Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Projeções celestes; alegria de Felipão com o Bernard; ambiguidade americana e foguetes molhados!

Em futebol, toda projeção tem importância relativa, pois se o time não corresponder em campo, qualquer cálculo é inútil.

mae_dinah

Mas o Cruzeiro inicia hoje uma série de cinco jogos, que podem deixá-lo com a mão na taça ou embolar de novo a disputa: Goiás, fora; Atlético-PR e Botafogo, em casa; Corinthians e Inter, fora.

Depois tem dois filés, Portuguesa em Beagá e Náutico, na Arena Pernambuco.

Um leitor lembrou bem aqui no blog dia desses: o Inter, que tem ótimo elenco, está jogando em Novo Hamburgo, e não ofende tanto assim; diferentemente do Beira Rio. Ontem mesmo perdeu para o Santos, lá.

Dunga passou a ter a cabeça a prêmio, já que há dirigentes colorados a fim de ver o retorno de Abel Braga ao clube.

O Atlético recebe o Coritiba no Independência, em situação ambígua: defende invencibilidade de oito jogos, mas em compensação , três jogos sem vencer.

Os 3 a 1 da seleção no amistoso contra Portugal tocou o bom senso de muitos atleticanos que estão apavorados e irritados com os jogadores e comissão técnica: como o Bernard facilita a vida de qualquer de time, para atacar e defender. Jô deitou e rolou!

Felipão agradece todo dia por essa descoberta que tem “alegria nas pernas”.

Enquanto isso Cuca quebra a cabeça para descobrir um sucessor à altura do jovem atacante que se foi para a Ucrânia.

Interessante como é o futebol: até a Copa das Confederações, a imprensa nacional dizia que Bernard era uma “sombra” para o Lucas. Menos de três meses depois, Lucas quase nem é lembrado; jogou três minutos contra Portugal, e Bernard conquistou definitivamente a confiança do Felipão.

A 21ª rodada da Série B foi ótima para o América, com derrotas dos principais concorrentes pela quarta posição na tabela. Mas o Coelho também viverá situação ambígua, sábado, em casa contra o líder Palmeiras. As duas vitórias consecutivas sob comando do Silvas o colocaram  em 5º lugar.  Vencendo, chega aos 36 pontos e ainda assim não entra no grupo de acesso. Mas se perder volta a se distanciar e pode ser ultrapassado por Icasa, Boa, Sport e Avaí.

Um leitor pediu minha opinião sobre o risco de o Brasil não ter nenhum piloto na Fórmula 1 em 2014, depois de décadas.

digitalizar0020

Engraçado que o Felipe Massa diz que está saindo da Ferrari porque quer dirigir um carro mais competitivo ano que vem.

Uai, mais que um Ferrari?

Lembrei-me da surrada frase “violeiro quando é ruim bota culpa na viola”.

Depois da morte do Ayrton Senna a Fórmula 1 perdeu a graça para a maiora dos brasileiros, por falta de sucessor para ele. Estou entre esses.

Um país que já emendou prateleiras de cima como Fittipaldi, Nélson Piquet e Senna, ter de tolerar um Barrichello, tenha dó!

O Massa deu até uma certa esperança no início, mas foi um foguete que se molhou!

Quando surgiu o simples nome do Bruno, sobrinho do Senna, os saudosistas se empolgaram: “agora vai!”.

Foguetão molhado ao sair da caixa!


» Comentar

Comentários:
0
  • Desçam das sandálias e abandonem a eterna arrogância, celestes (se não for pedir demais, é óbvio!).

    – Humildade nunca será um forte nas bandas do Barro Preto. Soberba idem. Inveja idem. Egocentrismo idem… e por ai vai!

  • Tiago disse:

    Sobre a F1, temos que lembrar que 2009 foi um grande divisor de águas na carreira do Felipe Massa. Após o acidente que quase tirou sua vida na Hungria, ele nunca mais foi o mesmo. Quando voltou a ser competitivo, no GP a Alemanha de 2010, quando dominou o final de semana, foi obrigado a dar passagem para o Fernando Alonso, mesmo tendo uma imensa vantagem de quase 20segundos para o espanhol. Está no contrato, da mesma forma que os contratos do Ayrton Senna e do Nelson Piquet tinham clausulas que proibiam o piloto numero 2 terminar na frente deles. E nessa época, nenhum brasileiro reclamava dos contratos e jogo de equipe.

    E sobre a possível ausência de brasileiros ni grid de 2014, isso é reflexo da gestão da CBA. Se muitos criticam a CBF, a CBA consegue ser um zilhão de vezes pior do que a entidade do futebol. Não temos campeonatos de base, e as poucas competições que temos formam pilotos para correr em carros de turismo ou Truck. O kart e os monopostos estão esquecidos.

    Agora sobre a Ferrari, desde 2008 tem corrido só com o nome e a tradição. Só consegue vencer em corridas malucas ou quando acontece algum problema com as Red Bull, Mercedes e até mesmo a Lotus.

  • sérgio matos da silva disse:

    Chico: Não foi só a impressa de outros estados que colocaram o bernard como a ultima opção, muitos membros de rádio e tv daqui, colocaram o babino como a ultima opção de ataque.

  • Martens disse:

    Ufa !!!Acho que estou sonhando,concordo com o Thales Rosa,ou e um pesadelo ??

  • THIAGO disse:

    Corrigindo o Anderson,
    Ganhamos 4 e empataremos uma contra o Curintia. O perigo e que o Cruzeiro ganha dos grandes e entrega contra os pequenos. Se vencermos os 10 jogos em casa somaremos 70 pontos e vamos precisar inteirar 6 pontos fora de casa. Não ta difícil não.

  • thales rosa disse:

    Não acho que Barrichello seja um fracasso, ninguem fica 19 anos na formula 1 sendo ruim.. pode ver ai o Nelsinho Pique nao durou dois anos, o sobrinho do Senna idem, e muitos outros brasileiros que la chegaram e nao ficaram. O Barrichello deu azar de ser da mesma epoca e do mesmo time do Monstro Schumarquer!!! Tanto é que por varias vezes Barrichello foi Vice campeao mundial, e algumas vezes teve de deixar o Michael passar a sua frente..
    Rubinho é um injustiçado, é um baita piloto. Já o Massa é um agua de salsicha.. fraco.

  • thales rosa disse:

    Desses jogos ai o mais dificil sera contra o CUringa, acabei de ouvir no Rádio que o CUringa vai jogar normalmente de portoes abertos contra o Cruzeiro!!! PQP esse justiça despotiva nesse país é uma vergonha!!!!!!!!! A alegação é que nao haveria tempo de 10 dias exigido pelo estatuto do torcedor para alterção dos tramites da partida!!!
    É um absurdo, o julgamento foi a duas semanas, os caras vem com esse papo, depois nego fala que não existe conluio para que o CUringa seja campeao!!! Pois o Cruzeiro vai la e vai ganhar dentro do Pacaembum com ou sem torcida!!!!
    Tirando o CUringa o jogo mais dificil é hoje contra o Goias, time encardido. O INter é fregues do Cruzeiro alem de não jogar em casa. Rumo ao TRI

  • Anderson Palestra disse:

    * 8 pontos, aliás.

  • Paulo César disse:

    Apesar de o Massa ter “rodado” na Ferrari, gostei muito da contratação do Räikönnen. Não gosto, não torço e não aprovo nada que este Fernando Alonso faz (apesar de reconhecer que, tecnicamente, ele é um dos melhores do grid – com Hamilton e o proprio Kimi – Vettel eu aguardarei ainda um pouco mais, quando o carro da RBR deixar de ser o protagonista).

    Quero que Räikkönen “enquadre” este espanhol mané.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Tão cedo a base do Galo revela outro Bernard, acompanhei esses jogos da taça BH e Copa do Brasil, nunca vi tanto moleque ruim de bola, não tem um lance de criatividade, só correria e chutão.

  • zécarlos disse:

    Ao ver o Bernard em campo com a seleção fica bem claro o que foi que aconteceu com o Galo. Tá faltando ele lá, e agora é tarde. Pode tratar de remontar o time. Pode tratar de providenciar outro esquema de jogo. Não há um substituto para o Bernard.

  • Frederico Dantas disse:

    Como fã de F1 lamento a provável ausência de pilotos brasileiros no grid do ano que vem. Mas a bem da verdade, estamos sem pilotos competitivos já há um bom tempo e nem por isso passei a gostar menos das corridas. Continuarei assistindo enquanto suportar o Galvão.

  • Cassiano disse:

    Porco magro tambem suja a agua……

  • Vinicius Campos disse:

    Chico,

    mais que nunca como falta o Bernard.

    Sobre a fórmula 1, é uma total decepção tanto Barrichelo quanto o Massa. E isso porque todos os dois são muito fracos de personalidade. Sempre aceitaram ser o quadijuvante, sempre abrimbo as portas para Shumacher e para Alonso.

    Por um tempo até tive esperanças no Massa, mas no dia que ele começou a servir de capacho para o Alonso eu desisti. Quando ele tirou o pé pro Alonso passar e vencer uma corrida, eu pensei, não acredito mais um besta como o Barrichelo.

    Me lembro até hoje teve uma corrida que não me lembro onde mais me lembro muito bem que o banana do massa foi ultrapassado pelo Alonso na entrada dos boxs, me lmebro com revolta deste dia, fazer papel de palhaço para este espanhol. Daí em diante eu larguei de mão.

    Esses caras não tem absolutamente nenhuma personalidade não tem alma de campeão. A pouco tempo teve uma corrida onde a equipe da RBR mandou o Vetel aliviar o pé e deixar o Veber companheiro de equipe ganhar a corrida. Ele não quiz nem saber, foi pra cima ultrapassou e chegou em primeiro, e ao final da corrida ainda foi perguntado sobre o assunto e disse que contas as letras que não se arrependia e faria tudo denovo. Isto sim é espirito de campeão.

    Se fosse um Senna da vida eu dô minha cara a tapa se ele faria uma coisa destas. Somente estes dois aí é que resolveram servir de capacho.

    Na época de Senna e Piquet os caras se pegavam de soco quando um não concordava com a atitude do outro. Infelizmente estes tempos quem viveu viveu. Quem não teve a chance já era.

  • Jeremias Otávio disse:

    O Bernard tem tudo para brilhar na copa 2014. É mais versátil que o Lucas, defende e ataca, é leve, toca e dribla bem é “garçon” e também finaliza.

  • Anderson Palestra disse:

    Esses 5 jogos são carne de pescoço.
    Goiás- Acho que o Cruzeiro ganha.
    Botafogo – Cruzeiro ganha
    Atlético PR – Empate
    Corinthians – Empate
    Internacional – Derrota
    7 pontos em 15. Com certeza vai embolar.

  • Mário César disse:

    Chico, creio que chegaremos na Copa com uma seleção bem preparada para levar o caneco. A motivação em jogar em casa vai ser o tempero final desse time que já esboça entrosamento!

    Sobre o saldo destes dois jogos, creio que o Ramires carimbou sua presença na lista de 2014! Excelente jogador!