Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

É preciso sorte para ficar com o lugar marcado, ou: enganação em nome do “padrão Fifa”!

Fala-se muito na organização da Fifa, das exigências da Fifa, que a Fifa é modelo nisso, naquilo, que o Brasil quer alcançar o padrão Fifa e bla bla bla…

Boa parte da imprensa e quase todas as autoridades municipais, estaduais e federais, repetem essas frases prontas, como papagaios, mas no frigir dos ovos estão em duas situações: não sabem do que estão falando, ou, por conveniência, fingem que não estão sabendo.

Aqui e em todo o Brasil.

Obrigado ao leitor Renato T. Dias, que nos enviou esta reportagem do Diário do Nordeste

* “Torcedor precisa ter “sorte” para demarcação de assento em estádios da Copa, afirma diretor do COL

Muitos torcedores reclamaram da demarcação dos assentos nos estádios para a Copa das Confederações. De acordo com o diretor de comunicação do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, Saint Clair Milesi, é preciso ter “sorte” para sentar em um bom lugar. “A questão da alocação de assentos é feita pela FIFA, que vende os ingressos e divide os setores. Você compra por categoria – são 4 categorias – e depois é feito o loteamento destes setores. A partir daí é feito um sorteio. Em toda Copa do Mundo é assim, em toda competição internacional é assim. Você não tem como marcar o assento na compra”, explicou. Saint Clair esteve em Fortaleza acompanhando a visita da taça da Copa das Confederações ao Sistema Verdes Mares, na manhã desta segunda-feira (3).

Segundo Saint Clair, quem quiser sentar perto em algum jogo terá de “contar com a sorte no sorteio ou fazer as compras (de todos os ingressos) de uma só vez.

Fiscalização será rigorosa

O diretor de comunicação afirmou, ainda, que haverá uma forte campanha de divulgação desta nova cultura que o brasileiro será submetido. Para Saint Clair, o assento marcado nos estádios irá, através de uma “mudança de educação” funcionar durante os eventos da FIFA no país. “´No Rio de Janeiro (o assento marcado) foi um grande sucesso. No Mineirão (em Belo Horizonte) foi a primeira grande experiência no Brasil. É uma novidade para o brasileiro, mas é uma questão de educação e informação. Vamos investir pesado em orientadores de público, na questão da segurança privada para auxiliar o torcedor a chegar. No estádio, haverá sinalização pesada e orientação ao público. Passando da roleta, teremos mais orientação, levando o torcedor diretamente ao seu assento. É uma nova realidade para o estádio e o assento marcado é uma questão com a qual nos preocupamos de maneira especial”, avalia.

* http://blogs.diariodonordeste.com.br/diarionacopa/copa-do-mundo-de-2014/torcedor-precisa-ter-sorte-para-demarcacao-de-assento-em-estadios-da-copa-afirma-diretor-do-col/#comment-2964

——————————

Legado!

Diario

Pelo andar da carruagem o grande “legado” da Copa das Confederações e Copa do Mundo será essa oportunidade de protestos de diversos setores, denunciando para o mundo as mazelas do Brasil.

Como essa, registrada pelo Diário do Nordeste, no fim do ano passado no sorteio dos grupos da Copa das Confederações, no Anhembi, em São Paulo.


» Comentar

Comentários:
16
  • J.B.CRUZ disse:

    Esse tipo de imposição aos torcedores, não dá certo..Elitizaram o futebol…O comentário de XAVIER, Detalha com minúcias o comportamento das torcidas em tempos não muito distantes.. Em tempos de copa das Confederações e véspera da Copa do Mundo, volto as minhas atenções para o meu segundo lazer na vida:CINEMA…..Só assistirei jogos destes dois eventos, se der ITÁLIA e BRASIL na final..O resto Jamer……3 a 4 filmes em dia de jogos destas copas políticas….

  • Xavier disse:

    Muita saudade do tempo que o Mineirão era só arquibancada. Primeiro, aquela sensação fantástica na entrada, era realment o gigante da pampulha. Depois, escolhiamos um lugar, geralmente junto com amigos que já sabíamos onde estávamos. E pra completar, aquela cervejinha para se divertir. A diversão não era só o jogo, era também a companhia dos amigos que às vezes só encontravamos ali….. Com o passar do tempo, o poder Público não conseguiu conter os marginais infiltrados….. Hoje temos que suportar este modelo sem graça. Eu to fora.

  • Uma sugestão aos administradores do blog: que tal aproveitar os comentários em tom de denúncia feito pelo cidadão Thales Rosa e encaminhá-la aos órgãos competentes para a devida apuração? Afinal, ao acusador cabe o ônus da prova, não?

  • Ronaldo Totoli disse:

    Mas o que esperar de um povo que fica indignado com o fato que os trabalhos oferecidos na época da Copa, pra ajudar, é voluntário? A maioria das pessoas com quem conversei sobre o assunto achou um absurdo o fato de ter-se voluntários durante a Copa. Para essas educadas pessoas, tinha que ter remuneração…

  • thales rosa disse:

    Dudu o problema sao as substancias consumidas nesses encontros.. Manter unido é facil: a cerveja mantem amigos por anos, as drogas, as farras..

  • Paulo Torres disse:

    Esse sistema de lugres marcados é o mesmo utilizado nas duas últimas Copas do Mundo ou nas Olimpíadas de Londres, onde funcionou bem, graças à boa vontade dos espectadores e a uma sinalização eficiente dentro dos estádios. (Os voluntários e coordenadores de público nem são tão importantes assim.)

    Houve crítcas (especialmente em Londres) quanto à divisão das categorias de preço, isso sim acredito que deveria ser divulgado de forma mais detalhada já no momento da venda dos ingressos, um mapa com os setores de cada categoria não é algo impossível de se divulgar…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Nunca apoiei a Copa do Mundo e vejo, hoje, muita gente que apoiava se retirando. Alguns apoiam simplesmente por questões partidárias, outros para tirar proveito das centenas de falcatruas que foram oportunizadas pelo evento. Na época da Copa da África do Sul, já haviam diversos artigos dizendo que o legado da copa naquele país foi mínimo e como Brasil e África do Sul são países semelhantes, era de se prever que o mesmo ocorreria aqui. A Copa da Alemanha é um exceção, porque o país é organizado, já tinha bons estádios, aeroportos, rede hoteleria, estradas, ou seja, já estava com o projeto pronto, bastou adaptá-lo ao compromisso com a Fifa, mas a grande imprensa, motivada pelos interessados, foi buscar na Alemanha e não na África do Sul as justificativas para o Brasil promover tal evento, parece que o povo não conhece os políticos e como o dinheiro público é tratado aqui, abriram os cofres pra bandidagem.

  • Paulo disse:

    Essa é para frear as bocas daqueles que querem desestabilizar o Galo e jogar a massa contra os jogadores, inclusive o emanuel raposa

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/06/07/atletas-promovem-encontros-e-ajudam-atletico-mg-a-manter-grupo-unido.htm

  • Vinicius Campos disse:

    Jô está em Porto Alegre junto a seleção dando entrevista na Rádio Gaúcha.

    Claro que um monte de colocaro mordido pois aqui não deu em nada e no Galo ele arrebenta. Já pensou se ele entra e maraca Gol?

  • Allan disse:

    Sem contar o fato de caso você compre o seu ingresso e seu lugar devidamente marcado, e de repente um amigo,primo, namorada ou turma de amigos resolverem comprar algum tempo ou dia após você já ter comprado o seu, e você ou eles terem que ver ficaram afastados uns dos outros?
    Ridículo!

    Ódio eterno ao futebol moderno!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Sobrei o post : “cruzeiro dome na liderança”. Uma constatação: como tem sono leve essa raposa hein? Acordou muito rápido pra realidade… e o que é pior, foi acordada sem dó nem piedade pelo ex-amor, Alex, o cabeção azul… hahaha

  • Eduardo BH disse:

    E tem mais: apos a retirada dos meus ingressos para os tres jogos, percebi que praticamente nao há diferença entre as cat 2 e cat 3( só no preço ). Em dois jogos irei na cat2 e no outro na cat3 . Apos o ” sorteio” da fifa, notei que todos estao no mesmo nivel e em setores muitissimos parecidos. Concluo que Gastei mais comprando a cat2.

  • Allan disse:

    Esta questão dos lugares marcados para a(s) copa(s) vai dar o que falar mesmo, pois como terão aqui os tão esperados turistas internacionais do “padrão FIFA”, de fato a marcação terá que funcionar.

    Do ponto de vista interno, para os nossos campeonatos e nossa torcida, isso não funciona e não funcionará, pois querem implantar uma cultura europeia, fria e sem graça.

    Estádio de futebol não é teatro e nem cinema É lugar para torcer, vibrar, pular.

    Daqui a pouco vão exigir ter que pedir licença para gritar gol, para gritar para o time…só serão permitidos aplausos.
    Ah vá!!!

  • Felipe disse:

    Chico, a questão da distribuição por sorteio não é tão absurda assim. Já fui em jogos de basquete nos EUA e hockey no Canada que voce seleciona um setor e o sistema seleciona o assento pra voce.
    Quando se tem a opção de escolher o seu assento, é “natural” escolher sempre um assento que deixa um assento vazio entre a sua turma e a turma vizinha. Isso gera um monte de “buracos” individuais que inviabiliza a compra por outras “turmas”. Com a seleção automática, esses “buracos” são minimizados.
    Acredito que a seleção deveria ser feita automaticamente, mas no ato da compra. E que os “melhores lugares” (muito subjetivo) fossem disponibilizados pra quem comprou primeiro, e não um sorteio após a venda de todos os assentos.

  • Júlio Lima disse:

    Durante as Copas, “pode ser” que o assento marcado dê certo. Ainda assim, tenho minhas dúvidas.

    Depois que passarem as Copas, vai voltar a ser o deus-nos-acuda de sempre. Em primeiro lugar, porque não creio que o torcedor vá conseguir comprar no lugar que deseja, tal como é feito nos cinemas. Esse procedimento iria fazer com que as compras de ingresso demorassem muito mais. Por outro lado, não acredito que as empresas que vendem os ingressos vão investir em sistemas de sorteio de lugares, visto que a proximidade entre os eventos não permitirão esse tipo de logística na venda dos ingressos.

    Além disso, é só pensar o seguinte: imagine que, por algum milagre, todo mundo consiga comprar o ingresso numerado. Aí chega dentro do estádio e vê que seu número está bem no meio de uma “torcida organizada”. O que acha que vai acontecer? Deixo a resposta por conta da imaginação de vocês.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    De um lado NOTÍCIA, do outro BOATOS!
    Essa matéria do UOL vai contra as insistentes agulhadas do colge thales “leão lobo” rosa, o homem dos boatos do blog (rsrsrs) :

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/06/07/atletas-promovem-encontros-e-ajudam-atletico-mg-a-manter-grupo-unido.htm