Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

PM de Minas mostrou, de novo, a sua competência; agora só falta a mídia completar o serviço

A imprensa deu pouco destaque para a o excelente trabalho da Polícia Militar, que cumpriu com o seu dever e garantiu a segurança para dois jogos realizados ao mesmo tempo em Belo Horizonte, domingo.

Com isso cai a última máscara da omissão, incompetência e medo de muitos dirigentes de clubes, da FMF e até Ministério Público que proíbem ou evitam tanta coisa normal, sob a alegação de questões de “segurança”.

No início do ano o governo se rendeu às evidências e acabou com a idiotice de “torcida única”, que nunca deveria ter existido.

Quando acionada devidamente a PM dá conta, e sempre foi assim, mas ela fica sujeita a interesses políticos, já que cumpre ordens superiores.

A lamentar, o tratamento que a mídia dá a este tipo de situação. Manchetes e muitas horas de noticiário quando há confusões e pancadaria, e apenas notas e rápidas imagens quando marginais são presos no trabalho preventivo dos militares, como domingo.

Aqueles elementos estavam armados e preparados para uma guerra de gangues e usavam camisas do Atlético. Deveriam ter as caras mostradas nas capas dos jornais e noticiários da TV, com seus nomes amplamente repetidos para que passassem por este constrangimento público.

MARGINAISFoto: Superesportes

Fico na expectativa do que será feito para puni-los. Deveriam ser enquadrados, no mínimo, na lei que proíbe gente desse tipo a entrar em estádios de futebol por um bom tempo.

Mas muitos estavam era rindo diante das câmeras. A essa altura devem estar dando gargalhadas da rápida detenção e se preparando para o próximo jogo, quando esperam não ser apanhados pela polícia antes.

E com essa impunidade judicial e midiática a violência vai só aumentando em todos os segmentos do país.

Por isso, palmas para a Bolívia, que está negociando caro a soltura dos corintianos que estavam na cena do crime do rapaz no estádio em Oruro.

MARGINAIS2Foto: Revista Placar

Quando estiverem soltos, esses, vão recomendar aos colegas que a violência ou o incentivo a ela não compensa.


» Comentar

Comentários:
21
  • Carlos Junior disse:

    Bom dia Chico, concordo com a maior parte do artigo. Mas lamento muito e por que nã dizer, repudio o desfecho.

    Me incomoda demais que pessoas inocentes como aquelas que estão na Bolívia, julgados por meio de estereótipos preconceituosos, sem prova alguma de envolvimento, estejam colocadas como bodes espiatórios de moralidade.
    Estou convicto que muitos dos que hoje apoiam a posição da Justiça boliviana não o fariam caso um filho, amigo ou parente querido estivesse preso apenas para dar uma justificativa social.
    Durante a ditadura até crianças foram torturadas para dar avisos e justificativas sociais a outros que se pretendia atingir. “Não faça isso pois suas crianças poderão ser torturadas”. Quem não fica indignado com isso? Com os Corinthianos o critério é outro? Ou podemos julgar uma pessoa pela fama da sua instituição? Seria legítimo tratar mal um funcionário da Souza Cruz pelos males sociais provocados por sua instituição?
    Sou profundamente a favor da moralidade e rigososidade jurídica com o tratamento de marginais no futebol, ou qualquer outro sistema social. Mas profundamente contrário a qualquer tipo e injustiça. Não é isso que tem feito o pastor Feliciano?

  • H.Almeida disse:

    não defendo vagabundo muito menos bandido como estes que estão aí!

    mas que quando a PM vê uma camisa preta e branca a mão coça pra dar uma porrada isso coça!

    e não é de hoje !

  • Paulo disse:

    Muito bem lembrado

  • reinaldo disse:

    Boa noite!

    Em 2007 final do campeonato mineiro, morreu um torcedor atleticano, quem foi punido esse caso.

    Justiça para todos, já!!!!!!!

  • Marcos disse:

    O Cel. Severo e sua tropa desce o cacete na torcida do Galo contra o Vitória. Depois o Cel. vira funcionário do Cruzin. Agora só veem baderneiros do lado de cá. Morte de atleticano fica no anonimato. Não me venham dizer que é choradeira, é uma constatação. Não estou protegendo ninguém e todos fora da lei tem que ser preso, seja de onde for. Mas que tem parcialidade, tem!

  • Rodrigo Resende disse:

    Concordo com quase tudo. Parabéns ao trabalho da PMMG nestes dois jogos do fim de semana. Mas discordo de dois pontos.

    A depender do que está escrito vou evitar ir aos estádios: a polícia prende e a justiça solta. Vai que um marginal ao meu lado comete alguma covardia, como a na Bolívia e eu, por estar na cena do crime, vou preso. Covardia também é o que estão fazendo com os inocentes lá. Até que provem o contrário.

    Ademais estes sujeitos merecem cana. Não constrangimento público. Primeiro por ter efeito contrário. Eles se vangloriam em aparecer. E segundo, vamos falar sério: isso não é papel da imprensa. Basta, no caso, informar.

    Abs

  • Paulo araujo disse:

    Alexandre Paiva, site uma pessoa, uma só que foi presa nas badernas provocadas pela mafia azul.
    Se você conseguir lembrar de alguma poste aqui mesmo, pois na imagem mostra apenas os marginais Atleticanos. E a materia fala de brigas entre torcidas. Alias briga essa que foi marcada pela internet.

  • J.B.CRUZ disse:

    A Bolívia está dando ao BRASIL e aos governantes que ora nos governa, uma lição de civilidade, respeito e responsabilidade com seus cidadãos..Os doze “condenados” da torcida do Corinthians que estão privados da liberdade em terras extranhas, com certeza quando forem soltos, pensarão duas,dez, vinte vezes antes de fazer qualquer arruaça…

  • Alexandre Paiva disse:

    Paulo araujo,

    Não crie uma disputa totalmente sem sentido. Que ideia é essa de parcialidade na captura de marginais?

    Um bando de marginais armados e preparados pra matar por motivo torpe. Não me sinto nem um pouco seguro ao saber qual camisa ou tatuagem estão usando.

  • “Quando estiverem soltos, esses, vão recomendar aos colegas que a violência ou o incentivo a ela não compensa.”

    Pelo menos fora do Brasil…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Paulo, marginal não tem torcida, essas pessoas não vão ao campo torcer, vão descontar suas frustrações em bando, porque sozinhas não tem coragem.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Esses caras não fazem parte da Massa do Galo, que só quer saber de ir a campo para festejar.
    Esses vagabundos precisam ser punidos e de preferência que fiquem longe dos jogos do Glorioso.

  • Raws disse:

    O mundo tem piorado tanto, o sorriso da vida cada vez mais amarelo, e tudo por culpa dos inquilinos.
    No futebol, cartolas corruptos, alienados e egoístas, torcedores cada dia mais intolerantes, violentos e intocáveis.
    No dia a dia, o caos! Transito infernal, saúde pública e privada cada dia pior, crimes violentos ou não, chegando a índices absurdos, marginais rindo mesmo detidos, a policia enxugando gelo e o futuro? Ah, o futuro…

  • Paulo Henrique disse:

    É por este e outros posts do tipo que estou sempre aqui no blog. Parabéns Chico! Excelente texto!

  • Paulo disse:

    Bom dia Chico e amigos!
    Concordo com seu comentário é claro,mas o que deixa agente intrigado é que apenas os “torcedores” do Galo são sempre punidos.
    Cadê os “torcedores” do cruzeirin que brigaram também?
    Aliás, não da para engolir aquela agressão de”torcedores ‘ do cruzeirin a mãe do Dudu Pitibul, uma senhora idosa que foi espancada diante de milhares de pessoas e não tinha um PM próximo ao local, não tinha câmera, segurança…??? Enfim, a mulher apanhou, gritou e ninguém foi ajudá-la !
    Outro epísodio foi aquelkquebra-quebra que os “torceddores” do cruzeirin fizeram nas lojas e sede do cruzeirin. Roubaram materiais esportivos e até hoje NINGUÉM foi preso!!! Um morador próximo a sede filmou e entregou a fita pra PM. Se a PM quiser indentificá-los está fácil, mas estranhamente quando se trata de cruzeirin e sua torcida …???

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/01/31/interna_gerais,347517/morador-filma-ataque-de-torcedores-contra-loja-do-cruzeiro-no-barro-preto.shtml

  • Vinicius Campos disse:

    Parabéns a ação da Polícia Militar que agiu em tempo para impedir o que poderia ser uma guerra entre torcedores. Marginais com estes deveriam estar presos e não serem soltos tão sedo. Serem banidos dos estadios de futebol e muito mais. Atleticano ou Cruzeirense sejam que for este tipo de torcedor não tem que ser bem vindo em lugar algum não tem o direito de manchar o nome dos clubes com este tipo de atitude. Que a policia continue agindo assim preventivamente antes que ocorra os confrontos.

  • CHICO MAIA ,concordo quando vc chama atenção para o fato de terem marcado 2 jogos de times rivais envolvendo as 2 maiores torcidas de MINAS e a PMMG ter dado conta do recado ,se bem que não adiantou e nem acrescentou nada ,pq mais uma vez os PMs “enxugaram gelo e chamaram bicho de preguiça para dançar frevo”,os conduzidos estavam se achando verdadeiras celebridades e riam descaradamente nas barbas das autoridades,aposto que se fosse na BOLÍVIA teriam borrado as cuecas,e estariam “pianinhos” como estão os valentes e destemidos corintianos,aguardando os meses de MAIO e JUNHO quando terão a oportunidade de vivenciarem um inverno diferente patrocinado pela promotora ABIGAIL SABA

  • João Amaro disse:

    A PM não fez mais que sua obrigação.
    Um detalhe: Esta última foto aí é da torcida do Corinthians “homenageando” o falecido boliviano, Kelvin?! Era só o que faltava….

  • Nilton disse:

    Chico, isso não era incompetência e nem medo, mas simplismente as armações para interesses políticos dos senadores e governador de minas para beneficiar seu clube. Desde a época da bancada da bola no congresso nacional, eles tem sempre sido beneficiado, porque será?….

  • Paulo araujo disse:

    A P. M. Mostrou não apenas sua competência, mas também sua parcialidade. Novamente ocupo este espaço para questionar. O porquê de apenas os marginais da torcida do Galo serem pesos? E os do outro lado, são menos marginais? Porque nunca são presos? Repito nunca, mas nunca mesmo, ate sendo filmados, como aconteceu no assalto a loja do cruzeiro no Santa Amélia.
    Vale mais uma vez lembrar que os integrantes da Galoucura estão próximos de serem julgados e nenhum membro da máfia azul foi preso ate hoje, na briga que ocorreu perto da Savassi. Será que são menos marginais ou alguém esta querendo proteger apenas nos atleticanos contra violência das torcidas organizadas?
    Você mesmo Caro Chico Maia já postou uma matéria, bem recente, de como esta mais tranquila as imediações do Independência. Com certeza esta tranquilidade é fruto de ações preventivas da P. M.