Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Prevenção à violência e punição aos marginais é função das instituições

O “Estadão” publicou hoje que os incidentes de domingo no Independência podem gerar conseqüências, com punições a quem atirou objetos e cometeu outras agressões contra torcedores do Atlético.CruxCAMJornal Tudo

 

Que assim seja, porque a PM teria filmado tudo e a identificação de quem aprontou é possível.

Este é o rito normal, que deveria sempre ser seguido em qualquer estádio, visando agressores de qualquer torcida.

Temos um bom exemplo recente, em Minas, onde estão enjaulados trogloditas que se aproveitavam da imagem do Atlético para aprontar.

Flagrados pelas câmeras, foram presos, julgados e condenados por matarem integrante de gangue rival, que por sua vez usava a imagem do Cruzeiro para o mesmo objetivo.

Não pode haver é incentivo a este tipo de coisa. Nem que a justiça seja feita pelas próprias mãos dos agredidos. Assim, a situação foge do controle, vira caos!

Um simples jogo de futebol transformando gente de bem em irracionais.

Vários leitores escreveram contando que um dirigente do Cruzeiro e até um comentarista de rádio estariam incitando a violência no Mineirão no próximo jogo, cobrando que eu entre neste assunto.

Ora, ora!

Isso é assunto pra polícia, Ministério Público, TJD e essas instâncias.

Prefiro falar do jogo, dos jogadores e de outras situações, nobres, que envolvem o grande clássico.

Este jogo é a oportunidade que muitos da prateleira de baixo aproveitam para ganhar alguns minutos de notoriedade. Nem tomo conhecimento desse tipo de gente.

A não ser que sejam punidos por alguma autoridade. Aí merece divulgação, ampla e irrestrita.

Aqui a notícia do “Estadão”, enviada pelo Audisio, a quem agradeço:

* “Confusão no clássico mineiro poderá render punição a organizadas”

Polícia analisa imagens das câmeras de monitoramento do estádio

O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – Uma confusão ocorrida na primeira partida das finais do Campeonato Mineiro poderá render punição a torcidas organizadas do Cruzeiro. Antes mesmo de a bola rolar no Independência, alguns torcedores celestes arremessaram pilhas, grãos de milho e outros objetos contra a parte da torcida atleticana postada na arquibancada logo abaixo.

A Polícia Militar do estado registrou um boletim de ocorrência, que será encaminhado para o Ministério Público. A expectativa é que os envolvidos sejam identificados a partir de imagens das câmeras de monitoramento. Ao todo, 22 pessoas foram presas ainda no domingo, durante o clássico vencido pelo Atlético pelo placar de 3 a 0 – dentre os detidos estavam 12 flanelinhas e seis cambistas.

Por ter sido mandante, o Atlético teve direito a 90% da capacidade do estádio para a sua torcida na primeira partida da decisão. No próximo domingo a situação se inverte.

* http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,confusao-no-classico-mineiro-podera-render-punicao-a-organizadas,1031412,0.htm

BASTA

Que campanhas como essa não sejam mais necessárias em nosso futebol


» Comentar

Comentários:
20
  • João Amaro disse:

    Paulo, eu torço pelo Clube Atlético Mineiro, mas procuro ser sensato. Não participo (e nunca participei) de nenhuma “organizada”. Espero que todos os bandidos travestidos de torcedores, seja lá de que quadrilha forem, sejam devidamente castigados pela justiça. Apenas isso. Pra falar a verdade, já faz tempo que nem a campo vou por causa destes bandidos. Espero que um dia isso mude.

  • Richard disse:

    Ok se a PM registrou tudo e enviou relatório para o MP, mas esta é somente uma ação. A principal que é pegar o marginal com a “boca na butija” não foi realizada. Quem lança pilha e outros objetos que podem machucar com seriedade deveria ser preso imediatamente, da mesma forma que flanelinha e cambista. Porque não foram?

  • Paulo araujo disse:

    Caro João amaro, a verdade só enche o saco de alguem quando ele se sente incomodado. Se conseguir site alguem de sua torcida que já foi punido. Só te peço isto, apenas isto.

  • Paulo araujo disse:

    Em tempo, se alguem conhecer algum rurzeirense que já foi punido informe aqui neste espaço.

  • Paulo araujo disse:

    Sinceramente depois de tudo que vem ocorrendo esperar que a P M ou O ministério Público puna alguém da torcida do cruzeiro é esperar em vão. Podem quebrar estações do Metrô, quebrar e saquear lojas, provocar as mais diversas brigas, sempre serão anistiado. É na pratica o que esta acontecendo em Minas Geais há mais de 10 anos.
    Pois ate diretor, pasmem de categoria de base, entrou na onda de incitar violência. E não venham dizer quer foi engano, pois a mensagem esta bem clara e fácil de entender.

  • João Amaro disse:

    Stefano,
    Infelizmente, os dirigentes foram os grandes fomentadores destas “organizadas”. Agora, sofrem nas mãos delas. O MP, tão falado aqui no blog, é que deveria dar um fim nisso. Já acabaram com a cerveja, com as bandeiras, com o radinho de pilha e com tantas outras coisas, mas não conseguem acabar com as “torcidas”.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Sempre fui contra as tais organizadas, mas os dirigentes não tem peito de encabeçar um movimento desse.
    O clima para o clássico do próximo domingo está péssimo, o que só ajuda o Galo, que não precisa fazer gols para ser campeão, basta não tomar.

  • João Amaro disse:

    O negócio é acabar de vez com Máfia Azul, Galoucura e outras sabidamente baderneiras. Estas torcidas são formadas por marginais, a começar pelos seus líderes.
    Existem torcidas ótimas, organizadas por amigos para curtir os jogos de forma saudável.
    Esse não é o caso destas citadas e de mais algumas que não sei o nome de cabeça.
    E você, Paulo, já tá enchendo o saco com essa sua mania de perseguição. Para com isso! Seja sensato. A questão aqui é dar destino certo à bandidagem, independentemente da torcida para a qual eles torcem. Isso mesmo! Estes caras torcem para as torcidas e não para os times.

  • Hermano disse:

    Acho que os cruzeirenses deveriam dar uma amenizada nessa ideia de briga. Até porque da última vez não se deram muito bem. O pobre coitado que achou estar na vantagem de 40 (um ônibus lotado) contra 2 (na porta do Chevrolet), acabou morrendo. Morrendo não… purpurinando.

  • Ricardo Lemos disse:

    Duvido que dê alguma coisa para estes marginais. E ainda é capaz de sobrar para o Galo, porque, apesar de identificados, os marginais não foram punidos.

    Vão falar que o Independência não é seguro.

  • MARCOS ASSUNÇÃO disse:

    Sobre as declarações do superintende das categorias de esmalte do CRÔ, incitando a violencia no classico, não ouvi nenhum comentário na rádio de minas. Acho muito estranho, porque se fosse o contrário, já teriam sujerido ao MP tomarem providências.

  • Julio Cesar disse:

    Bom dia Chico ! Ninguem entendeu a não convocação do Gaucho. Eu entendi: Felipão preteriu Pierre e pediu Daniel Carvalho. Outra “grande indicação” dele para o ataque do Palmeiras foi Ricardo Bueno !!! E Felipão afundou o Palmeiras !

    – Belo Horizonte

  • Rodrigo Galodoido disse:

    O caso do “dirigente” que incitou a pancada no clássico é digno de ser demitido por justa causa. Quais ensinamentos um imbecil desse pode dar aos jovens da base? Não deve ser por acaso que o Cruzeiro tem levado muitos cartões nos últimos tempos. Perde na bola, perde a cabeça, mas ganha nos cartões. Ninguém leva mais…

  • Carlos disse:

    Chico, o Cruzeiro infelizmente perdeu a esportiva, nao soube perder em campo e esta querendo revidar de outra forma. O Juiz prejudicou muito o Atletico e eu temo muito pela proxima partida, estao literalmente armando. Olhe bem, um diretor (nao é qualquer um, é um diretor que representa e responde pelo clube), posta em rede publica que nao interessa ganhar na bola e sim na pancada. Uma atitude tem que ser tomada, nao é possivel que a imprensa, o MP, o Atletico e nos vamos ver e aceitar isto inertemente.
    O que doi é que se fosse o contrario a atitude seria diferente, é duro!

  • Reinaldo disse:

    A mafia azul quebrou a estação do metro santa tereza, vidros de alguns vagões, brigou com a torcida pavilhão independente no jogo contra o são paulo ano passada na porta do independencia mostra pela TV alterosa, que ameaçou até os reporter da emissora, é a galoucura foi punida no campeonato mineiro e libertadores, pelo então presidente e promotor de justiça americano.
    Será até quando essa palhaçada.

  • Paulo disse:

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,confusao-no-classico-mineiro-podera-render-punicao-a-organizadas,1031412,0.htm

    Isso é uma vergonha para Minas. Mais uma vez precisou de um órgão de imprensa de fora do nosso Estado para registrar crimes dabandidagem azul
    Quando eu falo aqui da omissão a PM, PM e imprensa -MG quando se trata de cruzeirin e bandidagem azul é porque temos dados. Está ai pra todos tirarem suas conclusões.
    Hoje novamente ninguém falou das selvagerias da bandidagem.Pelo contrário, a rádio de “Minas” repórter setorista do cruzeirin , que aliás é muito amigo do tal de Quicki , pres, da máfia azul, como ele já declarou, fez a chamada para a tal de “china azul” como ele gosta de saudar em todas suias participações Comparecer ao jogo e etc.
    E esse repórter deu uma de torcedor dizendo que não tem nada perdido que ele já viu muita coisa no futebol.
    EU DUVIDO que a bandidagem azul vai ser punida. DUVIDO !!!

  • J.B.CRUZ disse:

    Todos os rigores da lei aos baderneiros;mas, o clube, CRUZEIRO no caso, não deve ser prejudicado..

  • RONI MARCOS disse:

    engraçado a torcida refrigerada azul sempre apronta e nao da nada. so perseguem as torcidas do galo. sou a favor de puniçao pra todos mas a balança ta pesando so prum lado. sera que tem dedo podre do aecinho carioca?

  • Fernando Alves disse:

    Lá vem punição pra Galoucura!