Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Justiça determina que CAIXA continue proibida de dar dinheiro ao Corinthians

Do globo.com

“Justiça nega recurso da Caixa, e patrocínio ao Timão segue suspenso”

Desembargador alega que o banco ‘não poderia eleger um clube específico para patrocinar’. Equipe pode exibir logotipo, mas sem receber por isso

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) do Rio Grande do Sul negou, neste fim de semana, recurso da Caixa Econômica Federal e manteve suspenso o contrato de patrocínio do banco ao Corinthians. A decisão liminar foi do desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior e tem validade até o julgamento do mérito pela 4ª Turma da corte, ainda sem data para ocorrer. Até lá, o Timão pode continuar a jogar com o logotipo da Caixa, mas o pagamento do patrocínio segue suspenso. A diretoria do Corinthians ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Foi baseado numa ação popular, ajuizada pelo advogado gaúcho Antônio Beiriz, que o Juiz Altair Antonio Gregório, da 6ª Vara do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul, determinou, por meio de uma liminar, no último dia 28, a suspensão do pagamento do patrocínio da Caixa Econômica Federal ao Corinthians. Segundo Beiriz, a Caixa, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, estaria gastando com publicidade inócua e destituída de caráter informativo, em desacordo com o art. 37 da Constituição Federal.

Para o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, a Caixa não poderia eleger um clube específico para patrocinar. Segundo o desembargador, “existiam outros meios menos arriscados de patrocínio esportivo pela Caixa que não afrontassem tanto o princípio da impessoalidade, como prometer R$ 31 milhões apenas para o clube de futebol profissional mais rico do Brasil”.

Ainda de acordo com o desembargador, outros clubes que não receberam “tão generoso” patrocínio acabarão prejudicados pelo desequilíbrio que provoca a intervenção da empresa pública federal no mercado de publicidade futebolística, “já que os R$ 31 milhões irrigarão apenas os cofres do Corinthians, e não alcançarão os demais times”….

* http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/03/justica-nega-recurso-da-caixa-e-patrocinio-ao-timao-segue-suspenso.html

FIGUEIRENSE

Figueirense também deverá perder o seu patrocínio da CAIXA . . .

CAP

e o Atlético do Paraná, também!


» Comentar

Comentários:
10
  • E o “Caso Itaquerão”, será se nossas “autoridades” interverão? Ou vai ficar por isso mesmo: arrecada-se altas cifras de impostos, constrói estádio e o repassa à determinado clube de futebol… afinal, é ou não legal?

  • Sagres disse:

    “Se não sair o dinheiro rapidamente, ou o CID (Certificado de Incentivo ao Desenvolvimento) ou o financiamento (BNDES), as obras param e o Corinthians vai readaptar o estádio para o Corinthians. Copa do Mundo, o Corinthians nunca quis, quem quis foi a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado”, garante Andrés em entrevista ao programa Esporte em Debate, da Rádio Bandeirantes.
    http://esporte.band.uol.com.br/futebol/times/corinthians/noticia/?id=100000581357

    Realmente, essa Copa é responsabilidade do FHC, da Veja e dos EUA.

  • Aurélio Mendes disse:

    Paulo Santos, parece que você não leu o texto, essa prática fere o art. 37 da constituição federal. Ela concorre no mercado financeiro com todos os outros bancos e tem um leque grande de esportes que ela pode patrocinar sem levantar suspeitas e sem ferir a Constituição Federal.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Paulo Santos,

    a Caixa concorre com instituições financeiras privadas, mas é uma empresa pública que possui diversos privilégios, entre eles o FGTS.
    Sendo uma empresa pública, precisa prestar contas para a sociedade.
    Vc não acha estranho que o time do ex-presidente, de uma hora pra outra, receba tantos benefícios?

  • Sendo assim, altético e cruzeiro perderam a boquinha, já quem seriam os próximos a serem patrocinados pela CAIXA?
    Espero que sim.

  • A caixa ficar financiando essa falcatrua é foda!
    Chico eu não gosto de dois times,Cruzeiro e Flamengo,mas é um não gostar daqueles de torcedor,nada contra o torcedor de ambos,mas agora eu estou com nojo dessa associação corrupta, ridícula,chamado Corinthians,é obvio que todos sabem os motivos,falcatrua atras de falcatrua,o futebol brasileiro ficaria bem melhor sem esta entidade ridícula … abraços!

  • Paulo Santos disse:

    Um absurdo. A Caixa concorre no mercado financeiro com todos os bancos privados e tem o direito, bem como o dever, de investir certo no que lhe dá retorno para a captação de novos clientes. A justiça brasileira deveria se preocupar com outras coisas mais importantes e esse advogado pé de chinelo se quer aparecer pendure uma melancia no pescoço ou vá soltar maconheiros na porta de uma cadeia.

  • thales rosa disse:

    Se fosse um patrocinio igual para todos os times seria aceitavel, mas era 30 milhoes para o corinthians, 5,4 para o atletico paranaense e 1,8 para o figueirense…

  • Sagres disse:

    O Sr. Antônio Beiriz teve um comportamento de cidadão. Parabéns. Os argumentos são óbvios, de uma lógica pública inquestionável. Ninguém é contra o social, ninguém é contra o esporte, mas que se faça as coisas pelos meios corretos, com respeito pela coisa pública. O texto do desembargador é algo que deveria ser lido nas escolas, colocado na primeira páginas dos jornais e, mais do que isso, deveria ser lido em rede nacional pela Presidente da República.