Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Está ruim, mas vai piorar!

Senhoras e senhores,

sem educação e cultura, nenhum país progride.

A economia pode bombar, ser a quinta, sexta ou até a primeira do mundo, mas com uma população analfabeta, semi-alfabetizada ou analfabeta funcional (que sabe ler e escrever, mas consegue entender), sem chance.

O país vira um “depósito de gente”, onde todo tipo de crime ou contravenção vira coisa normal; com ilhas de desenvolvimento humano e social.

É para onde o Brasil está caminhando.

Vivemos um faroeste, onde se vive na base do salve-se quem puder!

Corrupção, vantagem a qualquer custo, é mato!

O governo endinheirado com o que nos toma em impostos, mas só investe naquilo que dá votos. Este e quase todos os governos, federal e estaduais!

Investimento em educação e cultura, a nossa salvação, pouco ou nada.

Dia desses ouvi um colega de rádio, falar no noticiário do América que o técnico Vinícius Eutrópio estava trabalhando “sobre pressão”.

Vixe!

Seria em cima de uma panela?

Por uma infeliz coincidência, no fim de semana seguinte, fazendo uma boa caminhada por uma estrada de terra, entre Prudente de Morais e Sete Lagoas, deparei-me com esta placa, dentro da propriedade de uma famosa instituição federal que tem unidade na região:

PLACA1

Pensei: será que desaprendi o pouco que eu sabia de português? Jornalista falando errado? Uma empresa de segurança que vence licitação do governo federal, escrevendo errado?

Ou o errado sou eu?

Aí me lembrei dos noticiários sobre as provas do ENEM e sosseguei! É o ensino brasileiro que foi pro brejo mesmo!

`Pô! Nossa língua é danada sim, cheia de cascas de banana, quase todo mundo erra, mas há erros inaceitáveis e estes estão tomando conta.

Passam a impressão para as novas gerações que o errado é que é certo, como diria o Kafunga.

Dá vontade de ligar o “foda-se”, mas, não tem jeito.

A nossa capacidade de indignação não pode cessar, nunca!

Aí pego o Globo de segunda-feira, página da “Educação”, e vejam o que li:

* “‘Egnorancia’ no ensino superior”

  • Formandos cometem erros graves no Enade 2012
  • Inep diz que há rigor na correção
  • Não é apenas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que os estudantes cometem erros absurdos de ortografia. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), alunos que estão se formando no ensino superior cometem desvios tão ou mais graves como “egnorancia”, “precarea” e “bule” (bullying).
  • Esses e outros exemplos foram repassados por uma corretora do Enade 2012, que avaliou concluintes de cursos como Direito, Comunicação Social, Administração, Ciências Econômicas, Relações Internacionais e Psicologia. A professora entregou o material pessoalmente ao GLOBO, mas, por ter assinado contrato de sigilo com o Ministério da Educação (MEC), não pode ser identificada. A docente procurou o jornal depois de ler, também no GLOBO, a reportagem, publicada no dia 18 de março, mostrando que redações que receberam nota 1.000 no Enem tinham erros como “trousse”, “enchergar” e “rasoável”.
  • A questão pedia que, a partir da análise de charges e da definição de violência formulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o candidato redigisse um texto sobre a violência atual, contemplando três aspectos: tecnologia e violência (3 pontos); causas e consequências da violência na escola (3 pontos); proposta de solução para a violência na escola (4 pontos).
  • Um formando escreveu: “A violencia e causada muitas vezes pela falta de cultura e pela egnorancia dos seres humanos, cuja a tecnologia sao duas grandes preocupação para a sociedade, causando violencia nas escolas”. Outro estudante respondeu: “Hoje o sistema de segurança publica a inda e muito precarea no Brasil precisa ater mais infraestrutura para a segurança da sociedade em geral”.
  • Um terceiro redigiu: “As escolas tem que orienta e ajuda estas crianças que são violêntas e pratica o bule por enquanto são crianças por que só assim elas terão chacer de melhora e ser uma pessoa melhor e mas calma”. Em outra resposta, constava: “Esperamos que com a oportunidade de farias formação academica possa futuramente acabar ou diminuir este comportamnento do sr humano”.
  • — Os critérios são benevolentes, mandam não pesar a mão para manter média 5. Precisa se dar à opinião pública a ideia de que o ensino está melhorando. Mas não está. As faculdades formam profissionais analfabetos funcionais. Esse é o final do filme — diz a corretora.
  • Em nota, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep) rebate com veemência as críticas, afirmando que “são completamente infundadas as suspeições levantadas pela suposta corretora de que ocorreu orientação para ‘aliviar’ nas correções”. De acordo com o órgão, responsável pela aplicação da prova, “isso não acontece, nem aconteceu, no Enade, Enem, ou em qualquer outro exame sob responsabilidade do Inep/MEC”. O comunicado esclarece ainda quaisquer erros tão grosseiros como os citados nesta reportagem certamente teriam “baixíssima avaliação”.
  • Segundo o Inep, as correções do Enade 2012 são feitas por bancas constituídas de um professor doutor como presidente e membros com titulação de doutorado ou mestrado, vinculados há, pelo menos, cinco anos a instituições de ensino superior. “São cerca de 500 profissionais do mais alto nível que podem atestar a seriedade do exame e das correções”, diz a nota.
  • Pós-doutor em Linguística Aplicada e professor da UFRJ e da Uerj, Jerônimo Rodrigues de Moraes Neto considera gravíssimo o exercício de qualquer profissão sem o conhecimento da língua portuguesa:
  • — As profissões nas quais esses alunos se formam não geram à sociedade os resultados a que se destinam. Advogado que não entende cliente não consegue, na petição, se fazer entender pelo juiz. Não tem condições de interpor recursos.
  • Este ano, apenas 10,3% dos 114.763 participantes que prestaram o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram aprovados. É o pior resultado desde que passou a ser aplicado no formato unificado, em 2010. E, como mostrou pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios, erros de português são o principal motivo de reprovação em processos seletivos de estágio. No estudo, que avaliou 7.219 alunos de níveis superior e médio, 28,8% perderam oportunidades por isso.

EDUCA

http://oglobo.globo.com/mundo/egnorancia-no-ensino-superior-8114392


» Comentar

Comentários:
19
  • humberto disse:

    Chico, o povo vota nestes governantes, sabemos de tudo sobre eles e mesmo assim são eleito, não podemos reclamar, temos o governo que merecemos, afinal somos nós que os elegemos

  • Cassiano disse:

    Vendo os comentarios deste blog e de outros por ai, tenho uma decisão. Vou fazer igual ao Raulzito (este sim um mito) Parem o mundo que eu quero descer….

    12 vitorias seguidas (time titular)
    01 derrota e esse barulho todo……..

  • André Corrêa disse:

    Acho que os erros gramaticais são os menos importantes.

    Ruim mesmo é notar que as pessoas estão idiotas. A maioria esmagadora não entende nada do que lê, não sabe interpretar um texto. Eu fico impressionado com a imbecilicidade do horário político, por exemplo, mas logo entendo que as massas querem ver/ouvir aquilo ali. E é baseado nisso que o sistema se expande, amplia seus tentáculos.

    Enquanto isso, os mais espertos continuam com seus discursos vazios enquanto roubam desmedidamente. Eles sim, Chico, ligaram o foda-se.

    E nós, trabalhadores honestos, é que nos fodemos.

  • Ramon Menezes disse:

    Chico, sem educação é mais fácil manipular a massa! (não estou falando da massa do Galo hehehe)
    É muito mais fácil enganar pessoas ignorantes nas eleições….
    E tome assistencialismo…

  • Alessandro disse:

    Olá Chico, tudo bem?
    O Galo deu o verdadeiro “milho pra bode” ontem, deveria ter entrado com tudo, com se precisasse da vitória para se classificar. O São Paulo é um time copeiro acostumado à Libertadores e um time muito perigoso. Se o Galo for desclassificado pelo São Paulo dará razão ao comentarista que o chamou de cavalo paraguaio.

    Eu não entendo a insistência do Cuca com o Serginho, assim como não entendi a entrada do Berola. Fazia tempo que não jogava e entra num jogo desse.
    E ainda há outro agravante, todas as vezes que o Galo enfrenta time paulista em jogos de mata-a-mata é eliminado. O Galo já conseguiu ser eliminado pela Portuguesa em semi-final de brasileiro, lembra?

    O jeito é torcer e acender uma vela de sete dias e jogar muita bola para quebrar esta escrita.

    Um abraço.

    Alessandro

  • Alessandro disse:

    Caro Chico,
    Você se lembra quando estavam reformando a Praça da Estação? Estava escrito em destaque, “DESCULPE O TRANSTORNO”. Como diria o professor Pasquale, eu vou até o transtorno e vou lhe pedir desculpas.
    Um grande abraço.
    Alessandro

  • Cassiano disse:

    Chico, se fosse somente o português!!!!!…… Peça pra um caixa de supermercado ou padaria(qualquer setor) fazer troco sem usar calculadora, vc fica na fila até cansar……. Porcentagem? Esquece. Sem contar os erros de grafia que estão ocorrendo por causa da tal inclusão digital……..

    Mas sobre pressão eu si consagro……

  • Frederico Dantas disse:

    E vá corrigir alguém pra ver no que dá. Corrigir hoje é constrangimento e entrou na lista dos politicamente incorreto.

  • Geraldo Alves disse:

    Concordo! As Pessoas nao tem acesso a um ensino de qualidade. Poucos tem acesso a Bibliotecas. E no Brasil, quem fala o Potugues corretamente, e chamado de Gay, Chato ou Brega!

  • Martens disse:

    Pois e quando eu era crianca, ficavamos abismados com as historias dos gladiadores.Hoje as criancas e adultos idolatram este animais dos UFC .Que so tem espaco na midia ( nao sei se e verdade, estou dizendo o que escutei de outros ) pq este Galvao e a globo sao socios desta brutalidade.
    Mais dizem que a vida gira em circulo.Agora mesmo voltaremos a ser caveman.

  • Thales rosa disse:

    Estamos lascados e mal pagos… Um erro muito comum q sempre vejo é descutir ao invés de discutir..

    Isso ai é fruto de uma geração q ja nasceu com computador que corrige os erros automaticamente e o cara nao precisa nem revisar… Estamos criança analfabetos funcionais em escala….

  • cabrito disse:

    Herrar é umano, Chico?
    Tem café no bule, sô!
    Para os abutre$, quanto pior melhor, uai!
    O resultado do golpe de 64 está posto.
    Imagine no Maranhão do Sarney mumificado vivo?
    @cabrito2606

  • Marcos 2013 disse:

    Pois é Chico, andar ‘na linha’ não faz o tipo do brasileiro, se alguma pessoa andar ‘na linha’ é alvo de gozações nesse Brasilzão de Deus.
    No aeroporto de Confins, não sei pra que fazer tanta algazarra para receber o Dedé, teve gente desmaiada e aeroporto cheio de danos. Esse povo deveria estar trabalhando ou ao menos estudando, não provocando alvoroço por causa de algum jogador contratado pelo seu time de coração!
    Até coisas que são compreendidas por crianças de dois anos não são compreendidas nesse Brasil, que apesar da sua pujança econômica é um dos países mais atrapalhados do mundo.

  • Normando Marcos Silva disse:

    Um povo que não pratica o hábito da leitura, jamais vai conseguir se expressar bem. Até nos cinemas encontramos dificuldades, pois a maioria das salas exibem somente filmes dublados já que os espectadores não conseguem acompanhar a velocidade das legendas.

  • Thiago disse:

    Mas Chico, quem teve um presidente analfabeto funcional pode reclamar do que? Vcs votaram nele, uai! Agora aguenta.

  • Paulo Henrique disse:

    O Brasil, apesar de tanta notícia ruim, é uma democracia em amadurecimento e passa por importantes transformações. É bem verdade que são lentas, mas é só estudar a história para ver que nada muda de um dia para o outro, nem no primeiro mundo. Vejam o Feudalismo, demorou mil anos para ser superado. E a Revolução Francesa? Foi um processo que durou algumas décadas.

    Estamos no meio de uma transformação e eu sou otimista.

    Porém, o gargalo da educação é realmente desanimador. O que deveria ser a mola motriz da mudança, no Brasil é o calcanhar de Aquiles.

    Falta educação em todas classes sociais. E não é culpa só do Governo, a televisão, por exemplo, presta um péssimo serviço à sociedade.

  • Andersonn disse:

    A corrupção está em toda parte. Inclusive no futebol. Mas ela é assunto proibido. Então não reclamem da falta de educação.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO CHICO: Este seu post não nos deixa margem a comentários sôbre o tema; ATUALIDADE BRASILEIRA..Fica como sendo minhas, estas tuas palavras..Só refletir…