Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Rosário respira política e futebol, e cidade se divide, contra e a favor do Galo

O Atlético chegou às 20h20 em Rosário, em um aeroporto que se parece com o da Pampulha.

Quase deserto, todas as lojas fechadas e alguns atleticanos para receber o time.

ABAETEPITANGUI

De Abaeté, o dentista Daniel Morato (esquerda), com o pai Edvar Morato (centro) e Luiz Carlos Rocha, de Pitangui, que tem uma filha, Luiza, casada com argentino e que vive há oito anos em Rosário.

A distância até o centro é de 13 Km e no caminho algumas características da cidade e da província de Santa Fé: paixão pela política e pelo futebol, com pichações nos muros de “NOB Campeón”, referentes ao recente título nacional conquistado pelo adversário do Galo, e frases fervorosas contra a presidente Cristina Kirchner e também contra o jornal Clarín, maior opositor do governo na imprensa.

CARROPIXACAO

A cidade está suja, prédios históricos mal cuidados e intensa propaganda política, já que haverá prévias de eleições para deputados provinciais em agosto e em outubro as eleições em si.

CAMPANHAMARTIN

No sistema eleitoral deles as prévias montam as chapas dos partidos que irão concorrer.

A temperatura neste momento é 12 graus, e a noite ainda prevalece. O sol só dará as caras lá pelas 8h30.

CAMPANHACARTAZ

A hora daqui é a mesma de Belo Horizonte.

Apesar do desleixo, que faz lembrar muitas cidades nossas, Rosário é uma cidade agradabilíssima e respira futebol.

No táxi, recepção de hotel, restaurantes e em qualquer lugar que se vá, não se fala de outra coisa.

PIXACAOPORTA

Com seus 1,2 milhão de habitantes, é dividida de forma radical entre torcedores do “Central” e do Newell’s Old Boys. Outra grande semelhança com Belo Horizonte.

Todos perguntam: como está o Atlético? A parada para a Copa das Confederações foi boa ou ruim?

Os do Rosário Central, lamentam os desfalques da zaga titular, do volante Leandro Donizete, e emendam, “que o Mineiro arrebente com eles aqui mesmo”.

PIXACAOFAIXA

Os do NOB, prevêem que, com estes desfalques ficará mais fácil para dar uma goleada que garanta jogo mais tranqüilo em Belo Horizonte, e apostam que a tática será sufocar o Galo do primeiro ao último minuto.

BARMESSI

Rosário é a cidade natal de famosos como Ernesto Che Guevara, Lionel Messi, Di Maria e muita gente mais. Fotos do Messi estão em quase todos os bares, restaurantes e locais públicos.


» Comentar

Comentários:
20
  • Paulo disse:

    Once Caldas? KKK…

  • Tem alguns comentários que nem merecem resposta à altura devido ao alto destempero e arrogância azul. São dignos de dó, piedade…

    – À propósito: as fotos dos dos dizeres”Campeon 13″ são bem sugestivas!

  • audisio disse:

    Se o Lanus é um time pequeno, quem é o Sporting Crystal?

  • Marcos Vitório disse:

    Correção. O Galo foi campeão sobre o Lanús em 1997 (4 x1- 1 x1 ). Em 1992 ganhou do Olímpia do Paraguai. Digam o que quiserem, mas campeões da Conmebal só foram times da primeira divisão Brasil ou Argentina.

  • Daniel Morato disse:

    Grande Chico Maia, estamos juntos!! Belas palavras sobre a cidade e o clima envolvendo o jogo. Apesar de desfalques e da pressão, confio no time e acho que sairemos pelo menos com empate.
    Um grande abraço!

  • THIAGO disse:

    Lanus é equipe de terceira linha da Argentina, é o Ameriquinha do Hermanos, não se iludam, dia 3 o coro vai comer, e quero ver quem nesse time é homem ou marica, acho que o Ricky vai se revelar.kkkkk

  • sergio disse:

    Lembrando que o Atlético foi campeão sul americano em cima do Lanus em 1997.

  • audisio disse:

    A preocupação maior do NOB é com o Ronaldinho.
    Nada mais natural do que isso. Bernard chega em Rosario como uma estrêla ascendente de primeira grandeza. Campeão da Copa das Confederações, considerado por todos uma das principais revelações do futebol brasileiro nos últimos dois anos. Jo chega em Rosário com a imprensa dando ênfase no seu grande oportunismo e na sua fase esplendorosa. Todos eles precisarão de atenção especial do time argentino. Aí que mora a grande oportunidade do Galo: Diego Tardelli. Um pouco esquecido diante de toda essa badalação, o atacante do Galo está completamente concentrado e se deixarem poderá ser o grande nome do jogo! Diego Tardelli, na minha opinião, é um fantástico jogador, muito mais do que os outros dois atacantes que voltam da seleção, e se deixarem ele tocar a bola vai entrar para a história. Não acho que a ausencia de Leonardo Silva fará tanta falta quanto a do Rever. Leo Silva estava muito claudicante nos últimos jogos inclusive fazendo alguns penaltis completamente idiotas que poderiam ter custado a Copa para o Atlético. Já Gilberto Silva é um jogador muito experiente, mas somente isso não basta! A idade parece que pesou e sua lentidão é evedente! Se torna o principal ponto de preocupação do time atleticano. Já a ausencia de Lenadro Donizette se transforma numa grande oportunidade para Josué mostrar porque foi um jogador campeoníssimo onde passou. Possuidor de grande experiencia internacional, ótimo toque de bola e grande poder de marcação, poderá suprir até com vantagens a ausencia do Donizette. No mais é esperar pelo jogão, torcendo para que não haja nenhum destempêro e que o Galo utilize os enormes kilometros rodados de Ronaldinho e cia para se impor no gramados agentinos.
    Quem sabe não voltará com uma vitórica histórica como aquela sobre o Lanus?

    Por falar em Lanus, para aqueles que são cegos e nunca reconhecem nada dos adversários, este time que praticamente todos os anos disputa a Libertadores representando a Argentina, foi derrotado em Buenos Aires pelo Galo por 4 x 1 numa final sulamericana em 94, quando o Clube Atlético Mineiro se tornou Campeão Sul Americano da Taça Conmembol.

    Seca Pimenteira Futebol Clube, esqueçam da Portuguesa e cruzem os dedos…

  • Matheus disse:

    Não acho que o galo deva entrar fechado – todos os jogos que o galo entrou assim, perdeu ou empatou… O galo sabe jogar p frente, na pressão na saída de bola, roubada de bola no meio, ligação rápida entre o quarteto. Ao jogar assim, prende o adversario no campo de defesa… Se o galo jogar fechado, vai passar sufoco. Se tomar um gol no inicio, mas manter a postura ofensiva, acontecerá o que aconteceu com o arsenal de sarandí!

  • Luciano Nogueira disse:

    Acho que o segredo é tentar manter o máximo de tempo possível a posse de bola.

  • KLEBER BSB disse:

    Na minha opinião a melhor defesa é o ataque, se o quarteto funcionar bem poderemos fazer gols e ganhar a partida. Amigos de agora em diante não tem jogo fácil, portanto colegas de Blog amanhã será outro teste para cárdiaco. Meu médico á aumentou a dose do meu remédio.
    Vamos lá Galão da Massa!!!!! Muita força e coragem!!!!

  • Silvio Torres disse:

    Mais do que desfalques, o que sempre pesa no Atlético nos momentos decisivos é a “tremedeira”. Passam os anos, mudam técnicos e treinadores, e a história sempre se repete. Este ano uma dose de sorte tem ajudado, mas o amarelão já pintou no jogo de ida contra o São Paulo até a expulsão do Lúcio e no primeiro tempo da decisão contra o Cruzeiro. Acorda Galo! Aproveitando o clima dos pampas: sejam hombres!

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Quando ninguém esperava, ocorrem esses desfalques para o Galo, o que me deixa temeroso. O estádio lá é uma panela de pressão com efeito igual ou superior ao do Independência lotado, além do time local ser bom, principalmente pelo faro de gol d Scocco e da habilidade e inteligência de Maxi Rodriguez.

    Que a sorte acompanhe o Galo!

  • Rodrigo Galodoido disse:

    Concordo com o Raws. Penso que o Cuca deveria ter treinado o time para fechar duas linhas de quatro na frente da área. Deslocaria o Richarlyson pro meio, com Júnior César na lateral, ou o Lucas Cândido e Richarlyson na lateral. Bernard fica pro segundo tempo.

    O Newel`s perdeu em casa pro Velez, nas oitavas e não marcou gols no Boca, nas quartas. Então, não é nenhum bicho papão. Nem é um timinho. Imagino que o São Paulo seja melhor que o NOB, mas, contra o Galo jogou desfalcado e facilitou a goleada no 2º jogo. Tomara que o Galo não sofra como o São Paulo com os desfalques.

    Palpite: Galo 1 a 0. Gol: Tardelli

  • Cassiano disse:

    Parada tortissíma pro Galo!!!! Amanha vai ter que ser na raça…… Se jogar com vontade pode trazer um bom resultado de lá.

  • Raws disse:

    Chico e amigos, bom dia!
    Talvez os desfalques vieram para que o Galo se concentre mais no sistema de marcação, quesito que contra o Tijuana no México foi falho.
    Eu pouparia o Bernard para o segundo tempo, pois continuo achando que para jogos fora de casa, fechar o meio com um especialista é melhor do que recuar um atacante, que não tem as mesmas características de marcação. No mais vamos lá, força Galo e muita fé…

  • J.B.CRUZ disse:

    O NEWELL,S OLD BOYS é um time arrumadinho..O galo terá problemas, não que é pior que o time argentino,mas, porque ficou na mordomia na copa das confederações, não fazendo nenhum jogo treino e tem desfalques pontuais..
    Pelo equilibrio de forças das duas equipes, fica a sensação que quem marcar primeiro leva a rapadura….

  • Welberth Quirino disse:

    2×2. Fim de história

  • Rodrigo Assis disse:

    Chico tire bastante fotos ai pra gente e poste.

    Que Deus abençõe o galo nessa caminhada, e a equipe possa jogar seu melhor futebol.

  • Antônio Sérgio paiva disse:

    Abração Chico. Acompanho diariamente seu Blog, sou Secretário de Esportes, aqui na minha terra, e gostaria de convida-lo a conhecer esse pedacinho de Céu aqui nos Sul das Minas Gerais. Sou Atleticano, mas não vou assistir esse jogo de quarta contra o Newels, tenho medo de enfarte. Parabéns pelo seu Blog. Um abração.

    – Conceição do Rio Verde – MG