Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Hiprocrisia Futebol Clube: uma aula do Mário Marra; imperdível!

Obrigado ao comentarista do blog, Frederico Santos, que enviou e recomendou:

“Chico,

ótimo comentário do Mário Marra em seu blog, vale a pena dar uma olhada!”

http://www.blogdomarra.com/hipocrisia-futebol-clube/#comment-2303

* *Hipocrisia Futebol Clube”

Mário Marra

Quer dizer que o blogueiro decepcionou ao ser visto em Buenos Aires na torcida do Atlético?
Que pena!
Será que declarar o time que torce é algo que tira a credibilidade da opinião?
Já havia declarado há um bom tempo e confesso ter ficado perplexo com a falta de amplitude na visão.
É uma pena!
Quer dizer que não posso criticar a empresa que trabalho e elogiar a que não trabalho?
É impossível para você e para mim elogiar a casa do vizinho e perceber que a minha é pior?
Seria inadmissível um brasileiro elogiar a Argentina e criticar as convocações do treinador da seleção brasileira?
O que está em jogo não é a credibilidade de quem pagou a sua passagem, comprou o seu ingresso e foi ver um jogo de futebol.
Tenho um amigo, cruzeirense, que dá aulas em cada análise que faz sobre o Galo. Opa! Análise?
Análise parece não ser revelante para quem prefere que “joguem para a galera”.
Na minha visão, o que está em choque é a nossa visão de que os jornalistas são seres que não torcem, não se emocionam, mas ainda assim, trabalham com futebol.
Quem trabalha com futebol, ama futebol.
O mais engraçado é que vários jornalistas amados por atleticanos e cruzeirenses já se declararam palmeirenses, flamenguistas, corintianos, colorados e por aí vai, mas como não são mineiros, né?
Na equipe que trabalho, quase todos revelam o time que torcem.
E o incrível é que os números da audiência não caem.

Acho que a oportunidade de dar um f5 nos nossos conceitos é diária.
Melhor reformular conceitos que ser um hipócrita alienado.
Já falei mais de uma vez o time que torço e ainda assim sempre tive a credibilidade para ouvir, ser recebido e até mesmo desfrutar do respeito de um ídolo como Alex e de um ex-treinador amado e criticado pelos cruzeirenses como Adilson Batista.
O profissional, quando está trabalhando, está lá para falar bem ou mal do Atlético, Cruzeiro, Flamengo e de qualquer outra equipe.
No meu caso, mesmo longe dos microfones, sempre fui respeitoso com todos os outros times, jogadores e especialmente torcedores, afinal de contas, também sou um.
O que você prefere: um profissional que torce por futebol ou um profissional “frio” que tem interesses no clube em que trabalha?

* http://www.blogdomarra.com/hipocrisia-futebol-clube/#comment-2303


» Comentar

Comentários:
30
  • audisio disse:

    Não colocaria os narradores esportivos na mesma categoria. Eles estão mais para artistas do que para jornalistas. São na verdade animadores de torcida e muito peculiares na sua maneira de comunicarem a emoção da partida mais do que a descrição da mesma! Estão mais próximo da ala das celebridades e por mais que comentem os jogos as torcidas sabem perfeitamente sua postura e de qual ponto de vista estão analisando os fatos. No entanto, quando se tratar de comentarista, repórter de campo ou mesmo setoristas a coisa muda completamente de figura. Por isso é importante assumirem suas cores, porque quando algum comentário é feito os torcedores saberão tempera-lo e pesa-lo com o devido equilíbrio.
    A questão não é o profissional ser cruzeirense ou atleticano, o importante é que ele reconheça as virtudes e os defeitos do seu objeto de observação o mais próximo da realidade e exponha sua opinião sob este prisma.
    Os que se escondem sob o arbusto da pseuda neutralidade são os lobos vestidos de cordeiros, que estão prontos a sucumbirem diante de outros fatores externos e sempre protegerem sua opinião na cômoda posição de neutralidade.
    Na realidade não existem neutros! Mais cedo ou mais tarde os ouvintes ou telespectadores perceberão claramente onde este pessoal se posiciona, pois o torcedor autentico enxerga claramente a intenção e a sutileza de uma distorção quando o alvo for o seu time de coração.

  • Amaury disse:

    Dudu, obrigado pelas palavras amigas. A idéia é essa, curtir, brincar, torcer e até provocar os amigos, mas sem ofender, na hora certa. Como disse, sou CRUZEIRENSE, mas respeito e reconheço a grandeza do Atlético. Nunca achei o Cruzeiro superior; penso q os dois se quivalem, vivendo momentos bons e ruins. O q atrapalha é o ódio, desonestidade e agressividade tanto da torcida como de todas as pessoas envolvidas com o esporte. Meu irmão e minha Mãe que tanto amo, são Atleticanos (nossa, meu irmão é Deus no céu e o Galo na terra). Como posso desejar o mal para o Galo?! É desejar vê-lo sofrer. Claro que gosto de ganhar do Galo de tirar sarro dele depois e de minha Mãe, mas sem ofensa. Quanto ao Mario Henrique Caixa, ele tem qualidade e potencial, mas precisa dosar um pouco sua tocada. Tá exagerando nos jargões,clichês e passa a impressão de oportunismo para captação de vontade (angariar simpatia) da torcida bonita e apaixonada do Galo. Mas ele é bom e se aceitar a crítica vai melhorar mais ainda. Ah, qto. ao Jaerci, gente, ele aparece na tv com aquela cara de quem acabou de falar com o OBAMA e suas palavras elogiosas soam muito aritificiais (só tem gente de outro Estado naquele programa).

  • Carlos da Mata disse:

    Vamos fazer o seguinte, a partir de agora Jornalista / Comentarista Esportivo tem que ser “Celibatário”, não poder “casar” com nenhum time para que seus comentários possam ter credibilidade.

  • Rodrigo Araújo disse:

    Mario Marra, pra início de conversa é da CBN nacional. O cara nem é mais local. Foi-se daqui, pra ter destaque em todo o País. O cara que trabalha com futebol e não torce pra ninguém não existe. Chico Maia é Galo e já foi até homenageado pela torcida do Cruzeiro, tempos atrás. Orlando Augusto, Flávio Carvalho, Emanuel Carneiro, Júnior Brasil, Lélio Gustavo, Dimara Oliveira, Bob Faria, os saudosos Fernando Sasso, Oswaldo Faria e Mestre Kafunga, entre outros que esqueci de citar sempre tiveram seu time preferido, mas vestiram as camisas de todos os mineiros. O resto é bobagem. Coisa de quem não consegue enxergar além do próprio umbigo e não sabe reconhecer seus próprios defeitos.

  • Vinicius Campos disse:

    Belo comentário do Mário Marra e Bela analise feita pelo Amauri. Muito bom mesmo. Todos nós somos torcedores e amamos nossos clubes no Meu caso Galo. Gostamos de brincar e tirar sarro. Mas não passa disto. Deve ter uns 8 meses que tive o prazer de conhecer e acompanhar o blog do Chico e a maioria dos frequentadores do Blog são todos muitos bacanas nos comentários e analises. Por que o cara não pode declarar ser torcedor? Por que não pode ser fã de algum jogador do clube rival. Eu sou fã de um dos maiores atacantes de todos os tempo o Ronaldo Fenômeno que brilhou no cruzeiro. O que tem demais nisto, nada. Não pode haver paixão sem razão. Somos antes de torcedores seres humanos e devemos respeito uns com os outros. E é isto aí.

  • Jacqueline Costa disse:

    É cada coisa que a gente lê. Falar que o Alberto Rodrigues pode ser torcedor, mas critica doa a quem doer, tsc, tsc. menos, né !Assim como o Caixa, o Alberto Rodrigues até para criticar é como torcedor. E é exatamente nisso que está o sucesso de ambos. Sou atleticana e é muito legal ouvir ele dizer terrivel, terrivel, terrível e outros como, que que é isso, Diego Renan! Duro de ouvir é o Milton Naves que além de pé frio é uma tremenda geladeira, não transmite nada. E o Caixa, sem comentários, é nota 100000!

  • Paulo Henrique disse:

    Não vejo problema nenhum no fato do Mário Caixa mostra empolgação com o Galo.

    Alberto Rodrigues é a mesma coisa.

    E ambos estão corretos.

    Cronista e analista é uma coisa, narrador outra. Já pensou um cara narrar jogo com “imparcialidade”.

    O time acaba de fazer o gol do título e ele diz, calmamente: “prezados ouvintes, informamos que acaba de sair um gol que pode dar o titulo ao seu clube, aguarde mais alguns minutos para o término do jogo”.

    É cada uma!!!

    O que condeno na imprensa são aqueles jornalistas que se vendem, que plantam notícias falsas, quase sempre de interesse de empresário de jogadores, dirigentes ou até políticos.

  • Paulo disse:

    Léo Gomide é o cara. Não paparica jogadores, treinadores e cartolas. Nas coletivas, faz Perguntas pertinentes e duras quando necessário, seja lá quem for!!!
    Repórter igual a ele NÃO tem !!!

  • Paulo disse:

    Mário Henrique Caixa, além de excelente profissional é gentre boa e humilde. Viaja junto dos torcedores. Brica com as pesaos. Narra gols dentro de ônibus, avião, restaurantes. Enfim é do povão. Ao contrário de bobões da imprensa que são orgulhosos! lambregam os cabelos de gel, penteados estilo neymar e outros.
    Tem um cara da 98 FM que apresenta o 98 f.c que mal começou aparecer na TV lambrecou seu cabelos de gel e outras coisas e acha que está abafando. Ele está mais para Gavião cumbica do que artista pop. Rararará….
    Parabéns ao Mário Henrique, Mário marra, Chico Maia, Lélio, Léo, Gomide, Paulo Azeredo e só !!!

  • alex germano disse:

    Sobretudo,acho que os jornalistas q falam os times q torcem fazem certo,pois não são hipocritas como alguns têm sido,eu vejo mais credibilidade naqueles que sei o time q torcem,pois são verdadeiros em seus comentários e opiniões,noto q no Rj,SP e RS, os jornalistas declaram seus times,e isto é bom,Por isso formam as maiores praças d jornalismo do país e MG está ficando p trás por alguns q ficam “camuflados”boa tarde.

  • cassiano disse:

    Mario Henrique é atleticano???????????????? Juro que não sabia…

    http://www.youtube.com/watch?v=NqUczGu_hhc Segue link.

  • alex germano disse:

    Sander carvalho,concordo plenamente com vc,também reparei sobre a diferença nas comemorações,a atitude da imprensa mineira é injustificavel a favor do atlético-mg,Paulo sua loucura é enorme,vejo q não entende nada do futebol e tudo q lhe cerca,me responda:quantos lados tem 1 bola?

  • Márcio Luiz disse:

    Vida longa ao “CAIXA”. Ainda mais sabendo que a cada dia que passa ele quase mata de raiva várias marias que o odeiam com todas as forças por ele ser transparente em seu amor ao GALO.

    Se essas maria conhecessem o Vilibaldo Alves então… teriam um peripaque. Quá, quá, quá!!!!!!!

    Ps:
    quando o Willy narrava, vcs ouviram pelo menos UMA VEZ algum torcedor alvinegro reverenciando o alemão ou o Milton “marcha-lenta” Naves durante as entrevistas “Seu nome, seu bairro”?

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Parabéns ao Atleticano Mário Marra !

    Esse comentário dele, deveria ser lido é por vários “Jornalistas” que temos por aí, que a gente nunca sabe se está comentando com paixão, ou com interesse…

    Que o diga o Arthur Morais…

  • Paulo disse:

    Mário Caixa é ATLETICANO. Villi Gonser Nuca foi atleticano. É GREMISTA!!!
    Mário Caixa narra gols do cruzeirin como o Vibrate narra gols do Galo. Ou seja sem Emoção. Já o Viili Gonser Narrava gols do cruzeirin com a mesma emoção quando narrava gols do Galo.
    E pra fechar, o único que narra gols do Galo com emoção transmitida a massa é o Caixa. Os demais puxa para o lado do cruzeirin.
    Então tem um narrador da rádio de “Minas”pé frio nos jogos do Galo que narra gols do Galo por obrigação. SEM nenhuma emoção. Nos gols do cruzeirin o sujeito solta a franga. de tanta emoção!!!

  • Paulo disse:

    Jornalistas comemorando gol do Araújo? Teve sim , mas aponte um que é conhecido??? Pelo menos um???
    Nos gosl do cruzeirin teve também. Mas vocês só enchergam o nosso lado!!!
    E mais quem Criou o DOSSiÊ DO GALO ??? Quem sempre levou a tona as dívidas do Galo, Ações trabalhistas, Caso Ricardo Guimarães e até confusões envolvendo integrantes da galocura????Quem ???
    Por acaso alguém já viu, leu essas questões envolvendo o cruzeirin, perrellas, crimes da máfia azul sendo divulgado pela imprensa mineira???? Claro que não. Tudo veio de fora. Foi publicado pela revista Placar, folha etc…

  • Paulo disse:

    Uai Thales,
    Quer dizer então que o Caixa é um pésimo profissional porque ele fala do Galão da massa é isso…o Berola vira messi etc…
    Isso se chama TALENTO. DOM. O cara tem o dom!!!
    Quer dizer então que o Vibrante pode narrar com emoção, apelidar os jogadors do cruzeirin. Os repórteres podem rasgar seda dos jogadores e cartolas e simpatizantes do cruzeirin…Tudo isso pode né???
    Há tenha santa paciência!!!

  • Paulo disse:

    Quando o Atlético mostrou interesse em trazer o Dagoberto, ouvimos muitos integrantes da imprensa( emanuel carneiro, junior brasil, dimara oliviera, Heveton Guimarães, Pinel e tantos) dizendo que o Atlético estaria fazendo um mal negócio, pois o Dagoberto é desagregador e tem histórico de lesões crônicas. Bastou o cruzeirin anunciar interesse por ele, para os caras mudarem o discurso; dizendo que o Dagoberto é craque e vai fazer a diferença….
    Quando o Galo falou em Luan foi a mesma história!!!

  • Paulo disse:

    Mário Marra É um PROFISSIONAL exemplar. Independente, Honesto, Bom Caráter e de muiat personalidade.
    Ao contrário de muitos aqui da imprensa mineira, que por muitos anos se curvaram de joelhos aos anseios dos irmãos perrellas e aécio neves. Até hoje é assim.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Incrível, mas concordo um pouco com o Thales Rosa. Eu sou atleticano, mas chego a achar o Mário Caixa exagerado em suas narrações.
    É claro que o cara tenta passar uma emoção para os torcedores do time, mas no caso dele chega a ser um pouco forçado.
    Pra mim, um exemplo de grande comentarista é o Tostão. Todo mundo sabe que ele é cruzeirense, mas ele analisa bem a situação. Critica e elogia quando é merecido.
    Agora, exemplo de mau jornalista é o tal Jaeci Carvalho. Esse é um puxa-saco de marca maior. Dificilmente você o verá criticando Alexandre Kalil, Zezé Perrela, Aécio Neves, Anastasia. Se o cara paga um jantar pra ele, vira rei. Se não paga, como no caso do Celso Roth, vira a pior pessoa do mundo.

  • Sander Carvalho disse:

    Sinceramente a imprensa mineira esta passando dos limites, torcedores apaixonados com microfones e notbooks na mão e que tem o poder de formar e mudar opiniões, e incrível a propaganda que todos eles fazem a favor principalmente da torcida Atleticana, nenhum órgão de imprensa noticiou que o sr Ricardo Guimarães, Atleticano nato e menssaleiro, envolvido em ilicitudes, mas quando era o Zeze saia na hora. Hipócritas são estes profissionais que se dizem capazes de exercer uma função sem isenções. A torcida do cruzeiro já os conhecem e vão isolalos. Radio Itatiaia, Miltons Neves da vida, e agora até tu Brutus. Se iniciara uma campanha da torcida do cruzeiro que fará sim suas audiências despencarem. Cena ridícula no clássico no gol do Araújo profissionais da imprensa correndo e vibrando como se estivessem nas arquibancadas e não com crachás dentro do campo e microfone na mão. Já no gol do Dagoberto, as caras fechadas de infelicidade dos mesmos que não saíram do lugar. Depois desta cena ridícula nada mais a declarar e nada que vocês digam vão justificar.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Amaury, meus sinceros parabéns!
    Sem nenhum tipo de provocação, há muito tempo não via um comentário de um torcedor rival com tanta serenidade e bom senso.

    Apareça sempre por aqui…

    Abraço!

  • Aurélio Mendes disse:

    Thales Rosa, talvez o Mario Caixa faça dessa maneira pra tentar conquistar a torcida que era acostumada com as narrações do Willy. Não é fácil substituir o Willy e pra mim, o Willy é muito melhor.

  • Johnny disse:

    O pior são os jornalistas que se dizem imparciais mas que claramente deixam transparecer em seus comentários suas preferências. Fato muito comum na “rádio de minas”.

  • Andrey M lage disse:

    Bom dia,

    Declarar o time que torce não é algo que tira a credibilidade da opinião.

    Todo mundo tem um time!

    Agora, um profissional da imprensa, se comporta como torcedor normal, viajando e ficando no meio da torcida , isso sim tira a credibilidade da opinião!

    Eu queria ve se fosse o contrario, se em um jogo Atletico Mg x Flamengo no mineirão, o Galvão Bueno viesse no meio da Torcida do Flamengo , com a camisa do Flamengo , se comportando como torcedor do Flamengo, se a torcida atleticana ia achar normal !

  • thales rosa disse:

    O problema é que alguns profissionais deixam de lado a Analise fria e fala com o coração!! O Mario Caixa é o maior exemplo disso, o time do atletico pode estar jogando mal, muito mal, mas na narração do caixa o time sempre é o melhor do mundo, Neto Berola vira Messi Berola na narração, o Rever vira Beckenbauer, Bernard vira Ibraimovich e Marcos Rocha vira Roberto Carlos!!! è assim mesmo, ai vao falar que narrador precisa passar emoção, Concordo mas o Alberto Rodrigues passa emoção é Cruzeirense e mesmo assim nesses dois ultimos anos nos vimos que ele critica quando esta mal, doa a quem doer!!!

    Apesar do pessimo profissional Mario Henrique temos outros muito bons, o Lelio Gustavo é atleticano doente!!! Mas ele nunca deixou seu lado torcedor dominar, sempre faz analises profissionais. Junior Brasil é Cruzeirense e consegue tambem ser imparcial. Sem falar no dono do Blog, Chico Maia, que recebeu ate o Galo de Prata e consegue ser totalmente imparcial quando faz comentarios, na época que fazia esporteNews com o Lelio dava para ver uma dupla extramemente profissional!!!

    O programa perdeu demais com a saida do Chico e a entrada daquele chato do Luis nao sei o que… que ainda bem ja saiu de la. Agora esta otimo novamente com Lelio e Pequetito.

  • Rodrigo Resende disse:

    Chico, continue metendo bronca sem amarras, independente do clube, como vc sempre fez. A sinceridade e o não medo em se expressar que te dá audiência. Sabemos que vc não segue modismos e procura checar as informações. Vc tem credibilidade. Abs.

  • Amaury disse:

    Chico, sou Cruzeirense e respeito o seu trabalho. É possível (aliás, acho até coerente e necessário) ser um profissional da imprensa, treinador (a exemplo de vc e Marcelo Oliveira), tendo suas preferências clubísticas e mesmo assim agir com serenidade, imparcialidade e respeito ao outro lado. Sempre respeitei o Atlético e reconheci tudo que ele tem de bom (torcida, garra, Presidente abnegado e sério – apesar de aparentar ser muito vaidoso e gostar de holofotes – se bem q ultimamente ele melhorou muito nesse quesito). Assim como procuro sempre reconhecer as limitações do meu time. Isso não afeta em nada e nem me diminui como Cruzeirense. Claro que gosto de ganhar do Atlético e tirar sarro dos meus amigos atleticanos (um dia depois, em respeito a dor deles, assim como gosto q façam comigo).Outra coisa, nós torcedores(os dois lados) temos q procurar ser mais comedidos e racionais e não nos deixar empolgar pelas primeiras vitórias onde sempre é mais fácil; tem q parar com esse negócio de Barcelona das Américas, Quarte Mágico (isso é culpa da imprensa q cria e joga no ventilador essas pérolas).Tem q parar com essa de ganhou é o melhor, perdeu é o pior. De qualquer forma, to animado com os dois maiores de Minas, PARECE-ME que os elencos estão mais fortes. Só o tempo dirá.
    Abraço e continue assim, SEMPRE RESPEITOSO E COMEDIDO TANTO NAS CRÍTICAS COMO NOS ELOGIOS.

  • Paulo Henrique disse:

    Falou e disse! Excelente texto!

    Parabéns ao Mário pelo texto e também pelo time que escolheu! rs

    Torcedor tem umas manias muito bizarras. Aqui em Minas, atleticanos e cruzeirenses adoram dizer que a imprensa prefere e puxa saco do rival. E americano adora se sentir menosprezado e abandonados pelos jornalistas.

    O que ganhamos com esse tipo de discussão? Nada.

  • Ricardo Lemos disse:

    Também sou da opinião de que a pessoa que trabalha com futebol foi para este caminho por ter se identificado com algum clube antes.

    Duvido que exista alguém que esteja neste meio sem ter pelo menos uma simpatia por um ou outro clube.

    E tem mais credibilidade quem publica esta preferência. Parabéns aos NÃO COVARDES que declaram suas paixões clubísticas.