Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Galo diante de novo tabu: parar de ser eliminado pelo Botafogo em mata-matas

A notícia do portal Uol de hoje pode ser um indício que o Galo está para quebrar mais um tabu.

Vale lembrar que foi num Galo x Bota, também pela Copa do Brasil, que o então árbitro Carlos Eugênio Simon cometeu um dos maiores erros da história do futebol brasileiro, ajudando os cariocas eliminarem o Atlético, no Rio.

Vamos aguardar:

* “Botafogo desafia tabu diante de Atlético-MG ‘copeiro’ após Libertadores”

Adicionar uma imagemRONSEER

Ronaldinho e Seerdof, dois astros mundiais se enfrentando pela Copa do Brasil

O Botafogo encara o Atlético-MG nesta quinta-feira, às 21h50, no jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. E pelo histórico de confrontos entre os times, os cariocas podem se animar. Em 90 partidas, foram 42 vitórias, 22 empates e 26 derrotas. Em duelos de mata-mata, os donos da casa têm mais um tabu, já que nunca foram derrotados pelos mineiros. Foram cinco encontros com o time de General Severiano levando a melhor em todas as oportunidades: Copas do Brasil de 2007 e 2008, Sul-Americana de 2008 e 2011, além do Conmebol de 1993.

Por outro lado, o Atlético-MG mostra que a história poderá ser diferente desta vez. Após conquistar a Libertadores no fim de julho, o time ganhou fama de copeiro por eliminar grandes equipes utilizando a força do estádio Independência, em Belo Horizonte. Mesmo obtendo alguns resultados ruins como visitante, os mineiros conseguiram se recuperar no Horto e levaram o título inédito pelo clube.

Para este jogo, o Botafogo tem apenas uma dúvida para a escalação. Seedorf não participou do treinamento da última quarta-feira e não tem presença confirmada para o duelo. O técnico Oswaldo de Oliveira já definiu Alex como titular, caso o holandês não possa entrar em campo. Porém, a expectativa é que o camisa 10 não seja desfalque e encare o Atlético. Já Elias, que disputou a competição pelo Resende, não poderá jogar.

“O Atlético não precisa provar mais nada para ninguém. Conquistou uma competição que é dificílima como a Libertadores. Mostrou ser forte nessa fórmula de disputa. Nós estamos no caminho certo, fazendo grande campanha no Brasileiro. Será um grande jogo, com grandes jogadores em campo. Ronaldinho de lado, pode ter Seedorf do outro. O passado não entra em campo. São novos times em dois grandes jogos”, disse o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira.

Já o Atlético chega a Copa do Brasil vivendo o auge da sua história. Embalado pelo título da Libertadores, o time quer provar que ganhou experiência em disputar competições no estilo mata-mata. Na semifinal e final, os mineiros reverteram em Belo Horizonte as derrotas por 2 a 0, sofridas para o Newell’s Old Boys-ARG e Olimpia-PAR, em Rosário e Assunção, respectivamente. Antes, a equipe já havia eliminado São Paulo e Tijuana-MEX.

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/copa-do-brasil/ultimas-noticias/2013/08/22/botafogo-testa-freguesia-contra-atletico-mg-copeiro-apos-libertadores.htm


» Comentar

Comentários:
0
  • Thomaz disse:

    Ô Thales, a única razão que você tem e ser cruzeirense e, aí sim, em razão disso, ter carta branca para escrever o que quiser neste blog ( as barbaridades que você já comentou comprovam isso – lembra-se do Ronaldinho?). Amigo, o Galo é o Campeão das Américas e não há discurso, por mais tolo que seja, que possa mudar isso. Está classificado para disputar o mundial e Vossa Senhoria não pode mudar isso. Já está classificado para disputar a próxima Libertadores, e novamente só resta sacudir. Entendeu? Quem pode, pode. Quem não pode se sacode. Agora, reconheço que este blog dedica pouco espaço à conquista do Atlético e aí sou obrigado a reconhecer que você está em casa. Não é sem certa decepção que leio aqui certas postagens pós-conquista que só servem para dar munição ao tipo de comentário que você faz. Portanto, reconheço, você, Thales Rosa, está em casa.

  • Thales Rosa disse:

    Marcão o que voce fumou meu caro??????????? Deve ter fumado algo vindo do espaço direto para Varginha (que tem ligação direta com outros seres, falando serio eu creio em vida fora de terra)

    Bicho a FIFA deu o titulo de maior vencedor do seculo XX (seculo passado) ao Cruzeiro.

    Copa do Brasil não é titulo oficial mais?? Pq so dela o Cruzeiro teve 3 no seculo passado…

    Para quem era monotitulo ate um mes atras Marcao, voce esta forçando demais nao acha???

  • Thiago (Cruzeirense) disse:

    Vamos montar uma caravana para ir a varginha ajudar o Marcão que está sofrendo de delírio mental. ë nessas horas que temos que ser solidários.kkkkk.

  • Kleber BSBp disse:

    Pela primeira vez vou criticar o Cuca, na minha opinião errou muito nas substituições, nesta noite Pierre não esteve bem pra mim todos os gols foram falhas no meio campo que estava sem marcação forte. É preciso contratar um meio campista de marcação mais pesada. Jô também esteve muito mal, vamos aguardar mas será muito difícil reverter, numa partida que estava sobre controle no primeiro tempo.

  • Aos infelizes, desmoralizados, arrogantes, egocêntricos, desleais e eternos invejosos celestes (com raríssimas exceções): Dentre os grandes da série A, o maior vencedor de títulos oficiais do século passado é o enorme CAM, o sempre temido clube alvinegro TRI-CAMpeão Sulamericano, de acordo com a CBF…

    – No findar deste século, tal feito poderá ser igualado por outro clube, isso se o Galo der oportunidade aos demais. Portanto, dentre os grandes, o bicho-papão é o clube genuinamente mineiro, prá sempre!

    – Isso sem proteção da CBF ou de Senadores e Deputados, ao contrário do radicado celeste mutante, que graças à caridade da CBF, “conseguiu” ser campeão brasileiro na canetada, e isso é público e notório!

  • THIAGO disse:

    Copeiro? Não e muito exagero pra quem ganhou tao poucos títulos?

  • Geraldo Maximiano Santos disse:

    Não vi a imprensa dar valor maior sobre o titulo da libertadores. Senão veja. a libertadores teve são Paulo tri campeão do mundo, Boca Junior 5 x campeão do mundo, Gremio, Corintians, Olímpia, Nacional todos campeões do mundo, logo mais uma razão “somos campeão dos campões”!

    – Vepasiano

  • J.B.CRUZ disse:

    Caro DUDU GALOMAIO, tudo bem?..Tio GIGGIO adora seus comentários..Mas, já que você tocou no assunto de tabú entre BOTA-GALO, realmente em 1.968(taça Brasil), houve a famosa “mão grande no futebol” quando o jogo terminou empatado e para desempate era usado o sorteio cara ou coroa..Foi quando o Juiz jogou a moeda para cima e antes dela cair no chão, os jogadores do galo sairam comemorando como se eles haviam ganhado..E o juiz que já estava “puto'” por ter apitado um jogo tão ruim, nem deu ao trabalho de certificar se a moeda caiu do lado certo….Rsrsrsrs…

  • Em campeonatos tutelados pela CBF, todo cuidado é pouco quando se trata de confronto contra seus eternos protegidos do eixo RJ-SP.

    – Boa sorte, Galo, e que a arbitragem não queira “aparecer” mais que os atletas!

  • Dudu GALOMAIO BH(Campeão da América) disse:

    Chico, já tinha visto isso?
    Torcida Organizada patrocinar o time?

    http://www.lancenet.com.br/minuto/Bizz-Bizz_Patrocinio-Parana_Clube_0_979102277.html

  • navantino ferreira disse:

    ola td bem ? gostaria de saber onde eu poderei comprar o livro do galo eu acretido..,,em qual livraria e o endereço .por favor ogbdo…

    – belo horizonte

  • Dudu GALOMAIO BH(Campeão da América) disse:

    Nessa matéria do UOL tem um link : “comunicar erro”.
    Foi o que fiz, reclamando da informação incorreta.
    Sendo eu ou não, o que importa é que corrigiram a matéria, citando as eliminações de 67 e 94.
    Tudo bem que o Galo é mesmo freguÊs do Botafogo (coisas do futebol), mas a verdade deve sempre prevalecer.

  • Henrique Ipatinga disse:

    Vale lembrar que dos 4 últimos jogos o Galo venceu 3 vezes o Botafogo:

    – 2011 – Galo 4 x 0 Botafogo
    – 2012 – Galo 3 x 2 Botafogo
    – 2012 – Botafogo 2 x 3 Galo
    – 2013 – Galo 2 x 2 Botafogo

  • Luciano Nogueira disse:

    O Botafogo, na verdade, é freguês de carteirinha. Ganhamos em 71 lá dentro, com Gerson e tudo. 94 eliminamos.
    Somente deram trabalho quando estávamos sem time no período do Ziza e Ricardo Guimarães. E nos últimos jogos perdeu quase todos para nós, como no ano passado que ganhamos em casa e fora.
    Agora tem é que jogar pra eliminar e esquecer essas manchetes sem pé nem cabeça.

  • Cesar disse:

    Chico,
    Teve uma faze de mata, mata no Brasileiro de 1993 ou 1994 (Ano em que o Cerezo salvou o Cruzeiro da 2ª Divisão) que o Atlético eliminou o Botafogo nas quartas de final e depois foi eliminado pelo Corinthians na semi-final.

  • Thales Rosa disse:

    Ô delicia, LUAN no minimo dois meses fora de combate!!!! Agora sim!!! O destino fez o que o Marcelo nao teve coragem de fazer.

  • ely disse:

    O mesmo jaeci disse que o galo foi campeão da libertadores na sorte, ou seja o galo não teve nenhum mérito. Se fosse o cruzeiro o campeão a libertadores era o maior titulo do ano, mas como foi o galo que ganhou ja estão desmerecendo a conquista. Igual aos outros titulos do galo, pra imprensa mineiro nenhum valia nada, só o de campeão brasileiro de 71. Agora até sul/minas é grande conquista.

  • ely disse:

    a imprensa mineira ta numa dor de cotovelo do galo danada o jaeci carvalho chegou ao ponto de dizer que o cruzeiro é o favorito para copa do brasil e brasileiro, pois hoje é o melhor time do brasil.

  • André Corrêa disse:

    Olha essa, Chico!

    Sabe o que mais me intriga? Os grandes veículos de comunicação a nível nacional estão caladinhos. Medo de novos protestos?

    Mais um imposto! Agora é a vez dos cartões de crédito

  • Thales Rosa disse:

    Thomaz voce acha que um campenato coloca o atletico entre os grandes novamente?? Um time que foi humilhado durante anos por seu maior rival (o Cruzeiro) um time que jogou a serie B, que teve seu unico trofeu em 40 anos penhorado por falta de pagamento.. vc acha que ganhar uma libertadores o torna grande?

    Meu amigo nao se engane ganhar uma pode ser um golpe de sorte, se manter la em cima é mil vezes mais dificil… Ganhe um brasileiro, mais uma copa libertadores e 4 copas do Brasil e entao poderão rivalizar com o Cruzeiro.

  • Camargo disse:

    O Galo já eliminou o Botafogo em mata-mata, sim. Lembro na década de 90, na última participação do Éder, no Brasileirão. Na época havia um mata-mata com os oito melhores colocados.

  • Magnus Vitório disse:

    Uai Chico, o Thiago Carvalho não foi aprovado nos exames médicos no Vitória e na Ponte e pasou no Cru Cru? Agora tá no Boa. Cuma é isso cabôco?

  • Rodrigo Assis disse:

    Já que recordamos a maravilhosa quarta de final do brasileirão de 94, temos que falar no gol de falta do meu ídolo éder, que no jogo aqui do mineirão deu um show. O bota tinha a vantagem e foi despachado.

  • André Corrêa disse:

    Além do Brasileirão’94, Dudu Galomaio lembrou bem da Taça Brasil de 1967. Essa disputa tem uma história ótima.

    Ainda não havia desempate por pênaltis naquela época; depois de igualdade nas duas partidas, não havia mais nada a fazer senão decidir quem se classificaria na moedinha. Literalmente.

    A segunda partida havia sido disputada no Mineirão, com apenas dois anos de idade, lotado. Ao final do jogo o árbitro chamou os capitães ao centro do gramado. Rodeado por dezenas de repórteres, o juiz jogou a moedinha pro alto.

    E…

    O capitão do Atlético, malandro de grau master, saiu correndo comemorando antes de a moeda cair. O time e a enorme torcida fizeram uma festa que ninguém se atreveria a interromper, mesmo que a moeda tivesse dado Botafogo.

    Malandragem essa que fez muita falta nas décadas seguintes…

  • Thomaz disse:

    Atlético não tem que provar coisa alguma. Desde 77, enchem o nosso saco com conversa fiada, mas agora acabou. Foi campeão da Libertadores de uma forma tão emocionante como nenhum outro clube já foi. Se vencer a Copa do Brasil, ótimo. Se não, continua Campeão da Libertadores da mesma forma e disputará o título mundial. Atleticanos, atleticanos, não caiam na armadilha, nós somos os DONOS DAS AMÉRICAS. O caminho até a disputa do título mundial vai muito além da Copa do Brasil.

  • André Corrêa disse:

    Isso aí e mais as goleadas: 5×1 em 1999 (lá no Rio), 4×0 em 2001, 4×0 em 2011… Ninguém no Atlético tem que ter medo desse time, muito menos desse terrorismo bobo que estão criando.

  • Edson Marques disse:

    O gol irregular do Luverdense, serviu de instrumento para acobertar o manjado sorteio da Copa do Brasil e o assalto ao Coritiba domingo passado. No jogo de volta o Curingão mete uma goleada e todo mundo esquece tudo, inclusive, o “selinho”.

  • Caro e competente Chico Maia, ainda que concorde com seu ponto de vista de que o Glorioso em fim quebrou o “carma” das eliminações em mata mata, é prudente considerar alguns aspectos. Libertadores é sim uma das competições da bola, mais dificeis do globo terrestre. Adverssarios desconhecidos e outros de tradição e conquistas épicas. Mesmo com placares desfavoráveis o Galo conseguiu cantar mais alto e fez valer a força que tem em seu terreiro. Porém levar 2 gols contra um adversario brasileiro ao meu ver é mais dificil de se reverter. A rivalidade local, a midia nacional geralmente a favor das equipes do eixo e principalmente as arbitragens que sempre na duvida são pro RJ/SP, são fatores que pesam muito mais. Outra questão desfavoravel para tal situação é o momento do Botafogo time da vez nas midias do eixo. A muito o time do RJ não tem uma fase tão boa e com toda certeza o impeto pela busca de um titulo é naturalmente maior por parte do alvinegro carioca. Por essas e outras é fundamental para Galo caso queira realmente mais um caneco este ano, evitar uma derrota por 2 ou mais gols hoje no Maracanã. A nos torcedores cabe apenas como de costume colocar toda fé em uma vitoria hoje.

  • André Corrêa disse:

    Em duelos de mata-mata, os donos da casa têm mais um tabu, já que nunca foram derrotados pelos mineiros. Foram cinco encontros com o time de General Severiano levando a melhor em todas as oportunidades: Copas do Brasil de 2007 e 2008, Sul-Americana de 2008 e 2011, além do Conmebol de 1993.

    MENTIRA DO UOL! No Brasileirão de 94 o Atlético colocou o Botafogo pra correr do campeonato com vitória por 2×0 em BH e derrota por 1×2 no Rio. Pra quem não se recorda, basta lembrar que o primeiro gol no jogo da vitória foi de Éder Aleixo, cobrando uma falta quase do meio-de-campo, que ainda teria força pra voar sobre o campo mais umas duas vezes.

  • Raws disse:

    Escutei de um repórter, a seguinte pérola,
    ” O Galo aprendeu a jogar mata mata”, uai, os jogadores dos confrontos anteriores também estão nessa disputa? Me ajuda lá!

  • kleber BSB disse:

    Amigos do Blog,
    Como já escrevi em outros posts não acredito em tabus e essas outras supertições que falam por ai. Acredito em trabalho sério e honesto, percistência, motivação, bons jogadores. Tudo issso o Galão da massa tem de sobra, não pode é ter interferência dos homens do apito nem a favor nem contra.
    Não do credibilidade para os campeonatos organozadores pela CB Rio/São Paulo, pelo menos a copa do Brasil a interferência é menor.
    Um abraço a todos

  • Adalton disse:

    1)- Na minha modesta opinião não existem tabus…e sim times ruins; o CAM foi eliminado várias vezes porque havia muitos anos que estava com times fracos.
    2)-O Atlético não tem elenco suficiente para enfrentar o Brasileiro e a Copa do Brasil; como no Brasileiro, não pode bobear, senão cai,penso que seria mlhor dedicar-se ao Brasileiro, mesmo nunca tendo sido campeão da Copa do Brasil.
    3)- ) Atlético está com deficiências no elenco que precisam ser supridas urgentemente: um lateral, mais um médio-volante(Pois o G.Silva está contundido, idem o Donizete e se mais algum se afastar, vai ficar difícil), e talvez, mais um centroavante, pois o Jô está sempre sendo convocado para a Seleção e o Alecssandro não vem correspondendo.

  • Dudu GALOMAIO BH(Campeão da América) disse:

    Me irrita pseudo-jornalista fazer esse tipo de “serviço porco” e não saber prestar informação aos cidadãos.
    De onde essa “mula” do UOL tirou que o Galo nunca eliminou o Botafogo em mata-matas?
    O que ele fez para apagar as eliminações do time carioca contra o Galo na Taça Brasil de 1967 e nas quartas-de-final do Brasileirão de 1994???

    Alguém poderia me responder?

  • Silvio Torres disse:

    É, matéria muito pertinente. Será que com o título da Libertadores o Galo aprendeu a ser copeiro? E o juiz de hoje, heim?

  • mauricio souza - serrano disse:

    Todos os jogos da Copa do Brasil até agora, terminaram com a vitória do time da casa com o placar menor, ou seja diferença de um 1 gol, com excesão do Vasco que ganhou fora de 2 X 0. Tomara que o Galo não entre nessa de perder com mais de 1 gol de diferença, pois sendo assim, é difícil de tirar a diferença em casa pois agora os juizes são aqui do Brasil, e aí voce já sabe. É difici, é muito difici.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Galo é melhor que o Botafogo, mas só uma observação, o Botafogo está enfrentando grave crise financeira e vai ter rendas penhoradas, por falta de cumprimento de acordos trabalhista, hora do Galo ir lá e buscar esse Dória, menino novo, 19 anos, joga muito, em breve vai ser o melhor zagueiro do Brasil, sei disso porque acompanho todos os jogos do Botafogo com meu pai, que é fanático.

  • Fabio Paceli Anselmo disse:

    Segundo seu amigo filósofo Flávio Anselmo, tabu existe pra ser quebrado

  • bom dia chico!

    no brasileiro de 1994 o galo eliminou o botafogo nas quartas de final.
    esse ano a historia é outra,temos time,temos estrutura,temos presidente,e o mais importante,temos uma torcida que aterroriza os adversarios.

  • Cassiano disse:

    O Galo só será desclassificado se a juizada quiser, pois futebol o Galo tem de sobra para passar……

    Ontem tomando uma num bar aqui em Louveira-sp, começaram a zuação com os curintianu………

    Gavioes da Fiel virou Beija-flor da fiel…..

  • Ricardo Lemos disse:

    Como disse o Victor, espero que não seja com tanta emoção mais não!

    Se não derem o serviço nestes confrontos, nada mais certo que um duelo de mineiros na próxima fase.

    O futebol mineiro está muito a frente do carioca. Nossos dois principais times fazem um trabalho muito melhor que os chamados 4 grandes do futebol carioca.

    Exceto nos bastidores. Ali eles dominam. Com a CBF no quintal deles, eles continuam sendo beneficiados.