Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Clubes resolvem agir contra a pirataria do São Paulo nas categorias de base

Há muitos anos o São Paulo é acusado de “roubar” jogadores das categorias de base dos co-irmãos país afora.

Agora os clubes resolveram reagir contra essa pirataria dos novos tempos.

PIRATAcolorir.com

Notícia do site do ESPN:

* “Agora é oficial: clubes decretam boicote ao São Paulo por aliciamento na base”

Os clubes cansaram de esperar e resolveram decretar um boicote ao São Paulo por conta do aliciamento de jogadores nas categorias de base.

A decisão está prevista para entrar em vigor a partir da Copa 2 de Julho, uma das competições mais importantes do calendário e que tem assegurada, inclusive, a participação da seleção brasileira sub-17.

A informação foi confirmada ao ESPN.com.br pelo diretor das divisões de base do Flamengo, Carlos Brazil, nesta terça-feira. Ele integra ao lado de Marcos Biasotto, também do time rubro-negro, André Figueiredo, do Atlético-MG, e João Paulo, do Vitória, uma comissão responsável por conduzir o processo. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acompanha o caso de perto através do observador Bruno Costa.

“Posso garantir que a maior parte dos clubes não irá participar da 2 de Julho se o São Paulo estiver presente”, afirma Carlos Brazil.

No último encontro realizado pelos dirigentes, na sede do Botafogo, no Rio de Janeiro, em março, foi cobrada do São Paulo uma resposta em relação às acusações de ‘roubo’ de garotos. O primeiro a se manifestar contra o time paulista foi o Vasco. Em seguida, surgiram também Grêmio Prudente, Ponte Preta e Coritiba. Depois, Corinthians, Grêmio Osasco e Cruzeiro. E agora o Goiás apresenta queixa de assédio.

Como a próxima assembleia da categoria será realizada somente no dia 11 de junho, em Campinas, o boicote ao clube do Morumbi foi decidido através da troca de mensagens entre os cartolas num grupo de discussão na internet.

O São Paulo é a segunda equipe do País a ser punida pelo rompimento do pacto de cavalheiros firmado pelos times em abril do ano passado. Antes disso, o Atlético-PR também feriu o acordo ao contratar o atacante Mosquito, ex-Vasco, e se envolveu num imbróglio que se arrastou até pouco tempo atrás.

Foi dada aos tricolores a oportunidade de se defender das acusações que o clube vem sendo alvo recentemente, mas até o momento nenhum membro de sua diretoria fez contato para esclarecer a situação. A equipe não esteve presente também na reunião que aconteceu em março, no Rio de Janeiro. Desde a saída de René Simões do comando de suas categorias de base, o diálogo com a cúpula do time perdeu força.

Uma carta deve ser apresentada ainda aos presidentes dos clubes pedindo a assinatura deles na ampliação do boicote ao São Paulo, que passaria abranger também outros torneios como a Taça BH e a Copa São Paulo, ambas sub-20.

A Copa 2 de Julho deve ser disputada de 1 a 13 de julho na Bahia. A organização do campeonato comunicou ao ESPN.com.br que “aguarda uma reconciliação ou não entre as equipes para depois se posicionar”.

* http://www.espn.com.br/noticia/325012_agora-e-oficial-clubes-decretam-boicote-ao-sao-paulo-por-aliciamento-na-base?timestamp=1366800803817


» Comentar

Comentários:
9
  • Concordo com o boicote ao SPFC, e inclusive, sugiro aos clubes, que boicotem a má arbitragem, o STJD, a CBF e sua comissão de arbitragem, nos casos de jogos manjados, direcionados, suspeitos… é um sonho querer isso, pois, os clubes “protegidos” jamais participariam, especialmente os do RJ-SP.

  • Ricardo Lemos disse:

    Pois é, luiz ibirite! Em 2008 e 2009, por exemplo, o Ituiutaba fez as semifinais no Mineirão contra a equipe celeste. Em 2007 o Democrata-GV mandou seu jogo no Mineirão contra o Galo na semifinal.

    O que mudou então para que as semifinais de 2013 não sejam disputadas no Independência? Mudou que o Galo é parceiro comercial da BWA e boa parte do dinheiro iria para os cofres alvinegros.

    Certamente este procurador que fez o pedido não foi motivado simplesmente pela legalidade da questão, mas, sim, por outras razões como clube do coração, pressões políticas, etc.

  • luiz ibirite disse:

    sobre as finais do mineiro, tem sempre alguem querendo aparecer, os time do interior daõ muito duro e para eles uma boa arrecadação em um jogo como este é mais do que uma oportunidade de ganhar dinheiro, pode até decretar o que vai ser do time pelo resto do calendario esportivo, seja para disputa de uma serie D, uma possivel copa do brasil ( do ano seguinte), sem falar dos patrocinios possiveis, ai vem um querendo aparecer. #@%* queu pariu.

  • Xavier disse:

    Ricardo Pinto,

    O nome do garoto é Fred, muito bom de bola.

    O acompanhei desde o futsal, e sabia que seria uma pérola.

    Na época do futsal o treinador dele era o Enderson, hoje no Goiás.

    Este técnico (muito bom, por sinal), trabalhou uma época na base do Inter e indicou o menino.

    Só não sei se foi aliciamento ou bobeira do Galo. Acho que o Galo “comeu mosca.”

    Há e o melhor, o menino é Galo Doido!

  • Paulo disse:

    Chico,
    não é só o São Paulo. O Cruzeirin também já cansou de aliciar jogadores de outros clubes, inclusive do seu parceiro Melekinha( Fred, Rui, Thiago Gosling, Daniel Morais, Ronaldo Luís (Tomou Calote), Franscismar, Claudinei e Dois jogadores da base do fluminense (Douglas e Pedro Paulo) e pra variar NINGUÉM teve a coragem de comentar.

  • thales rosa disse:

    Não entendo isso. Contratos devem ser cumpridos certo? Se os garotos tem contratos e sao aliciados, cabe ao SP pagar a multa e levar os garotos, caso contrario cumpra-se o contrato e o garoto continua jogando no clube.

  • Ricardo Lemos disse:

    Fugindo um pouco do assunto, sugiro um post para comentar a possibilidade de não realização dos jogos das semifinais no Independência.

    De cara já adianto que, em se confirmando, algo de muito estranho haverá nesta história.

  • Ricardo Pinto disse:

    Tomara que consigam sim, fazer valer o que foi acordado. Tem que lembar também que o Internacional de POA, é mestre em querer passar a perna nos outros. Tem um meia do time, deles muito bom, que não me lembro nome agora. Que dizem ter sido revelado no Galo e que o Inter aliciou o menino. Quem se lembrar do nome dele por favor poste aqui no blog!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Nunca entendi isso bem, mas parece que oferecer melhores condições a um atleta é errado, porque se o motivo for só a “ética” eu vou morrer de rir disso aí.