Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma exposição imperdível: “Futebol e Imagens”, a partir de 16 de maio, no Oi Futuro

Ótima dica, do blog do Vinícius Dias. Só fotos muito legais, de grandes profissionais mineiros. 

* “Mostra apresenta trabalhos dos fotojornalistas esportivos em BH

Cerca de 60 fotografias, de 27 autores, compõem mostra

“Futebol e Imagens”, a partir de 16 de maio, no Oi Futuro 

Vinícius Dias 

Sob a curadoria de Eugênio Sávio, fotógrafo e professor da PUC Minas, o Oi Futuro, em BH, sedia a Mostra de Fotojornalismo Esportivo a partir da próxima quinta-feira, dia 16. O evento, intitulado “Futebol em Imagens”, exibirá cerca de 60 fotos, algumas inéditas, capturadas por lentes de 27 profissionais do estado.

“A exposição mostra o poder de comunicação da fotografia”, sintetiza Sávio. “Esse conjunto de emoções que envolvem o esporte rende muita imagem. E foi a partir disso que a gente trabalhou”, acrescenta o curador.

DIVULG~1 Futebol: paixão em imagens em BH
(Créditos: Bruno Magalhães/Divulgação)

Selecionadas sob o ponto de vista estético, as fotografias trazem à tona valores como as vibrações e expressões no esporte. “Com os recursos, a gente consegue fotografar coisas que são quase invisíveis”, destaca. As imagens evidenciam, ainda, o reencontro entre o futebol e o torcedor da capital. “Essa volta do Independência, do Mineirão foi muito importante, muito celebrada pela mídia, pelas pessoas e registrada pelos fotógrafos”, analisa o professor.

Espaço turístico…

Sua ideia é aproveitar o fato de a capital das Alterosas ser uma das seis cidades-sede da Copa das Confederações, em junho. “O futebol está na cabeça de todo mundo, por conta destes eventos que a gente (de Belo Horizonte) vai receber”, comenta Eugênio. “Então, queria pensar como a fotografia poderia contribuir para preencher os espaços turísticos. Surgiu essa ideia”, conta.

Futebol em Imagens

De 16 de maio a 30 de junho – de terça a domingo

Av. Afonso Pena, 4001; Mangabeiras – 11h às 18h

* http://toqdiletra.blogspot.com.br/2013/05/mostra-futebol-em-imagens-oi-futuro.html


» Comentar

Comentários:
2
  • audisio disse:

    Existem algumas lendas, mitos e frases clichês utilizadas principalmente pela maioria dos papagaios da imprensa esportiva, com raras exceções, mais acostumados a repetir do que a raciocinar e que adoram lançar no ar frases prontas de onde poderão justificar suas posições ou até mesmo seus desejos e anseios.
    Uma das frases mais utilizadas nestas ocasiões é a que escuto desde da minha infância: “Clássico não tem favorito”!
    Vou concordar que em alguns casos a equipe que está em melhores condições não ganha, às vezes pode até perder, mas o grande erro desta afirmação e generaliza-la, bem ao feitio da crônica esportiva, e praticamente defini-la como uma regra absoluta para todos os confrontos.
    Eu como atleticano devo admitir que da segunda metade da década de 90 até o fim dos anos 2000 a hegemonia financeira e técnica do Cruzeiro foi determinante para que o cruzeiro se mantivesse no auge conquistando títulos e principalmente vitórias.
    Fiz um pequeno levantamento desde 2007 até 2013 sobre os confrontos entre os principais clubes mineiros.
    Minha pergunta a esse pessoal é: “Como o clássico não tem favorito se o Cruzeiro de 2007 até 2013 ganhou 59% dos jogos, sendo que estava numa fase muito superior ao do rival”?
    Isso tudo para dizer que na minha opinião, o Atlético é favorito a retomar a vantagem no jogo de Domingo, pois está numa fase muito superior à do rival, sendo considerado o melhor time da Libertadores no momento, com jogadores muito melhores, estrutura melhor, economicamente mais equilibrado, tendo em suas fileiras um Ronaldinho Gaúcho atuando como melhor jogador do mundo. Com uma equipe que está indo para o terceiro ano jogando junta e com cerca de quatro a cinco jogadores sendo cotados para a seleção brasileira.
    Quem está cantando em verso e prosa o jogo do Atlético não são os atleticanos. São os especialistas em futebol de fora do Estado, desprovidos da paixão local. Todos, eu digo, todos eles em 100% consideram o Atlético mais time do que o Cruzeiro. Doa o que doer nos cruzeirenses e como está doendo. Digo mais, dependendo do caso, poderemos ter um Mineirão vazio de cruzeirenses no Domingo da outra semana.
    As atuações pela do Atlético na Copa Libertadores contra altitude, catimba argentina e contra o São Paulo num Morumbi lotado com 65.000 pagantes o credenciam o Galo como favorito.
    O único jogo mais pesado do Cruzeiro foi contra o próprio Atlético que tirou o pé três dias antes da sua estreia na Copa Libertadores. Depois disso os desnível técnico entre o cruzeiro e seus adversários pode ter mascarado uma “boa fase técnica” e qualidade da equipe que deverá ser verdadeiramente provada no Horto, neste Domingo.
    É compreensível que os cronistas caseiros e locais, tais como Leonardo Figueiredo, Junior Brasil, Vibrantinho, Flávio Carvalho, Toninho Almeira, e outros tantos, por razões óbvias, venham com esse papo de que “Clássico não tem favorito”.
    Só por afirmarem isso já é uma admissão de que o melhor momento geral é do Atlético e como o prórpio Kalil afirmou será por um longo tempo.

  • Márcio Lima disse:

    Depois dos mineiros serem vetados em Minas, os brasileiros são vetados no Brasil. Juiz brasileiro não apita na Confederações. Um furo nacional pra você: http://www.minas2014.com.br/lista-de-arbitros-para-a-confederacoes-nao-inclui-brasileiro/
    Se for dar, favor citar meu site ok?
    Abçs

    – Belo Horizonte