Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Em entrevista ao Cosme Rimoli, irmão de Ronaldinho fala da gratidão dele à massa do Galo

Ótima entrevista do Cosme Rimoli com o Assis, ex-jogador, irmão e procurador do Ronaldinho. Passado, presente e futuro do craque neste papo que transcrevo na íntegra, com a devida licença do amigo Cosme:

* “Um precisava do outro”.

O Ronaldo precisava do Atlético Mineiro.

E o Atlético Mineiro precisava do Ronaldo.

Foi o casamento perfeito.

O destino os uniu.

Por isso o sucesso todo.

Até na Libertadores…”

As frases são de Assis.

Ele foi o responsável pela ida do irmão à Cidade do Galo.

E na véspera da final da Libertadores, está muito orgulhoso.

Com a morte prematura do pai, Assis tem uma relação paterna com o meia.

É responsável por todas as suas decisões na carreira.

Em entrevista exclusiva ao blog, ele mostra sua ansiedade.

E revela que estavam sem rumo com a turbulenta saída do Flamengo.

Até que o seu celular tocou.

Do outro lado estava Cuca.

E deu no que deu…

cam

O Atlético começa a decidir a Libertadores amanhã.

Você imaginava todo esse sucesso do Ronaldinho.

Esse casamento de corpo e alma com Minas Gerais?

Ele já é um dos maiores ídolo da história do Atlético Mineiro…

Há situações que só Deus e o destino podem explicar. Nós estávamos muito chateados pelo que aconteceu no Flamengo. Foi muito ruim o final da sua passagem por lá. A gente estava ainda decidindo o que fazer quando toca o meu celular e era o Cuca. Nós jogamos juntos no Grêmio, somos amigos. Ele me falou do projeto sério que tinha com a direção do Atlético Mineiro. E que o Ronaldo era o camisa 10 que precisava. Acreditamos no Cuca e no poderio do Atlético Mineiro. Não é fácil sair do eixo Rio-São Paulo e entrar de cabeça em um projeto. Foi a melhor coisa que nos aconteceu. Ficou muito claro que o do Atlético precisava do Ronaldo e o Ronaldo precisava do Atlético. Ele quer muito ser campeão da Libertadores. Está focado demais por esse título.

Qual era o plano de Cuca?

Fazer o Atlético buscar os grandes títulos. O clube tem uma torcida maravilhosa, um potencial incrível e infraestrutura que poucos no Brasil possuem. O elenco é excelente, com o respaldo do Kalil para o que precisar. Havia a possibilidade de brigar, buscar o que viesse pela frente. A Libertadores é algo muito possível. O trabalho foi feito da maneira mais séria possível. Com todos empenhados. Aos poucos, o projeto foi se materializando. Foi um trabalho cuidadoso. Mas com uma evolução incrível. Veio a classificação para a Libertadores, a conquista do Campeonato Mineiro. A campanha excelente e agora a final da Libertadores. Tudo foi colocado em prática e deu muito certo. A nossa escolha foi a melhor possível.

O Ronaldinho deu uma reviravolta na carreira.

Muitos não acreditavam mais nele.

Seus últimos dias no Flamengo foram péssimos…

Sinceramente, não quero falar sobre Flamengo. O que passou, passou. O que está provado é que se o Ronaldo tiver condições de trabalhar ele rende. Mas é preciso estrutura. A resposta está aí por tudo o que ele está fazendo no Atlético Mineiro. Ele é um vencedor na vida. Dê uma olhada na carreira dele. Por onde passou, foi campeão. Em todos os clubes. Até no Flamengo. O tempo passou e a resposta está aí. Mostrou mais uma vez a qualidade do Ronaldinho como jogador. Um atleta humilde que faz questão de valorizar o grupo onde está. A sua presença só faz bem para o time e para o clube onde estiver. Minas Gerais estava esperando por ele. Está tudo certo. O que passou, passou. (Ainda não, já que ele e o irmão processam o Flamengo em R$ 55 milhões.)

r9maradona

Assis, e Seleção Brasileira?

O Marin deu uma entrevista falando que ele se atrasou na concentração.

E deixou claro que as portas estão fechadas…

Não comento entrevista de outra pessoa. O que posso dizer é que o Ronaldo sonha sim com a Seleção. Que grande jogador não quer disputar uma Copa do Mundo? Ele também. Mas não vai falar nada, bater boca com ninguém. Respeita. Todos sabem do seu potencial. Ele quer servir o Brasil. E continuará mostrando em campo se merece disputar a Copa. Mas focado no Atlético Mineiro. Fazendo de tudo pelo clube. Se essa dedicação o levar para a Seleção, ótimo. Se acontecer será algo natural, com as pessoas reconhecendo o que ele pode fazer para ajudar. Como ele sempre ajudou para onde foi. Não vai se expor, falar, cobrar. Se houver o reconhecimento, ótimo. Sonhar com a Seleção Brasileira ele sonha. Tem um orgulho danado quando coloca a camisa amarela. E o reconhecimento do mundo do futebol.

Você fala em foco.

E é impressionante como o Atlético se transformou com ele.

O clube passou a ser mais respeitado.

E dentro de campo, a confiança dos outros jogadores.

Com direito a três deles irem para a Seleção.

O elenco do Atlético Mineiro é excelente. Mas um jogador com o currículo do Ronaldo é raro no mundo. Todos os títulos. Ter sido melhor do mundo duas vezes. As decisões pelas quais passou. O planeta todo conhece o Ronaldo. Ele levou tudo isso para o time. Mas o segredo de ter dado certo é a sua humildade. Ele faz questão de se comportar como um jogador do grupo. Sem privilégios. Deixando seu currículo para lá na hora de trabalhar. Mas ele vem à tona durante as partidas, contra os adversários. Sempre houve um enorme respeito pelo Atlético Mineiro. O Ronaldo só agregou trazendo toda a sua vivência, seus títulos. Ele é um dos maiores vencedores do futebol mundial. Um dos grandes ídolos do futebol mundial. Isso pesa, não há como negar. E insisto, ele não se coloca acima de ninguém. Este é o segredo que faz com que os jogadores do Atlético tenham tanta amizade e parceria com o Ronaldo.

Independente de título, qual é o projeto agora.

Ele ficará muito mais tempo no Atlético?

Acabará a carreira em Minas Gerais?

Não há projeto mirabolante de futuro. Vamos esperar o que irá acontecer até o final do seu contrato. E depois iremos ver o que acontece. É um passo a cada vez. O momento é excelente, isso que importa agora.

A postura da torcida atleticana foi emocionante.

O apoio quando a mãe de vocês estava doente marcante…

Foi uma das maiores demonstrações de carinho. Não só à minha mãe, a mim, à família toda. A adoração dos torcedores mineiro é algo inexplicável. Ainda mais em um estado que nunca tivemos qualquer ligação. São coisas que só o futebol pode proporcionar. Nos sentimos em casa em Belo Horizonte. O carinho e respeito que temos da direção do Atlético nós faz muito bem. Mas a postura da torcida atleticana é maravilhosa. Por isso que falo em casamento perfeito. Eles precisavam de um jogador como o Ronaldo. E ele desse apoio incondicional. O resultado está no campo.

A idolatria em relação a Ronaldo continua no mundo.

E não é só da torcida do Atlético.

O ano que será lançado uma animação indiana sobre ele…

Sim, o Ronaldo está em projeto de animação que será lançado em 2014. Tudo está acontecendo na Índia, onde foi feito o lançamento. O grupo envolvido é dono do clube inglês Blackburn. Além disso, há o gibi feito pelo Maurício de Souza sobre o Ronaldo que é vendido na Itália e vai muito bem, obrigado. E há outro filme vindo por aí. É sobre o Atlético Mineiro, Ronaldo, essa campanha fantástica do clube na Libertadores. Ele é um ídolo e vive uma vida de ídolo. Ele movimenta o mercado. A adoração das pessoas é impressionante. Em qualquer lugar do mundo. Há a necessidade de sempre estar protegido. É o retrato do sucesso da sua carreira. E mais o seu carisma. O Ronaldo é mais do que atleta. É uma pessoa especial.

ASSISR9

Ronaldo teve várias propostas durante a carreira.

Quais as do futebol paulista?

Concretas..

Houve duas vezes que ele esteve para jogar no mercado paulista. Que é excelente, pela tudo que mobiliza. Recebemos boas propostas do Palmeiras e do São Paulo. Conversamos, negociamos. Mas não fechamos. É uma coisa de destino. As negociações bateram na trave.

O pai de vocês morreu precocemente.

Você virou a figura paterna, a referência de Ronaldo.

Qual sensação que tem quando analisa a carreira do seu irmão?

Eu tenho muito orgulho. Ele tem carisma, futebol, talento e um excelente caráter. Nós estivemos juntos em todas as vitórias, conquistas, momentos tristes, decepções, derrotas. E ele sempre me deu orgulho pela postura íntegra. O Ronaldo é um excelente profissional. Abriu mão de coisas que as pessoas normais têm na vida. Só para poder jogar futebol de altíssimo nível. E ninguém pense que é fácil. A sua carreira é excepcional. Passou pelo Grêmio, Paris Saint Germain, Barcelona, Milan, Flamengo e agora Atlético Mineiro. Foi campeão por onde passou. E grande ídolo de todos esses clubes tão importantes. Não é para qualquer um. Mais do que jogador, é uma pessoa muito especial. Quem tem a chance de conhecer de verdade, sabe. Tenho muito orgulho em dizer que sou seu irmão.

http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/o-atletico-mineiro-precisava-do-ronaldo-o-ronaldo-precisava-do-atletico-mineiro-foi-o-casamento-perfeito-o-destino-os-uniu-exclusiva-com-assis-irmao-empresario-e-pai-de-ronaldinho-gauc-16072013/


» Comentar

Comentários:
12
  • Ricardo Teixeira Guimaraes disse:

    Nascido de uma família de cruzeirense, me orgulho de ser um Atleticano doente, inclusive com o simbolo tatuado nas costas, na esperança de me transformar em Cruzeirense, meu pai me levou para assistir a Final da Supercopa 91 entre o Cruzeiro e River Plate, para conquistar a Supercopa de 91 o Cruzeiro precisa fazer 3 gols. E conseguiu, O resultado do jogo do Galo, não foi dos melhores, o que desanimou a massa foi o tempo do 2 gol, pois o jogo já estava praticamente acabado, se este mesmo resultado tivesse sido obtido quando o atleta do Olímpia perdeu um gol inacreditável, com certeza estaríamos mais esperançosos, pois este resultado ainda e melhor do que contra o NOB, porque agora podemos até levar um gol aqui. Enfim acredito e muito neste triunfo, e jogar o que eles sabem, colocar o coração na ponta da chuteira, resumindo jogar igual ao Diego e Pierre jogaram a ultima partida, podem entregar a faixa ao Galão.

  • audisio disse:

    Engraçado… Não vi o cruzeiro de Belo Horizonte na lista dos clubes que ele defendeu!!!

  • Fernando Vieira disse:

    Virou ídolo e o salário dele é de 900 mil por mês e não quase 2 milhões como o Thales disse. É um salário alto, mas está coerente com o retorno técnico e de imagem que ele trouxe até agora. http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/libertadores/ultimas-noticias/2013/07/17/salario-de-r-900-mil-de-ronaldinho-paga-quase-todo-o-time-do-olimpia.htm

  • Ricardo Lemos disse:

    Como disse em outro post, realmente R10 traz com ele algo mágico. Ele tem uma capacidade incrível de elevar o patamar de qualquer um.

    O Barcelona reconhece e agradece a ele tudo que fez pelo clube. Não poderia ser diferente aqui não. Nós atleticanos também reconhecemos e agradecemos a ele tudo que tem feito por nós.

    Agora, também é fato que o Galo e sua Massa fizeram algo também muito especial por ele. E tanto ele quanto sua família reconhecem e agradecem muito por isto. R10 é RGalo! #porr@!

  • Gui disse:

    O cara virou ídolo msm, agregou demais ao Galo ta feliz aqui e a torcida com ele, mas quem eu quero q marque o gol do título eh Tardelli, joga demais e tem mt raça, corre marca eh meia eh centroavante, em síntese encarna o espirito atleticano.

  • Rodrigo Galodoido disse:

    EU ACREDITOOO!!!!!
    Vai dar Galo e o R10 vai conquistar o título inédito para ele e para nós. O Mineirão vai ser, a partir da madrugada de 24 pra 25 de julho a Toca2. Explico:
    Toca o título do mineiro e o hino do Galo
    Toca o título da Libertadores e o hino do Galo
    Ou seja: Toca dois canecos lá dentro.
    Se a Copa do Brasil for decidida lá e o Galo vencer, vira Toca 3. Aí, no Mineiro do ano que vem… Toca 4 e assim vai…
    Vamos tocando canecos lá na galeria de troféus do antigo Mineirão, hoje Concretão.

  • @cabrito2606 disse:

    Chico,
    o encanto da MASSA atleticana é o Rei, sim!
    O Reinaldo é insubstituível, moço.
    Mas a MASSA terá, assim como tem com Cerezo, Éder, Luizinho e entre outros deste mesmo nível, pelo Ronaldinho Gaúcho um verdadeiro caso de gratidão, moço.
    Mas, entre o Ronaldinho Gaúcho e o Rei do Galo, a diferença é abissal, uai!
    Obrigado, aos que vestiram e vestem nossa pele, honrando nosso suor, né, Diego Tardelli!
    Obrigado à todos os atleticanos, assim como eu, que se mantém de pé, segurando este Clube nos braços e no canto mais poderoso do mundo, Chico.
    Depois do dia 24 de julho, a única certeza que tenho, é que estarei mais atleticano que ontem, uai!
    @cabrito2606

  • Leonardo disse:

    A sorte acompanha os audazes. E o Galo tem que ser audaz e encarar esse time do Olímpia. Com certeza eles vão levar prejuízo se isso ocorrer. Galo, por favor, vamos maneirar nas emoções dessa vez.

  • Aldemario Filho disse:

    Cosme Rímoli sempre atento as coisas do futebol mineiro. Jornalista muito competente da imprensa paulista.

  • Reinaldo disse:

    Parabéns Alexandre Kalil sua ousadia foi fundamental para contratação de Ronaldinho Gaucho….Bica elas Galo!!!!

  • Olá, Chico!
    Se ganhar a Libertadores passará a ser chamado Ronaldinho “Mineiro” http://www.euvistoacamisadogalo.com.br/

  • J.B.CRUZ disse:

    Ninguém pode negar que RONALDINHO faz parte do PANTEÃO de melhores jogadores de todos os tempos….

    Na minha relação dos 100 melhores jogadores de todos os tempos, RONALDINHO aparece na posição 41..Depois de NEYMAR 40 e antes de CRISTIANO RONALDO 42….O restante da lista a posteriore…