Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Corda bamba dos treinadores e a reserva de mercado

Além da baixa motivação, os campeonatos estaduais têm outro componente perverso para os maiores clubes: o título não vale muita coisa, mas a perda dele, costuma provocar crises, com direito a demissão do treinador, justamente no momento mais crucial do ano, às vésperas da primeira rodada do Brasileiro.

Nem nos estados onde mais de dois clubes brigam pelo título como Rio e São Paulo, os grandes escapam dessa “síndrome”.

A imprensa do Rio informa que Dorival Júnior, que estava invicto há 17 jogos com o Flamengo, ficou na corda bamba depois da derrota para o Botafogo domingo e pode ser demitido caso não vença o segundo turno carioca e fique fora da decisão.

 

Firmes no taco

Em Minas, tudo indica que os dois principais treinadores estão livres de degola dessa vez, em caso de chegar somente ao vice-campeonato. O trabalho de renovação do time do Cruzeiro, feito até agora pelo Marcelo Oliveira está agradando e o presidente Gilvan de Pinho Tavares, que bancou a contratação dele, contra a vontade de muitos, já mostrou que o seu estilo não é de trocar o técnico a cada insucesso.

No Atlético, além de Cuca ter se consolidado em função da sua competência, o pensamento principal é na Libertadores, inclusive, há quem defenda que seja usado um time misto no Mineiro, para preservar a integridade física dos titulares absolutos.

 

Cabeça à prêmio

Quem está na corda bamba é o Vinícius Eutrópio que ganhou “segunda época” da diretoria em reunião segunda-feira, mas ontem, enquanto essa coluna era redigida, falava-se novamente na degola dele, mas por outros motivos.

Não dá para entender como uma diretoria de gente que conhece futebol como Marcus Salum e Alexandre Faria, embarca em fórmula que já foi testada e levou bomba, como essa: treinador teórico, bom de fala, certamente uma ótima pessoa, porém, sem o devido cabedal para montar um time com as necessidades especiais que o Coelho tem.

 

Fórmula errada

Em 2007, o então presidente Antônio Baltazar, apostou em Leandro Machado, que tinha sido vice-campeão gaúcho com o 15 de Novembro de Campo Bom.

Depois de quatro jogos, uma vitória e três derrotas no campeonato, foi demitido e o Coelho não conseguiu se reorganizar, terminando na lanterna e caindo para a Segunda Divisão mineira.

 

Reserva de mercado 

O seleto grupo de treinadores brasileiros, que alcançou o patamar almejado pela maioria (de nunca ficar desempregado e ganhar acima de R$ 100 mil mensais, vai se reunir dia 11), no Rio de Janeiro, para tentar criar um “código de ética”, visando impedir que colegas desempregados articulem para puxar os seus tapetes.

 

Modelo italiano

Os treinadores brasileiros querem implantar o modelo italiano, onde os técnicos criaram uma associação que fez acordo com os clubes, que quando os demitem, têm de pagar os salários até o fim da temporada, o demitido não pode trabalhar em outro clube neste período.

A iniciativa é do Vagner Mancini, ex-Cruzeiro, hoje no Náutico, que já confirmou a presença de colegas como Tite, Abel Braga, Dorival Júnior, Muricy Ramalho, Oswaldo de Oliveira, Falcão, Cuca e Caio Júnior. Outros estão sendo convidados para este encontro.


» Comentar

Comentários:
10
  • Paulo César disse:

    O oligopólio vai aumentar…

  • Ricardo Lemos disse:

    Eu defendo que o Galo tem que preservar jogadores no Mineiro porque este campeonato não vale nada para o time. Poupe jogadores e brigue forte na Libertadores e no Brasileirão.

    Preferimos brigar pelos títulos da Libertadores e do Brasileirão (e até da Copa do Brasil se for o caso) e ficarmos de fora da final do Mineiro a sermos campeões mineiros mas sem chance de título na Libertadores (vale para quem não a está disputando) e Copa do Brasil e ainda ter que lutar contra rebaixamento no Brasileirão.

  • Ricardo Lemos disse:

    Chico, como eu disse em outro post, não é a classificação final no campeonato regional que define a situação do treinador e a paciência da torcida.

    Veja que o Dorival vinha destes tantos jogos de invencibilidade, a imprensa já dando aquela forçada de barra básica para subir a moral do time falando que já eram candidatos a tudo este ano.

    Aí não fica o time da Gávea não fica entre os dois primeiros. O que este time está disputando? 1º turno de campeonato regional? E não conseguiu passar para a “final”?

    Não conquistou nada e continua sem conquistar, aí vai ficar na corda bamba até a semifinal do 2º turno, quando vai cair. É assim que funciona mesmo.

  • Junior Gam disse:

    Cuca usa um esquema de jogo arriscado.

  • lauro disse:

    Chico discordo de voce na frase sobre o Marcelo de oliveira no Cruzeiro ” presidente Gilvan de Pinho Tavares, que bancou a contratação dele, contra a vontade de muitos,…” pois a maioria da torcida do Cruzeiro não era contra a contratação do Marcelo e sim alguns orgãos de imprensa e alguns de uma torcida organizada que coincidentemente toda hora eram entrevistados falando a mesma versão,
    conheço muitos cruzeirense e na opinião deles raros eram contra, até os de opiniões mais radicais eram a favor da contratação , por isto Chico digo quem acompanha com atenção sabe que o Marcelo não teve esta GIGANTE rejeição e pelo contrario tinha uma grande aceitação.

  • EDUARDO - BH disse:

    Já nao bastasse a lei pelé que tirou receita dos clubes, agora é a associaçao dos tecnicos.
    Os clubes nao sao unidos e acabam tendo prejuizos com a uniao dos tecnicos.

  • Paulo César disse:

    Se o Vandeko não participar, não adianta nada. Ele e Émerson Leão.

  • thales rosa disse:

    Essa iniciativa é ridícula! Quer dizer então que o cara tem que ser premiado com “férias remuneradas” em caso de ser demitido pro sua incopetencia??

    Na realidade eles deviam fazer um código de ética que diz o seguinte: Em caso de justa demissão, por ausência de bons resultados, não podemos treinar outro time naquela temporada, e não vamos receber.
    Com isso os técnicos empregados não precisam se preocupar com fulano ou ciclano desempregado querendo o cargo dele!!

    Isso ai que eles querem fazer é dar esmolha com o chapéu alheio!! O clube demite e ainda tem que pagar salario ate o fim do ano.. ai fica bao e fácil demais ser ético!!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Coitado desse Eutrópio, além de pegar um elenco desqualificado, esbarra no azar de ter um goleiro burro, que enfia o pé no atacante, que estava de costa pro gol, cercado por um beque, faltando um minuto pro jogo acabar. Um dia ainda veremos um presidente de clube cair pelas más escolhas de elenco, ou o um diretor de futebol, mas não vai ser hoje não!

  • Reinaldo almeida valentim disse:

    Caro amigo, o que vou te pedir é uma coisa fora da sua rotina. Fui vizinho do jota Junior e amigo de toda sua família.
    Quando eles moravam aqui em BH na cidade nova era seu vizinho. Estive em Goiânia passeando na sua casa de ferias quando ele ainda era vivo, fui doador de sangue dele na época que ele estava com leucemia. perdi o contato com toda sua família D.Olga sua esposa, Ricardo, Alexandre, Roberta e mais nova que não me lembro o nome dela dodos seus filhos. Gostaria uma gentileza sua? com você está no meio de comunicação, você me passar o contado deles? vou ficar muito agradecido a você! Meu outros telefones é: 31-92362493(Tim) e 31-30548619 do meu trabalho. Abraço, aguardo retorno.

    – Belo horizonte-MG