Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Que me perdoem o paroquialismo, mas hoje o nosso Democrata faz 99 anos de existência! Não é para qualquer um!

Senhoras e senhores,

o primeiro e-mail da minha caixa de mensagem hoje foi este, encaminhado a mim e à nossa diretoria do Democrata Jacaré:

* “Srs., bom dia!”

Hoje, o nosso Democrata completa 99 anos de fundação.

Por razões diversas, não haverá comemorações.

De qualquer modo gostaria de parabenizá-los e agradecê-los pela dedicação ao Clube!

Infelizmente, hoje em dia é difícil conseguir pessoas que tenham este tipo de preocupação com instituições que dependem do voluntariado.

No caso do Democrata, vemos esta situação se reverter aos poucos, em função da volta gradativa de sua credibilidade.

Nossa maior luta, na minha modesta opinião, é atrair mais e mais boas pessoas de volta ao Jacaré.

Trabalho é o que não falta!

Abraços a todos!

Renato Paiva

dfcArte do grande democratense e apoiador do clube Fabiano Diniz

———————————

Logo em seguida, o presidente Flávio Reis, entrou com esta:

* “Bom dia Srs.,”

Parabéns ao nosso glorioso “alvirrubro”, “jacaré”, Democrata…

Parabéns a todos aqueles que direta ou indiretamente ajudaram o Democrata em toda sua historia…

Parabéns aos amigos que nestes 3 anos estiveram junto a toda diretoria 2010/2013 na tentativa de resgatar a imagem desse grande clube…

Parabéns a todos os funcionários que dedicaram e dedicam até hoje pela sustentação deste clube…

Parabéns a todos atletas que passaram pela família Democrata…

Obrigado a minha diretoria que incansavelmente esteve ao meu lado, apoiando e trabalhando na tentativa de ver um Democrata melhor…

Obrigado a todos aqueles que acreditaram e sempre me incentivaram que seria possível…

E finalmente obrigado DEMOCRATA por ter feito parte da minha vida, da minha historia !

PARABÉNS DEMOCRATA PELOS SEUS 99 ANOS !!!

——————-

O Renato é bisneto de um dos fundadores do nosso Democrata, possivelmente, o mais apaixonado e dedicado à causa da salvação do clube do desaparecimento.

O público não imagina o que este clube de quase um Século de vida sofreu nas mãos de gente sem escrúpulos, e muito menos o que pessoas de bem, desinteressadas em política e em usar o clube em proveito próprio, tem feito nos últimos anos para evitar que ele seja mais um a fechar as portas.

O Flávio é um grande amigo, e acima de tudo, corajoso.

Por insistência nossa, principalmente minha, topou encarar a presidência. A vida dele se tornou um calvário: oficiais de justiça e credores de toda ordem, batendo á porta dele, diariamente, diuturnamente.

Sem falar na questão familiar: o avô paterno dele, Tonico Reis (pai do Caio da Mila), foi um dos maiores mecenas do Bela Vista, o grande rival do Democrata.

A família da mãe, D. Diana, era toda democratense; ela inclusive.

Para que tenham uma idéia, um jogo entre eles pelo Campeonato Mineiro dos anos 1950 teve que ser realizado no Independência, maior estádio de Minas na época, porque a cidade não oferecia segurança para uma partida dessas. Gastavam quase cinco horas de Sete Lagoas a BH, e a lotação foi completa. O “Bevê” venceu por 1 a 0 e quando saiu o gol, o senhor Pedro Maciel, pai dos atuais conceituados médico,  arquiteto e escritor, respectivamente Ivan, Aquiles e Pedrinho Maciel, teve um infarto fulminante. Era democratense “da gema”.

Com o respaldo de uma diretoria formada por amigos, todos sem experiência (e sem interesse) na máfia do futebol; conseguiu pagar muitas dívidas e subir o Jacaré da terceira para a segunda divisão de Minas.

A ele e aos poucos companheiros de luta pela sobrevivência do Democrata Futebol Clube, a minha homenagem e o meu agradecimento.

Minha ligação com este clube vem de quando eu tinha 11 anos de idade, levado pelo amigo e colega de escola Flávio Pereira Incalado, “Toquinho”, irmão do Fred, que foi zagueiro do Atlético nos anos 1980, titular em muitos jogos, ao lado do uruguaio Olivera.

No Democrata fui voluntário como auxiliar de roupeiro, goleiro do juvenil, repórter e hoje sou do Conselho Deliberativo.

O primeiro presidente com quem convivi e quem sou grato e de quem tenho muita saudade foi o saudosíssimo Romy da Consolação Rocha.

Foi um dos maiores incentivadores da minha carreira. Na época, eu fiz a viagem mais longa da minha vida: Governador Valadares, para um jogo contra com o Democrata Pantera.

Que honra, que glória!

Dali em diante nunca mais parei de viajar e conhecer o mundo e gente!

A minha gratidão ao Democrata é eterna, e se hoje, escrevo agora, enquanto aguardo um trem de Milão a Genebra, na Suíça, tudo começou naquela minha Sete Lagoas que não existe mais: com os seus menos de 40 mil habitantes e um povo de valorizava, respeitava e amava as coisas e instituições da cidade.

Tempo em que as pessoas faziam a cidade crescer, e não se aproveitavam dela e das suas mais caras instituições em proveito próprio.

Pode ser que essas histórias virem um livro algum dia.

Creio que está chegando o momento de eu começar a pensar em novos vôos profissionais.

Não sei se a vida do Democrata será um novo começo para mim, mas que tudo começou com ele e com os campos de futebol amador da minha cidade, isso foi!

Que os prestigiadores do blog me perdoem este momento paroquial, mas o dia é especial, e o Democrata merece.

Ano que vem, chegaremos a um Século de vida!

Não é para qualquer um!


» Comentar

Comentários:
20
  • wendreson m. da silva disse:

    que saudades do meu jacare ja fui diretor da jacarezoes da fiel a maior torcida organizada de todos os tempos ja vi meu jacare bater o galo duarte de paiva.chico sera que esse foi o melhor democrata ou um dos.ROBSON.RONALDINHO.DEMILSON.DANIEL as vezes JOAO CARLOS.LOURENCO.LELA.MARQUINHOS.ALISSON MAGRAO.CARLAILE.NEQUINHA.GERALDINHO. para min foi um dos melhores parabens jacare vamos um dia ser da 1divisao do brasil .

  • Paulo Torres disse:

    Parabéns ao Democrata, que mesmo (temporariamente) longe dos holofotes ainda contribui muito para o esporte mineiro. Não fosse pelo belo estádio construído pelo Jacaré, os dois anos sem futebol em BH teriam sido ainda mais negros…

  • Kiki disse:

    Belas palavras chico, belas lembranças, Romy, Toquinho, lembo tbem Jaime Pereira, Sr Paulo da Farmacia, estamos torcendo para que nos 100 anos possamos estar na primeira divisao. abços parabens Democrata

  • Luciano Nogueira disse:

    Texto irretocável. Parabens ao Democrata e a você, Chico.
    Esse patrimônio da cidade não pode mesmo ser deixado de lado.

  • Ramon Menezes disse:

    Se bobear tem mais torcedor do que o América… rs

  • André Corrêa disse:

    Parabéns ao Democrata, representante legítimo da bela e importante Sete Lagoas no cenário esportivo estadual!

    Que o clube se recupere logo e volte a ocupar seu lugar na primeira divisão estadual.

  • JOAO disse:

    Parabéns aos torcedores do Democrata!

    Parabéns Chico Maia!

  • João Amaro disse:

    Se não me engano, o baixinho ao centro desta linda foto, com a camisa 10, é o pequeno-grande Bernard quando, em 2010, brilhou pelo Jacaré na 3ª divisão do Mineiro.

  • João Amaro disse:

    Muito bacana a sua gratidão e vontade de dar retorno ao Democrata e a Sete Lagoas.
    As grandes pessoas são sempre gratas!
    Meus sinceros parabéns, Chico Maia!

  • Luciano Redoan disse:

    Chico,
    Parabéns pela coluna.
    Também sou filho de democratense da “velha guarda” e pude acompanhar as várias fases do nosso querido jacaré. Me lembro especialmente do retorno ao profissionalismo na década de 1980, quando muitas vezes “matava aula” no Cristo Rei e no Promove para ver os jogos da segundona à noite. Também me lembro de vários jogos no Duarte de Paiva, onde impúnhamos muito respeito, inclusive nos grandes da capital. Hoje sempre que posso levo meu velho Ézio para cornetar na Arena. Que venha o centenário e que nossa cidade acorde e ajude o nosso jacaré!!!

  • Flavio Reis disse:

    Valeu Chico ! somente nós podemos avaliar o quanto foi difícil mas também as vezes prazeroso estar a frente do Democrata.

  • Reinaldo disse:

    Parabéns Democrata que possa brilha na elite do mineiro ano que vez!!!!

  • Francisco Barbosa disse:

    Valeu.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Parabéns a este simpático clube de Sete Lagoas, tão tradicional, do qual possuo uma camisa oficial (presenteada pelo nobre Chico Maia em um sorteio do blog há alguns anos).

  • Nelson Roberto B Jr disse:

    Chico, para conhecimento, segue abaixo o Decreto Lei n. 1523 de 12.06.13 do Prefeito de BH concedendo moleza para turma durante esta C. das Confederações que não acrescenta nada ao futebol.

    Institui ponto facultativo no dia 17 de junho de 2013, em razão da realização de jogo da Copa das Confederações FIFA 2013 na Capital.

    O Prefeito de Belo Horizonte, no exercício de suas atribuições legais, em especial a que lhe confere o inciso VII do art. 108 da Lei Orgânica do Município, considerando o disposto no parágrafo único do art. 56 da Lei Federal nº 12.663, de 5 de junho de 2012, e a participação do Município na realização da Copa das Confederações FIFA 2013, decreta:

    Art. 1º – O dia 17 de junho de 2013 será considerado ponto facultativo, a partir das 12 horas.

    Art. 2º – Os órgãos públicos cujos serviços são considerados essenciais funcionarão normalmente, incluindo o plantão na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – Comdec e no Grupo de Área de Risco – Gear.

    § 1º – A Secretaria Municipal de Saúde regulamentará, por intermédio de Portaria, o funcionamento dos serviços a ela vinculados.

    § 2º – No caso dos demais serviços indispensáveis à população, fica facultado aos Secretários Municipais e dirigentes das entidades descentralizadas a regulamentação do funcionamento especial dos mesmos.

    Art. 3º – No dia e horário mencionados no art. 1º deste Decreto, a Central de Atendimento Presencial do Sistema de Atendimento Integrado ao Cidadão – BH Resolve não funcionará para atendimento ao público.

    Art. 4º – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    Belo Horizonte, 12 de junho de 2013

    Marcio Araujo de Lacerda – Prefeito de Belo Horizonte

  • Falando no primeiro século de vida, aí na capital das Alterosas existe um clube que devido à tradicional frieza de seus quase “torcedores”, tem que tomar muito cuidado e sua diretoria tem que agir com a esperteza de uma “raposa”, para que não vire como alguns clubes do início do século passado: condenado ao ostracismo!

    – E tomara que aconteça isso no mais curto espaço de tempo possível, para o bem do futebol imparcial, sem manipulação, sem viradas de mesa… Quanta alegria proporcionará à maioria mineira!

  • Alexandre disse:

    Parabéns Democrata, mesmo longe guardo um carinho enorme por ti!

    Até consegui converter alguns cariocas torcerem e gostarem do nosso Jacaré, pois é um clube legal de se gostar!

  • Parabéns ao Democrata pelo quase primeiro século de vida, orgulho da linda Sete Lagoas!

  • Leonardo Cordeiro disse:

    Chico,

    Parabéns pelas belas palavras e pela criatividade no texto. Realmente acho que dá um livro essa linda história. Quem sabe esse inclusive seja o prefácio. Estamos juntos nessa luta pelo bem do nosso Democrata, time que se confunde com a história da nossa amada Sete Lagoas. Afinal, times como o Siderúrgica e tantos outros simplesmente acabaram. E uma marca historica, de tantas glórias e tantas lutas como o Democrata, não pode entrar para uma enciclopédia como um ex-time. O Democrata é eterno e lapidador de craques e grandes jogadores.

    NA FORÇA DE CADA UM, A VITÓRIA DE TODOS!!!

    Abraço,
    Leo

  • rubens disse:

    Os caras que estavam nas ruas protestando há 30 anos atrás, hoje roubam e mandam a policia espancar os jovens que protestam por motivos bem menos que antes…O lema deles é “falem bem de min, porque se for mal eu dou porrada…” Viva o Brasil