Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A competência do Eugênio Sávio e o “massacre de hermanos” no Independência

EUGINIOPor mais que a humanidade evolua, a violência nunca deixará de fazer parte do cotidiano das pessoas, em maior ou menor intensidade em alguns locais do planeta.

Até nos países marcados pela paz e segurança, fatos lamentáveis se verificam, como na Noruega, por exemplo, cuja capital, Oslo, é palco anual da entrega do famoso prêmio Nobel da Paz, um maluco cometeu atentado em 2011, que matou 77 pessoas.

Sem falar que o idealizador do prêmio, o sueco Alfred Nobel, químico industrial, foi o inventor da dinamite, e morreu magoado por ter sido classificado por um jornal francês como o “Mercador da Morte”.

No futebol, aí que a violência se manifesta mesmo.

Quando ocorrem arranca rabos como neste Atlético 5 x 2 Arsenal, aparecem os poetas e teóricos com suas informações erradas e observações descabidas.

Uns falam que isso só existe na América do Sul; outros, mais cabeças cozidas ainda, falam que é “coisa de argentine mesmo!”

Pois em 2011, no classico mais famoso do mundo, o pau quebrou entre jogadores e comissões técnicas de ninguém menos que Barcelona e Real Madri, no belíssimo e suntuoso Camp Nou.

Alguns companheiros da imprensa, tanto de Minas quanto de outros estados estão pondo culpa na nossa Polícia Militar.

Até agora só vi imagens de jogadores argentinos agredindo primeiro, e apenas um PM revidando com socos, na porta do vestiário.

Não vi ainda nenhuma culpa dos militares.

Mas isso tudo é “perfumaria”, assunto pra render audiência e venda de jornais até ontem, porque hoje já há outros temas midiaticamente mais comerciais.

Assim como escândalos politicos e financeiros, o futebol é assim, e em alguma parte do mundo, hoje, amanhã ou em mais dias cenas como situações como essa se repetirão, com maior ou menor intensidade, envolvendo jogadores, policiais, torcedores, dirigentes, enfim…

O que importa para a mídia é o show, como por exemplo, esta foto do Eugênio Sávio, para minha honra, amigo e companheiro de tantas coberturas esportivas mundo agora, um dos melhores repórteres fotográficos do Brasil.

De todas as centenas de fotos espalhadas pelos jornais e agências de notícias do mundo, esta foi a mais utilizada, principalmente pelos jornais argentinos.

Dá a impressão que houve um massacre dos policiais mineiros contra inocentes jovens “hermanos”, quando na realidade, nenhum só tiro, de bala de borracha ou não, foi disparado.

Vida que segue!

EUGINIO

 

Agradeço ao Dr. Stefano Venuto Barbosa que enviou este video que está rolando na rede, que ajuda em minha convicção de que a PM não foi a responsável pelo início do tumulto:

* “Chico, esse vídeo mostra bem quem começou a confusão com a polícia, repare que o jogador com a faixa vermelha dá um tapa e empurra o policial. Talvez sirva pro seu blog.”

Grande abraço.

» Comentar

Comentários:
37
  • Carlos Beré disse:

    Chico, sou seu admirador desde de criança, qdo acompanhava o Minas Esporte.
    Lembro-me bem que o Galo (meu time) tava numa draga danada, o cruzeiro melhor, o Flávio Carvalho massacrava-nos e vc sempre mantendo sua serenidade costumeira. Confesso que a época achava sua postura muito passiva, mas hoje vejo o qto vc já então naquela época se mantinha sereno e polído, se “limitando” a responder a pirotecnia do Flávio com a simples frase hoje copiada exaustivamente:

    “Toda arrogância será castigada”

    Tento manter essa serenidade também, mas confesso que como torcedor muitas das vezes a paixão aflora mais que razão.
    Confesso que fui contra várias ações do Kalil na presidência do Galo e vejo que minha visão como torcedor apaixonado supera muitas vezes a visão da razão.
    Vou citar aqui algumas coisas que fui contra e via na época que muitos foram contra e hoje como profetas do acontecido não assumem suas posturas anteriores…

    Qdo da saída do Daniel Carvalho para o Palmeiras em troca do Pierre, achei um absurdo pois a falta de camisa 10 no futebol era evidente em todos os times Brasileiro. Hoje fica fácil dizer que foi uma decisão acertada, mas na época era evidente que trocar um 10 por um volante era um erro.

    Qdo da saída do Dorival em 2011, a vinda do Cuca que acabara de deixar o Cruzeiro achei um erro, e manutenção dele depois da goleada de seis, achei uma insanidade.

    Hoje tenho que admitir que a paixão na maioria das vezes nos limita e necessário pessoas polidas, dinâmicas e sinceras como você para nos ajudar a tocar o barco pra frente.

    Chico, hoje depois de ler sua coluna, tornei-me mais ainda seu fã.
    Nesse coronelismo criado em aqui em Minas, onde criticar o Aécio é quase um pecado capital, vi na sua coluna o que ninguém não quer falar:
    o Aécio não fez e não faz nenhum favor ao futebol mineiro como muitos querem nos enfiar guela abaixo.
    Esse mesmo Aécio que quando trouxe o Brasil x Argentina pro Mineirão, falou que a tendência era passar a administração do Mineirão pra Atlético e Cruzeiro, citando como exemplo o San Ciro em
    Milão.
    Falou o que era agradável aos nossos ouvidos e agora vejo o quanto os dois grandes da capitais continua reféns dos “favores” do governo e continuam as migalhas…

    Chico, despeço-me te parabenizando e continuarei te acompanhando pois você é um dos poucos que não fica bajulando governo e dirigentes de clubes para benefício próprio…

    Parabéns…

  • Rodrigo Resende disse:

    O povo tem a polícia que merece. Lastimável a postura dos jogadores argentinos. Pior a truculência dos sangue sugas de lanchonetes. Vamos conviver como gados enquanto gados formos. Inadmissível o abuso de autoridade do início da confusão. Estou e sou envergonhado. Tenho dó dos sem cultura que acham tudo normal. Ali não existiam bandidos. Apenas covardes. Dos dois lados. Reclamo mais do lado que eu pago salário. Mais uma vez: lamentável. Chico, não perca a oportunidade. Abs.

  • HUMBERTO LUIS disse:

    Chico, o nosso galo tá jogando o fino da bola, mas é preciso ter e manter os pés no chão. Não ganhamos nada ainda, alegria, empolgação, euforia só mesmo por parte da torcida, ela sim tem o direito a comemorar, mas a comissão técnica, jogadores e principalmente o nosso presidente kalil, precisão ter a consciência que vão ter que suar sangue para chegar a este título tão esperado pela massa, tenho certeza que jogando como está, este ano será bem difícil o galo não conquistar um título de expressão. Chico, digo isto mais para o kalil, pois na minha opinião ele deveria apenas administrar o galo e parar de dar entrevistas, ano passado todo mundo que ia jogar contra o galo, parece que fazia o jogo da vida, ninguém entrava meia-boca contra a gente, o kalil falou tanta coisa que teve dirigente de time que chegou ao absurdo de dizer que qualquer um poderia ganhar o título, menos o galo. Pelo amor de Deus, kalil para de motivar os adversários do galo, falando suas baboseiras antes dos jogos, isto só incita os outros times. A maria-mãe perrela falava que não precisava motivar seus jogadores para enfrentar o galo, pois o kalil já o fazia de graça. Depois do jogo contra o Arsenal, vi uma entrevista dele ainda no estádio, que ele menosprezou, gozou, ironizou tirou sarro do time argentino, só que o boca de caçapa esquece que o galo pode enfrentar de novo os argentinos, nas oitavas, o galo é mil vezes mais time, só que num possível confronto é logico que a imprensa e a direção do time argentino vão usar estas palavras para motivar seus jogadores e fazerem do jogo uma verdadeira guerra. Chico, se vc. encontrar o kalil ou conhece alguém que é mais chegado nele, peça a ele que se comporte como um presidente de clube e não como torcedor. Como presidente ele está fazendo um trabalho maravilhoso, mas como torcedor só prejudica. CALA A BOCA KALIL. FORÇA GALO!!!!!!!!!!!!!!

  • clauber disse:

    Carlos Mata, na europa não vemos nem segurança particular cercar os arbitros após a partida, sabe por que? se um jogador exaltado encostar a mão nele a chance de ser punido exemplarmente pela uefa e até mesmo eliminado do esporte é enorme, e isso a tal de comenbol não fará. Tenho inveja desse quesito esportivo lá.

    Sobre o comportamento da policia no caso penso que realmente a coronel foi de um sabedoria emocional enorme pois se fosse um homem ali que tivesse tomado um soco ou chute e perdido seu quepe, acredito que a coisa não ia ficar boa para os argentinos que fizeram.

    Ahhh! tem que ser equilíbrio…. claro que tem, mas ali virou um problema onde a corporação conteve um bando de baderneiros que infrigiram a lei de nosso pais e saem como vitimas.

    E outro ponto a ser pensado, caso a policia deixasse o arbitro tomar um sacode, ai sim o Galo teria sérios problemas por não oferecer segurança ao mesmo.

    Temos que fazer valer as nossas leis seja a quem for. Aqueles camaradas que aprontaram aqui deveriam ter pago as multas como o fizeram mas deveriam ser impedidos de entrar em territorio nacional por um bom tempo. Isso acontece em qualquer pais civilizado do mundo. Caso eu chegue em outro pais e desrespeite as autoridades garanto a todos que minha situação nao ficará nada boa.

  • lauro disse:

    Enquanto náo derem um bastas a estes argentinos eles vão fazer isto em todos os jogos como era decadas atras, parabéns a policia mineira

  • ely disse:

    Chico, concordo em partes com vc, só acho que a policia ou um policial que seja, não precisava usar arma uma vez que os caras seriam dominados pela policia. Inclusive tem uma outra que um policial está com uma pistola apontando para os argentinos. Mancharam o bom trabalho que a policia fez, e la fora é mais comentado este fato do que a violencia dos argentinos.
    outro fato que ocorreu, e que talvez não tenha sido noticiado, porque a imprensa estava toda dentro do estadio acompanhando aquela palhaçada, ocorreu fora do estadio, quando eu estava comprando um refrigerante em frente ao portão 4 Chegaram dois policiais, jogando o cavalo pra cima de todo mundo, tanto que me perdi dos meus colegas de Divinópolis, simplesmente fizeram isso pra abordar dois caras que estavam perto dos bares la, não sei se os caras eram bandidos ou não, mas muntidão que estava ali fora foi tratada como tal. Esses policiais não quiseram saber se ali tinham crianças se tinham mulheres, idosos, simplesmente vieram jogando os cavalos pra cima de todo mundo. Bom talvez isso seja um fato normal e eu por ser do interior não esteja acostumado com isso. Achei estranho tambem o fato do atletico pagar para liberarem os caras, fosse num país sério isso não ocorreriam, vide os corinthianos que estão presos na bolivia, veja que até a bolivia tem leis penais mais pesadas que nosso país. Pra se ter ideia, menor é até 16 anos e no Brail? Se o cara que morreu fosse aqui no Brasil, não tinha ningem preso, talvez nem seriam abordados, ou se fossem seriam liberados no outro dia, pois apareceu um menor pra assumir o crime. Sabe porque a lei não muda não muda idade penal no Brasil, é porque o governo sempre espera que um menor assuma tudo pra não precisar arcar no ninguem preso, ou seja o Governo pouco se lixa para os cidadãos de bem.

  • J.B.CRUZ disse:

    É o milagre da fotografia..Depois cada um interprete de acordo com sua consciência…Fiquei impressionado com o sangue-frio dos policiais ante a fúria argentina….100% corretos em suas atribuições…

  • Junior Gam disse:

    O Atletico Mineiro deu um show durante a partida e a Policia Militar de Minas Gerais deu um show de competencia após a partida.

  • Célio Augusto da Silva disse:

    Caro Chico.
    Esperei esfriar a cabeça para comentar. A imprensa argentina desce o pau nos brasileiros. São bairrista ao extremo, nos achincalham, se passam sempre de vítimas, e a nossa sempre querendo botar panos quentes. Chega a ser nojento. Esta foto, por exemplo é ridícula. Por quê não colocamos foto dos policiais sendo agredidos, levando bolada, nossa comandante levando soco pelas costas… Os policiais foram contratados para proteger a todos, e naquele momento estavam protegendo os árbitros, que com certeza seriam agredidos. Reformaram o Independência com o nosso dinheiro, os marginais argentinos depredaram os aposentos. Terão que pagar, senão isso me dá o direito de fazer o mesmo. E não me venham com essa de não pagarmos com a mesma moeda. Da próxima vez que vierem ao Brasil, serão alojados em taperas, com latrinas, porque é onde os marginais merecem ficar. E olha que todos os times brasileiros passam por isso. Jogar contra eles leva chute, beliscão, socos, cusparada. Quando o Galo jogou contra o lanús, foi uma vergonha… a polícia deles não fez nada. Também foi um campo de guerra e a famigerada comembol também não fez nada, não puniu ninguém. Tem um babaca narrador que fala em catimba argentina… isso agora é marca registrada? Acho que a imprensa brasileira tem que ser mais parcial com os clubes brasileiros. O representante brasileiro na comembol não poderá participar por ser brasileiro… e o argentino poderá? Quero ver a opinião do paraguaio. Afinal a PM estava protegendo o juiz paraguaio. A nossa PM tem que ser respeitada. Bateu, levou, simples assim. Está no nosso país, nos respeite, respeite a nossa PM. Senão leva. Não deram tiro com bala de borracha, mas deviam. A ocasião exigia. Estavam sendo atacados. Vamos emprestar a nossa competente, eficiente, preparada e brava PMMG à Inglaterra para mais uma vez fazerem valer o direito sobre as ilhas Falklans. (Malvinas não existe). O craque Messi é argentino, só que mudou de lá aos 8 anos (+-), e só não naturalizou espanhol porque o pai dele não deixou. Ele não se comporta como argentino. Por isso é craque. Olha o comportamento do maradona…lástima. Não é apologia à violência. É que quem muito abaixa a b.. aparece. E já está dando canseira. Chega. Basta. Chico desculpe-me o excesso… da escrita. Não da raiva. Abraços.

  • Daniel Alves disse:

    O maio absurdo não foi a violencia dos argentinos, isto ja se tornou comum quando os mesmos perdem jogos, e neste caso de goleada nas duas oportunidades! A vergonha maior foi de parte da midia do Brasil ficar batendo na PMMG desta maneira! Nos meus tempos de militar tinha baixado o cacete sem dó em todos e ponto final! Mas hoje o politicamente correto não deixa ocorrer e a PMMG quase apanha destes marginais! Quem mora ou frequenta Santa Catarina sabe o que os argentinos fazem lá e nas estradas! Não podemos generalizar, mas muitos causam problemas serios! E aí fica a questão: E se o Galo for jogar lá as oitavas como fica?

  • Martens disse:

    Chico
    aqui na Australia deu a noticia no horario nobre do noticiario, o que foi dito e que os argentinos apelaram pq perderam de 5 e e ai falaram do show do Ronaldinho e mostraram o gol dele.

  • Vinicius disse:

    Chico, vc ja deve estar cansado de tanto que falo mal da imprensa BRASILEIRA, mas este caso so reafirma o que eu digo, a nossa imprensa e mau carater.Primeiramente, uma mulher, uma coronel foi agredida pelos argentinos…Isso mesmo, autoridade e mulher.Mas sabe o que aconteceu?Nada!Aquela detencaozinha n foi nada.A Coronel errou em nao dar voz de prisao aos agressores,ela agiu contra a lei.Nao era discricionario a ela perdoar ou nao.Agressao a autoridade e a mulher em flagrante e prisao.Mas aqui e sim a Republica das Bananas.Onde esta a Lei Maria da Penha?Nossa imprensa e tao ridicula que poderia repercutir algo verdadeira e contribuir com o pais, mas n, ela prefere o contrario.A Globo, principalmente, odeia o Brasil,n tem outra explicacao.
    Segundo,a imagens falam por si, n procure pelo em ovo, n tente achar o real motivo do porque da imprensa falar em truculencia da policia pq ele n existe.O que existe e uma mentira.O motivo e que eles querem polemizar, q o Fluminense ou Corinthians seja campeoes.Vc acha q os argentinos batem na policia deles toda vez que eles perdem?Claro q n.Eles n sao bobos,sabem onde aprontam.Claro, na REPUBLICA DOS BANANAS, onde se bate no comandante da policia local, onde se bate em uma mulher local, e ainda estao certos.Vc acha q os argentinos n sabe disto?Vc acha q eles nos respeitam mesmo sabendo disso?

  • flavio jr disse:

    Chico …

    http://www.youtube.com/watch?v=vacSpYfIJn4

    Sem palavras …. apenas alegria de um dia poder falar que o maior com a bola nos pés passou aqui , tomara que deixe ou marque essa passagem com vários títulos

  • CHICO MAIA,só não dei conta ainda é de concordar com o preço que estipularam para uma agressão dentro de um estádio,4.000,00 e ainda teve um jornalista que saiu satisfeito com a indenização,conheço um outro que durante a copa SUL MINAS ,Foi agredido e depois perdoou e abraçou o agressor a troco de 1.500 reais,francamente não sabia que o ser humano já havia chegado a este nível ,de não ter mais nem amor próprio e achar que dinheiro vale mais que sua integridade física e moral.
    Já havia presenciado esta inversão de valores em um episódio,onde um repórter entrevistava a mãe de uma vitima de assassinato na televisão e ela disse “Pelo menos se fosse a PM que tivesse matado o meu filho eu teria onde buscar uma indenização,agora como eu vou fazer” realmente a humanidade esta em estado de decomposição e putrefação.

  • tulio cardoso disse:

    ola Chico! Graças a Deus , depois de todo o absurdo que venho ouvindo na tv e lendo nas redes sociais , vc resumiu bem o que aconteceu no independência. Eu estava lá e vi com clareza aquele bando de malucos começar a agredir policiais de uma forma assustadora. Assustadora, porque eles não temeram em momento algum o fato dos agredidos serem autoridades policiais que poderiam prendê—los ali mesmo no gramado. O que mais me deixa estupefato, é ver que a maioria esmagadora dos jornalistas esportivos brasileiros comenta o caso como se um bando de agressores fossem cidadãos que devessem ser protegidos enquanto descarregam sua raiva atraves de socos e pontapés em outras pessoas. Falam o tempo todo em “despreparo”…. Eu queria saber como é que a pm poderia conter de forma “preparada” aquele grupo de rapazes fora de controle que os agredia impiedosamente. Quem sabe esses hipócritas possam me responder? Até a comemoração de R10 e Tardelli foi criticada!! Nem o contexto da situação eles conhecem para poder comentar! É ridículo! Nojento! Também por isso os estádios estão vazios— o futebol ficou chato. O cara acha que ser jornalista é dar lição de moral! Eu não sou jornalista, mas sei que essa estupidez que tenho visto não é jornalismo. Minha indignação é absurda! Obrigado

  • Thales rosa disse:

    Chico veja a placa na entrada do estado americano de Wisconsim:

    bem vindos a wisconsin
    atenção criminosos e terroristas – mais de 170.000 residentes de wisconsin tem permissão legal para ter e portar armas de fogo. eles estão armados e preparados para a autodefesa e de terceiros contra atos criminosos e violentos.
    vocês estão avisados!
    no entanto illinois e chicago tem desarmado seus cidadãos, para a sua (dos marginais) conveniência.

    http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=328:wisconsin&catid=16:cronica&Itemid=113&lang=en

  • Thales rosa disse:

    Em nosso pais é errado usar a força para lidar com marginais. Um ladrão pode entrar em sua casa matar seu cachorro, estuprar sua mulher, tomar sua cerveja e te dar um tapa na cara, e se ele for pego e flagrante dormira na cadeia. E so. Mas se vc cidadão de bem der um tiro na fuça do ladrão e jogar miolos para todo lado, voce que deu o tiro para se defender sera preso, e a turma dos direitos humanos vão na casa do ladrão dar assistência a familia dele… Infelizmente é a realidade que vivemos, direitos humanos se tornaram direitos dos marginais… Esses argentinos que arrumaram briga em Meu pais, para mim são marginais..

  • Carlos da Mata disse:

    Olha, repeito todas as opniões a cerca do episódio da última quarta-feira no Independência, mas achei infeliz a coluna do Jornalista Eduardo Costa da Rádio Itatiaia – “Eles Mereciam Apanhar” – http://wordpress.00201.upx.net.br/?p=7273

    Claro que muito de nós, Mineiros, temos a tendência de ficar ao lado das instituições que representam o nosso Estado. Para quem não possui o contexto de todos os fatos ocorridos naquela noite ao ver uma foto como esta já tira suas próprias conclusões, mesmo que equivocadas.

    Este fato requer muita analise por parte daqueles que são responsáveis pela realização do espetáculo. A minha opnião, e vendo no que acontece na maioria dos estádios do mundo, a segurança INTERNA dos estádios não deveria estar acabo da Policita Militar e sim de empresas especializada em Segurança de Eventos.

    A Policita Militar deve sim, ser responsável pela segura em torno ou nas proximidades do local onde o evento ira ocorrer.

    Só que sabemos que no Brasil as coisas não acontecem assim. Vendo a entrevista do Jogador Paul Breitner, atacante do Bayer Munique e Seleção Alemã nas decadas de 70 e 80, a TV ESPN foi perguntado se ele se preocupava com a situação das obras nos estádios Brasileiros para copa de 2014 no Brasil comparando com o que ocorreu na Copa da Alemanha de 2006. A resposta dele foi simples: “Vocês (O Brasil) não são a Alemanha” Traduzinho, o Brasil não é um Pais organizado como a Alemanha.

    Voltando a questão de quarta-feira. Entendo que a PM fez o seu papel que, como responsável pela segurança tentou de inicio conter o avanço dos jogadores argentinos para cima da arbitragem, alguns policiais reagiram a agressão dos jogadores. Durante a entrada dos jogadores no vestiário, que a princípio ia bem, não fica claro pelas imagens o que motivou o início das agressões, que ocorreu de ambas as partes.

    Fico a uma frase de um comandante da PM entrevistado no local que disse que “…temos que individualizar o fato”, ou seja, não podemos colocar toda PM no mesmo saco.

    Só não posso concordar com a Coluna do brilhante reporte Eduardo Costa, grande Atleticano, que diz que “fosse eu o comandante daquela operação e eles teriam apanhado demais, ainda que isso significasse a minha destituição, considerando que nosso país hoje é frouxo e quem toma atitude corajosa recebe punição no lugar dos infratores.”

    Podemos respeitar todas as opniões sobre os fatos, mas não somos obrigados a concordar com todas elas.

  • mauricio souza disse:

    Tenho uma resposta para isso. É que a fase do Galo está incomodando. Percebo nas entrelinhas dos programas dos quais tenho acesso, o desejo de todos que o Galo perca o mando de campo. Incomoda o fato do Galo ser o melhor das Américas (não falo isto porque sou atleticano não, o cruzeiro também incomodou em 2011, até chamá-lo de barcelona das américas eles o chamaram). Incomoda o fato do Galo ser melhor que o curintia, afinal de contas eles passaram o tape do jogo final no Japão umas trezentas vezes só em janeiro/13. Incomoda a midia mundial está voltada para BH em detrimento ao RJ e SP. Isto tudo que está acontecendo incomoda a Globo. Te cuida Kalil, com os juizes dos jogos que acontecerão com times do eixo, se porventura acontecer.
    Um abraço a todos. Mauricio – Serrano

  • Ricardo Lemos disse:

    Difícil: os caras tentam aprontar, são contidos pela polícia e o Galo ainda pode correr algum risco?

    Outra coisa, a diferença entre o time do Galo e os demais é gritante.

    Como eu disse várias vezes, não da para falar qual título o Galo vai conseguir este ano, mas fatalmente vai ter algum de expressão, pois é o maior favorito a TODOS.

    O time está muito tranquilo dentro de campo. E jogando muita bola. Estou vendo um Atlético bem diferente do que me acostumei a ver na última década.

    Não sei ainda quais títulos virão, mas sei que virão. E isto tem deixado muita gente preocupada por aí…

  • Emilio Figueiredo disse:

    por parte

  • Emilio Figueiredo disse:

    Atleticanos falam por ai até de inveja porparte de nós cruzeirenses!

    Com tanta festa e euforia, fico imaginando o que eles passaram de uns tempos pra cá. Que Deus ilumine essas almas sofridas! Amém!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Tentem esse link, realmente não abre mais…
    http://www.youtube.com/watch?v=ZlkJcANdpd0&feature=youtu.be

  • Johnny disse:

    Tem que ver tb se, com essa celeridade toda pra julgar/condenar, o processo correu legalmente.

  • richard disse:

    Prezados
    Há algum tempo critiquei a PM por omissão contra os bandidos nos estádios.
    Mas nesse caso específico, eu acho que ela foi brilhante ao proteger o árbitro e coibir a violência e a tentativa premeditada de encrencar o evento, já desde o decorrer da partida.
    Sabemos que os Argentinos, desde que os conhecemos em jogos de futebol, são catimbeiros e briguentos, principalmente fora de seus domínios.
    Daí parabenizo a PM pela pronta atitude em evitar que destemperados colocassem em risco a integridade das pessoas.
    Só espero que as “ortoridades” do eixo não utilizem o episódio para aproveitar e prejudicar meu Galão em suas pretensões na Libertadores.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Retificando – argentino e não argentine

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Sabe por que Hitler perseguia os judeus?
    Porque nao conhecia os argentines

    Quer ficar rico?
    Então compre um argentine pelo preço que ele vale e venda pelo que ele pensa que vale.

  • Julio Celeste-Lagoano disse:

    E como sempre jogam a culpa na policia, principalmente a imprensa de segundas inteções.

  • Vinicius Campos disse:

    Bem dito. Isto mais uma vez é coisa de impresa. Não de pessoas sérias deixo claro. Isto é tipico de gente como aquele que disse que o Ronaldinho estava incitando a violencia. Até onde vi uto que ocorreu a Policia apenas revidou as agreções iniciadas pelas argentinos. Pelo que eu vi nada demais. A poicia agiu como tinha que ser. Não houve enhum exagero. Não digo isto porque se trata de um time argentino. Tanto faz.

  • Paulo disse:

    E pior foi o JOGADOR Anselmo Ramon que matou um ciclista e feriu outro , ambos estavam parados, descansando debaixo de uma árvore e até hoje não deu nada para o jogador e não dará!!!

  • Alexandre Luiz disse:

    Bem que o Kalil podia trocar esse cheque caução do Arsenal pela vitória do Strongest. Na minha opinião, o São Paulo é o maior favorito ao títulos da Libertadores. Melhor tirar agora do que deixar “acordar”.

  • geovany disse:

    e ai Chico, os unicos que cairam no independencia e não morreram foram vc e o bernard

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Brigas no futebol acontecem em todos os países. Mas, quando um time argentino ou até a seleção deles está sem chances no jogo, sempre tem confusão. Parece até que se eles não fizerem isso vão ser considerados menos homens por sua torcida. Isso já passou da conta.

    A Conmebol é pior do que a CBF. Aliás, na América do Sul é tudo desse jeito. O espírito de porco prevalece em todos os segmentos. Na Argentina eles protestam muito mais do que aqui, mas têm políticos do mesmo nível dos nossos.

    Chego à conclusão que a Libertadores é uma competição difícil e que dá prestígio, mas é um torneio do nível do seu equivalente na África. Não tem organização, nem segurança e o nível técnico e dos gramados é amador. Não tem coerência um time de ponta do Brasil disputar com um da Bolívia, Peru… A coisa vai é pra porrada mesmo.

    Pra finalizar, a polícia bateu pouco. Nunca vi marginais se agruparem para agredir a polícia e nem uma bomba de gás ser atirada contra os marginais. Deveriam jogar uma no vestiário e cobrir o pau quando saíssem. Não é de covardia que eles gostam? E a Coronel Cláudia deveria ter deixado uns três maricones presos por uns dias. Mas acho que aprenderam. Se tiver outro jogo desse timeco aqui, acredito que não vão se engraçar com a polícia.

  • Bom Chico,
    Talvez eu sofra da tal sindrome de Poliana, já me disseram isso.
    Mas tem um detalhe nesse absurdo todo que eu achei o máximo, que quase não houve repercursão.
    Os jogadores Argentinos foram encaminhados para a delegacia, que funciona dentro do estádio. Lá mesmo foi feito a ocorrencia policial e encaminhado para os tramites jurídicos. Lá mesmo tinha um representante da promotoria e do ministério público além do plantão de uma juíza de direito que compareceu ao local assim que foi solicitada.
    Lá mesmo as investigações policiais ocorreram, com o pedido da analise das imagens, suspeitos foram identificados, foram jugados e punidos em menos de seis horas!
    Um cidadão qualquer, argentino ou não, que levantar o pé calçado com uma chuteira e chutar o peito de uma mulher merece ser identificado, indiciado, julgado e punido?
    Um cidadão qualquer, argentino ou não, que levantar uma cadeira e joga-la na nuca de um outro cidadão que estava trabalhando, merece ser identificado, indiciado, julgado e punido?
    Quantos que efetivamente fazem atos que merecem ser punido, são identificados hoje no Brasil?
    Desses identificados quantos são indiciados? Desses, quantos são julgados? Desses quantos são punidos? Desses quantos demoram 6 horas para passar por todas essas etapas?
    Estamos num país que impera a impunidade. Ações da justiça demoram anos para dar alguma resposta para a sociedade e quando consegue dar resposta nem sempre deixa a sociedade tranquila com o sentimento de justiça realizada. Na maioria das vezes a única coisa que consola é pensar que a justiça divina não vai falhar.
    Será que havia essa estrutura de Delegacia policial/Promotoria/Ministério Público/Poder judiciário lá na Bolívia onde houve o assassinato de um garoto de 14 anos? E lá em Curitiba no dia em que o Coritiba foi rebaixado para a segunda divisão? E anos atrás naquele CorínthiasX São Paulo pela copa São Paulo de Juniores? Se houvesse será possível que a confusão fosse controlada no seu início?
    Nesse episódio do Independencia, se não houvesse toda essa estrutura, será que a confusão poderia evoluir a um ponto em que hoje estariamos lamentando mais do que truculencia policial e atitudes impróprias dos jogadores?
    Se em outros lugares do Brasil e América Latina, acontecerem daqui para frente mais exemplos desses de Investigação/Indiciamento/Julgamento/Punição em seis horas, será que os episódios de violência vão aumentar ou diminuir?

  • Racioppi disse:

    Não esta dando pra acessar o video!