Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma paulada do André Rizek na alienação governamental

O H. Almeida, sempre com comentários pertinentes no blog, sugeriu que déssemos destaque a este ótimo texto do André Rizek, no blog dele no site do Sportv.

Tem tudo a ver com a minha revolta com essa gastança pública suspeita e a ideia do Ministro dos Esportes de anistiar os clubes de futebol do pagamento de suas dívidas fiscais.

E coincidentemente acabo de chegar de uma Delegacia da Receita Federal onde fui parcelar impostos atrasados da minha firma.

Nada de negociar, pois não existe esta conversa do governo com pessoas físicas e jurídicas honestas e sem padrinhos políticos. No máximo, parcelar.

Anistia, nem pensar!

E mais terrível é saber que a maior parte deste dinheiro será usado indevidamente, por incompetência e ou corrupção.

Aí, vem o senhor Aldo Rebelo falando em aliviar a turma da bola, ora bolas!

Vale a pena ler o que escreveu o Rizek:

rizek

* “Meu caro Aldo Rebelo,

Sempre tive o senhor como pessoa idônea e interessada em melhorar as coisas neste país. Hoje, o senhor ocupa cargo público relevante na nação que, em breve, vai receber Copa do Mundo e Olimpíadas. Ou seja, é do senhor que espero as iniciativas mais relevantes para transformar as coisas que precisam ser transformadas por aqui, quando a pensa em “esportes”.

Pergunto, com toda a educação que cabe a um repórter: O que o senhor tem feito a respeito do maior drama do esporte mais popular deste país?
Eu quase caí da cadeira quando, há duas semanas, li no Estadão sua ideia de abonar a dívida dos clubes brasileiros com o fisco, por entender que ela é impagável e que, palavras suas reproduzidas pelo jornal, clubes são entidades sem fins lucrativos.

Se é verdade que clube de futebol não tem fim lucrativo, na sua visão, então o senhor precisa ler mais os cadernos de esporte… Recentemente, todos eles abriram espaço para divulgar o faturamento do Corinthians em 2012. E nem precisava disso. Clube que tem milhões para investir em um jogador como Seedorf, por exemplo, não pode pagar imposto? Se clube de futebol não paga imposto, sou eu que devo pagar?

Pior, prezado ministro, é que esta dívida que o senhor classifica como “impagável” foi criada porque, por décadas, clubes de futebol riram da cara do governo (e todos os contribuintes) e decidiram usar o dinheiro dos impostos para… continuar se endividando, na certeza de que um dia alguma “autoridade” iria perdoá-los, premiar a incompetência e, por que não, a roubalheira.

Impagável, prezado ministro, é plano de saúde bom, escola particular e estas coisas, para a maioria dos brasileiros. Dívida de clube de futebol é perfeitamente pagável! Mas não escrevo para dar lição (rasa) de como o senhor deve trabalhar. Nem tenho competência para isso… Escrevo, na verdade, é como alguém que ama futebol. E que sofre ao ver nosso esporte mais popular sendo dominado por uma violência cada vez maior. Antes, tínhamos o melhor futebol do mundo. Hoje, temos o futebol em que mais se mata gente no planeta.

O senhor é palmeirense e deve ter visto o que aconteceu nesta quinta, com um bando de trogloditas agredindo jogador do seu clube no aeroporto de Buenos Aires. Deve saber das mortes que assombram Pernambuco, Goiás, Ceará. Deve saber que um “torcedor” do Santos, membro da Torcida Jovem, foi ao clássico contra o Corinthians no domingo levando, além de bastões de madeira, 20 barras de ferro em seu veículo. Foi detido e liberado no mesmo dia. Vai voltar no próximo jogo, provavelmente armado novamente.

Minha dúvida, prezado ministro, é por mais quanto tempo o governo brasileiro vai fingir que tamanha violência não é com ele… Por mais quanto o governo brasileiro vai fingir que isso não é uma questão de estado. Por mais quanto tempo o governo vai assistir a pessoas inocentes e de bem sendo obrigadas a se afastar dos nossos estádios, por medo, por não se sentirem seguras.

Alguma posição sobre a violência no futebol, ministro?”

* http://sportv.globo.com/platb/andrerizek/2013/03/07/cade-voce-ministro/


» Comentar

Comentários:
18
  • Depois que os brasileiros aceitaram pacificamente a nomeação do Renan Calheiros para o Senado, não duvido de mais nada!

  • Thiago disse:

    Se houver esse perdão da dívida dos clubes ai pode fechar o Brasil pq vai ser o ápice da calhordice.

  • Ekton Medeiros disse:

    Falar mais o que Chico? Será que só podemos ficar escrevendo? Parece que isto não tem efeito algum. Algo mais deve ser feito, mas não tenho ideia. E vc?

  • HUMBERTO LUIS disse:

    Sou atleticano, mas nem por isso posso aceitar uma coisa desta, que o tal ministro quer fazer, perdoar dívidas dos clubes, isso nunca, seria uma bofetada na cara do cidadão brasileiro, mas temo que esse projeto seja aceito, pois afinal de contas com essa corja de politicos que nós temos tudo é possível.

  • Paulo Henrique disse:

    O Rizek foi sensato e inteligente. Mas concordo que se continuar nessa toada de enfrentamento, não demora a sumir ou ocupar papel secundário no Sportv. A grande imprensa, como Globo e a Itatiaia são grandes beneficiados desse jogo político escroto e nojento, que vai muito além das questões partidárias.

    PIOR é que tem leito assíduo desse blog que outro dia mesmo estava defendendo tal medida porque o Atlético seria beneficiado.

    ACORDA MACACADA!

    O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes!

    É nós enquanto cidadãos, o que queremos?

  • Roberto disse:

    Nem tudo está perdido…
    Ainda temos profissionais na imprensa com discernimento e coragem para fazer sua a voz de alguns milhões.
    Parabéns Chico… Parabéns Rizek

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    Caro Rogério Perdigão,

    Realmente, vc tem razão, sou muito ingênuo mesmo.

    Abraços

  • Varela disse:

    Mas os clubes não têm fins lucrativos mesmo, uai. Não ditribuem lucros aos sócios. Tributando, não dá para equipara-los a empresas.

  • Acho um absurdo clubes de futebol seja ele qual for ser perdoado por órgão públicos e se livrarem de dividas contraídas por dirigentes ladrões e desonestos e ainda desafio qualquer um para me apontar 1 dirigente UNZINHO só que não tenha desviado ou trambicado o donheiro do time que dirige.
    É só acompanhar o noticiario esportivo e as transações de compra e vendas de jogadores que vcs verão que é tudo feito por debaixos dos panos ,ninguem fica sabendo o preço e nem o salário de nenhum atleta dos principais times brasileiros ,é tudo na base da matrifuzia,o montante só aparece quando os jogadores entram na justiça e colocam o clube no pau,ai o torcedor cai o queixo pois fica sabendo que um jogador como EMERSON ZÉ PEQUENO do ATLETICO naquela época ganhava 300.000 reais,ANDRE LUIZ aquele becão horroroso do CRUZEIRO ganhava 400.000,dirigentes transitam para lá e para cá na maior desenvoltura,vão para o oriente medio e par a os paises europeus com a mesma desenvoltura que o CHICO MAIA vai para CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO de onde sai o dinheiro para esta farra?

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Sou fã do Rizek, sujeito educado, inteligente e imparcial, é um dos poucos, além do nobre blogueiro, que conservam a minha fé numa imprensa esportiva de qualidade.

  • Felipe Matias disse:

    Putz… Excelente texto! Triste, é que se o ministro tocou conhecimento deste texto, deve ter fingido de bôbo, assim como as autoridades do nosso país!

  • Rogério Perdigão disse:

    Ia me esquecendo de dizer que também sou contra o perdão das dívidas dos clubes!
    Este governo não pode fazer como FHC, que perdoou a dívida dos banqueiros ladrões, que era 20 vezes maior que a dos clubes…

  • Rogério Perdigão disse:

    Caro Clayton, pra que o Rizek suma da mídia, seria necessário que ele falasse ou publicasse alguma coisa contra alguém do PSDB!
    Jornalista da Globo pode falar o que quiser do governo federal, é pra isso que recebem.
    Agora, se o personagem a quem se destina o desabafo fosse FHC, Aécio ou Serra, talvez o Rizek corresse o risco de perder o emprego…
    Basta pesquisar um pouco e ser menos ingênuo!

  • Clayton - Só Boleiro do Nova Vista/BH disse:

    O André Rizek, falou tudo e mais um pouco daquilo que ós meros mortais gostaríamos de falar. E o bom, é como partiu dele, talvez esse seu texto chegue realmente ao olhos do Min. Aldo Rebelo.

    Agora, infelizmente, é mais fácil “sumirem” com o André Rizek da mídia, do que esse seu desabafo surtir algum efeito.

    Vejam nas mãos de quem nós estamos… Esse Aldo Rebelo é uma vergonha nacional !!!

  • Juscelino Daldegan disse:

    Este texto descreve tudo que nós cidadãos pensamos mas é uma pena que será apenas um texto que ficará em vão ….

  • H.Almeida disse:

    valeu chico!

    só falta nconvidar o Rizek para a Saideira do sabara’s Bar!

  • Anderson Palestra disse:

    Acho também um absurdo o perdão dessa dívida. E por óbvio, os que mais devem, que tiveram menos compromissos, Atlético, Flamengo, etc… receberão o mesmo perdão dos que se endividaram menos, São Paulo Cruzeiro. Tudo é um absurdo. Não tem que perdoar nada. Eles já estão no Parcelamento fiscal que já é uma teta.

  • Luiz Cláudio de Assis disse:

    Muito bom o texto. Reflete toda minha indignação.