Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Parabéns Mineirão! 48 anos, hoje!

Pedaço importante da minha vida, pessoal e profissional.

Todo mundo que já entrou lá tem uma história pra contar.

Minha primeira vez foi com 10  anos de idade; levado pelo meu irmão Gilmar, em dia de visitação, sem jogo.

Lá estava a placa “Gramado em tratamento – Não pise”.

Cabeça cozida como toda criança, fiz questão dar uma pisadinha pra contar depois que pisei onde pisaram alguns dos maiores craques do mundo.

Quase um ano depois voltei para ver um Atlético x Ceará. Consegui chegar ao vestiário e peguei o único autógrafo que pedi a alguém na vida: Ladislao Mazurkiewicz Iglesias, o melhor goleiro do mundo na época, que infelizmente morreu dia primeiro de janeiro deste 2013, aos 67 anos.

Pouco tempo depois me tornei repórter e o Mineirão virou uma segunda casa.

Histórias demais e emoção sempre.

Por incrível que pareça, toda vez que passo em frente ou o vejo de longe, me emocio, e faço reverência!

Quando entro lá, sempre parece que é a primeira vez que estou entrando.

É como chegar perto do Vaticano, da Torre Eiffel, do Portão de Brandemburgo ou da Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro!

Ave Mineirão!

Conte a sua história também.

Mande pra cá, inclusive com foto, pra gente destacar aqui no blog.

Minha homenagem ao nosso maior estádio.

A Minas Arena enviou estas informações e a foto:

* “Mineirão 48 anos”

Aniversario_Solidario_Mineirao_48anosSY5_2065

“Desde as primeiras horas da manhã uma enorme camisa laranja de 35m², com os dizeres “Mineirão 48” ficou estendida no centro do gramado do Gigante da Pampulha para comemorar o 48º aniversário do estádio. Crianças da Casa de Apoio às Crianças e Adolescentes com Câncer, Casa Aura, também estiveram no local para homenagear o Mineirão e cantaram um alegre “Parabéns a você” ao Gigante da Pampulha.

Com a lona utilizada para confeccionar a “Camisa do Gigante” serão feitas bolsas comemorativas, desenhadas pelo estilista e alfaiate mineiro Marcelo Blade. As sacolas serão doadas à Casa Aura e os interessados em ajudar a entidade podem  adquiri-las na instituição pelo valor de R$ 20 ou no Mineirão, em dias de jogos.”

Foto: Sylvio Coutinho/Divulgação Minas Arena

Redes Sociais :

Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais:

Facebook: http://www.facebook.com/minasarena

Twitter: @minasarena

—————————————–

Minha homenagem também ao Mazurkiewicz, que através dessas fotos, dos tempos dele quando era o melhor do mundo . . .

goleiro(3)

. . . e de meses antes da morte. . .

mazurka

Confirmam a verdade da frase do filósofo popular diamantinense Waldívio Marcos de Almeida (o Dico da D. Ordália): “O tempo é praga e arregaça com o sujeito!”.


» Comentar

Comentários:
64
  • Dudu GALOMAIO (Campeão da América) disse:

    A propósito Adriano, não pretendo mais ficar me alongando nisso.
    Porque há limites e os demais participantes já devem estar enjoados dessa conversa.
    Façamos assim, vai prevalecer o que você defende, que expressiva mesmo é a Copa do Brasil, com suas dezenas de times semi-amadores e principalmente com sua frase emblemática: “não é só porque um torneio é continental que um torneio nos mesmos moldes apenas nacional é inferior”. Eu já devia ter parado quando disse isso… rs.

    Abraço!

  • Dudu GALOMAIO (Campeão da América) disse:

    Matou a xarada: só o cruzeiro em MG conquistou a Copa do Brasil, por isso a intenção de sempre SUPERvalorizá-la. Mas sabem que na verdade é um torneio mediano… mera provocação.

    Qualquer um pode falar que foi “TRI”. Caso conquistem esse ano, pra comprovar o suposto “TRI” nada terão : recortes de jornais, revistas, imagens… NADA… a não ser a conquista de uma longínqua e mal povoada (avaliando pela qualidade dos times, exceto o SANTOS) Taça Brasil. A única prova: Um fax com a assinatura honrosa do digníssimo e ilustríssimo, ilibado sr. Ricardo Teixeira.

  • Adriano disse:

    Dudu GALOMAIO

    Ai ai Dudu, se não tem resposta não me venha com esse papo de argumentos estranhos , por favor!

    Usei a sul-americana para exemplificar que nem sempre uma competição internacional , e valorizada ou tratada com uma competição de expressão !

    E o fato dela ser jogada simultaneamente com o Brasileiro , não é justificativa para o pouco caso com ela !

    Por acaso os clubes tinham essa postura com a Copa Mercosul?

    E outra vamos aguardar para ver se os times que brigam pelo titulo ou pelo rebaixamento. vão abrir mão da Copa do brasil !

    Sobre a postura das outras torcida sobre a Copa do brasil, por favor, era so o que me faltava , atleticano falando em nome de Flamenguista, Palmeirense, gremista e etc..

    Deixe que os próprios torcedores defendam suas próprias conquista, não me venha com esse papo de eu conheço fulano que torce para tal time e não liga para a Copa do Brasil, mais dignidade por favor !

    Foi por isso que fiz a critica a algumas pessoas que comentam no blog, mesmo estando aqui a pouco tempo!

    Vc por exemplo que impor sua opinião , quer passar a imagem que é um absurdo o Cruzeirense falar que vai ser TRI, sendo que de forma oficial ele vai ser considerado TRI

    quer passar que é um absurdo o Cruzeirense se orgulhar das 4 copas do brasil que conquistou

    a onde ja se viu isso? so pq o Dudu GALOMAIO não aceita, virou regra?

    Vc talvez não veja os outros times se gabando de suas copas do Brasil, pq os rivais deles ja conquistaram tambem a copa do Brasil, situação diferente aqui de Minas , simples!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Ixi.. Apareceu mais um com as mesmas piadinhas sem nexo…

  • Wagner disse:

    Marcelo Andrade você ficou 42 anos de jejum e vem falar de 11?

    Será que alguérm vai conseguir repetir este feito? Eu duvido!

  • Wagner disse:

    Dudu vai lustrar a taça da segundona vai.

    É a única coisa que o Cruzeiro não tem. E ninguém quer ter!

  • Dudu GALOMAIO (Campeão da América) disse:

    Thales lunático, por enquanto somente o Galo foi rebaixado no Mineirão.
    O crucru, passou bem perto disso em 1994, 1997, 2001 e 2004… mas por sorte não caiu.
    Quem sabe no futuro?
    As vezes acho que sua mente se desliga e te impede de pensar que até uma criança de 5 anos entenderia: se estamos falando das glórias do Estádio, caberia citação de rebaixamento? Só mesmo sua doença pelo Atlético te permite fazer uma pergunta carregada de tanta imbecilidade…

  • Dudu GALOMAIO (Campeão da América) disse:

    Adriano, que argumentos estranhos… Deus defenda!

    O que tem a ver Sul-Americana com o que debatemos?
    O que tem a ver um clube poupar jogadores correndo risco de rebaixamento com isso?
    Por acaso o rebaixamento seria mais interessante?
    Será que deveria ser rebaixado no Brasileirão, que é de longe a competição mais importante do país para ir bem na Sulamericana, visto que são simultâneos? Eu hein…
    Por acaso um time deveria usar reserva na Copa do Brasil e priorizar campeonatos estaduais, que sempre foram disputados à mesma época?
    Sem o menor sentido, sua comparação…

    Certas conclusões são pessoais. Eu conheço gremistas e palmeirenses e tanto uns como outros andam P da vida com seus clubes. Palmeirenses então! Nenhum deles considera que o título da Copa do Brasil 2012 serviu para retornar ao pavilhão de elite brasileiro. Já na sua ótica tendenciosa…

    O que mais impressiona é sua arrogância (e ainda insistem que não são), como se dissesse uma verdade absoluta : “NINGUEM consideram times na Fila”. Vai ser prepotente assim na Conchinchina… quem for tolo o suficiente que embarque nessa.
    Basta dia logar com torcedores de grandes clubes brasileiros e nota-se que só se preocupam com Brasileirão e Libertadores e veem a Copa do Brasil como a oportunidade mais fácil DE DISPUTAR A LIBERTADORES.
    Nunca vi corinthianos batendo no peito pra dizer que ganharam 3 Copas do Brasil. Porque ganharam grandes títulos ultimamente. Não vejo santistas fazendo referência à que ganharam em 2010. Até os tricolores do Fluminense, só falam do TRI-brasileiro (tetra para eles, considerando a famosa “canetada”).
    Não estou mentindo. É uma realidade (só pra quem quer e consegue enxergar).
    Se perguntar, todos respondem: sim, meu time já ganhou a Copa do Brasil. Mas por eles próprios, dificilmente citam essa conquista, a não ser quando listam seus títulos.

    Por outro lado, vejo cruzeireiros e rubro-negros do Recife (Sport) sempre citando tal competição. Até mesmo os gremistas, campeões de conquistas ao lado do cruzeiro não citam muito a Copa do Brasil, pois andam mordidos com as conquistas recentes do Inter que são muito maiores que isso.
    É como eu já disse: acredita quem quer e a quem a passionalidade permite.

  • audisio disse:

    Anderson Palestra,
    Vi alista oficial da FIFA para os clubes que disputarão o mundial de Clubes versão atual, 2013 3 não vi o nome do Cruzeiro! Cadê. Quem vive de passado é museu! O América foi Deca Campeão Mineiro…

  • thales rosa disse:

    O mineirão presenciou a maior desgraça do futebol mineiro!! O rebaixamento do atletico para a serie B…. disso vc nao fala ne dudu… lembre-se bem!! somente o atletico proporcionou isso ao mineirão.

  • Adriano disse:

    Dudu GALOMAIO BH

    Sobre a Taça Brasil e Supercopa

    O que eu disse é que, quando elas eram disputadas eram tratadas como titulos de expressão !

    A Supercopa era tratada como o Segundo Torneio mais importante das Americas, tanto que o campeão da Supercopa fazia a final com o Campeão da Libertadores na Recopa

    O Atletico Campeão da Conmebol algumas vez disputou a Recopa?

    O Campeão da Taça Brasil independente do formato da competição, era reconhecido como campeão do Brasil , a taça Brasil era considerada o torneio Nacional mais Importante da época, por isso a Unificação !

    Pq foi feito um dossiê mostrando que a Taça brasil na época, tinha a mesma importância que o Brasileirão tem hoje !

  • Adriano disse:

    Dudu GALOMAIO BH

    E muito melhor ser considerado Humorista, do que um Dissimulado !

    é brincadeira e uma tremenda cara de pau, vc usar o argumento de que , o fato da Conmebol ser internacional ja faz dela mais importante do que a Copa do Brasil !

    Só é aceitável vc falar isso , se vc chegou ao mundo a pouco tempo

    Pq Quantas e quantas vezes a gente ja viu Clubes colocarem time reserva para jogar a Copa Sul-americana ? Fazendo pouco caso dessa competição “INTERNACIONAL” ?

    Seu clube disputando rebaixamento no Brasileirão já poupou time na INTERNACIONAL sul-americana !

    Agora me fale quando seu clube ja poupou time na copa do Brasil? Não fez isso nem agora que ja era campeão da Libertadores e ja tinha Vaga garantida na proxima Libertadores !

    Se o Fato da competição ser Internacional, faz dela um titulo maior do que a copa do Brasil, pq Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Botafogo e Gremio esse ano não botaram seus times reservas nessa competição, forçando suas eliminações antes das Oitavas, para participar do Importantíssimo torneio INTERNACIONAL , no caso a Sul-americana?

    Mas sabe Dudu, eu nem precisava me alongar muito nessa explicação, pq tem um argumento que acaba com esse seu papo furado!

    Segundo vc , titulo de expressão e só Brasileiro e Libertadores neh?

    Então pq ninguém fala que o Gremio esta na Fila desde 1996?

    Pq ninguém fala que o Vasco esta na fila desde 2000?

    e o Palmeiras desde 1999?

    Sera pq esses times conquistaram a Copa do Brasil?

    Mas que irônico hein? Seu clube que conquistou Dois Titulos Internacionais a Conmebol era considerado um time que tava na Fila a 42 anos, Ja os times que conquistaram a Copa do Brasil, NINGUEM consideram times na Fila !

    Então tem certeza que é o Cruzeirense que é arrogante e que tem mania de pensar que sua opinião é mais importante do que a lógica?

  • Não sei o porquê que ficam debatendo sobre clubes de outros estados… depois que “aceitaram” clubes oriundos de outros países neste Brasil em que tudo pode, tudo é possível em se tratando de acordo político!

    – Mas se derem nova redação à alguns tópicos na Constituição Federal que trata desse assunto, tem clube emprestado aqui no Brasil que poderá fechar as portas ou ser extraditado (ou ambos, até!), exceto àqueles nascituros destas bandas!

  • Esse “truque” de sentar no colo um do outro para aumentar o quantitativo de público pagante é antigo… precisamente desde a triste fundação do radicado celeste mutante! Que “coincidência”, não?

    – Essa rapaziada não desce das sandálias, jamais! Esta arrogância desenfreada e descontrolada, que novamente será castigada!

    – Eta povinho que nunca aprende, sô…

  • Dentre suas várias maluquices, o incorrigível e desbestado alienado postou neste espaço (sic) “Esse estadio recebeu a final de um mundial de clubes, que o Cruzeiro infelizmente perdeu, mas somenteo Cruzeiro deu esse privilegio ao Mineirão….”

    – Desde quando perder um título supostamente “em casa”, é um privilégio?

  • Marcelo Andrade disse:

    O Brasiliense também foi vice da Copa do Brasil, Bragantino São Caetano já obtiveram sucessos no Brasileirão e o Cristal já foi vice da Libertadores.
    No Mineirão vi o Galo ser campeão da Copa Centenário em cima do cru cru cru, o time da torcida mais crua e insossa do Brasil.
    Falar nisso, são 11 anos que o cru cru cru não ganha nada…

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Anderson, vc que supervaloriza a Copa do Brasil não deveria caçoar de times da Copa Conmebol. É algo absurdo da sua parte.
    Alías, vc está fazendo piadinha com o CSA (que disputou a última edição da Copa Conmebol, que foi esvaziada e realmente, por ter sua extinção decretada e somentes equipes de poucas expressão a disputaram NESTA ÚLTIMA EDIÇÃO) m diga qual foi o adversário do crucru na 1a fase da Copa do Brasil este ano. Não foi justamente o CSA?
    Quando digo que vcs estão loucos, não acreditam…

  • Anderson Palestra disse:

    Dudu, tá pior do que imaginava. achava que o Rio Branco era do ES. Do Acre? Tá mfeio.
    Dá-lhe CSA vice-campeão do importantíssimo torneio.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Adriano, vc é um ótimo humorista, com certeza.
    Reconheço que vc tem muito talento pra fazer as pessoas rirem.
    Imagine isso em uma apresentação de stand-up comedy:

    “Supercopa, torneio (festivo apenas) de expressão!”
    “Taça Brasil, (desconhecida por todos antes da “canetada” que consolidou a canalhice de bastidores, troca de favores, no futebol) torneio de expressão!”

    Na vã tentativa de lhe ajudar, já que demonstra passionalidade absurda em nível crítico, não acho a Copa Conmebol mais importante que uma reles Copa do Brasil. TENHO CERTEZA! Até porque, por uma questão de lógica, um torneio secundário continental tem mais valor que um torneio secundário nacional em qualquer lugar do mundo, menos é claro, na mente sempre arrogante e envaidecida de um cruzeireiro.

    O dia que enfrentar um segundo colocado de um campeonato nacional sulamericano for menos importante que enfrentar um vice-campeão acreano ou amapaense me recuso a continuar acompanhando futebol. Simples assim.

    Vocês cruzeireiros, com essa mania de pensar que sua opinião é mais importante do que a lógica. Eita arrogância sem limites…

    Sobre a CBF reconhecer a tal Taça Brasil, sempre se recusou a fazê-lo, até que o “HONESTÍSSIMO” Ricardo Teixeira, barganhando favores, decidiu sujar mais uma vez o futebol nacional com essa sordidez. Não sou obrigado a compactuar a podridão dos cartolas.
    Conheço cruzeirense sensato (raríssimo, mas existe) que concorda que foi uma baita falcatrua e que não considera-se Bi-Brasileiro e que queria ganhar esse título no campo, e não na marginalidade. Mas a maioria fecha os olhos pra essa realidade e fomenta sua vaidade e arrogância, fingindo-se de desentendidos.
    Qualquer um com o mínimo de entendimento, vê que os critérios da Taça Brasil, quando compreendidos, são os mesmos da Copa do Brasil. Então, seria de bom tom equipará-las. Mas, pra efeito de alimentar a vaidade, isso não serviria… simples assim.

  • Edson Morais disse:

    To acompanhando a discussão de azuis e alvi-negros e a única coisa que consigo pensar é que dadas as dimensões do gramado para jogo – 105x68m – e foto do post, esta camisa tem muito mais que os 35 metros quadrados que foram divulgado. Chuto que seriam 10 vezes mais.

    Abraço

  • Martens disse:

    Os dados que os cruzeireiros apresentam com certeza aprenderam com os paraquaios, naquele pedaco de papel para dizer que o estadio deles tem capacidade para 40 mil, os cruzeireiros para falar do maior publico do mineirao contabilizam ate os gandulas.

  • Adriano disse:

    Dudu GALOMAIO BH

    Não dudu, o manual do torcedor com retardamento mental e esse aqui oh:

    A CBF Reconheceu a Taça Brasil como Brasileiro, mas eu sou atleticano e não reconheço, então o que eu falo é o que vale!

    O Publico contra o Vila nova foi divulgado pela a ADEMG e reconhecido por todos na midia, mas eu sou atleticano e não reconheço, então alem de falar que não vale, ou falar que foi uma mentira inventada pelo Cruzeiro que nem adimistrava o estadio na epoca!

    Vou tentar induzir as pessoas, falando que a Conmebol tinha a mesma importancia que a Copa do Brasil, sou o unico torcedor que acha isso, mas foda-se, sou atleticano e o que eu falo é o que vale!

    Vou cantar um hino que fala que meu time e campeão do Gelo, e ao mesmo tempo zuar meu rival pq ganhou a Sulminas!

    passarei toda a vida falando que não ligo para titulo, ate meu time conquistar um ! Eu sou Atleticando e eu crio os criterios de quando valorizar titulos, eu posso tudo !

    Serei despeitado e invejoso quando meu time tomar de 6, irei falar que o jogo foi comprado , mas quando falarem que a conquista do meu clube foi comprada , irei achar um absurdo!

    So nós atleticanos poderemos falar quando um jogo foi comprado ou não !

  • Adriano disse:

    Dudu GALOMAIO BH

    É para debater serio ou é para fazer graça Dudu?

    Me adimira muito vc que é critico declarado do que fala o Thales rosa, me apresentar argumentos tão ridiculos para tentar justificar a bobeira que vc falou acima

    Como assim o Cruzeiro so tem 3 titulos expressivos?

    Não me venha com esse papo de que, so pq a torcida do Cruzeiro não considera a Conmebol um titulo de expressão, vc pode desconsiderar as 4 Copa do Brasil, as 2 supercopas, a Taça do Brasil e a Recopa que o Cruzeiro conquistou !

    Primeiro, não são titulo com o mesmo peso de importancia, A Supercopa e a Taça do Brasil, quando eram disputadas eram tratadas como torneios de expressão, assim como a Copa do Brasil e a Recopa são tratadas hoje em dia , Diferente da Conmebol que nunca foi vista com uma conquista expressiva

    é Isso não é uma otica só da torcida do Cruzeiro, é uma otica de todo torcedor sensato do brasil,não e apenas a torcida do Cruzeiro que não considera a copa conmebol, vamos lembrar aqui algumas noticias quando seu clube foi campeão esse amo?

    “Título inédito da Libertadores encerra 42 anos de jejum e de sofrimento da massa”
    25/07/2013 por Rômulo Ávila – Itatiaia

    “Com o título inédito e a quebra de um tabu de 42 anos sem uma grande conquista, o Atlético-MG fez o Olimpia engolir as provocações feitas ao longo da última semana, sobretudo, do presidente Oscar Carísimo e do técnico ever Hugo Almeida”
    25/07/2013 GLOBOESPORTE.COM

    “O peso de 42 anos sem um título de expressão finalmente saiu das minhas costas!A ficha ainda vai demorar a cair…”, concluiu Gustavo Guimarães atleticano que mora em Nova Jersey, próximo a Nova York EUA

    25/07/2013 Hoje em Dia

    Enfim não é so a torcida do Cruzeiro que desconsidera a Conmebol como um titulo de expressão, ate mesmo atleticanos pensam o mesmo !

    Então não tente igualar a importancia de varias conquistas do Cruzeiro, com a Conmebol .

    A Conmebol tem sua importancia, mas nem se compara com a importancia de uma Copa do Brasil ou Supercopa

    Sobre o Suposto dominio do seu time no estado , e facil e simples de ser explicado !

    Talvez vc tenha chegado no mundo hoje, não saiba que seu Clube e de 1908 , enquanto o Cruzeiro é de 1921!

    Isso Fez toda a diferença no numero de conquistas estaduais e no numero de vitorias em classicos

    São 13 anos de diferença, Quando o antigo Palestra Italia foi fundado, o Atletico Mg ja era um clube estabelicido no futebol !

    E se vc acha isso uma desculpa “esfarrapada” se de ao trabalho de procurar o que acontece em outros Estados, na grande maioria deles, o Clube mais antigo e justamnete aquele que tem mais vitorias em classicos, e mais
    titulos estaduais !

    Quando o Cruzeiro conseguiu equilibrar as coisas, passou a mandar no estado, é so ver o desempenhos dos dois clubes nas ultimos 4 decadas!

    Na era Mineirão, ganhamos mais classicos e ganhamos mais mineiros !

  • Jefferson Silva disse:

    Esses cru crus não tem mulher pra namorar em casa fica repetindo essa cantilena só pra satisfazer seus egos com mentiras e matemática parcial. Vai encher uma lage cambada!

  • Vinicius Campos disse:

    Ah, pra constar o único comentário certo que vi até agora foi o do Raws.

  • Vinicius Campos disse:

    É impressionante como tem gente perdendo tempo com discuções bestas como está. Agora quem fez mais no Mineirão. Meu Deus. Deveriamos todos estar é protestanto contra os preços abusivos dos ingresssos.

    Estão todos se vangloriando de que? Olha bem o que virou o Mineirão. Um estádio padrão Fifa pra torcedores que assistem jogos de pé. Um gigante que um dia recebeu público de mais de 130.000 pessoas, hoje um anão que recebe pouco mais de 60.000, aí fica todo mundo aí querendo que um seja melhor que o outro. Acorda gente.

    O Thales você é bem novo e deve conhecer este tal de GOOGLE. Cara é uma baita ferramenta de pesquisa você deveria utiliza-la para levantar melhor suas informações mirabolantes que você coloca aí pros outros.

    Só no teu mundo o teu time colocou 132.000 PAGANTES, só no teu mundo.

  • Dudu GALOMAIO (Campeão da América) disse:

    A Portuguesa que vc está zombando, estava na Copa Conmebol por ter sido vice-campeã brasileira no ano anterior eliminando seu cruzeiro nas quartas-de-final. Senso de ridículo passa longe né?

  • Dudu GALOMAIO (Campeão da América) disse:

    A propósito Anderson, o Rio Branco-AC que foi motivo de zombaria de sua parte por ter disputado a Copa Conmebol de 1997 (sendo o campeão da Copa Norte, vencendo na final o terror do cruzeiro, o Remo-PA, que inclusive já goleou o cruzeiro por 5×1 em pleno Mineirão), ja disputou a Copa do Brasil 15 vezes… e aí???
    Só posso rir de vocês mesmo.
    São incoerentes ao extremo… cruzes!!!

  • Dudu GALOMAIO (Campeão da América) disse:

    Anderson, quando baixa esse “espírito de thales rosa” em vc fica difícil… quase impossível.
    E ainda se faz de “surpreso” como se não tivesse mudado tudo à seu gosto… faz-me rir.

    Pra início de conversa, o post é sobre o aniversário do Mineirão, logo, não vejo o menor sentido em falar de uma tal Copa Ouro (a do cai-cai que o crucru ganhou do SP no Morumbi), por exemplo.
    Eu me referi à 2 decisões internacionais expressivas (jogo final) no Mineirão, cujo aproveitamento alvinegro é de 100% (2 decisões = 2 títulos). Há ainda uma tal Copa Ouro em 1993, em que o Galo eliminou o cruzeiro e empatou em 0x0 com o Boca Jrs, perdendo a final. Sem muita importância.
    Comparar Copa Ouro e Copa Master com Copa Conmebol é de dar pena. Típico da arrogância e soberba azul, comparar um torneio com uma “decisão festiva em 2 jogos”.
    Os classificados para a Copa Conmebol eram os primeiros colocados (2º, 3º e 4º) dos campeonatos nacionais. Exatamente COMO HOJE FAZEM NA COPA LIBERTADORES. Jamais existiu esse grande mentira que vc escreveu, sobre sexto, sétimo, etc. Isso é pura e simples invenção.
    Como já disse antes, essa Copa (Conmebol) foi boicotada por equipes que estavam em decadência técnica à época, como Nacional-URU, Boca Jrs, Racing Club (ETC), que em conluio com empresários forçaram a extinção da mesma e criação da Copa Mercosul, SEM CRITÉRIO TÉCNICO PARA PARTICIPAÇÃO, reunindo clubes convidados (aí aqueles que não tinham time pra se classificar pra Libertadores e Copa Conmebol estariam garantidos).
    A CBF passou a usar outros critérios, como dar vaga para o campeão da Copa do Nordeste, por exemplo.

    Querer fazer chacota dos times da Copa Conmebol e vangloriar a Copa do Brasil, cujo nível técnico da maioria gigantesca dos participantes é absurdamente inferior, pra mim é quase que um atestado de insanidade. Sem lógica alguma. Somente a doença por um time pra afirmar isso…

    Queria saber, porque endeusam tanto a Libertadores, sendo que os times que disputavam a Copa Conmebol são praticamente os mesmos. Falam, falam, fazem suas gracinhas, suas piadinhas… mas não explicam isso. Será porque?

    O Galo perdeu a final de 77 para o São Paulo onde?
    E onde vencemos a Libertadores?
    Aí tem uma frase sua: “O Atlético perdeu? Perdeu. Em casa nunca, já que nunca disputou. Nas raríssimas vezes que chegou perdeu fora.”
    Chega a dar pena…

    Em outro comentário, eu linkei o site da FIFA, entidade maior. Veja lá os títulos… procure 2 Brasileiros do cruzeiro (aliás, aceito qualquer comprovação… imagens, fotografias, etc). O que existe é uma tal Taça Brasil (uma Copa do Brasil piorada, sem cristério definido, times entrando em fases semi-finais sem motivo justo) que alienados insistem em chamar de “Campeonato Brasileiro”, aproveitando-se de uma canalhice de bastidores. Ridículo.

  • Christian Weber disse:

    Caro Dudu Galomaio, não te conheço mas sempre leio os comentários aqui no blog. Apesar de não comentar muito, sou um leitor assíduo. Com relação ao título da Taça Brasil conquistado legitimamente pelo cruzeiro, na época ele era um torneio nacional e foi incorporado recentemente como sendo um título de campeão Brasileiro, só isso. Não foi a torcida do cruzeiro que “inventou” esse título. Nada de mentira! Agora mentira maior foi o título de “campeão do gelo” que está incluso no hino do seu time e imensamente exaltado. Qual foi esse torneio? Faça uma pesquisa veja que este nunca existiu. Foi INVENTADO. E aí? Quem mente?
    Abraço!

  • Adalton disse:

    Para o Anderson Palestra:
    Tudo bem? Não sei qual sua idade, mas gostaria de esclarecer:
    O Atlético , na história do Mineirão, já decidiu títulos nacionais em casa sim:1) Em 1971, foram duas partidas na final(torneio): a primeira foi no Mineirão e o CAM venceu o S.Paulo por 1×0 com um belo gol de falta do Oldair e a segunda partida foi no Maracanã e o CAM venceu o Botafogo.
    2) em 1977 o CAM perdeu a final no Mineirão para o S.Paulo, nos penaltys.
    -3) O primeiro gol do Mineirão foi feito por um jogador atleticano(Buglê);
    Infelizmente, por incompetência de várias diretorias nos últimos 25 anos, o clube , realmente , não brilhou muito, como deveria e estava acostumado com seu passado de glórias; felizmente, o clube está resgatando a sua história; as pessoas mais jovens desconhecem essa rica história do CAM.
    Um abraço.
    na década de 70, o América tinha gransdes times e em jogos com Cruzeiro e Atlético, quase meiava a torcida…

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Pois é Ricardo Lemos.
    Segue o manual do torcedor com retardamento mental:

    _ Meu time só tem 1 Brasileiro, mas insisto em mentir que tem 2.

    _ Na decisão com o Villa Nova tinham apenas 74 mil pagantes, ingresso familiar e espaço destinado à torcida do Villa Nova lotado, mas vou fingir que não sei disso e direi que é um baita recorde de público somente do meu clube.

    _ A Copa Conmebol reunia os melhores colocados (2º, 3º e 4º) dos campeonatos
    nacionais sulamericanos mas eu insistirei em dizer que ela nunca existiu.

    _ Por outro lado, a Copa do Brasil que é composta 70% por times semi-amadores brasileiros e só serve para dar vaga na Libertadores, direi que é um título fantástico (serei o único grande do Brasil a pensar desta maneira).

    _ O site da FIFA contabiliza e reconhece 46 títulos oficiais importantes para o Atlético-MG ( http://pt.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44128/index.html ) e
    47 títulos importantes para o cruzeiro (sendo apenas um único Brasileirão – http://pt.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44130/index.html ), mas eu sempre serei arrogante e colocarei minha insignificante opinião acima simplesmente da opinião da FIFA.

    _ Vou valorizar conquistas inexpressivas como Sul-Minas, Copa Centro-Oeste (crime geográfico), Copa do Imperador (etc) mas incoerentemente farei sempre piadinhas com as conquistas dos outros.

    _ Serei tão despeitado e invejoso que farei sempre piadinhas com meu rival por nunca ter vencido a Libertadores e se um dia vencê-la, desmerecerei dizendo, mesmo sem o menor sentido, que foi “comprada”.

    _Mesmo o mundo reconhecendo a grandeza e tradição do meu rival, sempre insistirei na tese de que o mesmo é “pequeno”, não tendo parâmetros para confirmar minha afirmação, senão apenas minha obsessão pelo mesmo e falta de senso esportivo.

    E por aí vai… são as maritacas azuis que repetem sempre as mesmas mentiras com o intuito de torná-las “verdade”.

  • Anderson Palestra disse:

    Uai Dudu, o que inventei?
    Quantas finais de Libertadores, campeonatos brasileiros, supercopas, mercosul, copas do brasil, sulamericanas, conmebol, copas master, copas ouro o Atlético participou no mineirão, finalíssima, estou dizendo, a derradeira, a que ergue a taça?

    Três (tinha esquecido 1978) o brasileiro de 1978 a Libertadores 2013 e a Conmebol 1992.

    O Cruzeiro disputou 3 sul-minas 2000, 2001 e 2002, 3 copas do brasil 1993, 1996 e 2003, 1 copa master 1995, 2 libertadores 1997 e 2009 e 3 supercopas 1988, 1991 e 1996 no gigante da pampulha, Ganhou algumas e perdeu outras, 3 brasileiros (partida decisiva, já que não teve mata-mata) 1969 e 2003. Em 2010 o Cruzeiro disputou em casa o título do brasileirão, mas jogou em Sete Lagoas.

    Fora do mineirão: Atlético 1 conmebol 1997 (recorri ao google e fiquei absurdado com os representantes brasileiros e argentinos, Atlético, Portuguesa, Vitória e Rio Branco, Lanus e Cólon “será o de útero? só time bala), 4 brasileiros, 1971, 1978 e 1999. O atlético disputou o título no Independência no ano de 2012.

    Cruzeiro: 1 copa centro-oeste 1999, 2 copas do brasil 1996 e 1998, 1 supercopa 1992, 2 libertadores, 1976 e 1977, 1 copa ouro 1995, 1 copa master 1992, 1 Recopa 1998. 4 brasileiros 1966, 1974, 1975 e 1998.

    Disputa final.
    Atlético: em casa 3 finais (2 títulos), fora 5 (2 títulos), total: 8 finais e 4 títulos.
    Cruzeiro: em casa 15 finais (9 títulos), fora 13 (6 títulos), total: 28 finais e 15 títulos.
    ISSO É UM ESPANCAMENTO.

    Mas a maior vergonha que o mineirão já viu foi em 2005, Atlético 0 X 0 Vasco. 2ª DIVISÃO.

  • Dudu GALOMAIO BH (Campeão da América) disse:

    Adriano, as emoções são de cada um não é mesmo?
    Não houve discurso meu e sim um relato. O chato pra você, que ficou tão incomodado, É NÃO PODER DESMENTIR. Com fatos, impossível (assim como tentou com muitas mentiras o colega Anderson Palestra).

    Seu time SÓ TEM 3 títulos expressivos, SEGUNDO A PRÓPRIA ÓTICA DA TORCIDA AZUL, sendo 1 (único) Brasileirão legítimo e 2 Libertadores. O resto é altamente discutível, segundo a ótica anteriormente citada.

    O Galo sempre brigou pelo topo em Minas, ora com América, ora com Villa Nova e cruzeiro, ao contrário do seu time, que levou décadas para fazer frente no Estado. Estou mentindo???

    Nos títulos e disputas estaduais, o Atlético é soberando, sendo o maior detentor de conquistas e superior a todos os demais em confrontos diretos, além de ser o clube que mais torcedores levou em toda história dos estádios mineiros. Estou mentindo???

    Se você disser que fora de MG, o cruzeiro está em vantagem nas conquistas, concordarei (não sei fazer o estilo torcedor idiota e fechar os olhos para os fatos). Mas aqui no terreiro, quem manda e sempre mandou foi o Galo (discuta com os números e não comigo).

    Digamos que o cruzeiro é o time mineiro com melhor participação na Copa do Brasil e Libertadores, ok. Sem problemas. Mas aqui dentro, apesar de ter melhorado muito nos últimos anos, ainda “cheira o sovaco” do Galo.
    Como se dizer “maior de MG” se perde para o rival EM ABSOLUTAMENTE todos os aspectos locais???
    A lógica e percepção aguardam resposta (e com fatos, sem distorcer os fatos e mentir como fez o colega Anderson Palestra).

  • Allan disse:

    Como falar de Mineirão e não referenciar o Cruzeiro??
    O time de Minas que mais ganhou competições importantes neste estádio e recordista de público em uma única partida.
    Parabéns pela Toca 3 pelos seus 48 anos.

    —————-

    Chico, viu ontem no jogo do Botafogo no Maracanã as redes em formato “véu de noiva”??

    Me lembrou muito o velho Mineirão…e como o campo fica mais bonito sem aquelas redes quadradonas, com cara de campo europeu sem alma!

  • audisio disse:

    Vi grandes craques desfilarem pelo gramado do Mineirão. Eu estava na quarta feira chuvosa quando Reinaldo pisou pela primeira vez num gramado usando a camisa do Galo num jogo oficial contra o Valério Doce. Estava na tarde de Domingo quando Dario estreou no futebol e marcou dois gols contra a seleção da Rússia em 1969. O jogo mais sensacional que vi foi Atlético 2 x 0 Cruzeiro em 1976, o Cruzeiro recém-campeão da Libertadores decidia o campeonato Mineiro contra o um time de “garotos” e que surpresa. A melhor exibição individual que assisti em todos estes anos foi a do Reinaldo contra o Atlético Paranaense em 1976. O Galo ganhou por 5 x 0 e o Reinaldo fez 4 gols. A exibição foi tão impressionante e os gols tão espetaculares que o juiz da partida, sem nenhum constrangimento e nem protestos dos adversários, cumprimentou o craque depois do 4º gol. Saindo de campo na maca, quando passou carregado pelo túnel da lagoa, ainda que perdendo por 4 a 0, todo o túnel do Atlético-PR se levantou e aplaudiu o Reinaldo. A cena mais incrível que vi nestes 48 anos do estádio! Quando o talento e a genialidade conseguem vencer a rivalidade e a habilidade consegue captar a admiração até dos adversários fazendo-os reconhecer a engenhosidade humana! Nesses momentos o esporte se transforma em arte e cultura. Parabéns ao Reinaldo o maior jogador que vi atuar e artilheiro maior do Estádio. Campeão do Torneio Internacional Tereza Herrera, Hexa Campeão Mineiro, recordista de gols do Campeonato Brasileiro (na média) em todos os tempos, infelizmente nas quatro vezes que vi o Pelé ao vivo não correspondeu. Na única vez que vi Garrincha, não correspondeu, Tostão foi sem dúvida um craque, mas nem de perto teve a genialidade do Reinaldo. O Ronaldinho Gaúcho é um gênio do esporte, teve grandes momentos no Galo e em Minas, mas não ainda assim não chega aos pés de José Reinaldo Lima.
    Se houve alguém que representou o ápice de desempenho no futebol, sem dúvida nenhuma, este será Reinaldo, o Rei do Mineirão.

  • Adriano disse:

    Dudu GALOMAIO

    Que lindo esse seu discurso, cheguei a ficar emocionado, vc so esqueceu de falar uma coisa.

    Se dependesse do suposto maior de MG, que supostamente Nasceu e continua grande, o Mineirão teria que ter esperado mais de 30 anos para ver sua primeira volta olimpica de expressão !

    Que sorte que no mineirão, jogou tambem um clube que mesmo trocando de nome e cores, honrou o estadio e o estado conquistando “VARIOS” titulos nacionais e internacionais !

  • Klang disse:

    132 mil pagantes? qua qua qua qua qua qua. E o cara quer ser levado a sério? Com mentiras? qua qua qua qua qua

  • Marcelo Andrade disse:

    Tá vendo senhor Cuca, 15º colocado. O Flu veio com um meio campo congestionado e nem por isso foi um time defensivo. Encher o time de atacantes nem sempre é ofensivo. Não entendo, esse monte de atacantes e a zaga tem que ir para o ataque também. O time do Galo está todo desorganizado, é por isso que leva gols em todos jogos. A jogada bisonha do Luan no gol do Flu só demonstra: não serve pra ser volante.
    Cuca está a procura de reforços na 2ª divisão, tudo que o Atlético não precisa é testar jogadores em pleno 2º turno. Esperou a janela fechar para contratar, agora é tarde. É só tirar quem vem jogando mal, escalar o time certinho, sem invenções e treiná-los a defender e atacar na hora certa.

  • Raws disse:

    Como antes comentei, o autêntico Mineirão se foi, sobrou copia piorada, estádio sem bandeiras, privatizado e cheio de privações, elitizado, sem alma e o pior quase sem craques. Esse aí não considero como aquele grande palco de minha memória.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Anderson Palestra, do alto de suas quatro décadas de vida, me responda com sinceridade: inventa essas mentiras por paixão clubistica, modificando e distorcendo os fatos, a favor do seu time, sem rubor nas faces?

  • Martens disse:

    Anderson Palestra
    “Conmebol é aquela que os times que ficavam em 5°, 6°,7°, etc…” e a copa do Brasil so tem campeoes ne , o titulos da equa paraguaia sao bons os do GALO nao tem valor.
    Thales Rosa vai se informar do publico pagante deste jogo que vc diz ser o de maior publico.

  • Rui Vasconcelos disse:

    É a Maria mais arrogante das Marias, nunca vai reconhecer as glórias dos outros…Menina nojenta!

  • tom vital disse:

    Meu pai foi operário na construção do Mineirão.Desde pequenino frequento o Mineirão.Onde vivi grandes emoções.Viva o templo do esporte bretão aqui nas Gerais…

  • Thomaz disse:

    Que sentido existe em torcer futebol de forma desumana. Para que títulos se seguiremos a cartilha dos jornalistas, segundo a qual todo título conquistado é página virada. Já não estamos recebendo “parabéns” por quase dois meses sem título? São páginas viradas o “causo” contado pela avó, o abraço do pai, o carinho da mãe? Viveremos em função de secar o rival em vez de comemorar o que conquistamos? Esqueceremos nossos heróis para nos preocuparmos com a vida alheia. Veja, o jornalista se emociona quando passa diante do Mineirão, um pedação de concreto? Não. Com o perdão da paráfrase do nosso Rei Roberto, são as emoções vividas ali que sobrevivem e ainda emocionam. Da mesma maneira, que se faça o favor de entender que também muitos atleticanos se emocionam com a lembrança do Cuca ajoelhado na beirada desse mesmo Mineirão, com os braços cruzados sobre a estampa de N. S. do Silêncio, clamando aos Céus por nossa maior conquista. E o que dizer de São Victor correndo de braços abertos na direção dos companheiros após a cobrança do último pênalti? Aliás, correndo na direção de todos os atleticanos. Quando vi essas imagens, pessoas amadas estavam ao meu lado, e o Caixa narrava em voz chorosa pelas ondas do rádio. Lembranças eternas deste já memorável ano de 2013, que não serão retiradas pelo azedume de quem se deixou brutalizar pela realidade do futebol. Pela árvore se conhecem os frutos, para escrever sobre a emoção é necessário tê-la vivido. Leia todos os comentários de um dos mais assíduos comentaristas deste blog, o que se abstrai deles? Amor ao Cruzeiro ou desprezo pelo Atlético? Isso é torcer? Isso vale a pena? Como diria Fernando Pessoa, “tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Tenhamos alma de atleticanos, de torcedores sofridos que vibram de forma sem igual com as conquistas do seu clube, mas principalmente que sempre, sempre reconheceram seus heróis. O Cuca nos pediu paciência e apoio. Nós, que já disputamos até a Segunda Divisão, vamos negar isso ao técnico que nos trouxe o Ronaldinho, que nos fez os MAIORAIS DAS AMÉRICAS?

  • thales rosa disse:

    *2003 final da copa do brasil…

  • thales rosa disse:

    Boa Anderson palestra! Se eu for falar de TITULOS NACIONAIS e INTERNACIONAIS que vi meu time gnahar no mineirão ai vão ser tres!!

    1997 eu tava la contra o sporting Cristal, vi o Melhor goleiro que ja passou pelo Cruzeiro fazer milagres!! DIDA!
    1998 Eu fui na semifinal e final do Brasileiro, empatamos em 2×2 com o Curinga..
    2000 Eu tava la contra o SP na final da copa do Brasil, o meu deus emoção que jamais esqueci vi o Geovani fazendo aquele gol…
    2003 Fui na primeira partida com o Flamengo da final da libertadores.. a final mesmo foi no rio…
    2003 eu tava la contra o paysandu! vi o Alex(suspenso naquela partida) erguer a taça de campeao brasileiro… o trem bao..

    Tive lembraças ruins tambem em 2009 vi o estudiantes tirar de nos a libertadores..

    Anderson nao compensa bater boca sobre titulos com atleticanos, os caras tem dois titulos e querem competir com o Cruzeiro ainda…

  • Anderson Palestra disse:

    Minha primeira vez no estádio o Cruzeiro venceu o Atlético em 1987 por 2XO.
    Minha primeira vez no Independência e primeira vez em um estádio foi em 1987 também. América 2 X 1 Cruzeiro.

  • Silvio Torres disse:

    Frequento o estádio desde 1974. Minha estreia foi em 74, levado pelo irmão mais velho, com derrota do Cruzeiro para o Palmeiras por 1×0, gol do ponta Edu. Nesses 39 anos vi coisas de espantar, mas nada igual á atuação de Verón comandando a virada de placar e a conquista do título da Libertadores pelo Estudientes em 2009!! Baixou um Obdúlio Varela no portenho!

  • Anderson Palestra disse:

    Não estou negando que a Conmebol é um torneio internacional, mas que é chinfrim, isso ela foi. É como a Copa Ouro e Copa Master, torneios de menor importância, mas que são internacionais e oficiais da CONMEBOL, isso eles são.

  • Richard disse:

    Eduardo, eu também participei muitas madrugadas do público que ia para a pista externa do Mineirão ver os rachas. Chegava lá com meu fuscão mas nunca entrei porque nunca botaria meu carrinho querido, comprado com o suor do trabalho na roda. Na verdade, quem participava dos pegas eram os abonadinhos. Lembro-me de um lance inusitado que me revoltou um pouco. Não me lembro do nome dos pilotos mas era um Opala com Capota de Vinil verde e um Puma marrom. Eles começaram a se degladiar, parecido com as disputas dos cavaleiros ingleses medievais. Vinham um de encontro ao outro e chegando perto batiam lado a lado. Isso aconteceu várias vezes até que o Opala ficou todo amassado e o Puma com a fibra toda quebrada. O público delirava, ao som de Creedence Clearwater e Led Zeppelin, e muita, mas muita vodka. Eu costumava voltar para casa enxergando tudo duplo, mas era só fechar um dos olhos e estava resolvido o problema. Tempos bons que não voltarão jamais.

  • Anderson Palestra disse:

    Dudu, o Atlético nunca perdeu porque na verdade pouco disputou. 1 única vez. Faz parte da história ganhar e perder, no caso do Atlético, como nunca havia disputado nada que se preze até a Libertadores desse ano, não havia jeito de perder. É como dizer, o América nunca perdeu um torneio continental. Nunca disputou, nunca vai ganhar.
    Conmebol é aquela que os times que ficavam em 5°, 6°,7°, etc… nos campeonatos nacionais e que não disputavam a Supercopa dos Campeões da Libertadores da América e nem a própria Libertadores da América?

    Lembro-me. Torneio deveras poderoso.

    O Atlético também nunca perdeu uma final de campeonato nacional em casa, nem ganhou. Nesse ponto tá igual ao América também.

    A 2ª divisão vocês ganharam fora de casa (fiz uma pesquisa no google, não sabia nem quando, nem como, nem com quem vocês jogaram para ser campeões), uma lástima.

    Lado outro, erguemos Brasileiros em casa (2003) e fora (1966) Libertadores em casa (1997) e fora (1976), Copa do Brasil em casa (1993-2000 e 2003) e fora (1996), Supercopa em casa (1991) e fora (1992). Isso é de deixar orgulhoso o Estado de Minas Gerais e também o estádio da Pampulha, caso tivesse sentimentos. Perdemos? SIM, em casa e fora. O Atlético perdeu? Perdeu. Em casa nunca, já que nunca disputou. Nas raríssimas vezes que chegou perdeu fora.

    O gosto de ganhar algo é ótimo. Pela primeira vez atleticanos com menos de 40 anos sentiram isso. Contudo, cuidado para não se passar outros 40 anos sem erguer nada que preste.

  • Richard disse:

    Minha primeira vez no Mineirão foi em 1966 quando, junto com meus primos de Nova Friburgo, fomos ver o treino na seleção Russa que ia jogar contra o Brasil. Minha prima, muito bonita, chamou a atenção dos jogadores russos quando estávamos nos corredores que davam ao hall. A imensidão das dependências nos deixaram impressionados. A partir daí fui a todos os jogos enquanto durou a época das cadeiras cativas, que minha família, Atleticana por sinal, possuía. Foram tempos inesquecíveis, entre vitórias e derrotas. Não havia brigas nem confusões. Quando a bola rolava, o silência só era quebrado pelos lances arrebatadores. Democraticamente alguns membros da família, mais numerosa do que a quantidade de cadeiras, eram “sorteados para assistir os jogos das arquibancadas. Tempos magistrais, que não voltarão jamais.

  • kleber BSB disse:

    Penso igual você Thomaz

  • Adalton disse:

    Gerson, Jairzinho….corrigindo.

  • Thales Rosa disse:

    A primeira vez que fui ao mineirão foi na final do mineiro de 1996 com 9 anos, Cruzeiro x vila Nova com o maior publico da historia do mineirão 132 mil pagantes. Fiquei na arquibancada inferior e lembro que naquela epoca ainda sem os amortecedores a arquibancada de cima se movimentava junto com a torcida!!! Era bom demais!!

  • Adalton disse:

    Eu morava /estudava em BH na década de 70 e vi muitos craques como Marzukiewcs, Pelé, Tostão, Dirceu Lopes, Lola(taõ esquecido..um dos maiores jogadores que o CAM teve), Reinaldo, seleção brasileira, etc.
    Vi grandes times aí: Cruzeiro(de Tostão), Atlético, Santos(Pelé), Flamengo de Zico, Rivelino, Botafogo(de Gerso, Jairsinho, etc) e tantos outros grandes times. O que havia de especial , que a gente morava em uma república na Av. Carandaí e quando íamos ao Mineirão, mesmo em jogos à noite, voltávamos a pé e era sensacional….as torcidas caminhavam juntas, não havia brigas…Lembro-me das Charangas do Júlio e do Aldair Pinto….

  • Dudu GALOMAIO (Campeão da América) disse:

    Minha primeira vez no Mineirão, em 1986, contra o Corínthians.
    Estreei vendo o júnior do Galo golear o Fabril de Lavras-MG na preliminar por 5×0.

    Após isso, mais de 200 foram as vezes que lá estive, sempre carregando no peito o meu amor pelo verdadeiro maior de MG, aquele cujo jamais (em sã consciência) alguém ousou cogitar chamá-lo de terceira ou quarta força do Estado, Aquele que foi sempre soberano nas conquistas que levam o nome de Minas Gerais, desde os primórdios. Nasceu grande e continua grande. Único clube de MG a jamais perder uma decisão de título expressivo internacional dentro desse Estádio, com 2 finais internacionais e 2 conquistas.
    O time que mais gente levou para a festa que é um jogo de futebol dentro desse Estádio (que é sua razão de ser). Aquele que venceu a melhor seleção brasileira de todos os tempos neste palco.
    Aquele que assim como o Mineirão, carrega o nome de Minas Gerais a todos os cantos do planeta, o Clube Atlético Mineiro.
    Uma pena que não possa presenciar o GALO no MUNDIAL de CLUBES, já que o mesmo será em Marrocos, pois seria sua chance de apagar vexames passados.

  • Thomaz disse:

    “É um cara que ajuda muito, principalmente do lado esquerdo, onde eu jogo. Sempre corre muito por mim. Hoje ele errou, acabou saindo o gol do adversário. Quando ele erra, eu tenho que estar junto com ele, porque é o cara que corre por mim”, ressaltou.

    “Às vezes, um companheiro tem um erro individual e acaba saindo o gol. Coisa que antes era raro acontecer. A gente sabia que esse momento ia chegar. Temos que estar mais unidos do que nunca, porque, há pouco tempo, esses companheiros que falharam nos ajudaram muito.”

    QUEM DISSE?

  • Biza Rio disse:

    Grande Chico!

    O Mineirão de fato merece reverência nesta importante data.
    Minha primeira experiência no estádio foi em 1995, ainda com 8 anos. Meu pai e tio levaram todos os primos a um amistoso entre Atlético e Flamengo. Os dois times apresentavam reforços de peso e recém campeões mundiais com a seleção nos EUA, Taffarel e Romário. Na minha memória ficaram: a impressão de gigantismo daquele lugar, o mar de gente compactada entre bandeiras e foguetes, o balanço das arquibancadas que pulavam junto com a massa empurrando o time, os copos cheios de liquido amarelado que deveríamos nos preocupar quando caíssem e o 3º gol do Galo, selando a vitória por 3 x 2 e ouvido de fora do estádio a caminho do estacionamento buscando evitar a multidão. Simplesmente inesquecível e apaixonante!
    Estive recentemente no gigante da Pampulha reformado, na semi das Confederações e no título das Américas. Confesso que não reconheço mais aquela antiga casa, palco legítimo do bom, velho, popular e emocionante futebol.
    Os tempos são outros, eu sei… Mas aquele dia ainda me trás saudades!
    Forte abraço!

  • J.B.CRUZ disse:

    A evolução do futebol mineiro, começou com a inauguração do estádio José de Magalhães Pinto “MINEIRÃO”, em 05/09/1.965…Fica o orgulho de ter frequentado o gigante da pampulha por 18 anos ininterruptos, desde sua inauguração(05/09/65 a 22/10/83)..Dentre os grandes momentos vividos no grande estádio, destaco o dia 07/09/1972: CLÁSSICO CRUZEIRO 2 X 1 ATLÉTICO, válido pelo campeonato mineiro daquele ano…TOSTÃO tinha ido para o Vasco da Gama e em seu lugar entrou PALHINHA vindo dos juniores.. Os dois gols do CRUZEIRO foi dele, DARIO marcou para o ATLÉTICO..E quem estava no gol do galo era simplesmente MAZURKIEWICZ…E o CRUZEIRO foi campeão MINEIRO de 1.972…bons tempos!!

  • Thales Rosa disse:

    Esse estadio recebeu a final de um mundial de clubes, que o Cruzeiro infelizmente perdeu, mas somenteo Cruzeiro deu esse privilegio ao Mineirão….

  • EDUARDO - BH disse:

    Grandes historias de fato nestes 48 anos !!!
    Mas ,nao só de futebol viveu o Mineirão.
    A minha maior lembrança de infancia fica por conta das corridas de carros em seu entorno no final dos 60 e inicio de 70. Enorme publico para ver grandes competiçoes com lindas maquinas e grandes pilotos.
    Opala, Corcel, fusca, Sinca, Puma:- carroes de corrida que enchiam os olhos da meninada e adultos.
    Pilotos como Fittipaldi, toninho da mata, boris feldman, marcelo campos. Este ultimo, morreu em um acidente durante treino de vespera de corrida. Jamais esquecerei porque eu estava pelo local e este triste fato marca muito uma entao criança.
    Bons tempos aqueles !!!!!!

  • Luciano marques de souza disse:

    Chico,
    Boa tarde. será que a diretoria do galo não esta demorando tomar atitude é hora de trocar de técnico, ele coloca Luan de volante e o Rosinei jogador caro ou é hora de dar chance para Lucas Candido, continuar com Richarlisson . os jogadores do galo parece estar sem motivação. ´Será que no fim do ano vamos voltar como antes colocar ingresso a 1 real e pedindo para torcida dar apoio e ir para Marrocos passar vergonha. Fora Cuca.

    – Sete Lagoas