Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A única situação onde atleticanos e cruzeirenses são unidos

Muitas coisas melhoram com o passar do tempo, em função da tecnologia e outras modernidades.

Mas no futebol é diferente no que se refere ao tratamento ao público. Com a redução da capacidade dos estádios imaginava-se que tudo ficaria mais fácil.

Mas ocorre exatamente o contrário.

Antes, 50 a 100 mil pagantes, em jogos decisivos ou entre grandes clubes, era absolutamente normal.

Hoje, comemora-se quando o público chega à casa de 30 mil.

Nisso, lamentavelmente, atleticanos e cruzeirenses são unidos e estão juntos, como vítimas do desinteresse de clubes e entidades em minimizar o problema.

A renda de bilheteria ficou pequena em relação às cotas de TV e publicidade, e faz com que o torcedor, cliente, razão de ser de tudo, seja deixado de lado.

De preferência, que compre pacotes do pay-per-view.

Vejam essas máquinas numa estação pequena de metrô de Roma: é possível comprar bilhetes de todo tipo; rápido, fácil, em segurança.

METROROMA1

Tecnologia acessível a qualquer país do mundo. Mas para isso é preciso que haja interesse.

Coisa que não ocorre em Minas Gerais e no Brasil.

METROROMA

Durante a Libertadores da América publiquei muitos depoimentos de atleticanos reclamando as mesmas coisas que os cruzeirenses a seguir estão reclamando; com toda a razão.

Confira:

* “Bom dia , Chico!”

venho te pedir que vc dê uma divulgada nas reclamações: fui ao Barro Preto comprar ingresso para o jogo Cruzeiro  x Botafogo, e eu e outros torcedores ficamos indignados; os cambistas em frente a sede Barro Preto na cara dura vendendo ingresos mais caros  e para nós torcedores não tinha ingresso de meia entrada,e as atendentes do Cruzeiro negando informações, falando que as cadeiras não tem numerações  e os lugares não tem donos; não podíamos escolher fila,cadeira e etc. É uma sacanagem , a diretoria não respeita os torcedores.

Joesley Jean De Paula

———————————————————————————

* “Bom dia, Chico Maia.”

Na semana passada, quando do jogo do Cruzeiro contra o Atlético/PR, fui adquirir o meu ingresso, no Mineirão no sábado pela manhã.

Fui informado que havia somente ingressos de meia para o setor vermelho inferior. Como a pessoa que compra, parte do pressuposto que a informação é verdadeira, comprei o referido ingresso para o único setor disponível, preço este salgado (65,00).

Chegando ao estádio, para minha surpresa, tinha diversos lugares vazios na arquibancada superior. Deve está ocorrendo algo de errado, na venda de ingressos, as informações não condiz com a situação real, e, ainda sofremos com os preços e com as acomodações lotadas em alguns setores, sendo que em outros faltam pessoas.

Os melhores lugares ficam vazios e para se ter um ideia, neste referido jogo, tinha crianças sentadas no espaço, em que não estava nenhum torcedor.

A situação de venda de ingressos tem que ser melhor detalhada, não podemos continuar órfão nesta questão.Precisamos ter por parte da imprensa,  uma cobrança junto as devidas instituições sobre como  este processo funciona, bem como também da diretoria do Cruzeiro.

Só para ter um ideia,  no domingo, tivemos pouco mais de 30 mil pagantes, e a capacidade do estádio é pelo que já foi noticiado de 54 mil pagantes sentados, portanto, a venda de mais 24 mil pagantes, traria uma outra rentabilidade para todos, além de uma melhor disposição dos torcedores, sem as aglomerações localizadas.

Sou estudante de Direito, tenho 51 anos e acho que  não sei mais nada de matemática, pois pensava  que quanto mais se vende, mais se ganhava, e essa não é a filosofia dos administradores, que preferem ter um péssimo serviço para o seu cliente, ou seja, deixam de ganhar, e reclamam que futebol é caro.

Conheço a seriedade do seu trabalho, e, por este motivo encaminho o e-mail, para que possa buscar informações concretas sobre a realidade de vendas de ingressos, que sempre foi um calcanhar de aquiles já de algum tempo em nosso estádio.

Na minha opinião, não temos hoje, pessoas competentes para gerenciar o nosso estádio, temos pelo vistos amadores, querendo aproveitar uma situação.

Abraços

Antônio Pereira Duarte

————————————————————————

Ronaldo Vicente Toffolo

* “Chico, boa noite”

Mais um jogo, uma boa vitoria e a parte central do Mineirão mais uma vez vazio!!! Um absurdo, um crime contra contra o futebol, já que o crime contra a economia social é evidente devido a altos preços dos ingressos. Como administrador de empresas e contabilista, (embora não é necessário essa formação) e fácil saber que 200 ingressos a 50,00 é melhor que 100 ingressos a 100,00 apesar da renda de bilheteria ser os mesmo 10.000 sendo que o ganho a mais para a administradora vai ser em estacionamento, lanches, mais gente conhecendo o Mineirão e recomendando para outros amigos para que esses 200 se transformem em 225, 250, 300, 500 ingressos ao decorrer do tempo e para o clube com mais chances de vender seus produtos…. não é lógico isso? Ma

is uma vez o Bob Faria fez esse alerta, criticando a administradora por preços absurdos desse setor e o Juca Kfouri através de seu blog também faz essas citação. Mais uma vez Chico peço para nos apoiar levar aos administradores, aos dirigentes e à cúpula do governo de Minas essa aberração esse crime contra o futebol.

Abraços

Ronaldo Vicente Toffolo

————————————————————————————–

* “Prezado Chico,”

realmente o Cruzeiro está com um bom elenco, tem um treinador que está sabendo administrar o grupo e propor um bom sistema de jogo(embora a defesa ainda apresente um buraco). Mas a caminhada além de longa é cheia de percalços como visto no jogo do sababo contra os paranaenses. O que dizer do 1° gol anulado, o do R. Goulart? Fico lenbrando do Atlético ano passado quando fez um 1° turno perfeito e depois se perdeu não apenas por desperdiçar pontos em jogos que poderia ter vencido mas também por conta da ” ajuda” da arbitragem ao FLU. Enfim, espero que o Cruzeiro não desperdice pontos, porque a arbitragem vai tentar complicar.

Um abraço.

Marcus Vinícius Martins Ferreira


» Comentar

Comentários:
0
  • Raws disse:

    Paulo, por seus comentários nota-se que você é daqueles atleticanos que defendem um ponto de vista com unhas e dentes, na maioria deles concordo contigo, a minha discordância é você perder tempo em salgar carne podre, esse alterosa esportes é muito ruim e desde que o Dadá voltou para lá, eu perdi o pouco de paciência que nutria pelo programa, Dario foi muito importante para historia do Galo. Ao deixar os gramados começou a fazer merda e o pior é que o cara não se emenda, quer se dar bem com todo mundo mas acaba se tornando um verdadeiro bobo da corte. Fazer o que, um se tornou Zico e perpetuou o Zico, outro nasceu Edson se tornou Pelé e virou chulé e esse nasceu Dario, se transformou em peito de aço e parece que vai acabar como palhaço.

  • Paulo disse:

    Meu Deus mas como esse tal de dadá gosta de desrespeitar a massa. Voltou a dizer que o cruzeirin vai ser o campeão Brasileiro. Nem o mais pessimista atleticano tem a coragem de falar uma bobagem desse. Atleticano de verdade jamais intitularia o nosso rival como campeão. Da mesma forma os simpatizantes tem a coragem de dizer que o Galo será campeão.
    Esse sujeito não tem moral para vestir o manto sagrado atleticano

  • Paulo disse:

    Concordo. Rapidamente esses máquinas seriam destruídas pelos vândalos. As manifestações populares serviram para os vândalos destruírem caixas de bancos, lojas, empresas etc… e ninguém pagou por isso.

  • geovany disse:

    Chico olha que video fantastico do jornal Marca da Espanha sobre os passes de Ronaldinho
    http://www.marca.com/2013/09/17/futbol/futbol_internacional/resto_de_america/1379417091.html

  • Flavio disse:

    O problema é ver muita gente com mais ódio da imprensa do que dos ladrões do dinheiro público!

    O mensalão virando pizza e todo mundo preocupado com o futebol.

  • Flavio disse:

    Chico, você poderia escrever algo sobre a aprovação dos embargos no processo do mensalão?

    Eu estou escutando torcedores buzinando e fica claro que o futebol é usado para tirar a atenção do povo.

    Eu sabia que aquelas manifestações não dariam em nada.

    Uma manifestação que ocorre SETE anos após o mensalão seria coisa séria? Por que só agora?

    E apagaram a pequena faísca quando colocaram baderneiros nas manifestações com a nítida intenção de afastar as pessoas de bem.

    Uma sujeira bem planejada.

  • Allan disse:

    A esperança é que a coisa melhore um pouco com a venda pela internet mesmo com a taxa de 15% de (in)conveniência e com os programas de sócio torcedor.

  • Allan disse:

    Sr. Gilberto Santos, vc não entende e não acha que o TORCEDOR tenha ódio de cambistas pois estão fazendo só charminho??

    Provavelmente vc nunca madrugou numa fila pra comprar o ingresso DAQUELE jogão do seu time do coração, e ficou 6 horas na fila pra chegar no guichê e não ter mais ingresso!

    Daí passa o cambista do seu lado com a mão cheia de ingressos por 2 ou 3x o valor original…

    Pense antes de vomitar besteiras!

  • Thales Rosa disse:

    Solução para o problema de ingressos existem. Basta querer. Uma situação semelhante é a venda de bilhetes de metro, somente no Brasil fica la o guiche com pessoas vendendo bilhetes. Nos EUA vc chega com seu cartão de credito enfia na maquina escolhe quantos bilhetes quer e pronto ela emite um cartão e voce usa o metro.. sem gasto com salario, sem demora, sem fila….

    Mas ai voce lembra que a pessoa que vende o bilehte do metro é de uma empresa terceirizada, e que essa empresa doou dinheiro para a campanha do governador ou prefeito na ultima eleição… e ai vc entende tudo.. e lembra tambem que a moça do guiche vai votar em determinado candidato na proxima eleição porque se o candidato dela perder ela pode perder o emprego…. e por ai vai………

  • Paulo disse:

    A empresa que faz bilhetagem no Mineirão, Maracanã, Morumbi no começo do ano falavam lançar uma parceria para vender ingressos nas casa lotéricas não sei como está esse projeto.

  • Olá, Chico!
    Os Clubes se tornaram refém da boa fase, ou seja, se acontecer por exemplo: o que aconteceu como o São Paulo, vão fazer o que???

  • Julio Cesar disse:

    Boa tarde a todos ! Chico, desculpe mas estas maquinas não serão vitimas de vandalos e / ou bandidos que as explodiriam tambem. Outra situação: o cambista escalaria pessoas pra comprar os bilhetes para eles. Mais outra situação: o cidadão esta na fila e chega outro e oferece R$ 10,00 ou R$ 20,00 a mais pra que o la da frente compre seu (s) ingresso (s). Infelizmente o tal jeitinho pode provocar confusões..!! Infelizmente Chico ! “Seria comico se não fosse tragico” ! Desculpe o pessimismo ! Solução seria escolher muito bem os locais de instalação !! Sei lá…!!!

  • Frederico Dantas disse:

    De fato, é incompreensível como esta questão de venda de ingressos não foi ainda facilitada diante de tantas opções tecnológicas de fácil acesso que existem hoje.

    Aliás, de incompreensível isso não tem nada. Alguém, que não tenho como dizer quem, gosta das coisas como estão.

  • Edson Marques disse:

    Mais que normal o cara querer encerrar sua carreira onde começou. Aos invejosos de sempre, R-10 nos deu a Libertadores juntamente com o Victor e o Réver que também foram gremistas. Portanto, o Ronaldinho entrou para a história do Galo e vice versa. Ê marias invejosas!

  • CHICO MAIA ,francamente não entendo e nem acho que TORCEDOR tenha ódio de cambistas,acho que estão fazendo só charminho,inclusive durante as finais da LIBERTADORES 2013 ,presenciei aqui na INTERNET centenas de torcedores procurando cambistas desesperadamente,alguns inclusive se oferecendo para cobrir qualquer proposta para conseguir o ingresso na mão de cambista.
    Aliás a razão de ser da existência do cambista, é o PRÓPRIO torcedor que compra e paga os ingressos que eles oferecem.
    CHEGA DE HIPOCRISIA!!!!!!!!!!

  • Vinicius Campos disse:

    Chico,

    o Jornal espanhol o Marca, fez uma materia sobre as fantásticas assistencias de Ronaldinho Gaucho jogando pelo Galo. O nome da matéria é: Dinho, el rey del pase.

    O Jornal cita que Ronaldinho vive uma segunda juventude jogando pelo Atlético Mineiro.

    Muito legal a matéria vale apena conferir.

    Grande abraço

  • Bom dia amigo Chico, como admiro sua visão cristalina ao construir uma critica.. Tabem é dificil não ter base quando se trata de uma pessoa acostumada a cobrir os maiores eventos do mundo do esporte no planeta.

    Coloquemos essa questão corriqueiramente levantada em seu Blog e colunas a 3 fatores, ou mlehor 3 orgãos;

    1- Rede Globo de Televisão 2- MP 3- PM.

    Esses tres juntos decretaram tal situação. Do dia pra noite estadios que passarm decadas e decadas recebendo 90, 100 e até 200 mil pessoas passaram a ser inseguros e tiveram suas capacidades reduzidas quando no muito 50 mil lugares.

    Chegaram ao ponto de se decretar o FIM dos classicos aqui em Minas com a imoralidade da “tal torcida unica”. Isso porque a PM se recusa a trabalhar, se recusa a colocar um efetivo de acordo com tal jogo, e o MP por sua vez, faz vistas grossas e apoia.

    A situação é triste e vergonhosa, o Galo jogando em um belo estádio mas com uma capacidade pífia que o obrigou a se deslocar para fazer a final da America. O Cruzeiro por sua vez, lider do campeonato atual e com um belo time, simplesmente não consegue colocar 50 mil pessoas no estádio.

    Estive em várias partidas do Galo no Horto e posso assegurar que aquele clima gostoso aquela turma “cativa” acabou. Ninguém consegue ir a 2 ou 3 partidas no mesmo mês com ingressos a preços astronomicos para compensar o numero reduzido de publico.

    Acho que clubes imprensa e torcida assistiram passivamente este declinio do futebol… Muitos dizem que os tempos são outros e que isso é fruto da modernidade. Mas onde esta este tal avanço, se a trocida ainda sofre feito bicho para adiquirir um ingresso. E depois de uma batalha épica quando enfim consegue comprar, começa outra luta para se deslocar e estacionar o carro.. sem falar na falta de organização com os lugares no estadio, ainda temos pela frente uma politica comercial absurda, praticada dentro dos estadios, onde somos assaltados.

    Tenhon 40 anos e por mais de 25, frequentei o Mineirão onde era ponto de encontro para a minha turma em todos os jogos do glorioso, tradição passada pelos nossos pais. Era o local onde casados, solteiros e ate aqueles que se mudaram da cidade se encontravam para colocar o papo em dia. Infelizmente isso acabou… Hoje penso MIL vezes antes de sair para o estádio e deixar o conforto da minha casa.

  • Allan disse:

    É muito claro que há esquemas na venda de ingressos para cambistas nos jogos de futebol no Brasil. Nesta todos ganham, menos o torcedor.

    A situação é muito óbvia: O torcedor chega horas antes de a bilheteria abrir e só pode comprar 3 ou 4 ingressos por vez. Se precisar comprar mais tem que entrar no final da fila quilométrica pra comprar mais 2, 3 ou então levar alguém pra ficar na fila com ele.

    Daí aparece um safado de um cambista com um bolo de 50, 100 ingressos na mão logo no 1º dia de venda.

    Como ele conseguiu estes ingressos?

    Ou ele assaltou a transportadora e roubou uma carga de ingressos ou então alguém dentro do clube facilitou e combinou esta venda, e todos saem com o bolso cheio e rindo da cara do torcedor-otário!

  • @cabrito2606 disse:

    Chico,

    Liberdade ou Globo!

    Caso contrário, toda e qualquer tentativa de LIBERDADE deste povo, será barrado pelas tropas da plim…plim….!

    @cabrito2606

  • Rafael Carvalho disse:

    Bom dia Chico,
    Trabalho em uma empresa de controle de acesso & Segurança, lembro em 2008 que fizemos todo um trabalho para a troca das catracas por um sistema mais moderno e seguro, tanto para a entrada no estádio e venda de ingressos, nesse projeto contemplava o teste em uma dessas “Ticket Machine”.
    Pois bem, ja tinha tudo acertado para o projeto andar, mas aí o Administrador do estádio na época barrou o projeto e descobrimos que era pq a BWA pagava uma caixinha pra eles e não queria perder a boca..
    Como tudo no Brasil, se nao tiver o “cafezinho” não vai pra frente.

  • Vinicius Campos disse:

    Como sempre Chico nós torcedores somos tratados como lixo. Tanto pelos clubes quanto pelas administradoras, redes de televisão e por aí vai. O que se vê é cada vez menos pessoas indo aos estádios. É um absurdo o valor dos ingressos cobrados por conta destas modernizações dos estádios para a Copa. O tão fala PADRÂO FIFA. Encher estádios de cadeiras em um país onde a cultura da torcida é de assistir jogos de pé, vibrando a cada lance.
    Mas claro, como ficarão os bolsos dos fanfarrões senão aceitarem as imposições. Chega a ser ridículo você ver os estádios com aqueles buracos enormes nas arquibancadas devido à cobrança absurda destes lugares.
    Quando agente acha que alguma coisa está mudando no nosso país, no nosso futebol, o que vemos é que nada está mudando.

  • Adair disse:

    Chico Maia, obrigado por publicar o texto da CPI da Copa. Abraço