Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Direto da Bahia, homenagem de um atleticano da gema ao Alexandre Kalil

Emmerson José é um dos maiores divulgadores que o Atlético tem no mundo. Belorizontino, do Bairro São Paulo, foi para a Bahia bem jovem, em 1985, onde se tornou grande nome da comunicação, graças ao seu talento como radialista.

Entrou para a história como o primeiro não baiano, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, e o mais jovem a ocupar este cargo na história do legislativo soteropolitano.

Um dos mais apaixonados atleticanos que conheço, prestou homenagem ao presidente Alexandre Kalil, que, com a sua diretoria, tirou o Galo do atoleiro, e o colocou novamente na prateleira de cima do futebol brasileiro.

emmerson_05-99a9cc71f3

Na íntegra, o artigo do Emmerson José:

* “Uma Locomotiva Chamada Kalil”

(por Emmerson José)

25 de agosto. Eu queria ter nascido nesse dia, diria um grande fã do eterno e inesquecível Elvis. Nem precisaria ser em Tupelo, Mississippi. ‘Pai, por que eu não nasci em nove de outubro, como Lennon?’, perguntaria um beatlemaníaco para o mentor, emendando Mother em seguida, para não causar ciúmes. Nem necessitava ser um país civilizado como a Inglaterra. Mesmo que fosse aqui neste terceiro mundão. Não, leitores e internautas, isso não é fantasia. Acontece diariamente.

O tempo que você levou para ler até aqui este texto, foi o mesmo que alguém no mundo ou fez ou se fez esta pergunta. A emoção e a paixão são a base e o fundamento da alegria de milhões ao redor do planetão Terra. Ah, a paixão… Algo que tem uma relação siamesa com o futebol. E se falar em futebol no Brasil, tem de se falar na apaixonada nação atleticana. Agora imagine, você torcedor do Atlético, tendo nascido no dia 25 de março? É muito, né? Difícil, hein? Imagine nascer nesse dia histórico, ser filho de um dos maiores pilares da história atleticana e comandar a grande virada do clube na sua existência? Homem de sorte este Kalil…

O Galo já ganhou a América? Ainda não. O Brasileirão ou a Copa do Brasil 2013? Também não. Mas ganhou o mundo. Ganhou os mais afastados rincões deste Brasil e desta América do Sul. Aliás, Brasil que sempre só apresentou destaques no eixo Rio – São Paulo, centro preferido da mídia esportiva nacional e, claro, das arbitragens. A maior vitória do Galo neste biênio 2012/2013 não é título. Ao menos ainda. É mudar essa trajetória da bola e da mídia. É ter valor e respeito no mercado, é a multidão que o persegue. É o recall do investimento que foi feito.

Que inveja de milhões de atleticanos tem este obstinado responsável por isso, chamado Alexandre Kalil. Ele sabe que nada foi fácil. Homem que forjou seu caráter em casa, entende a dificuldade de vencer em um meio que é um campo minado. ‘Quem tem amigo, nunca é um fracassado’. Este fragmento foi retirado da obra de arte A Felicidade Não Se Compra, clássica película de Frank Capra. Um filme que é em preto e branco, alvinegro, portanto. Em seu pior momento no seu amado Atlético, Kalil (o filho) recebeu um telefonema de um pai atleticano, que com o filho, lembraram a ele essa máxima de Capra. Alexandre, o marrento, o nervoso, mas o apaixonado atleticano assimilou, mesmo sendo uma mensagem cruzada a 1.500 quilômetros de distância de BH. Deu no que deu. Ele matou no peito o lançamento da mensagem e enfiou nas redes.

Afinal, aqui é Galo, como diz sua maior contratação, o fenomenal Ronaldinho Gaúcho. Mas nos bastidores, é Kalil. O combustível desta locomotiva é o amor da torcida, que nunca vai evaporar…

* Emmerson José é editor-chefe e âncora da rádio CBN Salvador e do Fala Bahia da Bahia FM.

Além disso, é Galo na Veia

facebook.com/emmersonjose.jose

@emmersonjose


» Comentar

Comentários:
26
  • Nelson Roberto B Junior disse:

    Chico esse Thales veste roupa nas cores vermelha e azul, com três sininhos na cabeça? Tenha santa paciência…

    O cara comenta que “alguns atleticanos que frequentam o blog precisam aprender a conviver com opinioes diferentes da dele”. Vc tá certo, seus comentários ridículos e incongruentes estão certos, todos nós atleticanos aqui estamos errados…

    Pelo menos essa cara provoca e traz no blog o riso, o hilário, a figura faz a NOBREZA ALVINEGRA rir, divertir-se!.
    SAN!!!

  • @cabrito disse:

    Chico,

    O atleticano Emmerson José é sim, um apaixonado atleticano e posso atestar, moço.
    Em algumas oportunidades dividimos o mesmo sofá a mesma arquibancada e vi no amigo Emmerson a manifestação de uma MASSA inteira sair de seu peito em defesa do nosso Galo. É de impressionar, sô!
    Parabéns, Chico, pela homenagem ao Emmerson.
    Somos do Clube Atlético Mineiro e por SERmos, somos UM!

    @cabrito2606

  • Nelson Henrique disse:

    Cesar,
    não entender o que lê é prerrogativa doa analfabetos funcionais. Portanto não há nenhuma novidade no que você disse.
    O melhor a fazer é não ler ou esquecer e não ligar.

    noVEADOis. desde 1927

  • Clécio Max disse:

    Pois é, meu velho Emmerson José.
    Acompanho o galo sempre que posso, pois quero que a raposinha esteja sempre com o rabo entre as pernas e sempre temendo o Galo.
    Mas, o que quero dizer mesmo é que estaria feliz a Nação Tricolor se o Bahia tivesse um presidente com a coragem, o envolvimento, a capacidade de negociar e a seriedade do atleticano Alexandre Kalil.
    Um dirigente que não se rendeu ao consórcio que cuida do Mineirão e só aceita negociar se o Galo tiver vantagens, como é de direito, especialmente financeiras.
    Parabéns a vocês atleticanos e nesta quarta vamos brocar os argentinos do Newell’s Old Boy.
    Ronaldinho e Tardelli serão os caras do jogo, numa noite de Galo 4×1 Newell’s Old Boy.
    Bora Galo, minha porra!!!

  • Richard disse:

    Gente, o Thatá Rachada além de o maior chato de galocha do blog é burro pra carvalho. Essa onagra não percebeu que o Atleticano ama de paixão o time sem a necessidade dos tais “títulos”. Na sua cabeça atordoada, ele não consegue perceber a alma do Atleticano que chora só de ver o hino ser entoado pela charanga, pelos torcedores. Ele não consegue entender que o Galão da Massa é a nossa nação, que amamos profundamente, e convivemos com ela 24 horas por dia. Oh! onagra que fala pelo de baixo, os títulos (aqueles que vão para mais de onze anos que seu timinho de cocô não ganha), vamos tê-los um dia, mas com certeza ainda vão ser muito menos importantes do que o amor incondicional que temos pela instituição Clube Atlético Mineiro. Se você conseguir pensar um pouquinho seu Tapirídeo Perissodactyla, você vai perceber que a diferença entre um Atleticano e uma Maricona como você é a diferença entre um Quentin Tarantino e uma Glória Perez.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Amigos atleticanos, já tenho a solução pra esse bando de pseudo-cruzeireiros que não tiram o Galo da boca, do pensamento, das tarefas diárias, dos dedos calejados de tanto digitar “GALO” nos teclados do notebooks e celulares.
    1 – Eles amam o Atlético incondicionalmente;
    2 – São “marias” legítimas;
    3 – São piedosamente megalomaníacos, com sua mania de grandeza e arrogância peculiar…

    simples, passem a torcer para o Club Atlético Maria Grande, de Entre ríos, Argentina:

    http://www.panoramio.com/photo/85445554

    http://www.infomariagrande.com/es/mayo2012/locales/53/Se-disputa-la-%E2%80%9CCopa-Ciudad-de-Mar%C3%ADa-Grande%E2%80%9D-en-el-orden-local.htm

    Pelo o menos serão mais originais e menos ridículos e poderão parar de fingir sua são cruzeireiros só para terem desculpas para passarem o dia inteiro falando do Atlético.

  • Aurélio Mendes disse:

    A hiena falante ataca novamente. Tem que ter muito saco pra aguentar esse sujeito.

  • Fausto disse:

    Esse “cor de rosa” é o sargento Garcia do Blog………… “

  • EDUARDO - BH disse:

    tô com medo de alguns bons amigos cruzeirenses infartar durante ou depois da partida do Galo X NOB. A eles tenho dito- isto serve para os nao amigos tbém – que o melhor é dormir mais cedo na quarta e se preocupar apenas com o time deles. Nós atleticanos estamos muito tranquilos e felizes com a boa campanha deste ano. No final do ano iremos contabilizar grandes conquistas.
    Sds atleticanas !!!!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Deixa o thales rosa gente, o que seria esse blog sem os comentários dele?

  • Cesar disse:

    Thales,

    Você não entendeu o que eu disse ou fingiu que não entendeu. Eles não lembraram do Cruzeiro. Do título da libertadores do Cruzeiro onde quem fez o Gol foi o atleta de quem eles estavam falando, mas eles lembraram do São Paulo e mais dois times por onde ele passou um se eu não me engano foi o Corinthians o outro não me lembro mas era um time médio tipo Goiás, Curitiba, não me lembro mas não lembraram do seu Cruzeiro.

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Eu falo que essa obssessão dos pseudo-cruzeireiros pelo Galo é coisa pra psicanalista e alguns insistem não concordar.
    Vejam um comentário de um internauta na página do globoesporte.com:

    ” José Júnior 4 minutos atrás

    não sou do minas, mas gostaria de entender por que todo cruzeirense torce mais contra o atlético do que torce a favor do cruzeiro? por quê?”

    Quem quiser confirmar é só acessar:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/newells-old-boys-nao-deve-treinar-em-bh-para-jogo-contra-o-atletico-mg.html#jogo-atletico-mg-x-newell%27s-old-boys—10/07/2013-21%3A50

    É da dar pena mesmo…

  • Dudu GALOMAIO BH disse:

    Esse radialista se esqueceu de avisar, ao bobinho… sempre muito bobinho thales atleticano rosa que QUALQUER QUE SEJA O RESULTADO, o time será esquecido.
    Futebol se vive ano após ano… mesmo os campeões, se não voltam a vencer, são esquecidos.

    Haja paciência, meu Deus…

  • Carlos Castro disse:

    As ponderações do Paulo dispensam mais comentários. Parabéns Paulo.

  • thales rosa disse:

    Dida foi muito mais importante que o Elivelton naquele titulo!!! Esse sim devia ter uma estatua la no Cruzeiro. Ao lado de mais uns 5 ou 6 que marcaram a historia no clube.

  • thales rosa disse:

    Cesar e quem é Elivelton no futebol brasileiro? No Futebol mundial?
    É um ze ninguem, um meia atacante que marcou 24 gols em toda sua carreira!

    É tipo o Gabiru teve a sorte de fazer o gol mais importante da historia do Internacional, e que mais ele fez?

    Se voce falasse que o Marcelo Ramos, Dida, Palinha (jogadores daquele time de 97) não citaram o Cruzeiro como grande Clube que ele passaram ai sim eu me preocuparia, mas Elivelton?

    Me poupe cara!

  • KLEBER BSB disse:

    Tenho o mesmo sentimento do Emerson, estou a 1200 km de Belo Horizonte mas a paixão é a mesma. Meus amigos daqui todos empolgados com a final da copa das confederações, com a Seleção CBF e um amigo perguntou a minha esposa como eu tinha ficado após a conquista da Seleção e a resposta dela foi bem simples ” a seleção dele é o Galo”. Galo sempre!!!
    Ps. ao Sr. Rosa neste comentário não cabe Ipirangas, Palestras ou outros nomes que agora são chamados!!!!!!
    Vamos lá Galo, nós acreditamos!!!

  • Marco disse:

    Concordo com as opiniões do Paulo e do Cesar.
    Já tinha prometido que não iria ler nem comentar sobre o rapaz, plantonista, que enruste uma paixão avassaladora pelo Galo e assuntos relacionados ao mesmo.
    Não sou do ramo da Psicologia, mas se fosse professor universitário, iria sugerir um trabalho de conclusão de curso sobre o mesmo. Daria um belo trabalho na minha opinião e renderia muito assunto de estudo para os estudantes do curso. #ficaadica
    Sugiro que ignoremos o mesmo, esta é sua glória, comentários e indignações quanto a suas colocações! Sigamos em frente nesse ótimo blog!
    Saudações Alvinegras!

  • audisio disse:

    Engraçado é que o cruzeiro joga hoje e esse Thales só fala aqui no post do Galo. O Thales estamos só a dois pontos do seu segundo time disputando com os reservas.
    Deixa os atleticanos comentarem sobre o Tardelli, Ronaldinho, Rever, Bernard, Jo. Vai comentar lá no seu quintal sobre o grande Anselmo Ramon…

  • Cesar disse:

    Quanto ao Kalil, infelizmente alguns Atleticanos se o Atlético não ganhar a Libertadores vão descer a lenha nele como se a culpa fosse dele, e vai parecer que nos últimos anos disputamos a libertadores todo ano e vencemos todas menos os anos em que ele teve na presidência, só vão reconhecer o seu trabalho quando os Zizas da vida assumirem o Atlético novamente. Para mim que presenciei a administração do seu pai nos anos 80, e acompanho o Atlético desde de 1971, quando tinha apenas 7 anos, digo com certeza que seu Pai foi o maior presidente que o Atlético teve e o Alexandre faz uma administração igual ou até melhor porque pegou o ATLÉTICO numa situação de calamidade, hoje é respeitado no mundo inteiro.
    Thales, todo time de futebol é conhecido e respeitado pelo futebol que joga, e pelos jogadores que tem no elenco. O seu Cruzeiro é conhecido no mundo inteiro por jogadores que teve no elenco, Tostão, Piaza, Dirceu Lopes e Alex, e O Atlético também pelos bons times que teve, com Cerezo, Reinaldo, Eder e hoje Ronaldinho Gaúcho, todos eles passam e os Clubes ficam, e por sorte hoje temos o Ronaldinho no elenco, e ele vai passar e o Atlético vai ficar, e pode ficar tranquilo e calmo porque com certeza não vai demorar muito, por que se demorar temo pela sua saúde, porque isso está fazendo muito mal a você.

  • Cesar disse:

    Thales,

    Vocês ficam babando o ovo dizendo que o Cruzeiro é conhecido por seus títulos da Libertadores. Esses dias com o início da 2ª divisão mineira de 2013 a EP TV de Varginha fez um reportagem sobre o Esportivo de Passos por onde teve início a carreira do Elivelton e falou dos grandes Clubes que ele jogou, São Paulo, e mais dois grandes do Brasil e não lembrou do Cruzeiro, justamente do Cruzeiro onde com certeza ele fez o Gol mais importante da sua carreira na final da Libertadores de 1996, o gol do título, e é uma Emissora de Varginha dentro do nosso estado. Eu mesmo Atléticano fiquei indignado.

  • JOAO disse:

    Esse Thales, vive Galo 25 horas do dia.

    Poderia aparecer lá no Independência!!!!

  • Henrique Ipatinga disse:

    É Thales, essa dor de cotovelo não passa.
    O Fred Melo Paiva tem razão quando diz que 1/3 dos cruzeirenses sonha em ficar sozinho no mundo para poder gritar GALO!!!!
    Thales, com certeza, é um deles.

  • Paulo disse:

    Aproveitando: opinião diferente (e vamos testar a tolerância do contrário e do democrático…): quem perdura na América é somente Boca Jrs e um pouco menos, São Paulo. O resto, teve seu brilho, sua história, registro e esquecimento paulatino. Bom senso é bom quando é isonômico. Travestido de falsa maturidade é mais patético que paixão assumida.

  • Paulo disse:

    Falei no post abaixo sobre o Fluminense, e repito:

    Aos fatos:
    -Corinthians se reconstruindo;
    -Palmeiras na série B;
    -os times do RJ todos quebrados, alguns em vias de serem novamente rebaixados;
    -Santos sem Neymar é um time mais que comum;
    -Inter e Grêmio não assustam;
    -Cruzeiro em fase de reconstrução.

    Respeito muito opiniões adversas, mas eventual desclassificação amanhã (acredito na classificação) não deve e não pode ser pretexto para equivocada caça às bruxas. Galo está no caminho certo. Não caiamos na “pilha” dos inimigos que têm interesse em nos desmobilizar. Coisa boas virão.

  • thales rosa disse:

    O radialista so esqueceu de mencionar em seu texto que esse “holofote” em cima do atletico so se mantem se o time ganhar algo. Não ganhando a midia passa, o reconhecimento passa e o time cai novamente no esquecimento. O reconhecimento atual vem muito do Ronaldinho gaucho, quando ele for embora pronto, acabou a midia, nao vieram titulos importantes e ai?

    O Cruzeiro ficou conhecido na America por suas conquistas e diversas participações na libertadores e isso perdura nas Americas, não precisamos contratar um cara que ja foi o melhor do mundo para aparecer na midia, para ser conhecido no mundo..

    Alguns atleticanos que frequentam o blog precisam aprender a conviver com opinioes diferentes da dele.