torcida é um fator que influencia e muito. E neste caso o Galo, além de ter uma torcida diferenciada pela paixão (querendo os celestes ou não), ainda houve o fato desta torcida idolatrar R10 em um momento complicado da sua vida pessoal.

    Quem estudou ou estuda administração, sabe que, no final das contas, não é o dinheiro que faz a diferença para um profissional trabalhar satisfeito. Neste momento aqui no Galo, acredito que o Ronaldinho realmente tenha encontrado o que faz a diferença.

    Infelizmente só cabe à mariada o choro mesmo. Dormiram no ponto quando o Galo assinou a parceria com a BWA e, ainda sonolentos, viram Ronaldinho descer de helicóptero na cidade do Galo. 2012 deixou marcas profundas e eternas, que pena!!!

  • Caros Cruzeirense,então amor pra vcs é o que o Montillo fez? Ou o Alex? Desculpa manos mas a verdade liberta,e vcs sabem a verdade…Vão aplaudir o Neymar,vai…Pois torcida sem identidade é o Cruzeiro…Vou ilustrar isso,olha ai uma entrevista do idolo Edu Dracena na epoca de Cruzeiro… Abraços!

    http://www.youtube.com/watch?v=4brvLI7V0mc&feature=share

  • carlos santana disse:

    Ele realmente demonstra ter entendido o que é ser atléticano, tomara que o galo ganhe a libertadores, ele merece, e principalmente a massa merece.

  • Gil disse:

    Semana que vem no esporte espetacular: Alex, talento azul, fala sobre seu amor pelo cruzeiro.

    Não perca mariada.

  • clauber disse:

    Ontem vi essa entrevista do Ronaldinho e com certeza a emoção dele é grande, a torcida do Galo é show e todos sabem disso. Quando ele fala do CAM ser campeão da Libertadores ele já fez ialgo parecido acontecer no Barça quando ganhou a champions league e acredito que pode ocorrer fato parecido com no Galo e sera eternizado por aqui.

    Espero que o dentuço encerre a carreira aqui no CAM e quem sabe com uns 3 titulos conquistados.

    Assim que a camisa nova sair pode ter certeza que comprarei uma.

  • A inveja é uma mer… mesmo! Que o digam os eternos simpatizantes…

  • Paulo disse:

    Bom dia a todos.
    Tão pouco tempo de Clube, Ronaldinho Gaúcho mostrou o que realmente é gostar de uma instituição. Tem muita gente tratando vários traíras e mercenários de ídolos ex: Cerezo, Luisinho, P. Isidoro, Clebão, Caçapa, Guilherme Pançudo e Dário (esse então é um avergonha para nação atleticana) Ajuda nossos rivais a fazer Chacota do nosso Galo!
    Parabéns Ronaldinho. Você entrou para história do Clube e está no coração da massa!!!

  • Vinicius Campos disse:

    Foi incrível a entrevista dele. Alias foi de arrepiar o apoio e manifestação de carinho da torcida do Atlético com a Mãe do nosso Craque. Principalmente após o baixo nível da torcida Gremista ofendendo ao mãe dele que estava enferma em um hospital. É de arrepiar ver a vibração e o carinho que ele tem com a torcida do galo. No início claro que todos tínhamos dúvidas mas ao mesmo tempo também todos tinha aquele sentimento de “Caraca ele vai jogar no Galo”. Era um misto de receio e euforia ao mesmo tempo. E tudo foi muito bem. Tivemos e temos o prazer de ver o R10 ou R49 desfilar seu futebol em alto nível no Galo. Jogadas geniais, gols sensacionais, lançamentos precisos e milimétricos, dribles de quebrar colunas de zagueiros. Assim foi, assim está sendo e assim continuará. Ronaldinho faz parte da Família Galo. E tenho certeza que o apoio da torcida, o carinho com sua Mãe ajudaram e muito na sua recuperação. Os bons pensamentos são capazes de coisas que nem imaginamos. Dale R10 e Dale Galo.

  • Paulo Henrique disse:

    É cada bobagem que a gente lê!

    É óbvio que jogador de futebol quer ganhar dinheiro, principalmente quando é um dos maiores de todos os tempos?

    O que há de errado nisso?

    Para os “sem noção de plantão”, o fato de um jogador gostar de ganhar dinheiro impede dele ter amor pela mãe, impede de sofrer por uma doença na família, impede dele ter gratidão por quem o apoiou….tudo isso é mentira! Jogador que ganha muito dinheiro automaticamente não tem sentimentos, nem pela mãe com câncer.

    É cada uma….

    Pior que os comentários infelizes de alguns cruzeirenses sobre o caso, só mesmo as faixas da torcida do Grêmio ofendendo a D.Miguelina.

    Aquilo sim foi a maior imbecilidade futebolísitca que já vi em todos os tempos!

  • Thiago disse:

    è a mesma novelinha mexicana que se passou no flamengo, primeiro juras de amor e muito pagode com cervejada, depois as firulinhas que ele sempre fez para chamar atenção dos mais bobos, depois o futebolzinho dele vai sumindo, as derrotas cada vez mais frequentes e daqui um ano a torcida vai estar pedidndo vergonha na cara pro Kalil mandar ele embora, não sem antes pagar a multa milionária. Trouxas esse fajuto é um malabarista da bola e não jogador de futebol. Aqui no Brasil o que ele conquistou de titulos? Nada e vai continuar assim pois se juntou ao time maisenganador de todos os tempos. HAHAHAHAHAHA.

  • Rodrigo Cerradão disse:

    Arrepiei com a entrevista ao Esporte Espetacular. O Cara poderia tá jogando em qualquer clube do país ou mesmo do planeta, mas veio para o galo e ainda decidiu permanecer jogando futebol que tem. O que ele viu da torcida do galo se resumi em que nós atleticanos não somos torcedores, somos sim devotos de São Atlético Mineiro

  • Ricardo Lemos disse:

    Muito bom mesmo é ver a Maíra Lemos, uma das melhores coisas que têm para se ver na programação esportiva, se é que vocês me entendem! kkk

    Mas, além dela, também temos que elogiar este ídolo do esporte mundial. Como já tive a oportunidade de escrever aqui antes, Ronaldinho Gaúcho mostra que não é ídolo por acaso. Não basta ter o talento que ele tem para virar ídolo. Precisa ter humildade, simplicidade, sabedoria.

    Citei uma vez uma matéria que fizeram no Globo Esporte com um torcedor que “previu” o gol do Leonardo (que o Galo já despachou para o Vasco).

    Colocaram o cara na saída do vestiário para fazer a matéria e ele tentou cumprimentar o Leonardo, que passou como se não tivesse vendo ninguém. O ÚNICO jogador que o cumprimentou foi o então R49.

    Ele já demonstrou o quão profissional é e todo o respeito que tem pelos clubes que passa. Sua conta no twitter, com mais de 5 milhões de seguidores, o mostra com a camisa do Galo.

    Somos muito gratos ao R10 por ter assinado contrato com o Galo um dia. Profissionais assim nós valorizamos muito. Muito obrigado R10!

  • Zé Carlos disse:

    Pra quem tem grana pra comprar tudo que quiser… o calor da Massa não tem preço…

  • Paulo Ipatinga disse:

    O amoR$ é lindo…
    04/12/11 Eterno…

  • Ricardo Pinto disse:

    Chico, realmente, tem algumas coisas, que as pessoas dizem/escrevem, que é digino de dó. Ontem o Claudio Resende da Itatiaia, postou uma foto da torcida do Galo, no aeroporto, antes do embarque do time. Uma pessoa, postou para o Claudio a seguinte frase. ¨Tomara que o avião caia ¨. Achei uma brincadeira das mais sem graça. Independente de qualquer coisa, a pessoal tem que pensar antes de escrever besteira.

  • thales rosa disse:

    Engraçado o Neymar receber um cartao vermelho justamente uma semana antes de seu aniversario, os baba ovos de plantão nem falaram dessa falcatrua do “deus” do futebol Neymar… a globo pensa que consegue fazer todos de idiota enfiando goela abaixo seus protegidos…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Também acredito na sinceridade dele. O Ronaldinho me surpreendeu positivamente, antes a imagem que eu tinha, era de um baladeiro como o Adriano Imperador, mas hoje vejo que ele é um cara simples, profissional, bom caráter, totalmente contrário à ideia que a Globo pelejou para passar para o Brasil. Importante dizer como um craque como ele faz a torcida crescer, porque fui numa pelada de final de semana num clube aqui da cidade e havia um bando de meninos jogando bola lá, 90% com a camisa do Galo e do Ronaldinho.

  • valcir Alves disse:

    eu vi uma entrevista deste cidadão falando que jogava de graça no grêmio chico vc passou a acreditar em papai noel.

  • thales rosa disse:

    Devoção ao atletico?? O atletico que nao pague 1,8 milhao por mes para ele ver onde vai para a devoção….

  • thales rosa disse:

    Com amigos assim para que inimigos.. veja a foto do zz perrela que o Roger Flores postou na rede… no minimo ridiculo.

    http://www.otempo.com.br/esportes/ultimas/?IdNoticia=73012

  • cassiano disse:

    Atleticano é torcedor…. o resto são simpatizantes…….

  • Johnny disse:

    Sensacional a reportagem do Esporte Espetacular. Como é bom ter um ídolo do porte do Ronaldinho no Galo. Além de craque, vem se revelando um ser humano interessante.