Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Corinthians foi quem mais arrecadou em 2012; Galo em 8º; Cruzeiro, 12º

Obrigado ao Cassiano Ferreira e ao Fábio, que enviaram o link do blog do Emerson Gonçalves, no Globoesporte.com onde ele apresenta números muito interessantes da arrecadação dos principais clubes do país.

* “Quadro geral das receitas de 2012”

Hoje é 1º de maio e ontem encerrou o prazo legal para publicação e postagem dos balanços nos sites dos clubes.  E os sites dos clubes são a minha fonte, o que explica algumas ausências. Para esquentar as turbinas ou tamborins ou simplesmente passar uma ideia geral de como estão os balanços de nossos  clubes, esse post mostra um quadro geral das receitas por eles auferidas. O ranking dos clubes se dá pela Receita Total, colocada na última coluna à direita.

Como de hábito faço há anos aqui no OCE, destaco as três principais receitas operacionais e seu total:

Direitos de Transmissão – TV – que incluem, também celulares e internet;

MarketingMKT – que inclui, onde discriminado como parte do futebol, o licenciamento da marca e os royalties por produtos oficiais vendidos;

Bilheteria, Sócios-Torcedores e Estádio Bilhet+ST+Est – novamente, onde há divisão e detalhamento para essas três receitas;

Receita Operacional do Futebol – Receita Operac – a soma das três anteriores.

Na sequência vem a receita com a Transferência de Atletas, marcada como Direitos Federativos na tabela. Depois a soma das receitas de Outras Áreas, algumas até do futebol, somadas às receitas das áreas sociais e amadoras dos clubes.

DADOS

O que é facilmente visível ao primeiro olhar é o valor e o peso dos Direitos de Transmissão, que cresceram muito em relação a 2011 e 2010, impulsionados pelos novos contratos e pelas luvas recebidas e contabilizadas.

De maneira geral, e isso ficará mais claro em outros posts, há um grande desequilíbrio em relação aos outros componentes do tripé das receitas operacionais do futebol: o marketing e, principalmente, a receita de jogos e sócios-torcedores. A rigor, e por enquanto, as únicas receitas de estádio que aparecem nos balanços e têm peso considerável, são as do Morumbi e Arena da Baixada.

O ideal a ser perseguido é um equilíbrio o mais homogêneo possivel entre as três grandes fontes de dinheiro, algo difícil até mesmo no futebol europeu, onde poucos clubes conseguem essa proeza de forma consistente, regular. Um ponto que compromete um pouco algumas análises é o fato do detalhamento dos balanços ser bem pobre, com poucas divisões de contas de receitas e despesas.

Os três maiores clubes em receitas são os mesmos dos últimos anos, com um relativo desgarramento do Corinthians. Nesse caso, é importante assinalar que o balanço foi bem engordado pelas luvas do novo contrato Nike. Se a transferência de Lucas para o PSG tivesse sido contabilizada em 2012, seria do São Paulo a pole position, com uma receita próxima ou já na casa dos 400 milhões de reais e dos 150 milhões de euros. A receita que vale, porém, é a operacional ou, em último caso, a receita tota do clube menos as transferências.

Dessa forma, a receita corintiana ficaria numa faixa de 120 milhões de euros e do São Paulo em 88 milhões de euros. Com isso, o Corinthians entra no Top 20 da temporada 2011/2012, em 18º lugar, e o São Paulo se aproxima, mas ainda não entra nos Top 30, cuja bandeirada foi de 95 milhões de euros na temporada 2011/2012.  Tomando por base a temporada em curso, porém, o mais provável é que o Corinthians fique fora dos Top 20 e o São Paulo mais distante dos Top 30.

Falaremos sobre tudo isso mais vezes nas próximas semanas.

* http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2013/05/01/quadro-geral-das-receitas-de-2012/


» Comentar

Comentários:
27
  • Roger disse:

    cade o cruzeirim??? caindo, caindo, cain…
    sumindo, sumindo, sumin…

    Nao eram os ricos? Em apenas 1 ano o GALO reverteu ENORMEMENTE essa vantagem. Nem no retrovisor vemos mais as Marias.

    Daqui pra frente iremos rivalizar com os Paulistas e com os Gauchos pq em Minas o GALO esta sobrando. kkkkkkkkkkkkk Que delicia ver a derrocada das Marias. E o melhor eh que a coisa soh estah comecando….kkkkkkk

  • clauber disse:

    Thales do céu! Troque o discurso, vem com essa de taça leiloada até hoje. Acho que o frio de curitiba não lhe tem feito bem. kkkkkkkkkk Chora, não ligar.

  • clauber disse:

    Thales, voce como economista, sabe muito bem que na iniciativa privada o que se fabrica é despesa, receita é um tiro no pé, pois gera tributos. Vamos pensar antes de falar. E olha que o resultado da SCP nem foi positivo.

    Tire essa trave do seu olho.

  • Paulo disse:

    Publius, concordo com o seu raciocínio. Só acho, sem pretensão, prepotência ou provocação, que o Galo precisa de um estádio para 70 mil pessoas. É retorno garantido. E, cá entre nós, provavelmente (não sou administrador de estádio), acho que o custo de manutenção não varia tanto assim, apesar de mais lugares e mai$ receita$. A aguardar.

  • Paulo disse:

    Até o ano retrasado, o Cruzeiro divulgava receitas maiores que o Galo. Em um determinado ano, a receita foi, lembro-me bem, coisa de 80% maior, quase o dobro.

    Nunca refutei os números. Número é número. E o coirmão apresentava um momento melhor. Nada mais lógico, pois sou torcedor, mas não sou obtuso.

    Hoje o Galo tem uma receita maior. E é difícil esperar de alguns o mesmo nível de condescendência. Difícil…

  • Paulo César disse:

    1) Galo e Inter com receitas parecidas, e 40% maiores que Cruzeiro e Grêmio.

    2) Galo e Inter foram, junto com o São Paulo, os últimos a assinar com a Globo, quase dois meses após Cruzeiro e Grêmio.

    3) Alguém realmente acredita que Galo e Cruzeiro ganhem a mesma verba?

    4) Mesmo raciocinio para Inter x Grêmio.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Esse Thales se preocupa mais com o Galo do que com o timeco dele.
    Essa é a diferença entre as torcidas.
    Estamos nos lixando pras notícias do time azul, já eles não param de cornetar as notícias do Galo.

  • Clayton - Nova Vista/BH disse:

    Chico,

    Vale lembrar que isso se refere ao ano de 2012 né ?? Quando o Cruzeiro ainda não tinha o Mineirão como casa, vinha de uma campanha pífia em 2011 e ainda possuía aquele time medonho de 2012…

  • Publius Goulart disse:

    Tinha visto essa pesquisa mais cedo e acredito que o Atlético construindo o seu próprio estádio, mais ou menos de 50mil pessoas, principalmente sócios ficaria com certeza entre os 5 primeiros. O atleticano gasta com o seu time e sabemos que o independencia é pequeno demais para o atlético e o mineirão é um elefante branco antigo demais para os padrões modernos. O atleticano precisa de um estádio vertical, próximo do campo pra empurrar o time para a vitória. Espero que essa diretoria encaminhe isso e busque um parceiro para a construção de um estádio NOSSO de verdade.

  • Johnny disse:

    Galo foi o 3º em PPV do Brasil ano passado. Isso é o que vale, não pesquisinha comprada!

  • thales rosa disse:

    Se ate o Governo Brasileiro maquia balanços para que a situação fique favoravel a eles vcs acreditam que isso ai é verdade?? O que temos visto nos ultimos anos nao demonstra esta pujança financeira.. ate a taça do monotitulo ja foi penhorada e quase leiloada…

  • alex disse:

    Eqnquanto aqui vcs discutindo quem faturou mais no marketing, o curintias fatura o triplo que cruzeiro e atletico.

  • Reinaldo disse:

    Marketing é time competitivo, pagamento em dia, melhor centro de treinamento do Brasil, mesclar categoria de base com jogadores experiente. Parabéns Kalil!!!!!!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Amigos,
    não percam seu precioso tempo tentando explicar.
    Cruzeireiros como o thales rosa e outros por aqui, por mais que a verdade lhes seja mostrada, remostrada e reafirmada, ainda se fazem de desentendidos, pela paixão que os cega.

    Saudações Alvinegras!

  • Mateus Roio disse:

    Mas parece que p prejuízo do Atlético foi maior do que o do Cruzeiro… É a máxima de novo em operação: “O que é bom (para o Galo) a gente mostra, o que é ruim (para o Galo) a gente esconde”…

  • Bruno Campos disse:

    O Kalil já havia dito no Bola da Vez da ESPN Brasil que o Galo era um dos clubes que mais recebia verbas da TV em virtude de ser o número 3 em ppv. Tá aí a explicação do Galo ser o 5º em receitas de TV… Mais do que Vasco e Palmeiras, que recebem cota fixa bem maior que o Galo.

    Outro detalhe a se destacar é a genialidade do MKT do Cruzeiro… faz uma barulheira danada… campanha pra Dede Mito, suspense com apresentação em supermercado… e consegue faturar menos que o Galo nas receitas de Marketing… onde esse departamento não existe. Gilvan Eterno.

  • Carlos da Mata disse:

    Thales, esse valor de Direitos de Transmissão devem estar incluídos as vendas de Pay Per View. O Galo é o terceiro time que mais vende PPV. Talvez seja por isso a diferença entre Atlético e Cruzeiro na qual você questiona.

  • Carlos da Mata disse:

    Ao continuar essa enorme disparidade de orcamentos, dai alguns anos o Futebol Brasileiro será como na Alemanha ou Espanha, no máximo dois times sendo o Corinthians um deles. Os demais, serão mero coadjuvantes.

  • Gustavo disse:

    Isso aí! Esse papo de dívida dos clubes com o governo e cia ltda é tudo balela!!! Ninguém paga porcaria nenhuma não. Quanto mais dever, melhor. Não é mesmo, atlético mineiro?

  • Thiago disse:

    Chorem azulinos!!!

  • alex disse:

    Thales a venda de camisas esta incluída na arrecadação do marketing, a campanha e a chegada do Ronaldinho contribuiu para alavancar a arrecadação.

  • Vinicius Campos disse:

    Eu tinha certeza absoluta que o Contador do Atletico Mineiro Sr. THALES seria o primeiro a vir com algum argumento contra o Galo.

    Na boa cara a onda de vocês já passou a não adianta chorar. Vivem se vangloriando do sócio torcedor que é isso aquilo. e tão bem longe do Galo.

    Agora tirando as alfinetadas o que mais veremos daqui pra frente podem ter certeza é a disparidade em relação ao Curintia Framengo e Sampa. Vai ser cada vez pior pra todos os outros clubes.

  • Alexandre Luiz disse:

    thales rosa disse:
    2 de maio de 2013 às 12:35

    O Atlético não está adiantando cotas, tá no Fluxo de Caixa do Balanço 2012. A receita de TV do Corinthians é um absurdo!

  • alex disse:

    A diferença em relação aos valores sobre a TV entre cruzeiro e atletico é que o atletico optou em receber as luvas (35 milhoes)relacionadas a prorrogação do contrato até 2017 de uma vez.
    Como o atual contrato vale até 2014,O Cruzeiror ao contrario receberá pouco mais de 10 milhoes por ano até 2017.

  • Fabio disse:

    O amigo Thales, só acredita no que a imprensa Mineira mostra, rsss…será por que? Como eu te mostrei com pequenos exemplos do texto anterior, FATO É FATO camarada!

  • thales rosa disse:

    Realmente Kalil deve ser um gênio, ele acabou com o departamento de Marketing do atletico e mesmo ainda gera 21 milhoes?? Waren Buffet deveria ir aprender sobre finanças com o Kalil!!!

  • thales rosa disse:

    Esses dados de TV são muito diferentes dos divulgados pelos clubes. Por exemplo Cruzeiro e Atletico dizem que estao recebendo 60 milhoes por ano da globo. Ai vc vai ver um recebeu 87 milhoes o outro 52 milhoes. Existem duas opções:
    1° os times estao adiantando cotas (caso do atletico) ou pagando cotas ja adiantadas (caso do Cruzeiro)

    2° soma-se nesse item o contrato com a globo de 60 milhoes mais o pay-per-view, nao acho que seja o caso pois o atletico teria 27 milhoes a mais so vendas de pacotes e o Cruzeiro nao teria nada.

    Fico com a 1° opção ate que alguem demonstre uma tese mais plausivel..