Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Coluna às terças e quintas

A partir de hoje a minha coluna no Super Notícia sai às terças e quintas-feiras.

Desde sexta passada o companheiro João Vitor Xavier está também conosco como colunista.

Aliás, o João acabou não assumindo o programa de esportes da Band Minas, no lugar do Golassô devido à incompatibilidade de horários.

Ele teria que chegar atrasado às sessões da Assembleia Legislativa e por isso agradeceu a direção da casa e deixou as portas abertas para um futuro acordo.

Na coluna de hoje destaco os elogios da imprensa do Rio e SP ao futebol jogado pelo Atlético, e faço uma observação:

* Empolgação

“Elogios como esses são muito bons para o ego alvinegro, mas aí vem a realidade do futebol e da vida: toda esta beleza de futebol tem que vir acompanhada de títulos, pois é isso o que importa. A euforia do momento se transforma em raiva da noite para o dia, ou melhor: em pouco mais de 90 minutos. Basta uma partida de futebol ruim e a perda de uma decisão importante.

Ainda bem que, pelas entrevistas de Cuca e dos jogadores, parece que todos têm plena consciência disso.”

—————————— 

Aliás, desde a semana passada o Super e o Tempo estão de cara nova na internet. Ficou ótima.

Dê uma conferida!

* http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/chico-maia/o-momento-raro-do-atl%C3%A9tico-e-os-riscos-do-futebol-1.643989


» Comentar

Comentários:
17
  • Vinicius Campos disse:

    É Carlos da Mata. Disse tudo e mais um pouco.

    E outra, infelizmente o Thales não tem o que fazer. O que ele vai falar do timeco que está o cruzerim.

    Acho que eles tem que torcer para este ano eles conquistarem ao menos alguma prova de atletismo com os velocistas, porque com bola, nem o voley sobrou pra eles.

    Fazer o que né. A preocupação dele com o Atlético é tanta que ele contesta todos os principais comentaristas esportivos. Todos estão totalmente errados. É incrível.

  • João Amaro disse:

    O Xavier falou tudo. Ainda assim, nestes 3 anos, passou boa parte do tempo jogando contra os médicos, fisioterapeutas, etc…

  • Fabio disse:

    Com todo respeito, o super esporte fez a pior contratação de todos os tempos, o Sr. João Vitor Xavier é tendencioso e na minha opinião pessimo dos pessimos, mas …é minha opinião (tem que ser respeitada também), este senhor de alguma forma ganhou prestigiu, conseguiu entrar na nossa suja política, seu partido e ideologia é somente o Cruzeiro. Já me senti xingado por ele na rádio e NADA aconteceu, já vi ele influenciar juiz em pleno jogo (contra o America) e nada aconteceu, enfim…tem inumeras passagens que mostram sua desastrosa tragetória e sua verdadeira cara, porém infelizmente e como eu não sei dizer de “sucesso”. Fazer o que?

  • Richard disse:

    Muito lúcida a argumentação do Thales. Parece que depois da primeira traulitada ele desceu ums doze degraus do pedestal dele. É bom sair da Terra do Nunca não é Thales? É o que nós, comuns, chamamos de “cair na real”.

  • Márcio Luiz disse:

    Chico,

    a página do Super melhorou bastante no aspecto visual mas em termos de informação tem sempre algo desatualizado. Exemplo, a charge do dia do Duke. Ou será que a alusiva à surra do Galo em cima das maria maricones está lá ainda só pra fazer mais raiva nelas. Quá, quá, quá.

  • thales rosa disse:

    E independente de Ronaldinho jogar no atletico, eu torço para que a seleção vença! Apesar de ser gerida por uma quadrilha, apesar da copa so gerar mais corrupção vou torcer pela seleção.

  • thales rosa disse:

    Carlos e o Kaka nao foi o melhor do mundo??
    Xavier e o Ronaldinho antes de vir para o BRasil jogava no Milan??

    Pessoal nao estou criticando ronaldinho apenas dizendo que quando voce vai comparar o momento atual dos dois tem que lembrar a diferença entre os niveis dos jogadores de la e de ca. So isso.

    Dizendo novamente eu no lugar do Felipao levaria os dois e deixaria cada um jogar um tempo e fazer bonito.

  • audisio disse:

    1) Sou contra a participação de qualquer jogador do Galo nessa seleção!

    2) Não tô nem aí se o Thales acha que o Ronaldinho é melhor ou pior do que o Kaka. O que importa é o que ele fez contra o time do cara no Domingo passado! Se dependesse dele quem seria convocado era o Borges.

    3) Chico Maia. Cabe a você, como jornalista responsável e confiável no meio desse mar de mediocridade da crônica esportiva mineira, de advertir contra a atitude do diretor de futebol do Cruzeiro. Conclamar a sua torcida utilizando-se de verborragia bélica! O irresponsável Alexandre Matos, está dizendo que agora é guerra e que se não for de um jeito vai do outro, ou seja, o esporte virou ‘GUERRA”. É colocar em risco qualquer cidadão que vá ao estádio no Domingo. Gostaria de saber se este idiota tem família ou filhos? Sair ameaçando a torcida e os jogadores do Atlético é nada mais nada menos do que estupidez. Onde estão as autoridades ou a diretoria do Atlético para se pronunciar contra esse apedeuta. Só me falta ele pedir a torcida do cruzeiro para lançar sinalizadores, no melhor estilo gaviões, contra os torcedores e jogadores do “INIMIGO”.

  • Silvio Torres disse:

    Nunca é demais o alerta, Chico. Pés no chão e concentração e, principalmente, saber que o Cruzeiro vai usar os esquemas extra-futebol que sempre usou, especialmente quando seu time é mais fraco tecnicamente. Vão querer ganhar no grito, no apito, na criação de um clima. Já estão fazendo isso: só falam de erro de arbitragem com relação à não expulsão do Réver. É pura pressão para que o próximo juiz já entre em campo sugestionado em botar o jogador do galo prá fora. Lembra que no primeiro turno do Brasileirão ano passado dois do galo foram expulsos e injustamente? E que o Cruzeiro só empatou com uma falta não marcada escandosa do Montillo? Se cuida Galo, que o jogo é bruto….

  • Xavier disse:

    Kaka há 3 anos só joga contra a zaga titular do Real Madri nos coletivos e nem assim é titular e olha que essa defesa outro dia levou 4 do Borussia.

    O Felipão poderia até não convocar o R10 para alegria dos invejosos, mas daí levar o Kaka que não faz uma partida pelo menos razoável desde 2010 é muita burrice……

  • Carlos da Mata disse:

    Thales Rosa,

    1) O Ronaldinho Gaucho foi duas vezes melhor do mundo jogando a favor e contra muitos desses que você citou, ou você esqueceu disso? Essa “brincadeira” que ele faz hoje no Galo é só uma sombra do que ele já fez no PSV, Barcelona e um pouco menos no Milan.

    Agora que culpa ele tem se o seu time não tem jogadores a altura dos que você citou? No seu “grande” time tem pelo menos algo parecido com isso? Não né, então deixa quieto.

    2) Não sei porque você disse isso, pois minha analise foi sobre a parte da materia postada pelo Chico, sobre a empogação da impressa brasileira com o futebol do Galo.

    Se essa exposição em massa do seu algoz te incomoda tanto, recomendo que ao invez de você ficar vendo os programas esportivos você troque de canal. Simples assim.

    3) Sua argumentação é tão sem sentido, dizer que pelo fato de Kaka jogar contra esses jogadores no qual voce listou e R10 não, para justificar a convocação dele, Kaka, então o que dizer de Neymar? Você não o convocaria pelos mesmos critérios no qual você elencou?

    Olha, um conselho. Leve as coisas sem esse radicalismo “talibanico” que você nutre em se tratando de futebol. Pessoas como você devem ter uma vidinha muito chata. Essa sua arrogância é pior do que um cancer, só leva a morte.

  • mauricio souza disse:

    Thales, o Ronaldinho quando jogou contra estes caras que vc mencionou aí ele ganhou o titulo de melhor do mundo. Mas eu vou esperar o Galo jogar com um time de melhor qualidade, para ver se é isto tudo mesmo, pois até agora só pegou baba.
    um abraço

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Thales Rosa, não se esqueça que Ronaldinho Gaúcho foi eleito duas vezes o melhor do mundo, jogando na Europa, mas admito todos esses aí que vc citou são péssimos mesmo e acrescentaria, o R10 jogava contra Bayer, Borússia, Real Madri, Manchester, hoje ele joga contra Tupi, São Paulo, cruzeiro, times muito, mas muito mais fracos. Joga ainda contra, Fábio, Everton, Bruno Rodrigo, Léo, Ceará, Leandro Guerreiro, Nilton, Diego Sono, Everton Ribeiro, Dagoberto Maquiado Teló e Borges, jogadores da prateleira de baixo, realmente Kaká nesse ponto leva vantagem.

  • Cassiano Tavares disse:

    Chico, dê uma olhada nesta materia. http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/2013/05/13/o-valor-das-marcas-2013

    As maria pira, nem que o salario do Ronaldinho fosse mesmo 1,8 milhoes por mês, vale a pena ou não?

  • thales rosa disse:

    Carlos da Mata o Kaka joga contra:
    Pique
    Puyol
    Davi Luis
    Lugano
    Terry
    Thiago Silva
    Vidic
    Sergio Ramos
    Xabi Alonso
    Xavi Hernandes
    Bastian Schweinsteiger

    O Ronaldinho Gaucho joga contra:
    Bruno Rodrigo
    Leo
    Thiago Carvalho
    Lucio
    Rodolfo
    Toloi
    Paulão
    Leandro Guerreiro

    Quando vc elencar os pros e contra de convocar Kaka e Ronaldinho Gaucho leve isso em conta. Eu levaria os dois.

  • Carlos da Mata disse:

    Entendo essa “euforia” por parte da imprensa nacional com o bom futebol apresentando pelo Atletico, não só esse ano, mas desde o ano passado. Tenho assistido a quase todos os programas esportivos (ESPN, FOXSPORTS, SPORTV) e a exposição do time do Galo tem sido constante.

    Ontem mesmo no programa “Bem Amigos” do Sportv contou com a participação do Bernard. Devidamente trajado com a Camisa do Galo deu um show de sinpatia e maturidade em suas respostas.

    Já no programa “Linha de Passe” da ESPN Brasil o Galo também foi assunto inclusive gerando um certo constrangimento após um discussão ao vivo entre o Paulo Vinicius Coelho (PVC) e José Trajano, que ao analisar o perfil do Cuca o chamou de “azarado”, gerando então o bate boca.

    Mas é nítido que a desconfiança sobre a equipe do Galo ainda existe é só será revertida essa situação com o titulo da Libertadores.

    O fato é que as pessoas, principalmente nós torcedores que vimos a seleção de 82 ser considerado uma das melhores de todos os tempos mas que nçao levou a copa, ficamos traumatizados. Pior ainda, quando vimos uma seleção pragmática como a de 94 ganhando o título mundial, começamos a questionar os nossos conceitos.

    O que é melhor, uma seleção cheia de craques, que joga bonito, dá espetáculo mas não ganha nada (a copa) ou uma seleção com somente um craque, que joga um futebol de resultado, cuja principal arma é a defesa?

    O futebol hoje apresentado por Atletico e Corinthians nos remete a 1982 e 1994. O Grande desafio do Cuca será, caso o Galo seja desclassificado da Libertadores fazer com que o time mantenha o mesmo padrão no Brasileiro, não deixar que a moral dos jogadores sejam abaladas, que o Ronaldinho Gaucho continue sentido vontade de “brincar” dentro de campo. Se isso for possível, mesmo que a Libertadores não venha, a possibilidade de conquistar o Brasileiro será grande.