Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Novo Mineirão: os acertos e erros da Minas Arena nas palavras do presidente Ricardo Barra

A convite do jornalista Paulo Camargos, da FSB Comunicações, fui conhecer pessoalmente o presidente da Minas Arena, Ricardo Salles de Oliveira Barra, e voltar ao novo Mineirão, depois do clássico de reabertura, com as suas últimas novidades, em detalhes.

RICARDOBARRAAESTRANGEIRAS

Jovens estrangeiras chegam para visita ao novo estádio 

Cheguei às 10 horas e saí às 12h30, depois de percorrer todas as instalações, inclusive o Museu, recentemente aberto ao público.

Perguntei tudo o que tem sido alvo das minhas críticas e tive respostas convincentes.

Alguns problemas já foram solucionados, outros estão sendo e algumas situações não têm mais jeito de voltar a ser como eram, pois tudo mudou, e o estádio agora é privado e não pertence mais ao poder público.

A Minas Arena assume algumas culpas, divide outras com o governo e parceiros, e outras têm que seguir as normas vigentes no país.

RICARDOBARRACMAIA1Obrigado ao Paulo Camargos que fez esta foto minha com o presidente Ricardo Barra, à beira do gramado

 

Faço hoje um resumo da conversa e em próximas colunas e posts nos aprofundaremos em temas específicos.

Reabertura

Ainda havia obras e limpeza a serem feitas, por isso o gramado e a parte mais baixa das cadeiras foram inundadas pela chuva torrencial que caiu na véspera. Mas mesmo assim, horas depois a água já tinha escoado.

Faltou água nos bares porque o concessionário calculou mal a quantidade a estocar; nas torneiras porque o estádio ainda estava em obras.

 

Acesso para cadeirantes

As obras determinadas pelo Ministério Público estão sendo executadas; dentro do prazo acordado.

 

Acesso limitado a setores públicos do estádio ao Juizado Especial e à imprensa

Foi um mal entendido no clássico, mas já resolvido, com o devido pedido de desculpas à Juíza titular daquele dia; a imprensa já pode credenciar dois profissionais por empresa para circular onde quiser.

 

Vestiário pequeno dos árbitros: segue padrão FIFA

 

Lentidão na confecção de ingressos para o jogo Cruzeiro x Tombense, que fez milhares de pessoas voltarem para casa:

o Cruzeiro foi quem pediu que fossem abertas apenas 13 bilheterias e pediu também que fosse exigida a identidade de cada comprador que não fosse sócio torcedor. Problema que não deverá mais ocorrer no próximo jogo.

 

O América acertou que jogará lá, partidas com previsão de público acima de 20 mil; contra o Cruzeiro, por exemplo, deverá ser no Mineirão. Com renda toda do Coelho, o mandante.

Ricardo Barra acredita que vai acabar dando acordo para o Atlético jogar algumas lá também.

RICARDOBARRAPIPOCA 

Pipoqueiro do concessionário do espaço no Mineirão: Kalil está de olho; o Galo quer participar até dessa grana

 

O tropeiro

RICARDOBARRATROPEIRO 

Cozinheiras tradicionais estão sendo consultadas, porém, o “zuiúdo”, aquele ovo característico, está esbarrando nas exigências da Vigilância Sanitária, e o “bifão” de porco, esbarra nas determinações da segurança, pois, como cortá-lo e consumi-lo? Facas são proibidas e garfos podem ser usados como armas, mesmo de plástico. Soluções estão sendo buscadas através de negociações com os órgãos competentes.

 

Não aproveitamento do know how da equipe da ADEMG

RICARDOBARRARAMPAVISUALRampa de acesso ao pavimento superior, que não existia antes, e o visual para o CEU, Pampulha e Mineirinho

 

Trata-se de um outro estádio; nada a ver neste aspecto com o antigo, que geraria problemas a qualquer gestor e funcionários neste início de operações.

Ele já conversou muito sobre isso com o Ricardo Raso, atual comandante da ADEMG.

 

A esplanada fechada ao público

Não está mais e desde a semana passada, de 7 às 21 horas, o acesso é livre, e muita gente já está fazendo caminhadas lá, passeios de bicicleta e praticando skate.

RICARDOBARRASKATE 

Skatistas  que usavam a esplanada, hoje, no horário em que estive lá

 

A falta de árvores

RICARDOBARRAARVORES 

Questão de meses, até que as que foram plantadas cresçam; enquanto isso, serão colocadas tendas para o público escapar do sol.

 

Preços de produtos e estacionamento

Muitos foram reajustados para baixo, outros seguem as leis do mercado, pois estamos numa democracia; a Minas Arena é uma empresa privada e não estatal ou filantrópica.

Do antigo Mineirão só sobrou a “casca”, mas a intenção era construir um totalmente novo, que esbarrou na proibição do IEPHA e demais órgãos de proteção ao patrimônio histórico.

Diariamente trabalham lá, 70 funcionários da Minas Arena, mais 30 dos concessionários.

Em dias de jogos, a quantidade mais que triplica. No clássico, por exemplo, foram 1.200 pessoas trabalhando.

RICARDOBARRALOJACRUZ 

A primeira loja aberta foi a do Cruzeiro, que vende tudo que está lá nos dias de jogos e já tem muito bom movimento nos dias normais.

Semana passada a rede de alimentação Spoleto abriu a sua loja e o movimento é crescente.

Quando todas as lojas e demais espaços estiverem locados, o Mineirão vai se tornar um enorme shopping.

Uma rede de supermercados está negociando um espaço de 1.500 m2, quase ao lado do Museu.

Serão construídos outros espaços de diversão na área externa; o primeiro será um kartódromo.

RICARDOBARRACMAIA2

Com o novo gramado rebaixado, o banco dos treinadores e reservas ficou no mesmo nível dos jogadores em campo, muito melhor para se ver o jogo.

O show do Elton John foi um sucesso e a tecnologia de última geração permitiu a instalação e desmontagem do palco e toda a estrutura em tempo recorde, sem causar um mínimo de dano ao gramado.

Lá dentro serão shows grandes como este; na área externa, para até 20 mil pessoas.

Apenas a primeira fase do Museu do Futebol está pronta, mas qualquer um que entra lá se emociona com o que vê. Serão 1.500 m2 de área; por enquanto, menos de 500 metros estão sendo ocupados.

MUSEUDEMOCRATA

Logo na entrada do Museu, me emocionei com a surpresa de ver, com destaque, a bandeira do nosso Democrata Jacaré. Quase todos os clubes que jogavam no Mineirão davam bandeiras e flâmulas de presente ao estádio. Agora estão expostas lá.

MUSEURECEPCIONISTA

Recepcionistas e guias bilíngues, bem preparadas e muito gentis com os 400 visitantes diários que têm visitado o espaço.

A entrada só no Museu custa R$ 8,00; mesmo preço da visita à área interna do estádio. Adquirindo os dois, sai por R$ 14,00.

Não há como não se emocionar ao ver tantas imagens e objetos que marcaram a história do futebol mineiro e mundial . . .

MUSEUVISITAPELE

. . . como essa visita do Pelé às obras do antigo Mineirão, em 1964 . . .

MUSEUBUGLEAUX

. . . a marca em bronze dos pés do Bugleaux, autor do primeiro gol, pela seleção mineira contra o River Plante . . .

MUSEUBOLA1950

. . . a bola usada na inacreditável vitória dos Estados Unidos sobre a Inglaterra no estádio Independência na Copa de 1950 . . .

MUSEUCATRACA

. . . essa antiga roleta e ao fundo os produtos que eram vendidos pelos ambulantes nas arquibancadas . . .

MUSEUMAQUETENOVA

ou essa maquete do novo Mineirão.

MUSEUHORÁRIOS

Os dias e horários das visitas ao Museu.


» Comentar

Comentários:
25
  • jack disse:

    Aos que tem saudades do antigo mineirão todo cagado e mijado fiquem a vontade para construir o de voces assim, aos que criticão a esploração comercial continuem usando a tão maravilhosa administração publica e aos que criticão a infrestrutura fação um favor a voces mesmos comprem um pacote turistico e va visitar os estadios europeus e costate que la o chão dos banheiros tambem e de concreto e que azulejinho e so em casa mesmo. Aos demais, vamos nadar contra a corrente e fazer a melhor copa do mundo dexando essas opnioes de meia duzia de imbecis de lado o melhor mesmo e ignorar!!!

  • Ana disse:

    Algum telefone para informações?

  • Ana disse:

    Preciso saber se estará aberto nesta sexta feira dia 29/03. e qual o horário..

  • Lázaro Alves disse:

    Chico, tem alguma notícia ou ideia de como ficará o uso de bandeiras nos jogos? Tenho ido ao mineirão e o estádio fica muito feio sem as bandeiras.
    Abraços.

  • alex germano disse:

    Vcs reclamam demais,por isso q mineiro é sofredor,nada está bom,passem a valorizar o que todo o país elogia e vejam que problemas serão solucionados,Mineirão e independência estão de parabéns,2 dos melhores palcos do futebol mundial.

  • J.B.CRUZ disse:

    Nossa casa….E tome inveja!!

  • Alison Nogueira disse:

    Esse Mineirão de hoje consegue ser bem pior que o antigo. Cadeiras apertadas e sem conforto, a massa de concreto que colocaram no seu entorno tirou a beleza do antigo Mineirão, deram uma maquiada nos banheiros, que estavam todos alagados no show do Elton John. Acho que o Kalil deve continuar no Independencia e fazer um projeto de estádio própio, pois pra min o Mineirão ja era. Abraço!

  • Richard disse:

    O Ricardo Barra parece o Ray Liotta detonado.

  • Silvio Torres disse:

    Só falta agora convencer o Kalil a assinar um contrato que tem nome daquela cerveja preta e levar a massa do galo lá prá encher mais ainda os bolsos deles de grana…he he he

  • H.Almeida disse:

    Chico pelo seu relato,parece o país das maravilhas !!!!

    só torço para que não continuemos a ser a Alice !!!!!!!

    na minha opinião se estivéssemos em uma sociedade conhecedora de seus direitos e o mínimo engajada esse sr. deveria ter pedido demissão na segunda feira pós clássico!

  • bessas13 disse:

    Chico,
    Por morar perto do mineirão levei meu filho pra conhecer o espaço (a esplanada).Não entrei no estádio, mas se o nível dos banheiros internos seguirem o mesmo padrão do que está ao lado da loja do Cruzeiro,lamentável. Não existe acabamento no Teto,com os canos a mostra,pia de 3ª categoria assim como as torneiras,não tem azulejo nos banheiros,ou seja concretão mesmo.

    Ps: Mesmo dia em que não há jogos deveriam disponibilizar sabão,papel higiênico,toalhas de papel.

  • EDUARDO - BH disse:

    A melhor parte das noticias foi saber que podemos ter acesso à esplanada, para a pratica de caminhadas e esporte. Para aqueles que sofrem com o mau cheiro ,pista irregular, segurança e descaso do poder publico no entorno da lagoa da pampulha, o mineirao volta a ser uma otima alternativa. Da caminhada à visitaçao ao museu , estadio e comercio local é apenas um pulo.
    A Minas Arena deveria divulgar melhor estas opções para a população.

  • Emilio Figueiredo disse:

    Cassiano,

    Fosse o hino do CUrinthia, o cara tinha ganhado 1000 ptos.

  • Johnny disse:

    Esse modelo de estádio não me atrai, e não é o Mineirão que eu conheci. Lamento profundamente pelas barraquinhas que ficavam no entorno do estádio, e faziam parte da cultura do estádio. E tome Spoleto.

  • cassiano disse:

    Chico, o museu não era do cruzeiro? Agora é museu do futebol….. A loja é aquela? Parece aquelas lojinhas do interior em volta da rodoviaria…. Quanto que o cru vai arrecadar com o supermercado, com a espoleto e demais lojas que serão abertas? Com relação aos shows que lá tiver o cru tem porcentagem de quanto?

    Emilio, vc se espantou com o hino do Palmeiras???????? Teve receita de miojo!!!!!!!! o cara, salvo engano, fez 580 pontos…….

  • Paulo Ipatinga disse:

    Show de matéria. Cocotas no Horto e Cruzeiro no Mineirão, tudo certo.
    04/12/11 Eterno…

  • Paulo Araujo disse:

    Esta matéria confirma o que todos nos atleticanos pensamos. O Mineirão não é mais do povo mineiro. Foi doado para um colaborador.
    Fazer o que? Consequência de nossa passividade.
    O Galo lá somente nas ocasiões excepcionais, e olhe lá. Construir estádio próprio é agora ainda mais fundamental.

  • Mauricio (BH) disse:

    Bom, se o Chico conversou com o Ricardo Barra e gostou do que viu e das respostas, com certeza pode melhorar e evitar erros do início.

  • Emilio Figueiredo disse:

    ENEM: Hino do Palmeiras garante 500 pontos na prova de Redação!

    Esse é o nosso país:

    http://oglobo.globo.com/educacao/enem-2012-hino-do-palmeiras-garante-500-pontos-redacao-7887684

    Tem base?

  • Emilio Figueiredo disse:

    Somos meros cobaias, trabalhando junto com a Minas Arena para deixar tudo correto na chegada dos gringos na Copa do Mundo!

  • claudio disse:

    O Mineirao so nao vai dar lucro pra nos.

  • Martens disse:

    Bonito !!!
    Agora deixa o GALO jogando no Horto, e as neymarzets no mineirao, a hora que for preciso se chegar na final da libertadores, ai faz um jogo la e volta correndo pro Indepa.

  • Reinaldo disse:

    A Loja do cuzeiro é enorme!!!!!!! Bica elas Galo!!!!!!

  • Thales rosa disse:

    É chico um bom começo é admitir os erros. Se a minas arena ja admite isso temos uma luz no fim do túnel.

  • Thiago disse:

    As vezes, no primeiro momento as mudanças não nos agradam mas, sem dúvida podemos nos adptar a elas e tornar nosso julgamento mais flexível. Com certeza, no caso do Mineirão, muitos equivocos foram feitos, no entanto ainda sim dá pra fazer uma avaliãção desse grandissimo investimento: R$ 660.000.000,00 para 66.000 lugares, proporcional a 10.000,00 por lugar, considerando 100 partidas, 100,00 por lugar. Acho que ficou de muito bom tamanho.